Tudo o que você precisa saber sobre o ranking de popularidade do Tripadvisor

Saiba tudo sobre o algoritmo do ranking de popularidade do Tripadvisor, incluindo como ele é usado para classificar acomodações, atrações e restaurantes e como evoluiu ao longo do tempo.

Como funciona

O ranking de popularidade leva em conta a qualidade, quantidade e recenticidade das avaliações recebidas dos clientes, além da constância no desempenho do estabelecimento ao longo do tempo.

Qualidade

As pontuações por círculos, fornecidas como parte das avaliações, são usadas para classificar a qualidade da experiência em cada estabelecimento. Quando todos os outros fatores são iguais, um estabelecimento com mais pontuações de cinco círculos tem uma classificação mais alta do que locais com pontuações menores.

Recenticidade

As avaliações recentes são mais valiosas do que as mais antigas. Elas representam a experiência atual em um estabelecimento de forma mais precisa. Isso significa que as opiniões mais antigas – sejam boas ou ruins – não contarão tanto no ranking de um estabelecimento quanto uma avaliação mais recente. Apesar de não terem tanto peso, os feedbacks mais antigos continuam visíveis na seção Visão geral de cada perfil e no histórico de avaliações do estabelecimento.

Quantidade

O número de avaliações de um estabelecimento é um indicador importante para os usuários do Tripadvisor. Geralmente, as pessoas leem várias avaliações para formar uma opinião equilibrada e tomar decisões com confiança, o que acontece quando existe um consenso entre diversas opiniões.

No que diz respeito à quantidade de avaliações, é preciso somente que o estabelecimento tenha feedbacks o suficiente para fornecer um significado estatístico e permitir uma comparação sólida com a concorrência. Ter mais avaliações não implica uma posição superior a dos concorrentes. Por exemplo, ter 1.000 avaliações não significa necessariamente que um estabelecimento terá uma classificação superior a outro com 500 feedbacks recebidos em um período parecido. Isso acontece porque as duas empresas têm avaliações suficientes para fornecer uma imagem confiável da experiência oferecida.

O algoritmo do ranking de popularidade é projetado para fornecer uma estatística confiável sobre a experiência atual em dado estabelecimento. Conforme acumulamos avaliações sobre um determinado local, aumenta a nossa percepção sobre a experiência que os clientes podem esperar. Com uma quantidade significativa de avaliações, é possível classificar os estabelecimentos com mais precisão.

Constância: como colocar tudo em prática

Em resumo:

  • Avaliações positivas são melhores do que avaliações negativas
  • Avaliações recentes têm mais peso do que as mais antigas
  • Mais avaliações inspiram confiança mais rapidamente

Esses fatores interagem ao longo do tempo para determinar a posição de um estabelecimento no ranking de popularidade. Por exemplo, a qualidade e a quantidade das avaliações fornecem uma visão geral da constância no desempenho de cada estabelecimento. Uma empresa que recebe avaliações positivas com frequência terá uma classificação mais alta do que um estabelecimento com um número parecido de avaliações boas e ruins. Da mesma forma, a recenticidade e quantidade estão fortemente relacionadas: um número grande de avaliações recentes terá mais peso do que opiniões recebidas há anos.

Como o algoritmo do ranking de popularidade evoluiu?

O algoritmo do ranking de popularidade é continuamente aperfeiçoado para melhorar a experiência de usuários e estabelecimentos. Sabemos como a classificação no Tripadvisor é importante para as empresas. Por isso, levamos essas mudanças muito a sério. Elas foram cuidadosamente desenvolvidas e testadas para aprimorar o algoritmo de forma muito específica e, ao mesmo tempo, manter a posição correta de estabelecimentos que já estão no Tripadvisor.

Entre 2016 e 2018, foram feitas mudanças com foco no aumento da coerência nas classificações. O objetivo é refletir com mais precisão o desempenho de um estabelecimento ao longo do tempo em relação a outras empresas no mesmo local, independentemente do seu porte e da frequência com que recebe avaliações.

