Estudo de caso: Derby Hotels Collection aumenta as reservas em 25% com os anúncios patrocinados

Como Derby Hotels Collection maximiza a exposição com os anúncios patrocinados do Tripadvisor para competir de forma mais eficaz em um mercado desafiador.
O Derby Hotel Collection é uma rede de hotéis de gestão familiar com 14 estabelecimentos, localizados principalmente em Barcelona. Recentemente, conversamos com David Martinez i Urgell, líder de marketing digital e comércio eletrônico do grupo, para saber como ele aproveita os anúncios patrocinados do Tripadvisor para competir de forma mais eficaz em um mercado desafiador:

Desafio: competir por menos viajantes

A expectativa é que o turismo em Barcelona, principal mercado do Derby, seja mais fraco em 2018, principalmente durante a baixa temporada. Com a previsão de baixa no mercado de viagens, Martínez soube que precisava de algo diferente para competir por menos hóspedes com as redes de hotéis maiores.

“Sabíamos que seria uma temporada complicada devido à difícil situação econômica do mercado”, declarou Martínez. “Também sabemos que a maioria dos viajantes não sabe da existência de nossos hotéis até pesquisar um destino específico e nos encontrar no Tripadvisor ou em agências de viagens online.”

A estratégia de Martínez foi aumentar a exposição dos hotéis Derby para ajudar a enfrentar a baixa do mercado. Antes, o foco era o posicionamento orgânico e campanhas direcionadas em redes sociais e no Google. No entanto, a presença nessas plataformas não foi suficiente. Precisávamos de uma solução mais voltada para maximizar a exposição.

Solução: chamar a atenção de viajantes com os anúncios patrocinados do Tripadvisor

Os hotéis Derby sempre tiveram uma parceria positiva com o Tripadvisor, usando o Pacote Premium para consolidar a marca online e ampliar o alcance dela com fotos da melhor qualidade.Depois de ver o sucesso da parceria com o Tripadvisor, Martínez decidiu experimentar os anúncios patrocinados para aumentar ainda mais o destaque entre outros estabelecimentos.

“Os anúncios patrocinados, exibidos acima dos resultados de busca, chamam a atenção de mais pessoas, que clicam para ver mais informações”, afirma Martínez. “Nosso objetivo é conquistar hóspedes no Tripadvisor com nossas avaliações, fotos e serviços. A ideia é que mais viajantes nos vejam no Tripadvisor para aumentar as chances de receber reservas.”

Resultados: aumento nas reservas diretas e no lucro

Três meses depois de começar a usar os anúncios patrocinados, Derby Hotel Collection observa resultados incríveis.

“Os anúncios patrocinados são uma ferramenta poderosa que está nos salvando nesta temporada”, declara Martínez. “Com o recurso, as reservas subiram 25% em relação ao ano anterior. Além disso, tivemos um aumento de 6% nos lucros. Isto é particularmente impactante porque alguns de nossos concorrentes tiveram quedas de 30 a 40%, o que os forçou a reduzir a oferta de serviços e comodidades. Nós conseguimos evitar esses cortes.”

Do ponto de vista do comércio eletrônico, Martínez e sua equipe monitoram de perto o impacto nos sites dos hotéis Derby. Ele afirma: “Os anúncios patrocinados mudaram tudo. O site recebe muito mais acessos agora, com um tráfego de qualidade maior: as pessoas passam mais tempo no site e fazem consultas para obter mais informações. Além da queda de 11% em nossa taxa de rejeição, os principais indicadores de desempenho estão melhorando.”

Em resumo, Martínez declara: “Estamos muito felizes com os anúncios patrocinados. Eles geram leads que por sua vez geram reservas. O recurso é um investimento que vale a pena. O lucro obtido cobre os custos da campanha.”

Última atualização: 19 de abril de 2018