Histórias de sucesso no TripAdvisor

Estabelecimentos que estão no TripAdvisor compartilham dicas e boas práticas.

Acomodações

Estudo de caso: Derby Hotels Collection aumenta as reservas em 25% com os anúncios patrocinados

Estudo de caso: Derby Hotels Collection aumenta as reservas em 25% com os anúncios patrocinados Como Derby Hotels Collection maximiza a exposição com os anúncios patrocinados do TripAdvisor para competir de forma mais eficaz em um mercado desafiador. O Derby Hotel Collection é uma rede de hotéis de gestão familiar com 14 estabelecimentos, localizados principalmente em Barcelona. Recentemente, conversamos com David Martinez i Urgell, líder de marketing digital e comércio eletrônico do grupo, para saber como ele aproveita os anúncios patrocinados do TripAdvisor para competir de forma mais eficaz em um mercado desafiador: Desafio: competir por menos viajantes A expectativa é que o turismo em Barcelona, principal mercado do Derby, seja mais fraco em 2018, principalmente durante a baixa temporada. Com a previsão de baixa no mercado de viagens, Martínez soube que precisava de algo diferente para competir por menos hóspedes com as redes de hotéis maiores. “Sabíamos que seria uma temporada complicada devido à difícil situação econômica do mercado”, declarou Martínez. “Também sabemos que a maioria dos viajantes não sabe da existência de nossos hotéis até pesquisar um destino específico e nos encontrar no TripAdvisor ou em agências de viagens online.”...

Como Kings Inn usa o TripAdvisor para depender menos de agências de viagens online

Como Kings Inn usa o TripAdvisor para depender menos de agências de viagens online Kings Inn recebe mais acessos com os anúncios patrocinados do TripAdvisor e aumenta as conversões com o Pacote Premium. Kings Inn gerencia estabelecimentos com ambiente familiar e preços acessíveis em San Diego e Anaheim, na Califórnia. Conversamos com Richard Espinoza, diretor de vendas e marketing, para descobrir como ele aproveita a presença de cada estabelecimento no TripAdvisor para aumentar acessos e conversões. A importância do TripAdvisor “De todos os veículos que trazem hóspedes à minha porta, o TripAdvisor e nosso site são os principais”, afirma Espinoza. “Recebemos uma quantidade incrível de acessos do TripAdvisor, em comparação com redes sociais, mecanismos de busca e agências de viagens online.” Ele acrescenta que “a característica mais valiosa do TripAdvisor é que os hóspedes vindos de lá realmente sabem quem somos. Eles escolhem nosso hotel depois de terem pesquisado e considerado diversas opções. Quando chegam, têm expectativas altas e querem desfrutar de nossos serviços e estabelecimento. O TripAdvisor é um filtro de hóspedes.”...

Como este hotel em Sorrento aumentou as reservas diretas em 20% dentro de 40 dias

Como este hotel em Sorrento aumentou as reservas diretas em 20% dentro de 40 dias Gianfranco Acampora – proprietário, gerente geral e estrategista de marketing do Grand Hotel Aminta – compartilha as principais dicas para promover seu hotel-butique em Sorrento

Conversamos com o hoteleiro e especialista de marketing Gianfranco Acampora, proprietário e gerente geral do Grand Hotel Aminta em Sorrento, na Itália. Ele compartilhou dicas e boas práticas de marketing digital para hotéis:

Você poderia falar sobre o Grand Hotel Aminta e a sua função no estabelecimento?

O Grand Hotel Aminta é um dos maiores hotéis em Sorrento. Situado em uma colina voltada para o Golfo de Nápoles, ele tem uma vista deslumbrante da cidade. Hoje em dia, meu irmão e eu dividimos o gerenciamento das operações do hotel. Eu sou responsável pelas áreas de vendas, marketing e registro de hóspedes.

Você poderia falar mais sobre a sazonalidade e demanda para o Aminta?

Embora seja um dos únicos hotéis na região que ficam abertos durante o ano todo, o Aminta é, na verdade, um resort de verão. A alta temporada é de abril a outubro, enquanto a baixa vai de novembro até meados de março. O Ano Novo é uma exceção, graças à incrível queima de fogos de artifício que acontece aqui em Sorrento.

No momento, a grande maioria dos clientes vem do Reino Unido. Também recebemos muitos americanos e canadenses.

Você divulga seu hotel online há muitos anos. Poderia nos contar mais sobre a sua estratégia e a evolução dela ao longo do tempo?

Sempre me interessei muito por marketing digital. Além de meu trabalho, é meu hobby e paixão. Fomos o primeiro estabelecimento de Sorrento a ter um site, em 1995. Desde então, o hotel sempre se saiu bem nas buscas orgânicas. Conforme os concorrentes começaram a usar a internet, tentamos diversas estratégias para manter nossa vantagem competitiva, como anunciar em mecanismos de busca e agências de viagens online.

Logo percebemos que é muito difícil atingir nosso público-alvo com anúncios em mecanismo de busca. Como muitos concorrentes disputam as principais palavras-chave, é muito difícil aparecer na primeira posição. No entanto, o TripAdvisor costuma estar entre os principais resultados de busca orgânicos para os mesmos termos. Os hóspedes muitas vezes contam que nos encontraram no TripAdvisor. Com base nisso, direcionamos nossa estratégia para a divulgação nesse site.

Pode nos contar mais sobre o comportamento de busca de seus hóspedes?

Claro. Fizemos lances para termos de pesquisa como “hotel com piscina em Sorrento”. Segundo os hóspedes, eles geralmente fazem uma pesquisa inicial por um termo como “hotéis em Sorrento”, mas encontram entradas demais, o que dificulta a análise dos resultados Eles rapidamente acham o TripAdvisor e usam o site para fazer pesquisas mais específicas e encontrar um estabelecimento que atenda a suas necessidades. Com isso, o TripAdvisor se torna a ferramenta de pesquisa para um dado destino, usado para encontrar hotéis, restaurantes, etc.

