Histórias de sucesso no Tripadvisor

Estabelecimentos que estão no Tripadvisor compartilham dicas e boas práticas.

Acomodações

Como um hotel na Espanha usa o Tripadvisor em sua estratégia de reposicionamento de marca

Como um hotel na Espanha usa o Tripadvisor em sua estratégia de reposicionamento de marca Veja como o Selenta Group maximizou a exposição do Hotel SOFIA para aumentar o tráfego e impulsionar a reputação online da empresa.

O Selenta Group gerencia nove estabelecimentos em diversas cidades da Espanha. Conversamos com Silvia Sutter, gerente de tráfego online, para saber como ela aumentou os acessos ao site e a visibilidade do Hotel SOFIA com o Tripadvisor.

O Tripadvisor como parte da estratégia de reformulação da marca

O reposicionamento dos estabelecimentos do Selenta é um grande projeto iniciado no ano passado que levou meses de preparação e planejamento. “Transformamos a empresa e reformulamos a marca como um todo. Agora, estamos trabalhando para reposicionar nossos estabelecimentos como luxuosos e sofisticados”, revela Silvia.

O objetivo? Aumentar a visibilidade e o tráfego de todos os nove estabelecimentos. “Queremos expandir nosso mercado e atrair mais viajantes dos Estados Unidos, já que a maioria dos nossos hóspedes é da Espanha e do Reino Unido”, explica.

Ela começou a usar o Tripadvisor para divulgar o relançamento do Hotel SOFIA, propriedade que o Selenta reformou recentemente. “O Tripadvisor é um canal de marketing importante porque essa fonte de tráfego aumenta nosso desempenho geral, e os viajantes do Tripadvisor são mais propensos a fazer reservas”, explica ela. “Atualizamos o perfil do SOFIA no Tripadvisor com nosso novo nome, fotos e outras informações. Fizemos isso não só para divulgar as reformas, mas também para redefinir as expectativas dos hóspedes.”

Como aumentar a visibilidade com os anúncios patrocinados

Para garantir mais exposição ao SOFIA no competitivo mercado de Barcelona, Silvia usa os anúncios patrocinados.“Decidimos experimentar os anúncios patrocinados para aumentar a visibilidade do SOFIA e o reconhecimento da marca. Essa exposição adicional destaca o estabelecimento para pessoas que pesquisam onde ficar em Barcelona”, explica ela.

O SOFIA conquistou mais visibilidade e tráfego. “Os resultados têm sido excelentes: os anúncios patrocinados funcionam tão bem para o SOFIA que agora todos os nove estabelecimentos do Selenta têm campanhas ativas”, revela Silvia. “Em média, os anúncios de cada estabelecimento foram exibidos mais de 50 mil vezes para um público altamente direcionado em apenas seis semanas.”

E essa exposição está valendo a pena: “Direcionamos mais acessos ao site do SOFIA, criando leads que, por fim, resultam em reservas. Desde que ativamos os anúncios patrocinados, aumentou o direcionamento de reservas para o SOFIA”, continua a gerente.

O ciclo de reputação online do SOFIA também cresceu em ritmo acelerado. “O aumento na exposição impulsionou o ciclo de reputação online do SOFIA, o que ajudou o hotel a ficar entre 10% das melhores acomodações em Barcelona”, avalia Silvia. “Conforme mais pessoas se hospedam no SOFIA, novas avaliações e fotos são publicadas por elas, recomeçando o ciclo de inspirar outros viajantes a escolher nosso estabelecimento.”

Ela pretende veicular anúncios patrocinados durante o ano todo. “Se as conversões continuarem aumentando devido ao recurso, vamos exibir anúncios patrocinados durante todo o processo de reformulação da marca. Os anúncios ajudaram a reposicionar nossos estabelecimentos, direcionar mais acessos aos nossos sites e gerar mais reservas”, finaliza ela.

Última atualização: 10 de dezembro de 2018

Como um grupo de hotéis europeu usa o marketing de conteúdo para alcançar viajantes

Como um grupo de hotéis europeu usa o marketing de conteúdo para alcançar viajantes A rede 25hours Hotels aumenta a exposição e o reconhecimento da marca com o Tripadvisor, e com isso gera mais receita. O 25hours Hotels é um grupo formado por 13 estabelecimentos localizados na França, na Alemanha e em outros países da Europa. Veja como Alexander Schuster, chefe de tecnologias digitais, influencia os viajantes a reservar os hotéis da rede usando o marketing de conteúdo e o Tripadvisor.

Marketing de conteúdo como foco

Para criar vínculos entre os clientes e a marca 25hours, Alexander usa o marketing de conteúdo. “Decidimos ter o marketing de conteúdo como foco, em vez de só contar com pacotes, promoções e descontos. Assim, é possível mostrar que a experiência dos hóspedes nos nossos hotéis vai além da estadia. Ela é uma aventura divertida, relaxante e imersiva, criada para incorporar o espírito da cidade e do bairro em que os nossos hotéis estão”, conta ele. “Os vídeos e fotos fortalecem nossa marca. Já os blogs de cada hotel oferecem conhecimento local específico.”

Como alcançar viajantes durante o processo de reserva usando o Tripadvisor

Alexander oferece informações relevantes às pessoas enquanto elas pesquisam um lugar para ficar no Tripadvisor, que é um canal de marketing importante. “O processo de reserva tem muitos pontos de contato. Precisamos alcançar os viajantes na hora certa e nos canais corretos. Portanto, ampliamos nosso conteúdo no Tripadvisor, Google, redes sociais e outros canais de marketing para chamar a atenção das pessoas e fornecer informações atraentes e consistentes”, explica ele. “Usamos o Tripadvisor para aumentar nossa exposição, destacar a marca 25hours e receber mais reservas diretas.”

Com o Tripadvisor, Alexander complementa sua estratégia de conteúdo ao destacar as avaliações recebidas e responder ao feedback.“As pessoas conferem as avaliações, o que torna o Tripadvisor uma parte importante do processo de reserva. Além de apresentar nosso ponto de vista, responder a essas avaliações mostra como valorizamos os hóspedes e nos sentimos responsáveis por eles”, afirma Alexander.

Mais receita com o Pacote Premium

Para atrair viajantes, Alexander coloca seu conteúdo em destaque e aprimora os perfis da rede 25hours Hotels no Tripadvisor com o Pacote Premium.“Conquistamos os viajantes que estão no processo de reserva tanto na busca do Tripadvisor quanto no nosso perfil, quando eles estão considerando nossos estabelecimentos e preços”, conta ele. “Podemos testar e otimizar diferentes recursos do Pacote Premium. Por exemplo, publicamos as fotos preferidas e de capa que melhor representam nossos hotéis. Depois, conferimos a taxa de interação com as imagens no relatório analítico para ver o que funciona melhor para atrair ainda mais viajantes.”

Alexander também usa o Pacote Premium para se conectar diretamente com os viajantes. “Com os dados de contato, incluímos os canais de comunicação certos no Tripadvisor, como site, telefone e e-mail. Podemos direcionar os viajantes ao nosso site para que eles façam reservas diretas. Como é fácil entrar em contato conosco, não os perdemos para as agências de viagens online”, conta Alexander. “Outra estratégia para receber reservas diretas são as ofertas especiais, que oferecem uma tarifa diferenciada e mais baixa que pode ser resgatada no nosso site.”

Alexander comenta que todos os estabelecimentos do grupo usam o Pacote Premium porque o recurso aumenta os negócios e fortalece a marca 25hours. “O Pacote Premium tem muitos benefícios. Ele traz retorno sobre o investimento em propaganda, além de gerar mais receita para todos os estabelecimentos”, observa ele.

Maior exposição com os anúncios patrocinados

Para maximizar o alcance e direcionar mais pessoas aos perfis da rede 25hours, Schuster decidiu experimentar os anúncios patrocinados. “Depender das pesquisas para que os viajantes encontrem nossos estabelecimentos não é eficaz. Com os anúncios patrocinados, aumentamos nossa exposição aos viajantes que já estão no processo de reserva, principalmente quando pesquisam uma cidade específica, mas não consideram uma marca em particular”, disse ele. “Testamos os anúncios patrocinados em cinco estabelecimentos. Eles receberam, em média, mais de 100 mil visualizações em dois meses. Isso significa que eles foram vistos 100 mil vezes mais do que seriam sem esse recurso.”

Com os anúncios patrocinados, Alexander também garantiu mais reservas diretas. “Além da maior exposição, os anúncios patrocinados geram leads. Assim, mais viajantes fazem reservas nos nossos hotéis. Em média, o direcionamento de reservas aumentou em 20%. O número de visitas às páginas dos nossos cinco estabelecimentos no Tripadvisor também aumentou”, disse ele.