Como melhorar a posição do seu estabelecimento no ranking de popularidade

Como o ranking de popularidade leva em conta a opinião dos clientes, receber avaliações novas e de alta qualidade – que reflitam os níveis de serviço e custo-benefício esperados – é a melhor forma de subir de posição ao longo do tempo.

É importante observar que a classificação leva em conta o desempenho de um estabelecimento em relação aos concorrentes locais. Quando uma empresa sobe no ranking, os estabelecimentos em posições próximas são diretamente afetados. Alterações nas classificações podem ser resultado das avaliações de um estabelecimento específico ou dos feedbacks recebidos por outros estabelecimentos na região.

Para facilitar a coleta de avaliações, o Tripadvisor oferece uma variedade de recursos, como as Avaliações Expressas, ferramentas de lembrete e parcerias. Ao usar essas ferramentas, é possível monitorar o desempenho do estabelecimento de forma sólida e realizar melhorias de acordo com os feedbacks recebidos.

Algumas perguntas frequentes

Por que o estabelecimento A está acima do estabelecimento B?

Na maioria dos casos, é porque A tem um conjunto de avaliações estatisticamente melhor do que B no que diz respeito à qualidade, quantidade e recenticidade.

Recebi uma avaliação negativa. Meu ranking de popularidade será muito afetado?

As posições no ranking não são necessariamente influenciadas por uma única avaliação, seja ela positiva ou negativa. É possível notar mudanças na sua classificação devido ao desempenho do seu próprio estabelecimento ou da atuação de outras empresas próximas. Como o algoritmo leva em consideração a qualidade geral das avaliações ao longo do tempo, receber feedback com frequência é a melhor forma de manter ou melhorar a posição do seu estabelecimento em relação à concorrência.

As respostas do administrador são contabilizadas no ranking de popularidade?

Não. No entanto, pesquisas mostram que responder de forma rápida e profissional a avaliações, abordando tanto reclamações específicas quanto comentários positivos, pode fazer uma grande diferença para as pessoas. Uma pesquisa da Phocuswright1 mostra que 85% dos usuários dizem que uma resposta atenciosa a uma avaliação melhora a impressão sobre o hotel. Já 65% preferem reservar um hotel que responda a avaliações, em vez de um hotel semelhante que não faça o mesmo.

Ter uma relação comercial com o Tripadvisor afeta o ranking de popularidade?

Não, de forma alguma. Embora seja útil exibir a disponibilidade dos estabelecimentos nas datas buscadas, facilitar reservas e fornecer um link para o site ou número de telefone, esses fatores não fazem parte do algoritmo do ranking de popularidade.

Com que frequência o ranking de popularidade é calculado?

Diariamente, de acordo com todas as opiniões publicadas, incluindo as novas avaliações recebidas no dia.

As pontuações das subcategorias (limpeza, serviço, etc.) afetam minha classificação?

Essas pontuações não são contabilizadas no cálculo no ranking.No entanto, elas fornecem informações valiosas sobre o seu estabelecimento.

Como as penalidades para fraudes influenciam o ranking de popularidade?

As penalidades por fraude no Tripadvisor existem para proteger a integridade do conteúdo no site. Adotamos diversos métodos de penalização para empresas que tentam manipular nosso sistema, o que pode afetar a posição de determinado estabelecimento no ranking de popularidade e, em último caso, levar à publicação de um alerta vermelho para os usuários.

1. “Custom Survey Research Engagement” é uma pesquisa independente realizada pela Phocuswright a pedido do Tripadvisor. O estudo contou com 14.991 participantes. A Phocuswright conduziu a pesquisa online com os consumidores entre 8 e 29 de abril de 2015, solicitando respostas por meio de pop-ups nos sites do Tripadvisor dos seguintes países: EUA, Reino Unido, França, Itália, Alemanha, Espanha, Brasil, Rússia, Austrália, Índia, Japão, Indonésia, Malásia e Tailândia. A pesquisa se concentrou em pessoas que consultaram avaliações de hotéis no site, reservaram acomodações nos 12 meses anteriores e planejaram as próprias viagens.Os participantes foram convidados a responder à pesquisa enquanto visitavam o site do Tripadvisor por meio de um link para uma enquete online.

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Última atualização: 20 de abril de 2018