Diretrizes para publicação de avaliações

Além das diretrizes gerais da comunidade, temos diretrizes específicas para a publicação de avaliações. As avaliações são publicadas no perfil de estabelecimentos e associadas a uma pontuação por círculos de 1 a 5. As pontuações afetam a posição no ranking de popularidade do Tripadvisor e a forma como estabelecimentos aparecem em nossa plataforma.

Última atualização em 12 de outubro de 2021

As avaliações no Tripadvisor devem ser relatos reais das experiências pessoais dos viajantes em estabelecimentos listados em nosso site. Elas são associadas a uma pontuação por círculos e afetam a posição de um estabelecimento no ranking de popularidade do Tripadvisor. Os comentários devem ser baseados em experiências pessoais e incluir dicas úteis e relevantes para outros viajantes e membros da nossa comunidade.

Para garantir que cada avaliação reflita uma experiência pessoal, cada colaborador deve ter a própria conta, não pode escrever em nome de outras pessoas nem usar a conta de outro usuário para enviar o comentário, exceto para escrever sobre a experiência de alguém no seu grupo de viagem no mesmo local como parte da própria experiência.

O autor da avaliação deve ser a pessoa que teve a experiência, seja na viagem, durante a reserva, desfrutando as instalações ou de outros serviços. Não serão publicadas avaliações de clientes que apenas falaram brevemente por telefone com representantes de estabelecimentos.

Se sua experiência no estabelecimento não foi como cliente, ou cliente em potencial, sua avaliação não será publicada.

Para garantir que os viajantes estejam cientes de incidentes de segurança graves nos estabelecimentos, há algumas exceções à política que exige que as avaliações abordem experiências pessoais:

  • Mortes. Em caso de morte envolvendo um estabelecimento listado no Tripadvisor, um parente poderá fazer uma avaliação em nome da pessoa falecida. Se mais de um comentário for enviado, somente o primeiro será publicado até que um familiar mais imediato faça uma avaliação. Caso um membro do grupo de viagem publique uma avaliação descrevendo o incidente, o comentário do parente que não estava presente será removido.
  • Menores envolvidos em incidentes de segurança graves. Pais ou responsáveis por crianças com menos de 18 anos envolvidas em incidentes de segurança sérios, como agressões ou lesões corporais graves, podem fazer uma avaliação em nome dos menores.

Como queremos que você fale sobre suas experiências, não é permitido incluir informações de terceiros em avaliações. Especificamente, removeremos avaliações que contenham o seguinte (por menor que seja a menção):

  • Citações ou descrições da imprensa, internet ou de outra pessoa que não faz parte do seu grupo de viagem. Isso inclui, entre outros, trechos de leis, citações de agências governamentais, classificações de alimentos ou notícias.
  • Informações recebidas de terceiros após sua experiência com o estabelecimento.

As exceções a essas orientações são (desde que sejam relacionadas à sua experiência):

  • Informações recebidas de um membro da equipe do estabelecimento avaliado.
  • Opiniões ou experiências de viajantes do seu grupo.
  • Referências rápidas a recomendações de outros viajantes, clientes ou moradores, excluindo a imprensa, antes de conhecer o estabelecimento.
  • Referências a conversas e reservas com agentes de viagens, empresas de reserva e agências de viagens online, já que muitas vezes os viajantes associam essas empresas a parceiros do estabelecimento avaliado.
  • Opiniões, orientações ou parecer de um advogado ou médico relevantes para sua experiência com o estabelecimento.
  • Referências a (i) fatos, (ii) notícias, (iii) opiniões públicas ou (iv) eventos mundiais conhecidos (ou seja, informações que seriam conhecidas pela maioria dos viajantes internacionais no destino em questão.)
  • Menções incidentais à experiência de outro cliente, seja ela (i) relatada diretamente a você pelo cliente, mas você não presenciou, ou (ii) relatada diretamente à equipe com você presente.

Ela deve ter relação direta com algo que você ou seu grupo de viagem experienciou.

Por exemplo, não seria publicada uma avaliação contendo o seguinte: “Um cliente no bar me disse que o proprietário não paga os funcionários em dia”.

Por outro lado, o comentário a seguir seria publicado: “Um cliente no bar me disse que também tomou a melhor pina colada de sua vida”.