Depois de comprovar os benefícios dos anúncios patrocinados, Alexander acredita que eles são um investimento válido. “Os anúncios patrocinados são importantes porque nos permitem aumentar o reconhecimento da marca 25hours em vários pontos de contato durante o processo de reserva dos clientes. Cada clique representa a interação e o interesse dos viajantes. Se eles veem o anúncio, é muito provável que também voltem mais tarde com muita intenção de reservar conosco”, explica ele.

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História de sucesso: hotel em Jaipur usa o Tripadvisor para impulsionar o marketing de atração

História de sucesso: hotel em Jaipur usa o Tripadvisor para impulsionar o marketing de atração Saiba como o Royal Heritage Haveli atrai viajantes com os anúncios patrocinados e recebe reservas com o Pacote Premium. O Royal Heritage Haveli é um hotel-butique de gestão familiar. Esse pequeno estabelecimento em Jaipur, na Índia, já ganhou o prêmio Travellers’ Choice diversas vezes. Veja como Shambhavi Singh, diretora do Haveli, usa o Tripadvisor como parte fundamental da sua estratégia de marketing de atração. Desafio: aproveitar a alta temporada ao máximo

Singh se empenha para receber o maior número de reservas possível durante a alta temporada. “Nossa época de maior movimento é curta. Portanto, temos que aproveitá-la ao máximo. Jaipur é muito quente. É difícil ocupar os quartos na baixa temporada”, afirma Singh.

Muitas outras acomodações na região adotam uma estratégia parecida. “É um desafio se destacar da concorrência em Jaipur. Somos uma empresa pequena. Na alta temporada, disputamos o número limitado de viajantes na cidade com hotéis renomados. Portanto, precisamos nos diferenciar dos estabelecimentos semelhantes ao nosso”, explica ela.

Solução: usar o Tripadvisor para impulsionar o marketing de atração “Para vencer esse desafio, uso estratégias de marketing para atrair viajantes, direcionar acessos, conquistar reservas e encantar os hóspedes. O Tripadvisor é essencial para isso”, revela Singh. “O marketing de atração promove o reconhecimento da marca entre os viajantes, além de dar credibilidade ao Haveli.”...

Como um novo hotel em Lisboa está fazendo sucesso no Tripadvisor

Como um novo hotel em Lisboa está fazendo sucesso no Tripadvisor Corpo Santo conquistou uma ótima reputação online e aumentou esse sucesso com o Pacote Premium e os anúncios patrocinados do Tripadvisor. Inaugurado em 2017, o Corpo Santo Hotel é um estabelecimento histórico independente que alcançou rapidamente uma das melhores classificações em Lisboa. Conversamos com Pedro Pinto, gerente geral, para saber suas estratégias para alcançar o sucesso. Como conquistar uma ótima reputação online

Tudo começa com um serviço de qualidade. Para oferecer isso, Pedro investiu na equipe do hotel e em melhorias constantes: “Nossa estratégia é oferecer um serviço excepcional e encantar os hóspedes com novidades. Ter uma equipe excelente é fundamental. Por isso, temos o cuidado de escolher bem quem contratamos e de passar os feedbacks recebidos”, disse Pedro.

Depois, ele incentiva os hóspedes a compartilhar suas experiências com outros viajantes no Tripadvisor. “Em vez de nos preocuparmos com os concorrentes, trabalhamos para superar a nós mesmos. Sempre nos concentramos no serviço oferecido e nas avaliações recebidas. Não basta proporcionar uma experiência de qualidade, é preciso também se comprometer a usar o Tripadvisor para promover o Corpo Santo”, afirmou ele.

Com o empenho de criar uma reputação online para o hotel por meio das avaliações no Tripadvisor, Pedro conseguiu atrair hóspedes. E ele mantém esse ciclo ao receber novas avaliações. “Incentivamos os hóspedes a deixar feedback com as Avaliações Expressas”, disse Pedro. “Como os hóspedes adoram nosso hotel, querem compartilhar suas experiências. Em vários casos, foi a primeira vez que avaliaram um estabelecimento. As pessoas que leem essas avaliações chegam entusiasmadas para se hospedar em nosso hotel. Depois, se sentem inspiradas para nos avaliar após a estadia.”

Pedro também usa as respostas do administrador para causar uma boa impressão nos hóspedes antigos e influenciar outras pessoas a escolher seu hotel. “Receber avaliações não garante o sucesso. Deixamos respostas personalizadas e agradecemos aos hóspedes”, contou Pedro. “Também mostramos como adotamos as sugestões para melhorar o hotel. Por exemplo, substituímos as janelas que deixavam muito ruído entrar. Depois, entramos em contato com todos os hóspedes que tinham mencionado esse problema para informá-los das melhorias feitas por causa do feedback deles.”

Como maximizar o sucesso com o Pacote Premium e os anúncios patrocinados

“Com todas as tarefas de gestão da reputação, estamos subindo no ranking de popularidade de Lisboa. Vimos nos dados analíticos que 40% dos nossos acessos vinham do Tripadvisor. Queríamos aumentar os acessos e receber mais hóspedes. Por isso, adquirimos o Pacote Premium e os anúncios patrocinados”, explicou Pedro.

O Pacote Premium e os anúncios patrocinados ajudam a ampliar a presença de Corpo Santo no Tripadvisor. E os resultados superaram as expectativas dele. “É como ganhar na loteria. Os acessos ao nosso site aumentaram em 500% com os dois produtos. Os anúncios patrocinados ampliaram nosso alcance. Tivemos quase 69 mil visualizações em 6 meses de campanha, e recebemos mais cliques que direcionam ao perfil do estabelecimento”, declarou Pedro. “Graças ao Pacote Premium, nossas reservas diretas aumentaram. Além disso, estamos atingindo uma taxa de ocupação de 90%.

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Como uma rede de hotéis independente na Europa aumentou as reservas diretas em 150%

Como uma rede de hotéis independente na Europa aumentou as reservas diretas em 150% Os sites do Central Hotel e do Forum Hotel, na Bulgária, recebem mais acessos com os anúncios patrocinados do Tripadvisor. Contexto Hotel Central, vencedor do Travellers’ Choice, e Forum Hotel, ganhador do Certificado de Excelência, são hotéis-butique independentes de propriedade compartilhada em Sófia, na Bulgária. Saiba como Zhivko Zhelyazkov aumentou as reservas diretas dos dois estabelecimentos que gerencia com os anúncios patrocinados do Tripadvisor. Desafio No inverno, menos pessoas visitam Sófia. Com isso, a demanda dos hotéis Central e Forum é muito menor. Zhelyazkov explica: “como janeiro e fevereiro são meses difíceis, concentramos nossos esforços em gerar mais reservas diretas durante esse período.” Solução...

Estudo de caso: Derby Hotels Collection aumenta as reservas em 25% com os anúncios patrocinados

Estudo de caso: Derby Hotels Collection aumenta as reservas em 25% com os anúncios patrocinados Como Derby Hotels Collection maximiza a exposição com os anúncios patrocinados do Tripadvisor para competir de forma mais eficaz em um mercado desafiador. O Derby Hotel Collection é uma rede de hotéis de gestão familiar com 14 estabelecimentos, localizados principalmente em Barcelona. Recentemente, conversamos com David Martinez i Urgell, líder de marketing digital e comércio eletrônico do grupo, para saber como ele aproveita os anúncios patrocinados do Tripadvisor para competir de forma mais eficaz em um mercado desafiador: Desafio: competir por menos viajantes A expectativa é que o turismo em Barcelona, principal mercado do Derby, seja mais fraco em 2018, principalmente durante a baixa temporada. Com a previsão de baixa no mercado de viagens, Martínez soube que precisava de algo diferente para competir por menos hóspedes com as redes de hotéis maiores. “Sabíamos que seria uma temporada complicada devido à difícil situação econômica do mercado”, declarou Martínez. “Também sabemos que a maioria dos viajantes não sabe da existência de nossos hotéis até pesquisar um destino específico e nos encontrar no Tripadvisor ou em agências de viagens online.”...

Como este hotel em Sorrento aumentou as reservas diretas em 20% dentro de 40 dias

Como este hotel em Sorrento aumentou as reservas diretas em 20% dentro de 40 dias Gianfranco Acampora – proprietário, gerente geral e estrategista de marketing do Grand Hotel Aminta – compartilha as principais dicas para promover seu hotel-butique em Sorrento

Conversamos com o hoteleiro e especialista de marketing Gianfranco Acampora, proprietário e gerente geral do Grand Hotel Aminta em Sorrento, na Itália. Ele compartilhou dicas e boas práticas de marketing digital para hotéis:

Você poderia falar sobre o Grand Hotel Aminta e a sua função no estabelecimento?

O Grand Hotel Aminta é um dos maiores hotéis em Sorrento. Situado em uma colina voltada para o Golfo de Nápoles, ele tem uma vista deslumbrante da cidade. Hoje em dia, meu irmão e eu dividimos o gerenciamento das operações do hotel. Eu sou responsável pelas áreas de vendas, marketing e registro de hóspedes.

