Como criar um kit de ferramentas de marketing para dispositivos móveis

Nossos celulares e tablets se tornaram componentes essenciais no planejamento de viagens. Usamos esses dispositivos para buscar inspiração, saber mais sobre um destino e encontrar recomendações de outros viajantes sobre atrações e atividades.

De acordo com a recente pesquisa TripBarometer do TripAdvisor de 2015, os clientes também estão usando cada vez mais seus dispositivos móveis para fazer reservas e pagar suas viagens. Quase metade dos participantes declarou usar seus celulares para reservar uma acomodação ou atividade turística.

Para saber mais sobre isso, falei com Dulani Porter, vice-presidente executiva da agência de publicidade SPARK. Dulani lidera iniciativas de marketing para clientes como VISIT FLORIDA, Marriott Autograph Collection e Hilton.

Para interagir com os consumidores de dispositivos móveis, você precisa das ferramentas certas, disse Dulani. Estes são cinco itens que todo hotel precisa ter em seu kit de ferramentas de marketing para dispositivos móveis.

1) A estratégia

Quando Dulani se reúne com os clientes para falar sobre o mercado móvel, a tecnologia envolvida é, na maioria das vezes, o primeiro assunto abordado. Mas antes de você querer saber sobre as últimas ferramentas de edição de fotos e redes sociais, Dulani aconselha a refletir sobre o componente humano do marketing móvel.

“A tecnologia mudou ao longo dos séculos, mas a natureza humana não”, disse ela. “Somos seres sociais, atraídos pelas pessoas com quem temos algo em comum. É essa mentalidade tribal que molda como as interações móveis e online afetam o comportamento dos viajantes.”

“A qualidade das suas interações móveis diz muito sobre a sua marca”, declarou Dulani. “Pense nas interações como uma das partes essenciais da experiência do hóspede.”

Por conta disso, Dulani diz que é importante desenvolver o que chama de uma “experiência habilitada para dispositivos móveis”. A meta é criar interações e eventos que os clientes desejarão compartilhar em suas redes.

Capacite os funcionários a proporcionarem um atendimento ao cliente exemplar do qual os viajantes não vão parar de falar no Twitter. Crie algo interessante e único nos quartos e nas áreas comuns que leve os hóspedes a tirarem fotos para compartilhar no Facebook. Adote e compartilhe uma hashtag que permita aos clientes encontrar com facilidade as publicações sobre o seu estabelecimento.

“A qualidade das suas interações móveis diz muito sobre a sua marca”, declarou Dulani. “Pense nas interações como uma das partes essenciais da experiência do hóspede.”

2) Presença online responsiva

Considerando que mais da metade dos americanos usa seus celulares para navegar na Internet e ler e-mails, outro componente fundamental no kit de ferramentas para dispositivos móveis é uma presença online cujo visual fique bem em todos os tamanhos de tela.

“As pessoas estão sempre em trânsito”, disse Dulani. “Você precisa se manter relevante nas plataformas que elas usam.”

Sites responsivos e modelos de e-mail devem se ajustar à tela do usuário, seja um monitor de 27 polegadas ou uma tela de iPhone com 4 polegadas.

3) Ferramentas de reserva online

Imagine que um cliente compartilhe no Facebook o quanto gostou da hospedagem em sua pousada no fim de semana passado. Uma amiga dele vê a publicação no Facebook pelo celular e também decide fazer uma viagem para relaxar no fim de semana.

Ela dá uma olhada na suas avaliações no TripAdvisor, que são excelentes. E então clica no seu site, na esperança de fazer uma reserva. Mas a única forma de entrar em contato com você é por telefone. E o seu estabelecimento não receberá chamadas nas próximas três horas.

“Com as ferramentas de reserva para dispositivos móveis, é tudo em um só lugar”, disse Dulani. “Os viajantes encontram inspiração, fazem pesquisas e reservam.”

A essa altura, o melhor que você pode fazer é esperar que ela se lembre de ligar no início do expediente. Mas se o seu site tivesse ferramentas de reserva para dispositivos móveis, ela poderia ter feito uma reserva no exato momento que percorria as fotos do seu bufê de café da manhã.

“Com as ferramentas de reserva para dispositivos móveis, é tudo em um só lugar”, disse Dulani. “Os viajantes encontram inspiração, fazem pesquisas e reservam.”

Uma busca rápida na Internet ajuda você a saber mais sobre os últimos aplicativos de reserva para dispositivos móveis. E com a Reserva rápida do TripAdvisor, você também se conecta aos viajantes que estão prontos para fazer uma reserva.

4) Wi-Fi

Os hóspedes que estão fora do alcance de suas operadoras não compartilharão fotos e novidades do seu estabelecimento nas redes sociais se não puderem acessar a Internet. Não deixe de garantir uma rede Wi-Fi com sinal forte e acesso fácil nos quartos e áreas comuns.

5) Pagamentos por dispositivos móveis

Os estabelecimentos que há tempos oferecem formas de pagamento em cartão de crédito estão percebendo um aumento no número de clientes que usam seus dispositivos móveis em vez de dinheiro ou cartões de crédito para pagar por produtos e serviços.

Uma ferramenta de pagamento por dispositivo móvel pode ser útil para acomodações na hora de fazer check-out de um grande número de hóspedes. Os pagamentos dos hóspedes podem ser processados pelos celulares e tablets de sua equipe, dispensando a compra de mais caixas registradoras e a instalação de várias recepções.

Acompanhe as principais tendências e veja quando é o momento certo de adotar o pagamento por dispositivos móveis, recomenda Dulani. 

Publicado por:

Helen Anne Travis

Helen Anne Travis

Blogueira de viagens

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Última atualização: 27 de outubro de 2015