Como as avaliações ajudam o seu estabelecimento

Três motivos pelos quais as avaliações contribuem para o sucesso de um estabelecimento do setor de hospitalidade

Muitos estabelecimentos do setor de turismo e hotelaria cometem o erro de não coletar avaliações dos hóspedes ativamente em sites como o TripAdvisor. Talvez eles tenham outras prioridades ou se preocupem com possíveis feedbacks negativos. No entanto, uma pesquisa mostrou que esses estabelecimentos podem se beneficiar muito com as avaliações. Veja por que as avaliações dos hóspedes são vitais para o sucesso do seu estabelecimento:

1. As avaliações influenciam as reservas

Um estudo recente da PhoCusWright1 revelou o impacto que as avaliações exercem sobre a tomada de decisão dos viajantes:

  • 83% dos participantes informaram que as avaliações os ajudam a escolher o hotel certo
  • 80% leem de 6 a 12 avaliações antes de fazer uma reserva
  • 53% dos viajantes não fazem reservas sem ler as avaliações

Ocorre mais ou menos o mesmo em relação às atrações e aos restaurantes:

  • 68% dos participantes dizem que ficam sabendo mais sobre as atrações pelas avaliações
  • 64% leem as avaliações para encontrar os melhores restaurantes

Esses resultados demonstram como as avaliações podem impactar os negócios de todos os estabelecimentos do setor de turismo e hotelaria. Se você não recebe feedbacks recentes nem os compartilha com os viajantes, é possível que esteja perdendo negócios para os concorrentes que fazem isso.

2. Quanto maior o número de avaliações ao longo do tempo, mais altas as pontuações

A pontuação média no TripAdvisor é de 4,12/5.2

A pesquisa acadêmica demonstrou que as pontuações das avaliações costumam ficar mais altas com o tempo. Por quê? Os primeiros hóspedes costumam ser surpreendidos pelas experiências negativas, e isso se reflete nas primeiras avaliações. Conforme o estabelecimento recebe mais avaliações, a pontuação média tende a ficar mais alta. Os pesquisadores acreditam que isso ocorra porque avaliações adicionais ajudam a moldar as expectativas dos viajantes. Com o tempo, as pontuações alcançam uma média mais precisa.3

O recebimento constante de avaliações leva a uma avaliação mais precisa do seu estabelecimento, e isso é importante tanto para você quanto para os possíveis hóspedes. Um número maior de avaliações pode diminuir o impacto de feedbacks negativos. Além disso, usar as avaliações negativas para fazer melhorias ajuda as futuras pontuações a continuarem aumentando.

3. As avaliações contribuem para a melhoria dos estabelecimentos

Peter O’Sullivan, proprietário do Harington’s Hotel, localizado em Bath, na Inglaterra, declarou:

“Podemos achar que estamos fazendo um excelente trabalho, mas se os hóspedes não concordarem com isso, nada feito. Portanto, o feedback é muito importante para nós… Com ele, podemos melhorar o serviço e a qualidade dos produtos que oferecemos... Nos últimos três ou quatro anos em particular, nos concentramos mais nisso. Observamos que o número de visitantes que voltam a fazer reservas também tem aumentado.”

Na verdade, as avaliações são uma forma gratuita de avaliarmos o sucesso do nosso estabelecimento. Elas destacam o que está indo bem e o que precisa melhorar. Com as avaliações, também sabemos o que os hóspedes esperam e qual a melhor maneira de atender a essas expectativas.

Como receber avaliações

80% dos viajantes afirmam que se baseiam mais nas avaliações mais recentes.

Como o seu estabelecimento pode receber mais avaliações? O TripAdvisor oferece várias ferramentas gratuitas. Use o recurso Avaliações Expressas para enviar e-mails otimizados solicitando avaliações. É muito melhor usar esse recurso do que a sua própria conta de e-mail porque ele envia lembretes automáticos e oferece um painel detalhado que rastreia o desempenho de cada campanha.  

Para ter acesso a mais ferramentas, faça login no Portal do Administrador e visite a guia “Ferramentas gratuitas”, na parte superior da página. Aqui você encontra widgets e ferramentas de divulgação para o seu site, como adesivos do TripAdvisor e cartões de visita “faça uma avaliação”. 


  • 1. Estudo independente da PhoCusWright realizado para o TripAdvisor em dezembro de 2013
  • 2. Dados internos do TripAdvisor, janeiro de 2014
  • 3. “Online Customer Reviews of Hotels: As Participation Increases, Better Evaluation Is Obtained”. Cornell Hospitality Quarterly. Março de 2013.

Receba mais avaliações facilmente!

Receba mais avaliações facilmente!

Última atualização: 1 de fevereiro de 2017