Você poderia falar mais sobre a sazonalidade e demanda para o Aminta?

Embora seja um dos únicos hotéis na região que ficam abertos durante o ano todo, o Aminta é, na verdade, um resort de verão. A alta temporada é de abril a outubro, enquanto a baixa vai de novembro até meados de março. O Ano Novo é uma exceção, graças à incrível queima de fogos de artifício que acontece aqui em Sorrento.

No momento, a grande maioria dos clientes vem do Reino Unido. Também recebemos muitos americanos e canadenses.

Você divulga seu hotel online há muitos anos. Poderia nos contar mais sobre a sua estratégia e a evolução dela ao longo do tempo?

Sempre me interessei muito por marketing digital. Além de meu trabalho, é meu hobby e paixão. Fomos o primeiro estabelecimento de Sorrento a ter um site, em 1995. Desde então, o hotel sempre se saiu bem nas buscas orgânicas. Conforme os concorrentes começaram a usar a internet, tentamos diversas estratégias para manter nossa vantagem competitiva, como anunciar em mecanismos de busca e agências de viagens online.

Logo percebemos que é muito difícil atingir nosso público-alvo com anúncios em mecanismo de busca. Como muitos concorrentes disputam as principais palavras-chave, é muito difícil aparecer na primeira posição. No entanto, o Tripadvisor costuma estar entre os principais resultados de busca orgânicos para os mesmos termos. Os hóspedes muitas vezes contam que nos encontraram no Tripadvisor. Com base nisso, direcionamos nossa estratégia para a divulgação nesse site.

Pode nos contar mais sobre o comportamento de busca de seus hóspedes?

Claro. Fizemos lances para termos de pesquisa como “hotel com piscina em Sorrento”. Segundo os hóspedes, eles geralmente fazem uma pesquisa inicial por um termo como “hotéis em Sorrento”, mas encontram entradas demais, o que dificulta a análise dos resultados Eles rapidamente acham o Tripadvisor e usam o site para fazer pesquisas mais específicas e encontrar um estabelecimento que atenda a suas necessidades. Com isso, o Tripadvisor se torna a ferramenta de pesquisa para um dado destino, usado para encontrar hotéis, restaurantes, etc.

Qual é a sua estratégia específica para trabalhar com o Tripadvisor?

No momento, o Tripadvisor é a nossa ferramenta de marketing mais eficaz. Com os novos anúncios patrocinados, por exemplo, o Aminta aparece acima dos resultados de busca por Sorrento. Isso é muito importante para nós. Como o anúncio direciona acessos à nossa página, as pessoas podem falar conosco diretamente pelos links do Pacote Premium. Percebi que isso diminui os custos com comissões, já que elas entram em contato diretamente conosco ou fazem reservas no nosso site.

Como foi o desempenho dos anúncios patrocinados para seu estabelecimento?

Estamos muito felizes com o produto. Ainda estamos fazendo testes, mas já tivemos um aumento de 20% nas reservas diretas dentro de 40 dias. A ferramenta é fantástica e muito fácil de usar. Além disso, o custo é mínimo em relação ao retorno sobre investimento observado. Os clientes que chegam por esse canal também parecem ser muito rentáveis: eles reservam estadias mais longas e tipos de quarto acima da média.

Qual será a estratégia para os anúncios patrocinados daqui para frente?

Esse recurso conta com três opções de orçamento. Durante a alta temporada, quando o estabelecimento está cheio, provavelmente voltaremos para a opção com menor orçamento, mas não deixaremos de ter uma campanha ativa. É importante sempre manter a exposição para conquistar reservas futuras. No resto do ano, principalmente em janeiro e fevereiro, quando as pessoas começam a planejar as férias do meio do ano, usaremos uma das opções de maior orçamento para direcionar mais hóspedes ao nosso estabelecimento.

O que você diria para outros hoteleiros que pensam em usar anúncios patrocinados?

Sem dúvidas, vale a pena experimentar o recurso. A ferramenta é fácil de usar… Não é necessário escolher palavras-chave nem definir lances. Basta escolher quanto você quer gastar por dia, configurar a campanha e relaxar.

Última atualização: 29 de março de 2022

Hotel em Dubrovnik usa o Tripadvisor para aumentar a visibilidade e receber mais reservas

Hotel em Dubrovnik usa o Tripadvisor para aumentar a visibilidade e receber mais reservas Veja como Berkeley Hotel & Spa usa os anúncios patrocinados para se para destacar em um mercado altamente competitivo. Com gestão familiar, o

Berkeley Hotel & Spa é um estabelecimento com 24 quartos localizado em Dubrovnik, na Croácia. Katarina Elez, gerente geral do hotel, tem se empenhado em consolidar a presença online do Berkeley para motivar mais viajantes a fazer reservas diretamente no site do estabelecimento. Continue a ler para descobrir como ela criou uma estratégia eficaz de marketing online:

Foco no Tripadvisor

Quando o Berkeley Hotel foi inaugurado, Elez logo decidiu que era necessário investir em marketing online, principalmente no Tripadvisor. “Fomos um dos primeiros hotéis em Dubrovnik a ter um perfil no Tripadvisor, desde a inauguração em 2007”, explica Elez. “Sempre usamos o Tripadvisor amplamente, e essa foi uma de nossas melhores decisões.”

O uso do Tripadvisor como estratégia de marketing online traz benefícios ao Berkeley Hotel até hoje. “Conseguimos aumentar a exposição a viajantes que pesquisam nosso destino porque temos uma presença marcante e sólida no Tripadvisor desde o início. Estamos sempre entre os 15 melhores estabelecimentos de Dubrovnik.”

Como maximizar a exposição a viajantes

Em uma cidade dominada por estabelecimentos cinco estrelas, que contam com orçamentos de marketing maiores do que um pequeno hotel três estrelas, é preciso perspicácia ao investir em táticas de marketing para maximizar a exposição do hotel.

“Nossos hóspedes vêm de grandes mercados, como Reino Unido, Austrália e Estados Unidos”, afirma Elez. “Com o nosso orçamento, é difícil usar ferramentas como o AdWords para alcançar e influenciar esses viajantes.”

Recentemente, Elez investiu em um site aprimorado que está altamente integrado ao gerenciamento de canais. Isso permite rastrear a fonte de todas as reservas e analisar o que as motiva. Depois de experimentar diversas ferramentas, Elez conseguiu obter resultados ao aproveitar a presença marcante do Berkeley Hotel no Tripadvisor.

Pacote Premium

Em janeiro, Elez assinou o Pacote Premium com acesso preferencial como forma de receber mais reservas diretas no site do hotel.

“Acabamos de fazer uma reforma. Com os recursos do acesso preferencial, como o Storyboard e as fotos preferidas, vamos mostrar essas melhorias às pessoas”, explica Elez.

Ela também aproveita as ofertas especiais para avaliar o impacto do Pacote Premium nas reservas.

“Publicamos uma oferta exclusiva no Tripadvisor e acompanhamos de perto o retorno que ela gera. Notamos que as pessoas que reservam no nosso site ou com agências de viagens online costumam mencionar o Tripadvisor. Isso demonstra que, em algum momento, elas acessaram nosso perfil.”

Anúncios patrocinados

Depois de assinar o Pacote Premium, o Berkeley Hotel começou a usar os anúncios patrocinados do Tripadvisor. Elez explica: “Sabemos que os hóspedes que vêm do Tripadvisor são mais confiantes e tendem a reservar diretamente. Por isso, o objetivo é usar os anúncios patrocinados para receber mais reservas diretas no nosso site e aumentar a taxa de ocupação e o preço médio das diárias na alta temporada.”

Como Dubrovnik é um dos mercados mais sazonais no mundo todo, Elez considera os anúncios patrocinados uma boa maneira de receber mais acessos antes da alta temporada. Durante o período de baixa, a demanda é muito limitada. Por isso, o estabelecimento não pode perder oportunidades.

“Quanto mais perto de fazer a reserva, maior a preocupação dos hóspedes com o preço. Ao aumentar nossa exposição, criamos oportunidades de influenciar pessoas a escolherem nosso estabelecimento três estrelas, já que oferecemos preços mais baixos do que os hotéis cinco estrelas que estão por toda a cidade.”

Os resultados?

“Pagar pelos cliques nos anúncios patrocinados e receber mais reservas diretas tem um ótimo custo-benefício”, declara Elez. “Gostamos do fato de que nosso anúncio aparece no topo da lista. A repetição é importante, principalmente ao considerar os padrões de reserva do nosso mercado. Mesmo que as pessoas não cliquem naquele momento, elas se lembrarão de nós como uma opção. Quando clicarem de fato, estarão mais propensas a reservar”.