Qual é a sua estratégia específica para trabalhar com o TripAdvisor?

No momento, o TripAdvisor é a nossa ferramenta de marketing mais eficaz. Com os novos anúncios patrocinados, por exemplo, o Aminta aparece acima dos resultados de busca por Sorrento. Isso é muito importante para nós. Como o anúncio direciona acessos à nossa página, as pessoas podem falar conosco diretamente pelos links do Pacote Premium. Percebi que isso diminui os custos com comissões, já que elas entram em contato diretamente conosco ou fazem reservas no nosso site.

Como foi o desempenho dos anúncios patrocinados para seu estabelecimento?

Estamos muito felizes com o produto. Ainda estamos fazendo testes, mas já tivemos um aumento de 20% nas reservas diretas dentro de 40 dias. A ferramenta é fantástica e muito fácil de usar. Além disso, o custo é mínimo em relação ao retorno sobre investimento observado. Os clientes que chegam por esse canal também parecem ser muito rentáveis: eles reservam estadias mais longas e tipos de quarto acima da média.

Qual será a estratégia para os anúncios patrocinados daqui para frente?

Esse recurso conta com três opções de orçamento. Durante a alta temporada, quando o estabelecimento está cheio, provavelmente voltaremos para a opção com menor orçamento, mas não deixaremos de ter uma campanha ativa. É importante sempre manter a exposição para conquistar reservas futuras. No resto do ano, principalmente em janeiro e fevereiro, quando as pessoas começam a planejar as férias do meio do ano, usaremos uma das opções de maior orçamento para direcionar mais hóspedes ao nosso estabelecimento.

O que você diria para outros hoteleiros que pensam em usar anúncios patrocinados?

Sem dúvidas, vale a pena experimentar o recurso. A ferramenta é fácil de usar… Não é necessário escolher palavras-chave nem definir lances. Basta escolher quanto você quer gastar por dia, configurar a campanha e relaxar.

Última atualização: 22 de fevereiro de 2018

Hotel em Dubrovnik usa o TripAdvisor para aumentar a visibilidade e receber mais reservas

Hotel em Dubrovnik usa o TripAdvisor para aumentar a visibilidade e receber mais reservas Veja como Berkeley Hotel & Spa usa os anúncios patrocinados para se para destacar em um mercado altamente competitivo. Com gestão familiar, o

Berkeley Hotel & Spa é um estabelecimento com 24 quartos localizado em Dubrovnik, na Croácia. Katarina Elez, gerente geral do hotel, tem se empenhado em consolidar a presença online do Berkeley para motivar mais viajantes a fazer reservas diretamente no site do estabelecimento. Continue a ler para descobrir como ela criou uma estratégia eficaz de marketing online:

Foco no TripAdvisor

Quando o Berkeley Hotel foi inaugurado, Elez logo decidiu que era necessário investir em marketing online, principalmente no TripAdvisor. “Fomos um dos primeiros hotéis em Dubrovnik a ter um perfil no TripAdvisor, desde a inauguração em 2007”, explica Elez. “Sempre usamos o TripAdvisor amplamente, e essa foi uma de nossas melhores decisões.”

O uso do TripAdvisor como estratégia de marketing online traz benefícios ao Berkeley Hotel até hoje. “Conseguimos aumentar a exposição a viajantes que pesquisam nosso destino porque temos uma presença marcante e sólida no TripAdvisor desde o início. Estamos sempre entre os 15 melhores estabelecimentos de Dubrovnik.”

Como maximizar a exposição a viajantes

Em uma cidade dominada por estabelecimentos cinco estrelas, que contam com orçamentos de marketing maiores do que um pequeno hotel três estrelas, é preciso perspicácia ao investir em táticas de marketing para maximizar a exposição do hotel.

“Nossos hóspedes vêm de grandes mercados, como Reino Unido, Austrália e Estados Unidos”, afirma Elez. “Com o nosso orçamento, é difícil usar ferramentas como o AdWords para alcançar e influenciar esses viajantes.”

Recentemente, Elez investiu em um site aprimorado que está altamente integrado ao gerenciamento de canais. Isso permite rastrear a fonte de todas as reservas e analisar o que as motiva. Depois de experimentar diversas ferramentas, Elez conseguiu obter resultados ao aproveitar a presença marcante do Berkeley Hotel no TripAdvisor.

Pacote Premium

Em janeiro, Elez assinou o Pacote Premium com acesso preferencial como forma de receber mais reservas diretas no site do hotel.

“Acabamos de fazer uma reforma. Com os recursos do acesso preferencial, como o Storyboard e as fotos preferidas, vamos mostrar essas melhorias às pessoas”, explica Elez.

Ela também aproveita as ofertas especiais para avaliar o impacto do Pacote Premium nas reservas.

“Publicamos uma oferta exclusiva no TripAdvisor e acompanhamos de perto o retorno que ela gera. Notamos que as pessoas que reservam no nosso site ou com agências de viagens online costumam mencionar o TripAdvisor. Isso demonstra que, em algum momento, elas acessaram nosso perfil.”

Anúncios patrocinados

Depois de assinar o Pacote Premium, o Berkeley Hotel começou a usar os anúncios patrocinados do TripAdvisor. Elez explica: “Sabemos que os hóspedes que vêm do TripAdvisor são mais confiantes e tendem a reservar diretamente. Por isso, o objetivo é usar os anúncios patrocinados para receber mais reservas diretas no nosso site e aumentar a taxa de ocupação e o preço médio das diárias na alta temporada.”

Como Dubrovnik é um dos mercados mais sazonais no mundo todo, Elez considera os anúncios patrocinados uma boa maneira de receber mais acessos antes da alta temporada. Durante o período de baixa, a demanda é muito limitada. Por isso, o estabelecimento não pode perder oportunidades.

