Como as avaliações ajudam o seu estabelecimento

Três motivos pelos quais as avaliações contribuem para o sucesso de um estabelecimento do setor de hospitalidade

Muitos estabelecimentos do setor de turismo e hotelaria cometem o erro de não coletar ativamente as avaliações dos clientes em sites como o TripAdvisor. Talvez eles tenham outras prioridades ou se preocupem com possíveis feedbacks negativos. No entanto, uma pesquisa mostra que esses estabelecimentos podem se beneficiar muito com as avaliações. Veja três motivos que explicam por que as avaliações dos clientes são vitais para o sucesso do estabelecimento:

1. As avaliações influenciam reservas

Um estudo recente da PhoCusWright1 revelou o impacto das avaliações na tomada de decisão dos viajantes:

  • 83% dos participantes informam que as avaliações ajudam a escolher o hotel certo
  • 80% leem de 6 a 12 avaliações antes de fazer uma reserva
  • 53% dos viajantes não fazem reservas sem ler as avaliações

A tendência é parecida para atrações e restaurantes:

  • 68% dos participantes dizem que passam a saber mais sobre atrações com avaliações
  • 64% leem as avaliações para encontrar os melhores restaurantes

Esses resultados demonstram como as avaliações impactam os negócios de todos os estabelecimentos do setor de turismo e hotelaria. Se você não recebe nem compartilha as opiniões recentes com os viajantes, é possível que esteja perdendo público para os concorrentes que fazem isso.

2. Quanto mais avaliações ao longo do tempo, maiores são as pontuações

A pontuação média no TripAdvisor é de 4,12/5.2

Uma

pesquisa acadêmica mostrou que a pontuação das avaliações costuma aumentar com o tempo.Por quê? Os primeiros hóspedes geralmente ficam surpreendidos com as experiências negativas, o que se reflete nas primeiras avaliações. Conforme o estabelecimento recebe mais feedback, a pontuação média tende a aumentar. Os pesquisadores acreditam que isso ocorra porque avaliações adicionais ajudam a moldar as expectativas dos viajantes. Com o tempo, as pontuações alcançam uma média mais precisa.3

O recebimento constante de avaliações leva a uma análise mais precisa do seu estabelecimento, e isso é importante tanto para você quanto para os possíveis clientes. Um número maior de avaliações pode diminuir o impacto de feedbacks negativos. Além disso, usar as avaliações negativas para fazer melhorias faz com que as futuras pontuações continuem aumentando.

3. As avaliações contribuem para a melhoria dos estabelecimentos

Peter O’Sullivan, proprietário do Harington’s Hotel em Bath, na Inglaterra, disse:

“Podemos achar que estamos fazendo um excelente trabalho, mas se os hóspedes não concordam com isso, nada feito. Portanto, o feedback é muito importante para nós, pois podemos melhorar o serviço e a qualidade dos produtos que oferecemos... Nos últimos três ou quatro anos em especial, esse foi o nosso foco. Observamos que o número de visitantes que voltam a fazer reservas também tem aumentado.”

Na verdade, as avaliações são uma maneira gratuita de analisar o sucesso do estabelecimento. Elas destacam o que está indo bem e o que precisa melhorar. As avaliações também revelam o que os clientes esperam e qual a melhor maneira de atender a essas expectativas.

Como receber avaliações

80% dos viajantes afirmam que se baseiam mais nas avaliações mais recentes.

Como o seu estabelecimento pode receber mais avaliações? O TripAdvisor oferece várias ferramentas gratuitas. Use as Avaliações Expressas para solicitar avaliações por e-mails otimizados.É muito melhor usar o recurso do que a sua própria conta de e-mail, pois ele envia lembretes automáticos e oferece um painel detalhado que rastreia o desempenho de cada campanha.  

Para ter acesso a mais ferramentas, faça login no Portal do Administrador e visite a guia Ferramentas gratuitas na parte superior da página. Lá, você encontra widgets e ferramentas de divulgação para o seu site, como adesivos do TripAdvisor e cartões de visita “Faça uma avaliação”. 


  • 1. Estudo independente da PhoCusWright realizado para o TripAdvisor, dezembro de 2013
  • 2. Dados internos do TripAdvisor, janeiro de 2014
  • 3. “Online Customer Reviews of Hotels: As Participation Increases, Better Evaluation Is Obtained”. Cornell Hospitality Quarterly. Março de 2013.

Receba mais avaliações facilmente!

Receba mais avaliações facilmente!

Última atualização: 1 de fevereiro de 2017