Elez planeja continuar usando os anúncios patrocinados como parte fundamental da estratégia de marketing online do estabelecimento. “Vemos nossos esforços como investimentos em longo prazo. Pelos próximos seis meses, continuaremos a monitorar os indicadores dos anúncios patrocinados, como o número de cliques, os acessos ao site e as reservas diretas confirmadas. Até agora, temos recebido bastantes reservas para esta temporada”, conta Elez.

Última atualização: 29 de março de 2022

Uma oportunidade para hotéis independentes em que todos saem ganhando

Uma oportunidade para hotéis independentes em que todos saem ganhando Como um estabelecimento independente usa o Tripadvisor para aumentar a exposição, atrair clientes e criar relacionamentos valiosos.

O Arbuckle Lodge é um hotel independente localizado entre Black Hills e o Parque Nacional de Yellowstone, em Gillette, Wyoming. Os hóspedes do Tripadvisor adoram o charme e as comodidades em estilo Velho Oeste do hotel.

Como uma das proprietárias do Arbuckle Lodge, Michelle Nelson é responsável por aumentar a exposição do estabelecimento e construir relacionamentos com os hóspedes. Michelle diz: “Trabalhamos muito para oferecer um ótimo produto e um excelente serviço aos hóspedes. Normalmente, ocupamos uma das duas primeiras posições no ranking de hotéis em Gillette no Tripadvisor.”

Mais exposição para o Arbuckle 

A concorrência com as grandes redes de hotéis da região ainda é enorme.

“Ao concorrer com as grandes redes, a divulgação dos negócios fica difícil para hotéis independentes como o nosso”, diz Michelle Nelson. “No entanto, o Tripadvisor realmente aumentou a nossa exposição. É uma ferramenta que está gerando ótimos resultados.”

“O Tripadvisor fica cada vez maior diariamente. Vejo cada vez mais pessoas contando com o Tripadvisor para ter uma estadia ótima e inesquecível.”

E como Michelle usou o Tripadvisor para aumentar a exposição do hotel? Primeiro, ela trabalhou com sua equipe para atualizar o perfil do Arbuckle. Para isso, Michelle incluiu informações sobre serviços e comodidades, uma descrição oficial e mais de 30 fotos da gerência. Depois, eles começaram a usar as Avaliações Expressas para coletar o feedback dos hóspedes com frequência (os viajantes do Tripadvisor adoram ler novas avaliações). Outra prioridade do Arbuckle é responder a essas avaliações. 

“O Tripadvisor fica cada vez maior diariamente”, Michelle afirma. “Vejo cada vez mais pessoas contando com o Tripadvisor para ter uma estadia ótima e inesquecível.”

Para Michelle, a qualidade do conteúdo do Tripadvisor também é melhor:

“Os viajantes do Tripadvisor dedicam muito tempo e esforço para avaliar o hotel com objetividade e honestidade. A maioria das avaliações é bem longa e menciona vários aspectos. Isso é muito diferente dos outros sites de avaliação, que costumam ter avaliações com uma ou duas frases.”

Maiores lucros e média de preços das diárias 

Depois de aumentar a exposição do hotel no Tripadvisor, Michelle quis aproveitar essa vantagem. Ela se inscreveu na Reserva rápida assim que o seu parceiro de conectividade, o InnLink, obteve uma certificação nesse recurso.

Michelle diz:Quando os hóspedes conferem nossas avaliações no Tripadvisor e nossas fotos, sabemos que eles querem continuar no mesmo site. Com a Reserva rápida, eles aproveitam uma forma fácil de reservar nosso hotel depois de ler sobre ele diretamente no site.”

“As taxas são razoáveis, a reserva é igual a de grandes canais, e adoramos como o processo é fácil e tranquilo para os hóspedes...”

Os resultados do Arbuckle têm sido excelentes até hoje. Em média, as reservas da Reserva rápida rendem até 16% mais lucros do que aquelas feitas por meio de agências de viagem online.

“As taxas são razoáveis, a reserva é igual a de grandes canais, e adoramos como o processo é fácil e tranquilo para os hóspedes”, Michelle afirma. “Além disso, a média de preço das diárias é bem alta. Isso ocorre porque os viajantes fazem reservas usando nossas tarifas regulares.” 

Ela acrescenta: “Em geral, o Tripadvisor é ótimo para construir aquele cliente fiel que busca experiências incríveis na viagem. Por isso, acreditamos que a Reserva rápida vai conquistar uma participação ainda maior no mercado futuramente.”

Maior lucro com os hóspedes ao longo do tempo 

Ao fornecer acesso às informações dos clientes desde o início do processo, a Reserva rápida também ajudou o Arbuckle a aumentar o lucro com os hóspedes ao longo do tempo.

“Em geral, o Tripadvisor é ótimo para construir aquele cliente fiel que busca experiências excelentes na viagem. Por isso, acreditamos que a Reserva rápida vai conquistar uma participação ainda maior no mercado futuramente.”

“Acessar as informações sobre os hóspedes é essencial para os nossos negócios”, Michelle afirma. “Com essas informações, podemos fornecer um ótimo serviço de atendimento ao cliente e ofertas de valor agregado. Descobrimos que é possível transformar mais hóspedes da Reserva rápida em clientes fiéis. E isso é muito importante no nosso setor. É mais fácil atrair os hóspedes que já estão familiarizados com o Tripadvisor e transformá-los em clientes perfeitos.”

Ela também acredita que os clientes da Reserva rápida são os que estão mais dispostos a concluir o ciclo e fazer uma avaliação sobre o Arbuckle Lodge:

“Os clientes da Reserva rápida são aquele tipo de hóspede que está dedicado a encontrar os hotéis que realmente ofereçam serviço e custo-benefício excelentes. Isso fica claro nas avaliações que eles fazem.”

Michelle conclui: “Em geral, trabalhar com o Tripadvisor é uma oportunidade em que todos saem ganhando. Os hotéis independentes ganham mais exposição e os hóspedes aproveitam uma experiência perfeita com a Reserva rápida.”

Última atualização: 15 de abril de 2016

Uma pequena pousada com grande potencial

Uma pequena pousada com grande potencial A Casa di Campagna usa as Avaliações Expressas + pesquisas particulares, além de outras ferramentas do Tripadvisor, para se conectar a clientes online e offline.

A Casa di Campagna tem muito a oferecer para encantar os visitantes: um serviço atencioso e amigável no cenário rústico da zona rural da Toscana, na Itália, e quartos restaurados em uma fazenda centenária.

Quando Emanuele Ciompi se tornou gerente geral dessa pequena pousada familiar em 2014, todo aquele encanto não era mostrado online. Após uma década de funcionamento, a Casa di Campagna havia recebido apenas 36 avaliações no Tripadvisor. “Havia um grande potencial”, diz Emanuele.

Dois anos depois, aquele potencial havia se concretizado. Em abril de 2016, a Casa di Campagna tinha 536 avaliações, era o número 1 no ranking de pousadas na cidade de Sovicille e havia recebido o Certificado de Excelência do Tripadvisor por dois anos seguidos.

Essa exposição atraiu uma clientela nova e fiel. Muitos clientes novos “nos encontraram no Tripadvisor, se hospedaram aqui e depois deixaram uma avaliação”, explica Emanuele. Em 2015, 65% dos novos visitantes retornaram para uma segunda e mais longa estadia, ajudando a pousada a alcançar 83% de ocupação no período de um ano. Esse é um ótimo desempenho para um estabelecimento bem distante do centro da cidade de Siena.

Como receber avaliações e ouvir opiniões

Qual o segredo desse sucesso? Dois fatores, diz Emanuele: “A qualidade do serviço e as ferramentas do Tripadvisor.” Com essas ferramentas, “a pousada não apenas vende mais e melhor, mas também aumenta a receita por trimestre e diminui o custo por quarto disponível.”

Uma dessas ferramentas são as Avaliações Expressas. Esse recurso permite que os hoteleiros enviem e-mails de solicitação de avaliações a hóspedes recentes. “É uma ferramenta muito importante que nos permite crescer não só no Tripadvisor, mas também em todos os rankings”, explica Emanuele, que atribui às Avaliações Expressas 67% do total das avaliações recebidas.

A Casa di Campagna atribui às Avaliações Expressas 67% das mais de 500 avaliações recebidas: “É uma ferramenta muito importante.” 

Ele e sua equipe também usam as Avaliações Expressas + pesquisas particulares para coletar opiniões confidenciais valiosas. Ele descreve a ferramenta de pesquisa como “muito fácil” de usar, com perguntas que podem ser adaptadas de acordo com as temporadas. “As pesquisas são importantes porque nos ajudam a entender onde podemos melhorar. Mesmo quando não podemos estar lá pessoalmente”, diz Emanuele.