“Quanto mais perto de fazer a reserva, maior a preocupação dos hóspedes com o preço. Ao aumentar nossa exposição, criamos oportunidades de influenciar pessoas a escolherem nosso estabelecimento três estrelas, já que oferecemos preços mais baixos do que os hotéis cinco estrelas que estão por toda a cidade.”

Os resultados?

“Pagar pelos cliques nos anúncios patrocinados e receber mais reservas diretas tem um ótimo custo-benefício”, declara Elez. “Gostamos do fato de que nosso anúncio aparece no topo da lista. A repetição é importante, principalmente ao considerar os padrões de reserva do nosso mercado. Mesmo que as pessoas não cliquem naquele momento, elas se lembrarão de nós como uma opção. Quando clicarem de fato, estarão mais propensas a reservar”.

Elez planeja continuar usando os anúncios patrocinados como parte fundamental da estratégia de marketing online do estabelecimento. “Vemos nossos esforços como investimentos em longo prazo. Pelos próximos seis meses, continuaremos a monitorar os indicadores dos anúncios patrocinados, como o número de cliques, os acessos ao site e as reservas diretas confirmadas. Até agora, temos recebido bastantes reservas para esta temporada”, conta Elez.

Última atualização: 12 de março de 2018

Como este hotel em Bangkok triplicou os cliques em um mês

Como este hotel em Bangkok triplicou os cliques em um mês Boas práticas de marketing no TripAdvisor recomendadas por um hotel-butique de Bangkok.

O Bangkok Loft Inn é um hotel-butique premiado sete vezes pelo Travellers’ Choice do TripAdvisor. Com 32 quartos, o estabelecimento tem um “ambiente aconchegante e estilo contemporâneo” e localiza-se no distrito de Thonburi, na capital da Tailândia. No momento, é o 10º colocado na lista do Travellers’ Choice de melhores hotéis econômicos na Tailândia.

Kantapong Tanachotevorapong, gerente de marketing, compartilhou algumas das estratégias do estabelecimento para alcançar o sucesso. Elas incluem um compromisso sério com o atendimento ao cliente, o aumento da visibilidade com soluções online, como o TripAdvisor, e o uso dos anúncios patrocinados para aumentar os acessos e a taxa de ocupação.

Compromisso com o atendimento ao cliente

“Nosso foco é oferecer a nossos hóspedes a melhor experiência possível”, declara Tanachotevorapong, responsável pela estratégia de marketing do hotel. “Acreditamos que, com isso, motivamos as pessoas a voltar.”

Em fevereiro de 2018, 94% das mais de 1.500 avaliações foram muito boas ou excelentes, o que reflete esse grande compromisso com o atendimento ao cliente. Os feedbacks sempre mencionam que a equipe é hospitaleira e solícita, com funcionários sempre sorridentes, simpáticos e prontos para resolver qualquer problema.

Tanachotevorapong aponta que essa preocupação com o serviço motiva novas reservas. Segundo ele, “no geral, os hóspedes fazem a primeira reserva por meio de agências de viagens online parceiras. Depois dessa estadia e após conhecer nossa equipe, as pessoas tendem a fazer reservas para viagens futuras usando nossos canais diretos.”

Como ganhar visibilidade com o TripAdvisor e outros recursos online

Parceiro do TripAdvisor há muitos anos, o Bangkok Loft Inn é assinante do Pacote Premium desde 2012.

“Fomos um dos primeiros hotéis em Bangkok a usar soluções online para aumentar nossos negócios. Trabalhar com o TripAdvisor é grande parte dessa estratégia. Hoje em dia, a maioria de nossos hóspedes nos encontra no TripAdvisor”, explica Tanachotevorapong. “Fazemos uma divulgação massiva de nossos prêmios e oferecemos preços competitivos. Com isso, garantimos alta exposição no site”.

Apesar do sucesso, Bangkok Loft Inn enfrenta um mercado desafiador, repleto de novos concorrentes, principalmente estabelecimentos de redes maiores.

“Esses novos hotéis têm grande interesse em marketing online. Está ficando cada vez mais difícil nos destacarmos em nossos canais na internet”, explica Tanachotevorapong. “Para ajudar a aumentar a taxa de ocupação e alcançar nosso público-alvo, estamos experimentando diversas estratégias novas neste ano, incluindo o foco em marketing de conteúdo e redes sociais.”

Como usar os anúncios patrocinados do TripAdvisor para aumentar a taxa de ocupação

“O TripAdvisor sempre foi um ótimo parceiro, e estamos muito satisfeitos com o Pacote Premium. Por isso, quando nos foi oferecida a oportunidade de usar os anúncios patrocinados, sabíamos que tínhamos de experimentar o recurso”, declarou Tanachotevorapong.

Os anúncios patrocinados foram criados para destacar acomodações para viajantes que usam o TripAdvisor para pesquisar lugares para ficar em uma determinada região. Saiba mais sobre o recurso.

O Bangkok Loft Inn se inscreveu para uma campanha de anúncios patrocinados com orçamento médio. Os resultados? Na campanha atual, o Bangkok Loft Inn notou um aumento de 300% nos cliques de pessoas em busca de um hotel na cidade.

“Observamos melhorias no desempenho do Pacote Premium, bem como na performance com nossos parceiros de distribuição”, diz Tanachotevorapong. “Percebemos um aumento geral nas reservas recebidas.”

“Os anúncios patrocinados são uma ótima oportunidade, até mesmo para hotéis de pequeno porte”, continua ele. “Fácil de usar, a ferramenta é ideal para ajudar seu estabelecimento a chamar a atenção, além de ajudar pessoas a escolherem seu hotel dentre as diversas opções disponíveis.”

Última atualização: 6 de março de 2018

Uma oportunidade para hotéis independentes em que todos saem ganhando

Uma oportunidade para hotéis independentes em que todos saem ganhando Como um estabelecimento independente usa o TripAdvisor para aumentar a exposição, atrair clientes e criar relacionamentos valiosos.

