Hotel em Dubrovnik usa o Tripadvisor para aumentar a visibilidade e receber mais reservas

Veja como Berkeley Hotel & Spa usa os anúncios patrocinados para se para destacar em um mercado altamente competitivo.
Com gestão familiar, o

Berkeley Hotel & Spa é um estabelecimento com 24 quartos localizado em Dubrovnik, na Croácia. Katarina Elez, gerente geral do hotel, tem se empenhado em consolidar a presença online do Berkeley para motivar mais viajantes a fazer reservas diretamente no site do estabelecimento. Continue a ler para descobrir como ela criou uma estratégia eficaz de marketing online:

Foco no Tripadvisor

Quando o Berkeley Hotel foi inaugurado, Elez logo decidiu que era necessário investir em marketing online, principalmente no Tripadvisor. “Fomos um dos primeiros hotéis em Dubrovnik a ter um perfil no Tripadvisor, desde a inauguração em 2007”, explica Elez. “Sempre usamos o Tripadvisor amplamente, e essa foi uma de nossas melhores decisões.”

O uso do Tripadvisor como estratégia de marketing online traz benefícios ao Berkeley Hotel até hoje. “Conseguimos aumentar a exposição a viajantes que pesquisam nosso destino porque temos uma presença marcante e sólida no Tripadvisor desde o início. Estamos sempre entre os 15 melhores estabelecimentos de Dubrovnik.”

Como maximizar a exposição a viajantes

Em uma cidade dominada por estabelecimentos cinco estrelas, que contam com orçamentos de marketing maiores do que um pequeno hotel três estrelas, é preciso perspicácia ao investir em táticas de marketing para maximizar a exposição do hotel.

“Nossos hóspedes vêm de grandes mercados, como Reino Unido, Austrália e Estados Unidos”, afirma Elez. “Com o nosso orçamento, é difícil usar ferramentas como o AdWords para alcançar e influenciar esses viajantes.”

Recentemente, Elez investiu em um site aprimorado que está altamente integrado ao gerenciamento de canais. Isso permite rastrear a fonte de todas as reservas e analisar o que as motiva. Depois de experimentar diversas ferramentas, Elez conseguiu obter resultados ao aproveitar a presença marcante do Berkeley Hotel no Tripadvisor.

Pacote Premium

Em janeiro, Elez assinou o Pacote Premium com acesso preferencial como forma de receber mais reservas diretas no site do hotel.

“Acabamos de fazer uma reforma. Com os recursos do acesso preferencial, como o Storyboard e as fotos preferidas, vamos mostrar essas melhorias às pessoas”, explica Elez.

Ela também aproveita as ofertas especiais para avaliar o impacto do Pacote Premium nas reservas.

“Publicamos uma oferta exclusiva no Tripadvisor e acompanhamos de perto o retorno que ela gera. Notamos que as pessoas que reservam no nosso site ou com agências de viagens online costumam mencionar o Tripadvisor. Isso demonstra que, em algum momento, elas acessaram nosso perfil.”

Anúncios patrocinados

Depois de assinar o Pacote Premium, o Berkeley Hotel começou a usar os anúncios patrocinados do Tripadvisor. Elez explica: “Sabemos que os hóspedes que vêm do Tripadvisor são mais confiantes e tendem a reservar diretamente. Por isso, o objetivo é usar os anúncios patrocinados para receber mais reservas diretas no nosso site e aumentar a taxa de ocupação e o preço médio das diárias na alta temporada.”

Como Dubrovnik é um dos mercados mais sazonais no mundo todo, Elez considera os anúncios patrocinados uma boa maneira de receber mais acessos antes da alta temporada. Durante o período de baixa, a demanda é muito limitada. Por isso, o estabelecimento não pode perder oportunidades.

“Quanto mais perto de fazer a reserva, maior a preocupação dos hóspedes com o preço. Ao aumentar nossa exposição, criamos oportunidades de influenciar pessoas a escolherem nosso estabelecimento três estrelas, já que oferecemos preços mais baixos do que os hotéis cinco estrelas que estão por toda a cidade.”

Os resultados?

“Pagar pelos cliques nos anúncios patrocinados e receber mais reservas diretas tem um ótimo custo-benefício”, declara Elez. “Gostamos do fato de que nosso anúncio aparece no topo da lista. A repetição é importante, principalmente ao considerar os padrões de reserva do nosso mercado. Mesmo que as pessoas não cliquem naquele momento, elas se lembrarão de nós como uma opção. Quando clicarem de fato, estarão mais propensas a reservar”.

Elez planeja continuar usando os anúncios patrocinados como parte fundamental da estratégia de marketing online do estabelecimento. “Vemos nossos esforços como investimentos em longo prazo. Pelos próximos seis meses, continuaremos a monitorar os indicadores dos anúncios patrocinados, como o número de cliques, os acessos ao site e as reservas diretas confirmadas. Até agora, temos recebido bastantes reservas para esta temporada”, conta Elez.

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Última atualização: 12 de março de 2018