Por exemplo, alguns clientes se decepcionaram porque não tinham acesso a lanches e bebidas após o horário comercial, quando o escritório da pousada já estava fechado. Como resposta, a equipe começou a fornecer água mineral e bebidas de cortesia nos quartos.

“Todos que leem avaliações têm as suas férias dos sonhos e criam expectativas”, diz Emanuele. “É útil que nós, usando as pesquisas, saibamos se atendemos a essas expectativas. E se não atendemos, é importante saber como melhorar.”

Como ajudar os viajantes a entrar em contato diretamente com você

Enquanto isso, Emanuele atualizou o site da Casa di Campagna com mais fotos, informações sobre a região e widgets gratuitos que mostram a ótima pontuação recebida no Tripadvisor.

Com uma assinatura do Perfil Plus*, a pousada exibe links para o site, o número de telefone e o e-mail diretamente na página do Tripadvisor. Assim, fica mais fácil para os viajantes entrarem em contato diretamente com o estabelecimento. Desde a inscrição em março de 2014, "percebemos claramente mais acessos ao nosso site", diz Emanuele.

Juntas, essas ferramentas estão ajudando a Casa di Campagna a aproveitar todo o seu potencial, online e offline. Emanuele acrescenta: “Não somos um hotel de 100 quartos... Somos um lugar pequeno, familiar, que hospeda de 30 a 35 pessoas.” Onde alguns veem um desafio, ele vê oportunidade: “Essa é a situação perfeita para conquistar o sucesso.”

*A partir de janeiro de 2017, o Perfil Plus será substituído por um novo produto de assinatura para acomodações: o Pacote Premium do Tripadvisor. Saiba mais aqui.

Última atualização: 12 de maio de 2016

Hotel histórico, sucesso da modernidade

Hotel histórico, sucesso da modernidade

O Windermere Hotel usa ferramentas do Tripadvisor como as Avaliações Expressas para atrair os viajantes do século XXI..

Até mesmo em uma cidade histórica como Londres, o Windermere Hotel se destaca. Esse hotel da era vitoriana foi construído em 1857. Há séculos, o local (que fica próximo ao Palácio de Buckingham e à Abadia de Westminster) fornece acomodações a abades, lordes e inúmeros viajantes que querem descansar.

“Nosso local sempre fez parte do setor de turismo e hotelaria: inicialmente como uma pousada e agora como um hotel”, disse Emily Hambi, coproprietária e diretora de operações. Ela disse que o Windermere atrai clientes de todo o mundo, que geralmente ficam “impressionados” com a história da região.

Mas o Windermere Hotel não busca inspiração apenas no passado. Esse hotel-butique premiado e estabelecimento familiar independente também usa o Tripadvisor para se conectar aos viajantes do século XXI.

“O Tripadvisor não é apenas um lugar onde as pessoas vão para ler avaliações. É um espaço que permite a interação com os clientes antigos e um meio de comunicação com os futuros clientes”, disse Emily. “É importante que os hoteleiros utilizem o site e que participem ativamente da comunidade.”

Uma excelente forma de receber avaliações

“As Avaliações Expressas ajudam bastante, especialmente o recurso de avaliações automatizadas. Leva tempo escrever um e-mail personalizado para todo mundo. Então, é ótimo contarmos com essa ajuda extra.”

– Emily Hambi, coproprietária, The Windermere Hotel

No momento em que este texto foi redigido, o Windermere Hotel tinha 489 avaliações de viajantes e estava na posição 142 no ranking de 1.055 hotéis de Londres no Tripadvisor. Avaliações recentes chamam o hotel de “joia rara” e “maravilhoso”, entre outros elogios.

Para que o Windermere continue recebendo feedbacks valiosos como esses, Emily usa as Avaliações Expressas para solicitar avaliações dos clientes após a saída. “As Avaliações Expressas são uma ótima maneira de receber avaliações e têm sido um recurso extremamente útil para nós”, explicou.

Emily disse que adora a funcionalidade automatizada das Avaliações Expressas. Isso porque ela simplifica a coleta de avaliações com o envio automático de solicitações por e-mail aos clientes recentes.

“Leva tempo escrever um e-mail personalizado para todo mundo. Então, é ótimo contarmos com essa ajuda extra do Tripadvisor”, disse ela. “Não pretendemos desativar as Avaliações Expressas tão cedo.”

Reserva rápida em ascensão

O Windermere também oferece aos clientes a Reserva rápida no Tripadvisor. Hoje em dia, os viajantes estão cada vez mais interessados em encontrar todas as opções em um só lugar. Uma pesquisa recente descobriu que a maioria dos usuários do Tripadvisor quer um único lugar para ler avaliações, comparar preços e fazer reservas.

“Com o Perfil Plus, o viajante pode verificar as tarifas e a disponibilidade em nosso próprio site. Mas também é ótimo que os clientes tenham a opção de fazer a reserva conosco enquanto estão no Tripadvisor”, disse Emily.

“É importante ter a Reserva rápida no Tripadvisor, sobretudo para estabelecimentos pequenos e independentes, administrados por famílias, como o nosso.”

– Emily Hambi, coproprietária, The Windermere Hotel

Embora o recurso Reserva rápida seja relativamente novo para o Windermere Hotel, Emily percebeu o aumento cada vez maior da procura: “Para nós, com certeza é um recurso que está crescendo.” Ela explicou que um estabelecimento pequeno e independente como esse pode se beneficiar da exposição obtida com as reservas feitas diretamente no Tripadvisor.

Juntas, essas ferramentas ajudam o Windermere Hotel a transformar séculos de tradição em um sucesso da modernidade, unindo o melhor do passado, presente e futuro.

Última atualização: 30 de novembro de 2015

Harington’s Hotel: por que é importante interagir com os hóspedes online?

Harington’s Hotel: por que é importante interagir com os hóspedes online?

Um ganhador do Certificado de Excelência fala sobre as vantagens de se ter uma presença ativa no Tripadvisor.

Peter O’Sullivan, proprietário do Harington’s Hotel, se dedica muito ao Tripadvisor. Por quê? Porque o seu hotel-butique se beneficia muito com isso. Assista a este vídeo (em inglês) e entenda por que Peter acha tão importante ter uma participação ativa no Tripadvisor.

O Harington’s Hotel, localizado em Bath, na Inglaterra, recebeu o Certificado de Excelência 2013. O que contribuiu muito para esse sucesso foi o foco na experiência dos hóspedes. Qual é o nível de dedicação de Peter e de seus funcionários ao Tripadvisor? “Eu olho o site praticamente todos os dias... E outros funcionários estão sempre conferindo o Tripadvisor também, mesmo quando estão de folga.”

Uma das prioridades desse hotel independente é escrever respostas do administrador porque elas ajudam a aumentar as reservas. De acordo com Peter, o Harington’s Hotel viu que todo o tempo e a dedicação empregados para responder às avaliações compensam. Uma hóspede contou ao Peter recentemente que optou pelo Harington’s Hotel porque eles respondem às avaliações, e estabelecimentos parecidos não fazem isso.

Melhorar a experiência dos hóspedes no estabelecimento é outro motivo que leva o Harington’s Hotel a se dedicar tanto ao Tripadvisor. “Com o feedback que recebemos, podemos melhorar o serviço e a qualidade dos produtos que oferecemos. Podemos achar que estamos fazendo um excelente trabalho, mas se os hóspedes não concordarem com isso, nada feito.”

Afinal, o foco no aperfeiçoamento constante deixa os hóspedes mais felizes, e isso gera ainda mais avaliações positivas. “Hoje em dia, se os hóspedes não estão satisfeitos, os seus quartos ficam vazios. É simples assim.” Com tamanha dedicação em manter uma presença ativa no Tripadvisor, não é de se admirar que o número de visitantes que querem voltar ao Harington’s Hotel, repetindo suas reservas, tenha aumentado.

Última atualização: 5 de março de 2014

Atrações

Uma atração emocionante: como usar as avaliações para chegar ao topo, parte 2

Uma atração emocionante: como usar as avaliações para chegar ao topo, parte 2

O Gardaland Park, o melhor parque de diversões da Itália, mostra que o que você faz com as novas avaliações é tão importante quanto recebê-las.

Perdeu a parte 1? Leia a outra parte primeiro e descubra como o premiado Gardaland Park recebe mais avaliações.

Valorize ao máximo as novas avaliações

Você quer receber mais avaliações. Mas, quando recebe feedback, você faz tudo o que pode com ele? Veja como o Gardaland Park valoriza todas as novas avaliações, fortalecendo as relações com os clientes, fazendo melhorias imediatas e muito mais.