O Arbuckle Lodge é um hotel independente localizado entre Black Hills e o Parque Nacional de Yellowstone, em Gillette, Wyoming. Os hóspedes do TripAdvisor adoram o charme e as comodidades em estilo Velho Oeste do hotel.

Como uma das proprietárias do Arbuckle Lodge, Michelle Nelson é responsável por aumentar a exposição do estabelecimento e construir relacionamentos com os hóspedes. Michelle diz: “Trabalhamos muito para oferecer um ótimo produto e um excelente serviço aos hóspedes. Normalmente, ocupamos uma das duas primeiras posições no ranking de hotéis em Gillette no TripAdvisor.”

Mais exposição para o Arbuckle 

A concorrência com as grandes redes de hotéis da região ainda é enorme.

“Ao concorrer com as grandes redes, a divulgação dos negócios fica difícil para hotéis independentes como o nosso”, diz Michelle Nelson. “No entanto, o TripAdvisor realmente aumentou a nossa exposição. É uma ferramenta que está gerando ótimos resultados.”

“O TripAdvisor fica cada vez maior diariamente. Vejo cada vez mais pessoas contando com o TripAdvisor para ter uma estadia ótima e inesquecível.”

E como Michelle usou o TripAdvisor para aumentar a exposição do hotel? Primeiro, ela trabalhou com sua equipe para atualizar o perfil do Arbuckle. Para isso, Michelle incluiu informações sobre serviços e comodidades, uma descrição oficial e mais de 30 fotos da gerência. Depois, eles começaram a usar as Avaliações Expressas para coletar o feedback dos hóspedes com frequência (os viajantes do TripAdvisor adoram ler novas avaliações). Outra prioridade do Arbuckle é responder a essas avaliações. 

“O TripAdvisor fica cada vez maior diariamente”, Michelle afirma. “Vejo cada vez mais pessoas contando com o TripAdvisor para ter uma estadia ótima e inesquecível.”

Para Michelle, a qualidade do conteúdo do TripAdvisor também é melhor:

“Os viajantes do TripAdvisor dedicam muito tempo e esforço para avaliar o hotel com objetividade e honestidade. A maioria das avaliações é bem longa e menciona vários aspectos. Isso é muito diferente dos outros sites de avaliação, que costumam ter avaliações com uma ou duas frases.”

Maiores lucros e média de preços das diárias 

Depois de aumentar a exposição do hotel no TripAdvisor, Michelle quis aproveitar essa vantagem. Ela se inscreveu na Reserva rápida assim que o seu parceiro de conectividade, o InnLink, obteve uma certificação nesse recurso.

Michelle diz:Quando os hóspedes conferem nossas avaliações no TripAdvisor e nossas fotos, sabemos que eles querem continuar no mesmo site. Com a Reserva rápida, eles aproveitam uma forma fácil de reservar nosso hotel depois de ler sobre ele diretamente no site.”

“As taxas são razoáveis, a reserva é igual a de grandes canais, e adoramos como o processo é fácil e tranquilo para os hóspedes...”

Os resultados do Arbuckle têm sido excelentes até hoje. Em média, as reservas da Reserva rápida rendem até 16% mais lucros do que aquelas feitas por meio de agências de viagem online.

“As taxas são razoáveis, a reserva é igual a de grandes canais, e adoramos como o processo é fácil e tranquilo para os hóspedes”, Michelle afirma. “Além disso, a média de preço das diárias é bem alta. Isso ocorre porque os viajantes fazem reservas usando nossas tarifas regulares.” 

Ela acrescenta: “Em geral, o TripAdvisor é ótimo para construir aquele cliente fiel que busca experiências incríveis na viagem. Por isso, acreditamos que a Reserva rápida vai conquistar uma participação ainda maior no mercado futuramente.”

Maior lucro com os hóspedes ao longo do tempo 

Ao fornecer acesso às informações dos clientes desde o início do processo, a Reserva rápida também ajudou o Arbuckle a aumentar o lucro com os hóspedes ao longo do tempo.

“Em geral, o TripAdvisor é ótimo para construir aquele cliente fiel que busca experiências excelentes na viagem. Por isso, acreditamos que a Reserva rápida vai conquistar uma participação ainda maior no mercado futuramente.”

“Acessar as informações sobre os hóspedes é essencial para os nossos negócios”, Michelle afirma. “Com essas informações, podemos fornecer um ótimo serviço de atendimento ao cliente e ofertas de valor agregado. Descobrimos que é possível transformar mais hóspedes da Reserva rápida em clientes fiéis. E isso é muito importante no nosso setor. É mais fácil atrair os hóspedes que já estão familiarizados com o TripAdvisor e transformá-los em clientes perfeitos.”

Ela também acredita que os clientes da Reserva rápida são os que estão mais dispostos a concluir o ciclo e fazer uma avaliação sobre o Arbuckle Lodge:

“Os clientes da Reserva rápida são aquele tipo de hóspede que está dedicado a encontrar os hotéis que realmente ofereçam serviço e custo-benefício excelentes. Isso fica claro nas avaliações que eles fazem.”

Michelle conclui: “Em geral, trabalhar com o TripAdvisor é uma oportunidade em que todos saem ganhando. Os hotéis independentes ganham mais exposição e os hóspedes aproveitam uma experiência perfeita com a Reserva rápida.”

Última atualização: 15 de abril de 2016

Atrações

Uma atração emocionante: como usar as avaliações para chegar ao topo, parte 2

Uma atração emocionante: como usar as avaliações para chegar ao topo, parte 2

O Gardaland Park, o melhor parque de diversões da Itália, mostra que o que você faz com as novas avaliações é tão importante quanto recebê-las.

Perdeu a parte 1? Leia a outra parte primeiro e descubra como o premiado Gardaland Park recebe mais avaliações.