Os clientes devem ter estado no estabelecimento ao mesmo tempo que você.


Visões políticas, éticas e religiosas

As avaliações não são plataformas para discutir preferências políticas, diferenças éticas, religião ou seu ponto de vista sobre questões sociais mais abrangentes. As experiências de viagem podem ser altamente pessoais e suscitar opiniões sobre política e religião. Comentários assim serão publicados, desde que sejam relevantes para o local ou estabelecimento avaliado e atendam a nossas outras diretrizes de publicação de conteúdo. Comentários com um discurso inflamado podem ser removidos.

Se as visões políticas, religiosas, éticas ou sociais de proprietários ou funcionários de estabelecimentos listados em nosso site afetarem diretamente a experiência avaliada, você pode mencioná-las, mas não deve incluir sua perspectiva pessoal não relacionada à viagem.Também publicaremos comentários e dicas sobre costumes locais que afetam a viagem, desde que você detalhe sua experiência pessoal no estabelecimento. Por exemplo, se um hotel específico não for acolhedor para o público LGBTQ devido a leis locais ou comportamento do proprietário, recomendamos que os colaboradores compartilhem essas informações com a nossa comunidade de viajantes.

Tamanho e pontuações das avaliações

É importante que sua avaliação ofereça dicas para quem está planejando viagens! Por isso, se ela não contiver informações suficientes sobre o estabelecimento em questão, poderemos solicitar mais detalhes sobre a experiência.

Exigimos o número mínimo de caracteres a seguir:

  • Hotéis: 200 caracteres
  • Restaurantes, experiências, companhias aéreas e cruzeiros: 100 caracteres

Exigimos um número mínimo de caracteres para garantir que o conteúdo do feedback seja detalhado, útil e explique o motivo da pontuação. Avaliações com pouco contexto serão removidas.

A pontuação por círculos vai de 1 a 5, em que 1 significa “péssimo” e 5, “excelente”. Dependendo do tipo de estabelecimento avaliado, podemos pedir que você classifique aspectos específicos da sua visita, como a qualidade do sono em um hotel ou a comida de um restaurante. Esses campos não são obrigatórios. Não pontue um aspecto do estabelecimento que você não experienciou.

Irrelevantes para a sua experiência

Em caso de comentários excessivos sobre outros feedbacks, proprietários ou políticas do Tripadvisor, solicitaremos que você envie outra avaliação voltada para a sua experiência naquele estabelecimento.

Se você acha que uma avaliação foi escrita pelo proprietário ou concorrente de um estabelecimento no Tripadvisor, use a função de denúncia em nosso site. Comentários que acusam outras avaliações de serem fraudulentas não serão publicados, pois não estão relacionados a uma experiência de viagem. Caso suspeite que um determinado estabelecimento esteja envolvido em vários incidentes de fraude, envie um e-mail para contentintegrity@tripadvisor.com. Entre em contato também se tiver outras perguntas relacionadas a fraudes.

Locais listados em nosso site

Listamos todos os estabelecimentos relevantes para os viajantes, mas não aceitamos avaliações sobre locais que não estão cadastrados. Sua avaliação será removida se não for relacionada a um estabelecimento que está no Tripadvisor. Para avaliar um local que ainda não está cadastrado, solicite a criação de um novo perfil. Você pode ver esses requisitos aqui

Além disso, se o estabelecimento oferecer serviços além dos habituais, a avaliação não será publicada. Isso não é útil para a maioria dos viajantes, pois não faz parte da experiência geral no estabelecimento. Por exemplo, uma avaliação sobre um evento especial que aconteceu em um restaurante seria removida.


Experiências recentes

Para garantir que as opiniões sejam recentes e atuais, todas as avaliações devem ser enviadas até um ano após a experiência.

Você pode avaliar empresas listadas no Tripadvisor. Ou seja, envie avaliações de estadias em hotéis, visitas a restaurantes, excursões ou locações de carro. Para editar a avaliação original, é necessário removê-la e enviar uma nova. Para voos, é possível fazer uma avaliação por trecho da viagem, pois entendemos que a experiência pode variar em cada viagem. Se preferir, você também pode escrever um só feedback sobre sua experiência de ida e volta!

Para garantir tempo suficiente entre as visitas, aceitamos novas avaliações com um intervalo de três meses para acomodações, atrações ou excursões, e de um mês para restaurantes. A exceção são avaliações de companhias aéreas, que não têm um limite de quantidade.