Mostrando aos clientes que eles são importantes

As 20 pessoas da equipe de marketing do Gardaland Park levam as relações com os clientes tão a sério que um desses funcionários fica só respondendo às avaliações do Tripadvisor. Por quê? “Acreditamos muito em criar relações exclusivas com cada cliente. Quando uma pessoa faz uma avaliação, ela espera uma resposta.”, afirma Raffaele Prati, gerente de Web e novas mídias. E ele ainda diz mais: “Mantendo esse diálogo, nós reforçamos a relação pessoal que temos com os nossos fãs. Eles deixam um feedback, nós respondemos e aprendemos.”

Quando perguntamos sobre o que é importante incluir em uma Resposta do administrador, Raffaele deu uma incrível volta, digna de uma das montanhas-russas do parque. “Vou falar o que não se deve incluir: respostas já prontas. É preciso personalizar porque as pessoas notam na hora quando você usa uma resposta padrão.” O funcionário do Gardaland Park que responde a cada uma das avaliações tem muito trabalho, mas a relação personalizada com os viajantes vale cada minuto gasto.

Melhorando a experiência dos clientes

Para que os feedbacks das avaliações não se percam, Raffaele e sua equipe compartilham os comentários mais recentes com todos os departamentos. “Levamos isso muito a sério e queremos que os viajantes saibam que entendemos seu feedback e estamos realmente prestando atenção. O relatório é enviado para todos os departamentos e usado no planejamento das próximas ações operacionais e de marketing.”

Durante a alta temporada, o relatório é semanal, mas, nas outras épocas, é mensal. O relatório destaca os problemas e os elogios mais mencionados e categoriza as novas avaliações conforme a pontuação e o tipo de opinião (positiva, neutra ou negativa).

Reforçando a reputação da atração

O marketing mudou muito desde a abertura do Gardaland Park em 1975. Hoje em dia, os viajantes contam com as avaliações para planejar suas viagens e saber o que fazer. É por isso que este ganhador do Travellers' Choice 2013 aproveita todo o poder do Tripadvisor, até mesmo nas iniciativas de marketing offline.

O Gardaland Park incluiu recentemente todos os prêmios que ganhou do Tripadvisor em seus folhetos e mapas. O resultado? Raffaele revela: “Incluir os prêmios do Tripadvisor no nosso material de marketing é uma eficiente forma de receber novas avaliações.” Ele também atribui o aumento de avaliações à ligação que os clientes observam entre o parque e o Tripadvisor. Assim, tudo que faça referência à reputação do parque só melhora a fama impressionante que ele já tem no Tripadvisor.

Agora é a sua vez de acompanhar os feedbacks de perto

Visite o Portal do Administrador para responder às últimas avaliações, rastrear semanalmente o desempenho do estabelecimento no Tripadvisor e muito mais. É grátis! Mesmo que você não tenha uma equipe de marketing com 20 funcionários e uma atmosfera de contos de fadas, como o Gardaland Park, se dedicar um pouco de tempo por semana ao perfil do estabelecimento no Tripadvisor, alcançará resultados mágicos. 

Última atualização: 26 de março de 2014

Uma atração emocionante: como usar as avaliações para chegar ao topo, parte 1

Uma atração emocionante: como usar as avaliações para chegar ao topo, parte 1

O Gardaland Park deixa os visitantes maravilhados com as aventuras dos contos de fada. Saiba por que o sucesso desta atração não é brincadeira.

Uma visão prática da fantasia

O Gardaland Park encanta seus visitantes com a atmosfera de contos de fadas.“É um local muito feliz, uma grande aventura no mundo da fantasia. Aqui, as pessoas se esquecem dos problemas do dia a dia”, explica Raffaele Prati, gerente de novas mídias e projetos online do parque.

No entanto, o que atrai as pessoas a essa terra de fantasia é a estratégia de marketing realista do Gardaland Park. Como o mais popular parque de diversões da Itália, o Gardaland Park não mede esforços para manter e aumentar a reputação de propiciar brincadeira e aventura para todos.

Como gerenciar a presença online

“Começamos a usar as Avaliações Expressas apenas para o parque de diversões. Ficamos tão felizes com os resultados que agora usamos a ferramenta para o aquário também.”

Há cerca de um ano, a equipe do Gardaland Park resolveu se dedicar mais à presença no Tripadvisor. Prati, que supervisiona as mídias digitais do parque, ficou animado ao perceber como o Tripadvisor é importante para os viajantes. “Nós já tínhamos uma página, mas ela não era monitorada. Agora, com o Tripadvisor, podemos receber avaliações, responder ao feedback dos clientes e melhorar a experiência que oferecemos ao máximo.”  

A equipe do Gardaland Park passou a dar mais atenção à divulgação no Tripadvisor com vários objetivos principais. Neste artigo, vamos falar de algo que todos querem: receber mais avaliações. Na segunda parte, vamos explicar como esta atração famosa usa as avaliações para fortalecer o relacionamento com os clientes, melhorar a experiência deles e consolidar a reputação do parque.

Veja como o Gardaland Park recebe mais avaliações com o Tripadvisor.

Como receber 95 avaliações sem fazer muito esforço

Prati, com seus anos de experiência em marketing digital, observou que “o Tripadvisor é uma ferramenta muito importante porque os clientes podem deixar feedback e ajudar outros viajantes”. Com essa abordagem voltada para os viajantes, o Gardaland Park já recebeu mais de 3.400 avaliações. 

E, com certeza, essa vencedora do Travellers’ Choice ainda receberá muitos outros feedbacks. Mesmo na baixa temporada, o Gardaland Park conseguiu receber 95 avaliações com as Avaliações Expressas, uma ferramenta gratuita.Todo mês, o Gardaland Park usa o recurso para enviar uma solicitação de avaliação para os endereços de e-mail novos no banco de dados.

Com uma dedicação de apenas alguns minutos por mês, o parque observa ótimas taxas de cliques e de resposta. “Começamos a usar as Avaliações Expressas apenas para o parque de diversões. Ficamos tão felizes com os resultados que agora usamos a ferramenta para o aquário também. Recomendo com certeza”, destaca Prati.

Como fazer sucesso com os widgets

O Gardaland Park também recebe avaliações por meio dos widgets do Tripadvisor no seu próprio site, que recebe 6 milhões de visitas por ano. O widget da página inicial abre um formulário de avaliação do Tripadvisor em uma página separada do gardaland.it. Até agora, a ferramenta já gerou 10 mil visitas ao formulário. Isso faz as pessoas confiarem na marca do Gardaland, além de oferecer uma maneira fácil de fazer avaliações.

O Gardaland Park também incluiu um widget semelhante em seu boletim informativo eletrônico, que é enviado para 230 mil pessoas. “Com esses dois widgets, o número de avaliações aumentou muito.” Quanto? Mais de 20%.

Como aproveitar ao máximo as avaliações

Incentivar mais avaliações gera excelentes resultados, mas parte da mágica do Gardaland Park se deve a tudo o que acontece depois que uma nova avaliação é recebida.

Leia a parte 2 para saber como o Gardaland Park usa as avaliações para fortalecer o relacionamento com os viajantes, melhorar a experiência dos clientes e reforçar a reputação online do parque.

 

Última atualização: 26 de março de 2014

Estreitando os laços em uma das principais atrações da Jamaica

Estreitando os laços em uma das principais atrações da Jamaica As respostas personalizadas do administrador contribuem para que mais de 90% dos visitantes desse destino de compras em Montego Bay sejam provenientes do Tripadvisor.

O turista desembarca de uma van pintada com lindas flores coloridas. E é recebido por uma equipe sorridente, uma brisa suave e uma vista panorâmica de Montego Bay. Com uma recepção como essa, não há como não se sentir em paz. A única dificuldade é decidir o que fazer primeiro: Visitar a incrível galeria de arte ou o tranquilo jardim?

É esse o dilema enfrentado todos os dias pelos visitantes do Ahhh…Ras Natango Gallery and Garden. Esta atração de compras em Montego Bay está fazendo um enorme sucesso. Tudo porque os visitantes não têm vontade de ir embora de lá. A coproprietária Tamika Williams diz em tom de brincadeira: “Daqui a pouco vamos ter que contratar seguranças para convidar os clientes a se retirar. Um dos últimos me perguntou se poderia armar uma barraca no jardim para passar a noite aqui.”

Tamika teve de dizer “não” ao cliente, mas mesmo assim os viajantes que vão à Jamaica continuam dizendo “sim” para a atração. Os clientes realmente se apaixonam à primeira vista pelo Ahhh…Ras Natango Gallery and Garden. O “Ahhh…” é uma parte importante do nome da atração porque reflete exatamente o que os clientes sentem assim que chegam, aquela incrível sensação de finalmente poder parar e relaxar. E um número cada vez maior de viajantes que vão para a Jamaica está descobrindo a incrível arte de Ras, o tranquilo jardim de Tamika e a simpatia e descontração da equipe.

