Você está atingindo os Viajantes conectados lucrativos?

O relatório do TripBarometer revela que os “Viajantes conectados” têm o dobro de chances de reservar viagens por dispositivos móveis.

Há um subconjunto cada vez maior de Viajantes conectados, ou seja, viajantes que usam o smartphone para planejar ou reservar viagens. E atingi-los é uma grande oportunidade para o setor de turismo e hotelaria.

Na verdade, o relatório de Viajantes conectados do TripBarometer mostra que cada vez mais viajantes estão planejando e reservando viagens pelos dispositivos móveis. Descobertas do TripBarometer, a maior pesquisa sobre acomodações e viajantes do mundo1, mostram que os smartphones agora são um companheiro de viagem essencial. Qual é a preponderância do uso de dispositivos móveis para planejar e aproveitar viagens?

O número de viajantes que reserva por meio de aplicativos dobrou desde o ano passado.
Em 2014, 4% dos participantes do TripBarometer reservavam acomodações usando um aplicativo. Neste ano, esse número dobrou para 8%. E, no segmento de Viajantes conectados, subiu para 11%.

É cada vez mais comum fazer reservas de acomodações por meio de dispositivos móveis.
1 entre 4 Viajantes conectados que reservam acomodações por aplicativos dizem fazer isso sempre. 1 entre 5 dizem que reservaram por meio de aplicativos pela facilidade e rapidez. E 3 entre 10 reservaram porque conseguiram um preço melhor.

A reserva de atividades de viagens é muito popular no mercado móvel.
E não apenas as de última hora, como as de atrações nas proximidades. 45% dos Viajantes conectados usam smartphones para reservar atividades de viagem com antecedência.

Os viajantes dão importância ao uso de dispositivos móveis durante as viagens.
O segmento lucrativo de Viajantes conectados usa os dispositivos móveis durante a estadia, em especial, para:

Obter direções/usar mapas

  • Viajantes conectados: 81%
  • Viajantes globais: 67%

Procurar restaurantes

  • Viajantes conectados: 72%
  • Viajantes globais: 56%

Procurar atividades

  • Viajantes conectados: 67%
  • Viajantes globais: 51%

Ler avaliações

  • Viajantes conectados: 64%
  • Viajantes globais: 47%

Procurar estabelecimentos

  • Viajantes conectados: 50%
  • Viajantes globais: 36%

Os estabelecimentos estão possibilitando reservas convenientes.
A acessibilidade está aumentando entre os viajantes graças ao número crescente de estabelecimentos que aceitam reservas digitais. 73% dos estabelecimentos no mundo todo aceitam reservas online, enquanto 55% aceitam reservas móveis.

Há oportunidades de melhorias com o check-in móvel.
34% dos Viajantes conectados, apaixonados por smartphones, querem ter a opção de check-in móvel. No entanto, apenas 11% dos estabelecimentos oferecem essa opção que poupa tempo dos hóspedes e da equipe da recepção.


  • 1. Os dados baseados nos resultados da pesquisa online de 10.261 acomodações e 34.016 viajantes, realizada pelo Tripadvisor e pela Ipsos, coletados entre janeiro e fevereiro de 2015

Baixe o relatório global

Última atualização: 30 de junho de 2015