TripBarometer 2015: as cinco principais tendências dos viajantes

Cinco comportamentos importantes dos viajantes em 2015, incluindo os cinco principais mercados e motivos para cada tendência.

Recentemente, lançamos o infográfico da pesquisa TripBarometer 2015 sobre a economia do turismo global. Veja a seguir as principais tendências dos viajantes que você precisa saber neste ano.

1. Os serviços e as comodidades continuam sendo uma oportunidade para receber reservas.

O preço, as avaliações e a conveniência do lugar são os fatores que mais influenciam os viajantes na hora de reservar uma acomodação. No entanto, 77% deles afirmam que os serviços e as comodidades também influenciam essa decisão. Portanto, quais serviços e comodidades você deve priorizar para aumentar as reservas?

Os serviços e as comodidades que mais influenciam os viajantes na escolha de uma acomodação:

  1. Wi-Fi grátis no quarto: 74%
  2. Café da manhã grátis: 60%
  3. Serviços no quarto: 58%
  4. Serviço de translado gratuito: 35%
  5. Funcionários que falam o idioma do viajante: 35%

Dica: ofereça duas categorias de Wi-Fi no quarto. Embora os viajantes ainda queiram a opção de Wi-Fi gratuito, quase 30% estão dispostos a pagar por uma conexão muito rápida. A transmissão de vídeos e de música pela Internet continua a crescer. Portanto, oferecer uma conexão de alta velocidade separada atende às necessidades dos hóspedes e gera um lucro adicional.

2. O número de viagens internacionais a passeio deve aumentar em 15%

Perguntamos aos viajantes quantas viagens internacionais eles fizeram em 2014 e quantas planejam fazer em 2015. No mundo todo, o número médio deve aumentar em 15% neste ano.

Os viajantes dos países a seguir estão planejando um maior número de viagens internacionais em 2015:

  1. Turquia: até 58%
  2. Índia: até 45%
  3. Nova Zelândia: até 39%
  4. África do Sul: até 38%
  5. Brasil: até 37%


Dica: não deixe de investir no marketing internacional, especialmente para os viajantes desses principais países em 2015. Você sabia que pode atrair a atenção dos possíveis hóspedes no maior site de viagens do mundo com uma assinatura do Pacote Premium do Tripadvisor?

3. A vontade de explorar o lugar é um dos fatores que mais influenciam a escolha de um destino.

Perguntamos a viajantes ao redor do mundo o motivo pelo qual escolheram um destino em particular. Muitos responderam que a cultura, as atividades e as experiências locais influenciaram bastante na decisão.

Os motivos mais comuns para visitar um lugar específico em 2015:

  1. Eu sempre quis ir a este lugar: 42%
  2. Se encaixa nas atividades de férias que eu quero: 33%
  3. Há uma atração em particular que eu quero visitar: 33%
  4. Adoro explorar a área: 29%
  5. Eu adoro a cozinha local: 23%

Dica: se você gerenciar uma atração ou atividade, destaque os traços de cultura local do estabelecimento no seu site. Você também pode fazer uma parceria com um restaurante local e incentivar os seus hóspedes a irem lá. Dessa forma, os viajantes conseguem uma experiência local verdadeira e você cria uma relação com um estabelecimento vizinho.

4. Mais de metade dos viajantes planejam gastar mais do que em 2015.

Em comparação com o ano passado, 32% dos viajantes planejam gastar mais neste ano. Já 16% planejam reduzir os gastos de viagem.

Quais são os países com o maior percentual de viajantes que estão aumentando o orçamento?

  1. Nova Zelândia: 52%
  2. Tailândia: 49%
  3. África do Sul: 47%
  4. Austrália: 45%
  5. Argentina: 44%

Dica: vincule o conteúdo das suas campanhas de marketing (como as ofertas especiais do Tripadvisor) aos motivos pessoais dos viajantes para gastar mais em 2015. Quais são os dois principais motivos para gastar mais neste ano? Os viajantes sentem que merecem a experiência ou querem realizar algo da lista de desejos de viagem.

5. Os viajantes tendem a gastar muito nos passeios.

Comparados a outras despesas de férias, os passeios são o “privilégio especial” mais comum. Na realidade, um número maior de viajantes tende a gastar mais em passeios do que em compras, lembrancinhas e vida noturna juntos.

Veja quais são os privilégios mais comuns com os quais os viajantes estão dispostos a gastar mais:

  1. Passeios: 53%
  2. Experiências de refeições especiais: 41%
  3. Acomodações: 41%
  4. Atividades: 35%
  5. Compras: 24%

Dica: para aumentar as reservas diretas, associe-se aos operadores de turismo locais e crie pacotes de ofertas especiais atraentes. No caso dos hóspedes que não escolheram um pacote ao reservar, faça as ofertas por e-mail antes da chegada deles ou pessoalmente na entrada.  

Veja o infográfico global da pesquisa TripBarometer

Baixe o relatório global

Última atualização: 12 de março de 2015