Tamika compartilha o segredo do sucesso. “Quando começamos, em 2010, não tínhamos dinheiro para fazer grandes campanhas de marketing. Ras, meu marido, sugeriu focarmos no Tripadvisor porque os nossos clientes deixavam ótimas avaliações aqui no livro de visitas do Ahhh.” O resultado? Agora mais de 90% da clientela do nosso estabelecimento vêm diretamente do Tripadvisor. “Os viajantes mandam e-mail para nós pela nossa página no Tripadvisor ou ligam quando já estão na Jamaica e dizem que nos descobriram pelo Tripadvisor.”

O Ahhh…Ras Natango Gallery and Garden continua crescendo e conta com 11 funcionários por enquanto. Tamika e sua equipe ainda têm tempo para se concentrar em oferecer um serviço personalizado para cada visitante. Como muitas outras pessoas que administram uma pequena empresa voltada para o turismo, Tamika desempenha várias funções. “Sou coproprietária, secretária, gerente, jardineira, responsável pelo marketing no Tripadvisor, criadora de receitas... e também faço mágicas aqui no Ahhh”, afirma rindo. Uma das mágicas que ela faz? Escreve respostas do administrador personalizadas e imediatas para cada avaliação no Tripadvisor.

Na verdade, Tamika responde a todas as avaliações que o Ahhh…Ras Natango Gallery and Garden recebe no Tripadvisor, uma por uma. Enquanto Ras, seu marido e coproprietário, se concentra principalmente em fazer mágica com o pincel sobre as telas, Tamika expressa seu talento artístico em cada resposta atenta e calorosa que escreve para todas as avaliações dos visitantes. Para ela, responder é tão importante que sempre responde imediatamente a cada nova avaliação, não importa onde esteja. O motivo? “As pessoas têm várias opções e podem ir a qualquer lugar, mas decidem vir aqui. Então, eu quero demonstrar a minha gratidão. Se a pessoa teve tempo de sentar e fazer a avaliação, eu também devo ter tempo de responder e agradecer.”

Este é o trecho de uma resposta de Tamika a um cliente que disse que adorou a comida que ela serve no local:

“O seu grupo me inspirou a cozinhar com mais paixão ainda, se é que isso é possível. Agora eu passo mais tempo na cozinha e presto atenção a cada detalhe. O que prova que experimento tudo são os quilinhos extras que ganhei. Espero manter contato com todos vocês. A sua próxima visita será ainda melhor.”

Tamika também sabe a importância do boca a boca. Muitos de seus visitantes dizem ter escolhido o Ahhh…Ras Natango Gallery and Garden especialmente porque veem todas as respostas do administrador. “Isso dá aos viajantes a oportunidade de saber com quem estão lidando” diz Tamika. “Depois eles vêm aqui, se apaixonam e contam para os amigos também.”

É claro que a autenticidade em cada detalhe do Ahhh…Ras Natango Gallery and Garden também ajuda. Toda a arte é criada pelo artista autodidata Ras Natango, seu filho Ayale e outros artistas locais. Você encontraria a comida deliciosa que eles servem na mesa de uma típica família local. E a paixão e a cordialidade da equipe são sinceras: “Aqui os turistas não se sentem turistas. Eles vivenciam uma experiência autêntica e aprendem sobre a cultura e a cozinha jamaicanas. É muito mais do que um local para fazer compras e tem a atmosfera da Jamaica.”

Última atualização: 16 de janeiro de 2014

Com apenas dez minutos por semana, o recurso Avaliações Expressas fornece 54% das avaliações

Com apenas dez minutos por semana, o recurso Avaliações Expressas fornece 54% das avaliações Veja como é fácil para a atração BREW-ed Brewery & History Walking Tours coletar avaliações com o recurso Avaliações Expressas.

“Eu sabia que precisava de mais divulgação”

Com sete anos de experiência como bartender e assistente de mestre cervejeiro, Cliff Mori sabe apreciar todas as semanas que leva para fabricar uma cerveja. Contudo, agora que ele está no comando da atração BREW-ed Brewery & History Walking Tours, Cliff não tem mais tempo para esperar por novas avaliações sobre as suas excursões a cervejarias.

Como ele mesmo explica: “Eu sabia que precisava de divulgação, mas eu não entendia nada de marketing. Eu comecei pedindo às pessoas que fizessem avaliações quando chegassem em casa.” Infelizmente, as pessoas se esqueciam de fazer as avaliações depois de uma semana bebendo e se divertindo na linda cidade de Asheville, na Carolina do Norte.

Então, Cliff decidiu tentar uma nova estratégia: o recurso Avaliações Expressas, uma ferramenta gratuita do Tripadvisor. Com esse recurso, solicitar avaliações fica muito mais fácil.

“Agora estou entre os três primeiros”

Depois de usar o recurso Avaliações Expressas, Cliff não poderia estar mais feliz com os resultados:

O recurso Avaliações Expressas gera mais da metade das avaliações da atração.
Com essas avaliações, o Tripadvisor é responsável por 20% dos clientes.
E Cliff leva menos de 10 minutos por semana usando o recurso Avaliações Expressas.

Com essas novas avaliações, a BREW-ed Brewery & History Walking Tours fez ainda mais sucesso no Tripadvisor. “A minha posição no ranking subia conforme as pessoas falavam sobre como tinham se divertido no tour. Em poucos meses, eu deixei de ser um dos últimos e fiquei entre os 15 primeiros. Agora, eu estou entre as 3 melhores atividades em Asheville.”

Com essa subida no ranking e uma maior exposição, o Tripadvisor é uma das principais fontes de divulgação para a atração BREW-ed Brewery & History Walking Tours. Na opinião do Cliff, “Essa divulgação toda com custo zero e pouco tempo gasto é um ótimo investimento.”

Como muitos proprietários de estabelecimentos pequenos, Cliff tem pouco tempo livre. “O meu espetáculo é solo. Eu faço tudo sozinho.” Ainda bem que “O recurso Avaliações Expressas facilita tudo. Eu gasto só 10 minutos por semana. O software que uso para emitir ingressos coleta os endereços de e-mail. Assim, na segunda-feira de manhã, eu só tenho que importar essa lista e solicitar as avaliações.”

“O Tripadvisor é uma ótima forma de se destacar”

Com o sucesso da atração BREW-ed Brewery & History Walking Tours, Cliff fica feliz em compartilhar ideias que vão além do seu conhecimento sobre cervejas. Veja as dicas de Cliff para aproveitar ao máximo as vantagens do Tripadvisor.

Conquiste o seu público
“O Tripadvisor é uma ótima forma de atrair os viajantes que estão buscando o que fazer na sua cidade. Começar é fácil. Se eu fizer um bom trabalho e pedir para as pessoas compartilharem suas opiniões, estarei no caminho certo. É tudo mais genuíno e gratificante.”

Fique atento e mantenha-se informado
“Eu confiro o site 3 ou 4 vezes por dia para descobrir se tenho novas avaliações e o que a concorrência está fazendo. Eu sempre quero saber qual é a minha posição no ranking.”

Trabalho inteligente é trabalho eficiente
“Eu gosto do modelo do recurso Avaliações Expressas porque você pode reutilizá-lo e deixá-lo mais pessoal. Eu só gastei uns 15 ou 20 minutos no começo. Depois, tudo já está sempre pronto para usar. Não preciso verificar nada de novo.”

Melhore a sua reputação
“Eu coloquei os widgets do Tripadvisor no meu site porque as pessoas confiam nas pontuações do Tripadvisor. Eu recebo muito feedback positivo. Dessa forma, é fácil compartilhá-lo com as pessoas. Os viajantes têm muitas opções. E, com os feedbacks, eles pensam: “85 pessoas já se divertiram, eu posso ser o número 86”. Isso os deixa mais confiantes.”

Última atualização: 1 de dezembro de 2014

Como a Wego Walking Tours permanece no topo do ranking de atividades em Paris

Como a Wego Walking Tours permanece no topo do ranking de atividades em Paris Veja como a Wego Walking Tours combina serviço e avaliações excelentes para permanecer no topo da lista de atividades em Paris.

Uma olhada rápida nas avaliações da Wego Walking Tours mostra por que essa atividade faz tanto sucesso no Tripadvisor. O estabelecimento já recebeu mais de 750 avaliações e 99% delas são excelentes. E com os viajantes fazendo comentários como “Não precisa olhar mais nada, basta reservar esse tour” e “Não saia de Paris sem fazer esse tour”, é fácil ter certeza de que você está fazendo a escolha certa.
 
Por que a Wego Walking Tours faz tanto sucesso? Para descobrir, conversamos recentemente com Paul Bidault, o proprietário.

Conheça seu cliente

Os clientes da Wego Walking vêm de diversos lugares do mundo, incluindo EUA, Reino Unido, Austrália e Canadá. Paul acredita que a Wego Walking conquista os viajantes porque eles podem ver avaliações em sites como o Tripadvisor e em guias ou revistas de viagem:
 
“As pessoas procuram um estabelecimento confiável. Elas buscam um lugar onde sabem que serão bem tratadas, como se estivessem entre amigos ou familiares. Quando uma revista de viagens importante ou a comunidade de viajantes do Tripadvisor diz que um lugar é bom, isso ajuda. É essa confirmação que influencia os viajantes.”
 