Valorize ao máximo as novas avaliações

Você quer receber mais avaliações. Mas, quando recebe feedback, você faz tudo o que pode com ele? Veja como o Gardaland Park valoriza todas as novas avaliações, fortalecendo as relações com os clientes, fazendo melhorias imediatas e muito mais.

Mostrando aos clientes que eles são importantes

As 20 pessoas da equipe de marketing do Gardaland Park levam as relações com os clientes tão a sério que um desses funcionários fica só respondendo às avaliações do TripAdvisor. Por quê? “Acreditamos muito em criar relações exclusivas com cada cliente. Quando uma pessoa faz uma avaliação, ela espera uma resposta.”, afirma Raffaele Prati, gerente de Web e novas mídias. E ele ainda diz mais: “Mantendo esse diálogo, nós reforçamos a relação pessoal que temos com os nossos fãs. Eles deixam um feedback, nós respondemos e aprendemos.”

Quando perguntamos sobre o que é importante incluir em uma Resposta do administrador, Raffaele deu uma incrível volta, digna de uma das montanhas-russas do parque. “Vou falar o que não se deve incluir: respostas já prontas. É preciso personalizar porque as pessoas notam na hora quando você usa uma resposta padrão.” O funcionário do Gardaland Park que responde a cada uma das avaliações tem muito trabalho, mas a relação personalizada com os viajantes vale cada minuto gasto.

Melhorando a experiência dos clientes

Para que os feedbacks das avaliações não se percam, Raffaele e sua equipe compartilham os comentários mais recentes com todos os departamentos. “Levamos isso muito a sério e queremos que os viajantes saibam que entendemos seu feedback e estamos realmente prestando atenção. O relatório é enviado para todos os departamentos e usado no planejamento das próximas ações operacionais e de marketing.”

Durante a alta temporada, o relatório é semanal, mas, nas outras épocas, é mensal. O relatório destaca os problemas e os elogios mais mencionados e categoriza as novas avaliações conforme a pontuação e o tipo de opinião (positiva, neutra ou negativa).

Reforçando a reputação da atração

O marketing mudou muito desde a abertura do Gardaland Park em 1975. Hoje em dia, os viajantes contam com as avaliações para planejar suas viagens e saber o que fazer. É por isso que este ganhador do Travellers' Choice 2013 aproveita todo o poder do TripAdvisor, até mesmo nas iniciativas de marketing offline.

O Gardaland Park incluiu recentemente todos os prêmios que ganhou do TripAdvisor em seus folhetos e mapas. O resultado? Raffaele revela: “Incluir os prêmios do TripAdvisor no nosso material de marketing é uma eficiente forma de receber novas avaliações.” Ele também atribui o aumento de avaliações à ligação que os clientes observam entre o parque e o TripAdvisor. Assim, tudo que faça referência à reputação do parque só melhora a fama impressionante que ele já tem no TripAdvisor.

Agora é a sua vez de acompanhar os feedbacks de perto

Visite o Portal do Administrador para responder às últimas avaliações, rastrear semanalmente o desempenho do estabelecimento no TripAdvisor e muito mais. É grátis! Mesmo que você não tenha uma equipe de marketing com 20 funcionários e uma atmosfera de contos de fadas, como o Gardaland Park, se dedicar um pouco de tempo por semana ao perfil do estabelecimento no TripAdvisor, alcançará resultados mágicos. 

Última atualização: 26 de março de 2014

Uma atração emocionante: como usar as avaliações para chegar ao topo, parte 1

Uma atração emocionante: como usar as avaliações para chegar ao topo, parte 1

O Gardaland Park deixa os visitantes maravilhados com as aventuras dos contos de fada. Saiba por que o sucesso desta atração não é brincadeira.

Uma visão prática da fantasia

Os visitantes do Gardaland Park se apaixonam pela atmosfera de contos de fadas. Como diz o gerente de Web e novas mídias do parque, Raffaele Prati: “É uma terra muito feliz, a maior aventura no mundo da fantasia. As pessoas esquecem os problemas do dia a dia.”

Mas, o que atrai primeiro as pessoas para essa terra de fantasia, é a abordagem de marketing muito realista do Gardaland Park. O Gardaland Park é o melhor parque de diversões da Itália. Conhecida como um lugar de diversão e aventura para todos, a atração não mede esforços para manter esta reputação e promovê-la ainda mais.

Gerenciamento da presença online

“Começamos usando o recurso Avaliações Expressas para o parque de diversões. Ficamos tão felizes com os resultados que agora estamos usando a ferramenta para o aquário também.”

Há cerca de um ano, o Gardaland Park resolveu dedicar-se mais ao perfil no TripAdvisor. Raffaele, que supervisiona as mídias digitais do parque, ficou animada ao perceber como o TripAdvisor é importante para os viajantes. “Nós tínhamos uma página do estabelecimento antes, mas ela não era monitorada. Agora, com o TripAdvisor, podemos receber as avaliações, responder ao feedback dos clientes e melhorar ainda mais os nossos serviços e atendimento.”  

O pessoal do Gardaland Park passou a dar mais atenção à divulgação do parque no TripAdvisor, com foco em vários objetivos. Neste artigo, vamos falar daquilo que todos estão sempre buscando: como receber mais avaliações. Na segunda parte, falaremos sobre como esta atração de sucesso usa as avaliações para fortalecer o relacionamento com os viajantes, melhorar a experiência dos clientes e reforçar a reputação do parque.

Veja como o Gardaland Park está recebendo mais avaliações usando o TripAdvisor.

Recebendo 95 avaliações sem fazer muito esforço

Como Raffaele, com seus anos de experiência em marketing digital, observou: “o TripAdvisor é uma ferramenta muito importante porque os clientes podem deixar feedback e ajudar outros viajantes”. Com essa visão voltada para os viajantes, o Gardaland Park já recebeu mais de 3.400 avaliações. 

