Como este hotel em Sorrento aumentou as reservas diretas em 20% dentro de 40 dias

Gianfranco Acampora – proprietário, gerente geral e estrategista de marketing do Grand Hotel Aminta – compartilha as principais dicas para promover seu hotel-butique em Sorrento

Conversamos com o hoteleiro e especialista de marketing Gianfranco Acampora, proprietário e gerente geral do Grand Hotel Aminta em Sorrento, na Itália. Ele compartilhou dicas e boas práticas de marketing digital para hotéis:

Você poderia falar sobre o Grand Hotel Aminta e a sua função no estabelecimento?

O Grand Hotel Aminta é um dos maiores hotéis em Sorrento. Situado em uma colina voltada para o Golfo de Nápoles, ele tem uma vista deslumbrante da cidade. Hoje em dia, meu irmão e eu dividimos o gerenciamento das operações do hotel. Eu sou responsável pelas áreas de vendas, marketing e registro de hóspedes.

Você poderia falar mais sobre a sazonalidade e demanda para o Aminta?

Embora seja um dos únicos hotéis na região que ficam abertos durante o ano todo, o Aminta é, na verdade, um resort de verão. A alta temporada é de abril a outubro, enquanto a baixa vai de novembro até meados de março. O Ano Novo é uma exceção, graças à incrível queima de fogos de artifício que acontece aqui em Sorrento.

No momento, a grande maioria dos clientes vem do Reino Unido. Também recebemos muitos americanos e canadenses.

Você divulga seu hotel online há muitos anos. Poderia nos contar mais sobre a sua estratégia e a evolução dela ao longo do tempo?

Sempre me interessei muito por marketing digital. Além de meu trabalho, é meu hobby e paixão. Fomos o primeiro estabelecimento de Sorrento a ter um site, em 1995. Desde então, o hotel sempre se saiu bem nas buscas orgânicas. Conforme os concorrentes começaram a usar a internet, tentamos diversas estratégias para manter nossa vantagem competitiva, como anunciar em mecanismos de busca e agências de viagens online.

Logo percebemos que é muito difícil atingir nosso público-alvo com anúncios em mecanismo de busca. Como muitos concorrentes disputam as principais palavras-chave, é muito difícil aparecer na primeira posição. No entanto, o Tripadvisor costuma estar entre os principais resultados de busca orgânicos para os mesmos termos. Os hóspedes muitas vezes contam que nos encontraram no Tripadvisor. Com base nisso, direcionamos nossa estratégia para a divulgação nesse site.

Pode nos contar mais sobre o comportamento de busca de seus hóspedes?

Claro. Fizemos lances para termos de pesquisa como “hotel com piscina em Sorrento”. Segundo os hóspedes, eles geralmente fazem uma pesquisa inicial por um termo como “hotéis em Sorrento”, mas encontram entradas demais, o que dificulta a análise dos resultados Eles rapidamente acham o Tripadvisor e usam o site para fazer pesquisas mais específicas e encontrar um estabelecimento que atenda a suas necessidades. Com isso, o Tripadvisor se torna a ferramenta de pesquisa para um dado destino, usado para encontrar hotéis, restaurantes, etc.

Qual é a sua estratégia específica para trabalhar com o Tripadvisor?

No momento, o Tripadvisor é a nossa ferramenta de marketing mais eficaz. Com os novos anúncios patrocinados, por exemplo, o Aminta aparece acima dos resultados de busca por Sorrento. Isso é muito importante para nós. Como o anúncio direciona acessos à nossa página, as pessoas podem falar conosco diretamente pelos links do Pacote Premium. Percebi que isso diminui os custos com comissões, já que elas entram em contato diretamente conosco ou fazem reservas no nosso site.

Como foi o desempenho dos anúncios patrocinados para seu estabelecimento?

Estamos muito felizes com o produto. Ainda estamos fazendo testes, mas já tivemos um aumento de 20% nas reservas diretas dentro de 40 dias. A ferramenta é fantástica e muito fácil de usar. Além disso, o custo é mínimo em relação ao retorno sobre investimento observado. Os clientes que chegam por esse canal também parecem ser muito rentáveis: eles reservam estadias mais longas e tipos de quarto acima da média.

Qual será a estratégia para os anúncios patrocinados daqui para frente?

Esse recurso conta com três opções de orçamento. Durante a alta temporada, quando o estabelecimento está cheio, provavelmente voltaremos para a opção com menor orçamento, mas não deixaremos de ter uma campanha ativa. É importante sempre manter a exposição para conquistar reservas futuras. No resto do ano, principalmente em janeiro e fevereiro, quando as pessoas começam a planejar as férias do meio do ano, usaremos uma das opções de maior orçamento para direcionar mais hóspedes ao nosso estabelecimento.

O que você diria para outros hoteleiros que pensam em usar anúncios patrocinados?

Sem dúvidas, vale a pena experimentar o recurso. A ferramenta é fácil de usar… Não é necessário escolher palavras-chave nem definir lances. Basta escolher quanto você quer gastar por dia, configurar a campanha e relaxar.

Saiba mais sobre as soluções de marketing do Tripadvisor

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Última atualização: 22 de fevereiro de 2018