Experiências únicas

Uma avaliação que descreva a mesma experiência em dois perfis será publicada somente no mais relevante. Por exemplo, se você publicar a mesma avaliação nos perfis de um hotel e do restaurante interno, com o mesmo texto e sem detalhes específicos sobre um deles, sua opinião será publicada na página do hotel. Se quiser avaliar cada experiência, faça isso separadamente, para não confundir as pessoas.

Permitimos que vários viajantes escrevam sobre a mesma experiência. Por exemplo, se você e um amigo decidirem fazer uma avaliação a partir do ponto de vista individual de cada um, os dois feedbacks serão publicados. Também permitimos avaliações de diferentes membros de um grupo de viajantes. Use suas próprias palavras e ponto de vista ao escrever.

Os colaboradores podem ter apenas uma conta no Tripadvisor, exceto em circunstâncias excepcionais determinadas a critério exclusivo do Tripadvisor. Se você avaliar o mesmo perfil usando várias contas, as avaliações duplicadas serão removidas.


O Tripadvisor não permite conteúdos tendenciosos ou enviados a fim de manipular rankings ou pontuações em nosso site. As violações dessas diretrizes podem resultar em penalidades para o seu perfil no Tripadvisor, incluindo na sua posição no ranking, selos vermelhos e exclusão de prêmios.

Além disso, o não cumprimento dessas diretrizes pode violar as leis locais, nacionais ou internacionais, além de levar a medidas legais, incluindo sanções civis e penais.

Conteúdos tendenciosos

O Tripadvisor se esforça para garantir que todas as avaliações enviadas retratem o ponto de vista autêntico dos viajantes. Assim, pessoas vinculadas a estabelecimentos listados em nosso site não podem avaliar tais empresas.

Especificamente, não aceitamos avaliações de usuários que:

  • Sejam ou tenham sido funcionários de um estabelecimento. Isso inclui avaliações de voluntários de estabelecimentos listados em nosso site.
  • Tenham vínculos ou amizade com funcionários ou proprietários.
  • Recebam ou forneçam produtos ou serviços a um estabelecimento. Por exemplo, se você fornece alimentos ou entretenimento a um estabelecimento, não pode fazer uma avaliação.
  • Sejam proprietários ou funcionários de um estabelecimento da mesma categoria comercial e localizado no mesmo município. Por exemplo, se você for proprietário ou funcionário de uma cafeteria em Salvador, na Bahia, não poderá avaliar outros restaurantes em Salvador, como uma cantina italiana. Isso também vale para estabelecimentos que não estão nos limites geográficos da sua cidade, mas ficam a menos de 16 km do endereço listado na página da sua empresa no Tripadvisor. Entendemos que você pode ter vivido a experiência como um viajante comum, porém essa política é adotada para ajudar a garantir a imparcialidade da classificação dos estabelecimentos.
  • Sejam proprietários parciais de algum estabelecimento, a exemplo de timeshare, mesmo que como parte de um grupo maior e que a propriedade englobe vários imóveis.

As exceções no caso de vínculo com estabelecimentos incluem:

  • Ecovoluntários: pessoas que pagam para voluntariar ou trabalhar em algum estabelecimento, e usam as instalações comuns como viajantes, podem fazer avaliações.

Tentativas de manipular o ranking feitas por empresas

O Tripadvisor se opõe firmemente a toda e qualquer tentativa de manipular artificialmente a classificação de estabelecimentos em nosso site. Isso inclui, mas não se limita a, as seguintes ações:

  • Avaliações enviadas por representantes de estabelecimentos. Reservamos o direito de remover conteúdos e penalizar um estabelecimento se recebermos conteúdo de proprietários, funcionários ou afiliados que possam ter algum vínculo com o local avaliado ou com a empresa matriz.Isso inclui, mas não se limita a, conteúdos de usuários que declaram sua afiliação, bem como aqueles que se passam por viajantes, concorrentes ou qualquer outra pessoa ou entidade. Também é proibido aos representantes de uma empresa enviar avaliações em nome de clientes, independentemente de a opinião ser verdadeira ou não.
  • Avaliações pagas e troca de avaliações. O Tripadvisor se opõe firmemente à troca, compra e venda de avaliações. Tais comentários são considerados fraudulentos e acarretam penalidades, não somente para os estabelecimentos envolvidos, como também para os colaboradores. Se você receber alguma oferta de serviços do tipo ou se souber de alguém envolvido com essa prática, fale com a nossa equipe: contentintegrity@tripadvisor.com.
  • Incentivos a avaliações. É contra nossas diretrizes oferecer ou fazer promessas em troca de avaliações, independentemente da pontuação. Alguns exemplos incluem ofertas de bebidas gratuitas, descontos, participação em sorteios, doações para causas em nome de clientes, etc.
  • Incentivos para remoção de avaliações. Qualquer tentativa por parte de representantes de um estabelecimento de oferecer algo em troca da remoção de uma avaliação publicada viola nossas diretrizes e acarreta penalidades.
  • Pressionar usuários para remover avaliações. Qualquer tentativa da parte de pessoas vinculadas à empresa de pressionar, ameaçar ou coagir de qualquer maneira os usuários a removerem avaliações viola nossas diretrizes e acarreta penalidades.
  • Incentivos a funcionários. É uma violação das nossas diretrizes oferecer incentivos para recompensar os funcionários por motivar avaliações, por exemplo, oferecer bônus por menções em avaliações ou concurso para quem conseguir mais avaliações em um determinado período. Esses programas vão contra nossas diretrizes e podem acarretar penalidades para a posição de um estabelecimento. Se tiver conhecimento de tais programas, envie um e-mail para nossa equipe: contentintegrity@tripadvisor.com.
  • Seletividade. É proibido o uso de programas que solicitem conteúdos positivos ou rejeitem comentários negativos ou com críticas. Por exemplo, é uma violação das nossas diretrizes direcionar clientes à página de avaliações se eles indicarem experiências positivas, mas encaminhá-los a outro local (como o próprio canal de atendimento ao consumidor) se as opiniões forem negativas.
  • Restrições. Não permitimos aos estabelecimentos desencorajar ou proibir contratualmente os hóspedes de fazer avaliações negativas ou críticas sobre as próprias experiências. Quando tal prática for identificada, será publicado um selo de aviso no perfil do estabelecimento no Tripadvisor até que ela seja descontinuada.
  • Vandalismo. As tentativas de danificar a reputação de um concorrente feitas por pessoas vinculadas a um estabelecimento são consideradas violações às nossas diretrizes. Isso inclui, mas não se limita a, envio de avaliações negativas, tentativas de fazer cadastro indevidamente como proprietário de um estabelecimento concorrente e comportamentos semelhantes.

Tentativas feitas pelo usuário de manipular a posição de um estabelecimento

Os usuários que tentarem manipular a classificação de um estabelecimento, mesmo que não sejam vinculados a ele, poderão ser banidos do nosso site. As ações incluem, mas não se limitam a:

  • Chantagem. Para o Tripadvisor, chantagem é quando um viajante tenta, de má-fé, obter algo de valor de um estabelecimento com ameaças de publicar uma avaliação negativa no Tripadvisor, ou prometendo remover uma avaliação negativa já publicada. Não é considerado chantagem quando um cliente menciona que planeja avaliar uma experiência negativa, mas não exige algo de má-fé. Alguns exemplos incluem tentativas de hóspedes de retificar situações, como um cano quebrado no quarto ou um pedido incorreto no restaurante.
  • Retaliação por avaliações. As avaliações devem descrever uma experiência pessoal. Comentários feitos por motivações pessoais ou políticas de colaboradores, bem como avaliações enviadas por causa de notícias ou exposição de estabelecimentos nas redes sociais, sem descrever experiências pessoais, não serão publicados. Ao detectar uma quantidade significativa desse tipo de conteúdo em um perfil, reservamos o direito de suspender temporariamente todo tipo de publicação nele.
  • Falsa identidade como funcionário do Tripadvisor. O Tripadvisor não contrata pessoas para visitar e classificar os estabelecimentos (os chamados clientes secretos ou compradores misteriosos). Os proprietários não devem confiar em ninguém que se apresente como tal e devem nos alertar sobre esse comportamento imediatamente em contentintegrity@tripadvisor.com.