E, com certeza, este ganhador do Travellers' Choice ainda receberá muitas avaliações. Embora o Gardaland Park esteja agora em plena baixa temporada, eles conseguiram receber 95 avaliações usando o recurso gratuito Avaliações Expressas. Todo mês, o Gardaland Park usa esse recurso para enviar um e-mail de solicitação de avaliações para os novos endereços de e-mail que entram em seu banco de dados.

Dedicando apenas alguns minutos por mês ao recurso Avaliações Expressas, o Gardaland Park está observando ótimas taxas de cliques e de resposta. Raffaele destaca “Começamos usando o recurso Avaliações Expressas para o parque de diversões. Ficamos tão felizes com os resultados que agora estamos usando a ferramenta para o aquário também.” Recomendo com certeza.”

Fazendo sucesso com os widgets

O Gardaland Park também recebe avaliações através dos widgets do TripAdvisor em seu famoso site, que recebe 6 milhões de visitas por ano. O widget da página inicial abre um formulário de avaliação do TripAdvisor em uma página separada do gardaland.it. Até agora, o widget gerou 10.000 visitas ao formulário de avaliação. O widget conquista os viajantes usando a marca confiável do Gardaland e oferecendo uma maneira fácil de fazer uma avaliação sobre a última visita.

O Gardaland Park também incluiu um widget semelhante em sua newsletter eletrônica, que é enviada para 230.000 pessoas. “Com estes dois widgets, o número de avaliações aumentou muito.” Quanto? Mais de 20%.

Aproveitando ao máximo as avaliações

Incentivar mais avaliações gera excelentes resultados, mas parte da mágica do Gardaland Park se deve a tudo o que eles fazem depois que recebem uma nova avaliação.

Leia a parte 2 para saber como o Gardaland Park usa as avaliações para fortalecer o relacionamento com os viajantes, melhorar a experiência dos clientes e reforçar a reputação online do parque.

 

Última atualização: 26 de março de 2014

Estreitando os laços em uma das principais atrações da Jamaica

Estreitando os laços em uma das principais atrações da Jamaica As respostas personalizadas do administrador contribuem para que mais de 90% dos visitantes desse destino de compras em Montego Bay sejam provenientes do TripAdvisor.

O turista desembarca de uma van pintada com lindas flores coloridas. E é recebido por uma equipe sorridente, uma brisa suave e uma vista panorâmica de Montego Bay. Com uma recepção como essa, não há como não se sentir em paz. A única dificuldade é decidir o que fazer primeiro: Visitar a incrível galeria de arte ou o tranquilo jardim?

É esse o dilema enfrentado todos os dias pelos visitantes do Ahhh…Ras Natango Gallery and Garden. Esta atração de compras em Montego Bay está fazendo um enorme sucesso. Tudo porque os visitantes não têm vontade de ir embora de lá. A coproprietária Tamika Williams diz em tom de brincadeira: “Daqui a pouco vamos ter que contratar seguranças para convidar os clientes a se retirar. Um dos últimos me perguntou se poderia armar uma barraca no jardim para passar a noite aqui.”

Tamika teve de dizer “não” ao cliente, mas mesmo assim os viajantes que vão à Jamaica continuam dizendo “sim” para a atração. Os clientes realmente se apaixonam à primeira vista pelo Ahhh…Ras Natango Gallery and Garden. O “Ahhh…” é uma parte importante do nome da atração porque reflete exatamente o que os clientes sentem assim que chegam, aquela incrível sensação de finalmente poder parar e relaxar. E um número cada vez maior de viajantes que vão para a Jamaica está descobrindo a incrível arte de Ras, o tranquilo jardim de Tamika e a simpatia e descontração da equipe.

Tamika compartilha o segredo do sucesso. “Quando começamos, em 2010, não tínhamos dinheiro para fazer grandes campanhas de marketing. Ras, meu marido, sugeriu focarmos no TripAdvisor porque os nossos clientes deixavam ótimas avaliações aqui no livro de visitas do Ahhh.” O resultado? Agora mais de 90% da clientela do nosso estabelecimento vêm diretamente do TripAdvisor. “Os viajantes mandam e-mail para nós pela nossa página no TripAdvisor ou ligam quando já estão na Jamaica e dizem que nos descobriram pelo TripAdvisor.”

O Ahhh…Ras Natango Gallery and Garden continua crescendo e conta com 11 funcionários por enquanto. Tamika e sua equipe ainda têm tempo para se concentrar em oferecer um serviço personalizado para cada visitante. Como muitas outras pessoas que administram uma pequena empresa voltada para o turismo, Tamika desempenha várias funções. “Sou coproprietária, secretária, gerente, jardineira, responsável pelo marketing no TripAdvisor, criadora de receitas... e também faço mágicas aqui no Ahhh”, afirma rindo. Uma das mágicas que ela faz? Escreve respostas do administrador personalizadas e imediatas para cada avaliação no TripAdvisor.

Na verdade, Tamika responde a todas as avaliações que o Ahhh…Ras Natango Gallery and Garden recebe no TripAdvisor, uma por uma. Enquanto Ras, seu marido e coproprietário, se concentra principalmente em fazer mágica com o pincel sobre as telas, Tamika expressa seu talento artístico em cada resposta atenta e calorosa que escreve para todas as avaliações dos visitantes. Para ela, responder é tão importante que sempre responde imediatamente a cada nova avaliação, não importa onde esteja. O motivo? “As pessoas têm várias opções e podem ir a qualquer lugar, mas decidem vir aqui. Então, eu quero demonstrar a minha gratidão. Se a pessoa teve tempo de sentar e fazer a avaliação, eu também devo ter tempo de responder e agradecer.”