"O recurso Avaliações Expressas é muito conveniente. É uma ótima maneira de manter contato com as pessoas. Com ele, receber avaliações online fica mais fácil e mais rápido." - Paul Bidault, proprietário da Wego Walking Tours
Quando os viajantes chegam, Paul faz de tudo para proporcionar uma ótima experiência. “Somos uma empresa que oferece tours guiados por Paris, todos gratuitos e em inglês. No entanto, gosto de chamá-los de passeios “eduvertidos”, pois são ao mesmo tempo bastante educativos e divertidos”, ele diz.
 

Diversas avaliações citam as apresentações cheias de energia de Paul, além de seu vasto conhecimento e suas dicas locais. Os viajantes também mencionam que os clientes são incentivados a dar gorjetas de acordo com a qualidade da experiência. Paul acredita que esse modelo de negócios faz com que os guias fiquem sempre motivados a darem o melhor de si. Isso também garante aos viajantes que o tour “vale cada centavo”, o que é muito importante quando há um grande número de concorrentes.

Peça feedback todos os dias
Como Paul transforma uma experiência excelente e única em sucesso no Tripadvisor? Ele diz: “Todos os dias, os clientes recebem nossos e-mails do recurso Avaliações Expressas. Quando o tour termina, enviamos e-mails para todos os clientes. Assim, garantimos a eles a chance de fazer uma avaliação online sobre o nosso estabelecimento.”
 
Paul calcula que a Wego Walking recebe entre 20 e 25% mais avaliações com o recurso Avaliações Expressas, em comparação a outros métodos de coleta de avaliações já usados (por exemplo, enviar e-mails por conta própria e lembrar os clientes no final dos tours). “Com o recurso Avaliações Expressas, as pessoas têm a oportunidade de se familiarizarem com o Tripadvisor, principalmente os novos usuários, que podem ter lido sobre nós, mas ainda não fizeram avaliações”, ele comenta. “É uma ótima maneira de transformar os viajantes em usuários ativos do site.”
 
No geral, Paul acredita que o recurso Avaliações Expressas ajuda seu estabelecimento a permanecer no primeiro lugar do ranking de tours em Paris. Ele diz: “O recurso cumpre o seu papel e garante a nós um fluxo constante de avaliações online.” Mas ele não para por aí.
 
Paul confere cada avaliação e usa o feedback para melhorar a experiência dos seus clientes. Como resultado, isso traz mais clientes satisfeitos, mais avaliações positivas e um sucesso contínuo para a Wego Walking. 
 
Última atualização: 8 de dezembro de 2014

As melhores dicas do Tripadvisor na visão de uma atração de sucesso

As melhores dicas do Tripadvisor na visão de uma atração de sucesso O Ahhh…Ras Natango Gallery and Garden é o principal destino de compras em Montego Bay, Jamaica. Veja como eles aproveitam ao máximo a exposição no Tripadvisor.

Uma galeria de arte cheia de vida, um jardim exuberante e uma vista incrível de Montego Bay na ensolarada Jamaica. E, mesmo com tudo isso, um dos maiores atrativos do Ahhh…Ras Natango Gallery and Garden ainda é a página do estabelecimento no Tripadvisor.

Afinal, essa exposição no Tripadvisor é responsável por mais de 90% dos negócios do Ahhh…Ras Natango Gallery and Garden. Cada vez mais popular, essa atração, que já conquistou o Certificado de Excelência do Tripadvisor em 2013, não pretende parar por aí. Eles planejam continuar expandindo as ofertas e os negócios.

Tamika Williams, coproprietária do estabelecimento, está tão contente com os resultados que enche a boca para dizer que “o Tripadvisor é a cereja do bolo”. E, para a nossa sorte, ela fica feliz em nos contar todos os segredos que ela usa para atrair novos visitantes com o maior site de viagens do mundo.

Como receber mais avaliações

Coloque o logotipo do Tripadvisor em produtos para levar para casa: Tamika incluiu o logotipo do Tripadvisor no folheto do estabelecimento. Por quê? Como cada visitante recebe um folheto, esse é um ótimo lembrete para eles fazerem uma avaliação depois. “Todo mundo confia no Tripadvisor. Os visitantes às vezes se esquecem de fazer avaliações após a visita. O folheto não deixa eles esquecerem, incentivando-os a fazer a avaliação.”

Experimente o recurso Avaliações Expressas: Tamika viu o recurso Avaliações Expressas no Portal do Administrador e resolveu experimentá-lo com alguns clientes que ainda não tinham feito uma avaliação. “Ter a opção de escrever a minha própria mensagem é incrível, e a opção de modelo já pronto é muito fácil! Eu só tive que incluir os endereços de e-mail e clicar em enviar.” Sem falar que ela adora o fato de não haver dúvidas sobre a eficiência do recurso. Ela sabe que assim vai atrair a atenção dos clientes. “Quando as pessoas veem um e-mail do Tripadvisor, elas não perdem tempo, abrem logo.”

Como responder às avaliações

Mostre que você aprecia a colaboração dos clientes: ninguém é obrigado a fazer uma avaliação. É uma escolha dos clientes. É por isso que Tamika nunca se esquece de incluir um agradecimento nas Respostas do administrador. Ela personaliza cada resposta, mostrando aos hóspedes que suas contribuições são muito bem-vindas.

Personalize cada resposta: segundo Tamika, você deve fazer isso sempre que possível. Assim, você estabelece uma conexão mais forte com o colaborador e impressiona os visitantes interessados em saber mais sobre o seu estabelecimento no Tripadvisor. “Não é só responder, é fazer com que cada resposta seja única, levando em consideração cada avaliação e experiência individual. Por exemplo, um visitante voltou outro dia só para trabalhar no jardim. Fiz um comentário sobre isso quando respondi à avaliação.”

Mostre que todos os comentários são importantes: Mesmo que o Ahhh…Ras Natango Gallery and Garden tenha recebido até agora apenas avaliações positivas, Tamika observa: “Sei o que responder no caso de uma avaliação negativa. Eu pediria desculpas e mostraria a importância de receber esse comentário. A questão é fazer com que eles queiram voltar.” Nas avaliações negativas, é essencial voltar-se à experiência do viajante e mostrar que você fará o possível para que os problemas não aconteçam de novo.

Como aumentar a popularidade no Tripadvisor

Inclua um widget no seu site: o Ahhh…Ras Natango Gallery and Garden está se preparando para lançar um novo site. No topo de suas prioridades está um widget do Tripadvisor. É muito fácil colocar um widget no seu site. São várias opções. Você pode exibir a sua pontuação no Tripadvisor, as avaliações recentes e outras informações importantes. Mostre aos viajantes que você é a escolha perfeita.

Coloque os adesivos em lugares de destaque: quando você usa os adesivos do Tripadvisor da maneira certa, inspira confiança nos visitantes e em outros interessados em conhecer o seu estabelecimento. Como Tamika diz, “O logotipo do Tripadvisor é um símbolo de confiança. É por isso que temos um na galeria de arte e outro na nossa van.” Coloque os adesivos nos locais mais visíveis, como na porta ou no caixa.

Como os comentários dos clientes podem melhorar a sua atração

Dê atenção às avaliações:  Não importa onde ela esteja, assim que recebe uma notificação do Tripadvisor, Tamika corre para ler as novas avaliações. As sugestões mostram o que é preciso melhorar. Já os temas das avaliações positivas indicam as qualidades que podem ser exploradas em campanhas de marketing e integradas aos serviços.

Ouça os clientes no seu estabelecimento: eles às vezes dão uma pequena sugestão, como colocar uma grade aqui ou ali. Outras vezes, as sugestões inspiram ótimas mudanças. Graças ao pedido de um visitante, o Ahhh…Ras Natango Gallery and Garden agora oferece as iguarias da cozinha tradicional jamaicana usando ingredientes locais. Essa novidade conquista muitos viajantes. “Um visitante comentou que os ingredientes locais usados na nossa salada eram excelentes, mas servíamos um molho industrializado. Agora fazemos o nosso próprio molho. Um chef que nos visitou recentemente colocou um pote inteiro na salada!”

Conclusão

O Ahhh…Ras Natango Gallery and Garden é um estabelecimento pequeno que não para de crescer, e o Tripadvisor é uma parte importante desse sucesso. Então, se você gerencia uma atração, acomodação ou restaurante, siga essas dicas e garanta resultados ainda melhores com o Tripadvisor. Em breve, você também poderá contar o segredo do seu sucesso no Tripadvisor!

Última atualização: 20 de janeiro de 2014