Em alguns casos, não publicamos avaliações, mesmo mediante contato com os estabelecimentos. Faça esses comentários na seção Fóruns do site, em que membros da nossa comunidade discutem tópicos relacionados a viagens.

Alguns exemplos incluem:

  • Comentários exclusivamente sobre as políticas de estabelecimentos. Embora seja útil saber que um restaurante reserva os banheiros somente para clientes, que um hotel não aceita cães ou que não há reembolso pelo cancelamento, é injusto o estabelecimento receber uma classificação negativa com base somente em políticas assim, frequentes no setor de viagens. Avaliações que abordem apenas discordâncias com políticas serão removidas. Se você descrever uma experiência mais concreta de atendimento ao cliente, para além de mencionar as políticas, ela será publicada pois acreditamos que seja útil para os viajantes.
  • Comentários sobre um estabelecimento devido a menções na mídia. Não serão publicados comentários sobre um evento recente no estabelecimento que chamou a atenção da mídia, mas no qual você não estava presente.
  • Comentários exclusivamente sobre horários de funcionamento ou fechamentos. É frustrante chegar a um restaurante e descobrir que ele está fechado. No entanto, não publicamos avaliações somente sobre o horário de funcionamento ou fechamentos, a menos que as informações oficiais publicadas pelo estabelecimento tenham criado uma expectativa diferente.
  • Tentativas malsucedidas de entrar em contato com empresas. Não consideramos ligações não atendidas ou e-mails não respondidos como uma descrição válida dos serviços oferecidos por estabelecimentos.
  • Estabelecimentos vistos apenas por fora. Se você visitar um estabelecimento apenas para observar a arquitetura ou decoração, sua avaliação será publicada somente se o aspecto visual for um dos principais elementos do local. Por exemplo, ao avaliar uma catedral, entendemos que observar a parte externa da construção compõe a experiência e pode constar em um feedback. Já uma avaliação de hotel feita por uma pessoa que não se hospedou lá e fala apenas sobre a arquitetura do prédio não seria aceita.
  • Estadias longas. Aceitamos avaliações de usuários sobre uma estadia prolongada em determinado estabelecimento, desde que as informações sejam relevantes para outros viajantes normais. Entretanto, avaliações não serão publicadas se forem escritas exclusivamente do ponto de vista de locatários ou inquilinos.

Adoramos saber suas experiências de viagem e valorizamos as suas contribuições no nosso site! Também queremos que os aluguéis de temporada sejam uma fonte segura e confiável para a nossa comunidade global. Para nos ajudar a alcançar esse objetivo e publicar suas avaliações o mais rápido possível, elas devem ser:

Recentes

Para manter o conteúdo atual para os leitores, faça avaliações sobre experiências vividas há no máximo dois anos, mas preferencialmente ocorridas há um ano.

Baseadas em estadias curtas

Deixe suas opiniões sobre estadias de até 90 dias.

Relevantes para os viajantes

Lembre-se de que nossas avaliações devem ajudar outros viajantes a planejar viagens. Por isso, pedimos que fale somente sobre aluguéis de temporada. Isso significa que avaliações sobre moradias temporárias, provisórias ou coletivas não são permitidas.

Feitas após o check-in

Fale sobre as suas experiências depois de fazer o check-in.Para garantir a autenticidade das avaliações, não aceitamos opiniões enviadas durante o processo de reserva ou antes da chegada ao imóvel.

Comprovadas pelo nome no contrato de locação

Para garantir a autenticidade das avaliações, forneça o nome do signatário do contrato de locação. (Esse campo obrigatório aparece no topo do formulário Faça uma avaliação). OBSERVAÇÃO: nomes não são compartilhados publicamente em nosso site.

Confirmadas pelos proprietários dos imóveis

Se o proprietário do imóvel não conseguir confirmar que a avaliação foi feita por um hóspede, solicitaremos os documentos a esse hóspede. Esse procedimento serve para garantir que sua avaliação seja atribuída ao proprietário e imóvel corretos.

Sobre anúncios listados no Tripadvisor

Os anúncios de aluguéis de temporada são compartilhados pelo Tripadvisor Rentals e sites parceiros: FlipKey, Holiday Lettings e Niumba. Quando os proprietários removem os anúncios desses parceiros, os anúncios no Tripadvisor também são removidos. Não publicamos avaliações sobre imóveis que não são anunciados no Tripadvisor.