Este é o trecho de uma resposta de Tamika a um cliente que disse que adorou a comida que ela serve no local:

“O seu grupo me inspirou a cozinhar com mais paixão ainda, se é que isso é possível. Agora eu passo mais tempo na cozinha e presto atenção a cada detalhe. O que prova que experimento tudo são os quilinhos extras que ganhei. Espero manter contato com todos vocês. A sua próxima visita será ainda melhor.”

Tamika também sabe a importância do boca a boca. Muitos de seus visitantes dizem ter escolhido o Ahhh…Ras Natango Gallery and Garden especialmente porque veem todas as respostas do administrador. “Isso dá aos viajantes a oportunidade de saber com quem estão lidando” diz Tamika. “Depois eles vêm aqui, se apaixonam e contam para os amigos também.”

É claro que a autenticidade em cada detalhe do Ahhh…Ras Natango Gallery and Garden também ajuda. Toda a arte é criada pelo artista autodidata Ras Natango, seu filho Ayale e outros artistas locais. Você encontraria a comida deliciosa que eles servem na mesa de uma típica família local. E a paixão e a cordialidade da equipe são sinceras: “Aqui os turistas não se sentem turistas. Eles vivenciam uma experiência autêntica e aprendem sobre a cultura e a cozinha jamaicanas. É muito mais do que um local para fazer compras e tem a atmosfera da Jamaica.”

Última atualização: 16 de janeiro de 2014

Restaurantes

A história de um food truck: Wafels & Dinges

A história de um food truck: Wafels & Dinges

Conheça a história de uma empresa de food truck que faz sucesso no mercado ultracompetitivo de restaurantes da cidade de Nova York, ultrapassando mais de 10.000 estabelecimentos tradicionais e ocupando uma posição no mais alto escalão do Índice de popularidade do TripAdvisor.

O

Wafels & Dinges é um food truck (restaurante ambulante) da cidade de Nova York que vende waffles belgas com coberturas de vários sabores (dinges) feitos na hora. Fundado em 2007, ele foi uma das primeiras empresas a usar as mídias sociais para informar a localização de suas caminhonetes. Hoje a empresa tem 30.000 seguidores no Twitter e, todos os dias, @waffletruck publica localizações, mensagens para fortalecer a marca, fotos e muito mais.

No Índice de popularidade do TripAdvisor para a cidade de Nova York, o

Wafels & Dinges está colocado entre os primeiros 1% no ranking de restaurantes.Essa conquista não foi fácil, principalmente para uma empresa que só foi ter um restaurante fixo convencional na metade de 2013. Conversamos recentemente com o proprietário do Wafels & Dinges, Thomas DeGeest, sobre a empresa e o sucesso. Aqui está a declaração dele:

Nos Estados Unidos, o mercado de vendedores ambulantes tem uma receita anual de USD 1 bilhão e cresce a uma taxa de 3,9% ao ano desde 2008.1

Que impacto os food trucks exercem no setor?

“Os food trucks são muito populares porque oferecem algo inigualável aos consumidores: refeições de alta qualidade com ótimos preços. Os nossos food trucks têm uma especialidade: fazer waffles. E nisso nós somos muito bons. A especialização é a chave do sucesso no nosso negócio. Você deve escolher algo que saiba fazer melhor do que os outros.

Observamos uma tendência cada vez maior de um conceito começar em um food truck e depois evoluir para um restaurante fixo convencional. Você testa o conceito na rua, vê se dá certo e depois abre um restaurante fast-food. Temos os food trucks de waffle há seis anos, mas só abrimos o nosso primeiro café em 2013. Usar as caminhonetes foi a solução viável que encontramos para estabelecer o nosso negócio.”

Quais são os seus desafios?

“Supersaturação: estamos começando a ver esse problema em várias ruas de Nova York. Às vezes, um mercado começa a apresentar um baixo desempenho, e precisamos encontrar outro local para a caminhonete. Isso é difícil porque os clientes regulares costumam contar com a nossa presença em regiões e horários específicos. Além disso, as leis municipais que regulam esse tipo de atividade nem sempre são claras ou úteis.”

Como você usa as mídias sociais?

“Aprendemos muito com as mídias sociais e temos um membro da equipe dedicado a isso. A nossa empresa adota um senso de humor e um tom próprios que são divertidos, acessíveis, abertos e pouco convencionais. Isso nos diferencia dos concorrentes.

Há muitas variáveis nesse ramo de food trucks, e nós também usamos as mídias sociais para atualizar os clientes. Por exemplo, quando temos um problema mecânico, informamos nossos clientes usando o Twitter. O fato de termos começado a usar as mídias sociais logo no início contribuiu para o nosso sucesso.”

Como o feedback dos seus clientes influencia o seu negócio?

“O nosso cardápio e futuros pontos de venda normalmente se baseiam nas sugestões que recebemos nas mídias sociais e nas caminhonetes. Pedimos que os clientes votem em quais itens devemos colocar de volta nos cardápios. Sempre sugerimos que os nossos clientes façam uma avaliação. Também recomendamos que eles vejam as nossas avaliações porque temos uma excelente pontuação. Respondemos aos clientes e agradecemos o feedback. Para nós, a chave para conseguir feedbacks dos clientes é solicitá-lo diretamente, incorporá-lo e observar a demanda do mercado resultante dessas alterações.”


Dicas privilegiadas para restaurantes

Os restaurantes costumam se descuidar das páginas de seus perfis no TripAdvisor. O Wafels & Dinges tem o forte compromisso de oferecer aos clientes produtos de alta qualidade e ótimos preços. Os viajantes do TripAdvisor responderam com excelentes avaliações, o que permitiu o nosso sucesso no site.

Aqui estão quatro dicas que os restaurantes e vendedores não convencionais (como os food trucks) podem usar para expandir seu negócio com suas páginas no TripAdvisor:

  • Veja se o seu estabelecimento tem perfil no TripAdvisor. Visite www.tripadvisor.com.br e use a caixa de busca para ver se a sua empresa foi listada por algum viajante. Se não tiver sido, confira o nosso guia para a criação de um perfil
  • Registre-se como proprietário. Para gerenciar a página do seu estabelecimento no TripAdvisor, você deverá se cadastrar em www.tripadvisor.com.br/owners. Depois do cadastro, confirme ou corrija as informações da sua empresa. Um perfil completo ajuda a diferenciar o seu estabelecimento e atrair viajantes do TripAdvisor.
  • Inscreva-se para receber alertas de avaliações. Depois de se cadastrar, inscreva-se para receber e-mails de notificação quando forem feitas avaliações da sua empresa. Com os alertas, você poderá ler rapidamente o feedback dos seus clientes e escrever uma resposta do administrador para agradecer a avaliação. Ao responder às avaliações, você mostra aos viajantes que se preocupa com a melhoria da sua empresa.
  • Adicione fotosAdicione fotos ao seu perfil do TripAdvisor no Portal do Administrador. Escolha uma imagem espetacular para a foto principal porque é a única que os viajantes veem no Índice de popularidade do TripAdvisor. Atraia viajantes com uma foto que os deixe com água na boca.

Quer mais dicas para otimizar a página de um restaurante no TripAdvisor? Confira o guia completo.


  • 1. IBIS World, Street Vendors in the US: relatório de pesquisa de mercado, agosto de 2013
Última atualização: 4 de fevereiro de 2014

Com apenas dez minutos por semana, o recurso Avaliações Expressas fornece 54% das avaliações

Com apenas dez minutos por semana, o recurso Avaliações Expressas fornece 54% das avaliações Veja como é fácil para a atração BREW-ed Brewery & History Walking Tours coletar avaliações com o recurso Avaliações Expressas.

“Eu sabia que precisava de mais divulgação”

Com sete anos de experiência como bartender e assistente de mestre cervejeiro, Cliff Mori sabe apreciar todas as semanas que leva para fabricar uma cerveja. Contudo, agora que ele está no comando da atração BREW-ed Brewery & History Walking Tours, Cliff não tem mais tempo para esperar por novas avaliações sobre as suas excursões a cervejarias.

Como ele mesmo explica: “Eu sabia que precisava de divulgação, mas eu não entendia nada de marketing. Eu comecei pedindo às pessoas que fizessem avaliações quando chegassem em casa.” Infelizmente, as pessoas se esqueciam de fazer as avaliações depois de uma semana bebendo e se divertindo na linda cidade de Asheville, na Carolina do Norte.

Então, Cliff decidiu tentar uma nova estratégia: o recurso Avaliações Expressas, uma ferramenta gratuita do TripAdvisor. Com esse recurso, solicitar avaliações fica muito mais fácil.

“Agora estou entre os três primeiros”

Depois de usar o recurso Avaliações Expressas, Cliff não poderia estar mais feliz com os resultados:

O recurso Avaliações Expressas gera mais da metade das avaliações da atração.
Com essas avaliações, o TripAdvisor é responsável por 20% dos clientes.
E Cliff leva menos de 10 minutos por semana usando o recurso Avaliações Expressas.

Com essas novas avaliações, a BREW-ed Brewery & History Walking Tours fez ainda mais sucesso no TripAdvisor. “A minha posição no ranking subia conforme as pessoas falavam sobre como tinham se divertido no tour. Em poucos meses, eu deixei de ser um dos últimos e fiquei entre os 15 primeiros. Agora, eu estou entre as 3 melhores atividades em Asheville.”

Com essa subida no ranking e uma maior exposição, o TripAdvisor é uma das principais fontes de divulgação para a atração BREW-ed Brewery & History Walking Tours. Na opinião do Cliff, “Essa divulgação toda com custo zero e pouco tempo gasto é um ótimo investimento.”

Como muitos proprietários de estabelecimentos pequenos, Cliff tem pouco tempo livre. “O meu espetáculo é solo. Eu faço tudo sozinho.” Ainda bem que “O recurso Avaliações Expressas facilita tudo. Eu gasto só 10 minutos por semana. O software que uso para emitir ingressos coleta os endereços de e-mail. Assim, na segunda-feira de manhã, eu só tenho que carregar essa lista e solicitar as avaliações.”

“O TripAdvisor é uma ótima forma de se destacar”

Com o sucesso da atração BREW-ed Brewery & History Walking Tours, Cliff fica feliz em compartilhar ideias que vão além do seu conhecimento sobre cervejas. Veja as dicas de Cliff para aproveitar ao máximo as vantagens do TripAdvisor.

Conquiste o seu público
“O TripAdvisor é uma ótima forma de atrair os viajantes que estão buscando o que fazer na sua cidade. Começar é fácil. Se eu fizer um bom trabalho e pedir para as pessoas compartilharem suas opiniões, estarei no caminho certo. É tudo mais genuíno e gratificante.”

Fique atento e mantenha-se informado
“Eu confiro o site 3 ou 4 vezes por dia para descobrir se tenho novas avaliações e o que a concorrência está fazendo. Eu sempre quero saber qual é a minha posição no ranking.”

Trabalho inteligente é trabalho eficiente
“Eu gosto do modelo do recurso Avaliações Expressas porque você pode reutilizá-lo e deixá-lo mais pessoal. Eu só gastei uns 15 ou 20 minutos no começo. Depois, tudo já está sempre pronto para usar. Não preciso verificar nada de novo.”

Melhore a sua reputação
“Eu coloquei os widgets do TripAdvisor no meu site porque as pessoas confiam nas pontuações do TripAdvisor. Eu recebo muito feedback positivo. Dessa forma, é fácil compartilhá-lo com as pessoas. Os viajantes têm muitas opções. E, com os feedbacks, eles pensam: “85 pessoas já se divertiram, eu posso ser o número 86”. Isso os deixa mais confiantes.”

Última atualização: 1 de dezembro de 2014