Pesquisas e tendências do setor de turismo e hotelaria

Descubra os destaques e tendências do setor ao redor do mundo.

Relatório Worldwide Path to Purchase 2017 (Processo de compra global 2017) da comScore

Relatório Worldwide Path to Purchase 2017 (Processo de compra global 2017) da comScore Não perca a análise detalhada da comScore sobre como as pessoas pesquisam e reservam, além do impacto do conteúdo do TripAdvisor nas decisões de viagens. Algumas das principais descobertas deste relatório exclusivo: Ao reservar um hotel, as pessoas levam em média 89 dias para fechar a compra, visitam 34 sites e acessam 182 páginas Na grande maiorias das pesquisas iniciais (73%), não há um destino em mente Como o maior site de viagens do mundo, o TripAdvisor é ponto de partida para 74% de todos os viajantes que fazem reservas no site de um hotel De todo o tempo gasto no processo de compra, 25% é investido no TripAdvisor...

As quatro tendências de reserva que guiam os viajantes

As quatro tendências de reserva que guiam os viajantes Estudo do TripAdvisor revela os padrões de reserva e os perfis de viajantes.

Homens gastam menos tempo reservando viagens do que mulheres. Viajantes mais jovens tendem a iniciar o planejamento mais tarde. E 59% dos viajantes começa a pesquisar a próxima viagem de um a três meses antes da partida.

Essas são apenas algumas das descobertas mais recentes do TripBarometer1, a pesquisa do TripAdvisor. Em parceria com a empresa independente de pesquisas Ipsos, perguntamos a 36 mil viajantes como eles planejam e reservam suas férias. Descobrimos quatro tendências de reserva e seis perfis distintos de viajantes. Para baixar o relatório completo do TripBarometer 2016 (em inglês), clique no link "Relatório completo" à direita.

Quatro tendências baseadas em como os viajantes fazem reservas:

  • Clientes que reservam voos (48% dos participantes):
    • Reservam o voo e o destino primeiro.
    • São influenciados pelo destino e viajam principalmente para conhecer culturas diferentes.
    • São mais comuns entre aqueles que fazem viagens mais longas, nas quais as passagens aéreas costumam ser mais caras.
       
  • Clientes que reservam hotéis (29% dos participantes):
    • Começam com a pesquisa e reserva de acomodações.
    • Fazem escolhas com base no preço e preferem destinos para a família.
    • Em metade das reservas, viajam por apenas um fim de semana.
       
  • Fora do padrão (13% dos participantes):
    • Reservam rápido e não gastam muito tempo na pesquisa.
    • Costumam viajar a negócios ou tirar férias longas.
    • São pessoas com hábitos definidos: 17% escolhem destinos que eles visitam todos os anos.
       
  • Clientes equilibrados (10% dos participantes):
    • Combinam o interesse por cultura com o desejo de boas ofertas de viagem.
    • Investem tempo pesquisando os destinos.
    • Viajam pelo mesmo tempo que os outros viajantes.

Existem seis perfis distintos de viajantes, baseados em comportamento, preferências de reserva, idade e renda:

  • Viajantes que buscam custo-benefício são aqueles que querem aproveitar as férias ao máximo. Eles costumam viajar com crianças, têm uma renda média e se encaixam principalmente na faixa etária de 25 a 34 anos. Eles valorizam o TripAdvisor e usam o site para encontrar ofertas, serviços de babá e clubes infantis. Além disso, esses viajantes costumam fazer as buscas em smartphones. Férias na praia são as favoritas desse grupo.
     
  • Viajantes de luxo são aqueles que gostam de curtir e gastar. Eles têm renda alta, um grande orçamento de viagem e estão principalmente na faixa de 25 a 49 anos. Esses viajantes gostam de destinos quentes e ensolarados, sendo as praias e cidades seus destinos preferidos. Eles conferem o TripAdvisor antes de fazer a reserva: 90% dizem que as pontuações em sites de avaliações são importantes ao tomar a decisão final da reserva de acomodação.
     
  • Viajantes sociais são aqueles que querem compartilhar momentos e interagir com outras pessoas. Eles não viajam sozinhos e preferem passar o tempo com amigos e familiares. Esses viajantes também gostam de serviços de babá e clubes infantis, já que costumam viajar com crianças. Eles são muito influenciados pelo boca-a-boca e por recomendações de outros viajantes e tendem a preferir férias na praia. Eles confiam no TripAdvisor para encontrar locais incríveis e desconhecidos, têm renda média e alta e tendem a se encaixar na faixa etária de 25 a 49 anos.
     
  • Viajantes independentes são aqueles que querem fazer tudo do próprio jeito. Eles adoram viajar sozinhos e tomam decisões de viagem de forma independente. Eles querem aventuras e usam a busca online para encontrá-las. Cultura é importante para eles, o clima não. Esses viajantes têm renda baixa ou alta, estando na faixa etária de 25 a 49 anos. Eles são os que mais costumam compartilhar uma avaliação do TripAdvisor nas redes sociais.
     
  • Pesquisadores são aqueles viajantes que desejam que a viagem seja perfeita. Eles passam bastante tempo pesquisando destinos, atividades, restaurantes e acomodações, geralmente em laptops. Eles gastam um pouco mais para fazer algo especial. Esses viajantes costumam ter renda alta, faixa etária de 25 a 49 anos e viajam com um parceiro. Ao decidir cada fase da viagem, eles confiam que o TripAdvisor expressa a voz dos consumidores.
     
  • Viajantes habituados são aqueles que querem o que é simples e fácil. Eles costumam ir aos mesmos locais repetidamente, para que não precisem gastar muito tempo de planejamento e pesquisa. Relaxar é mais importante do que participar de atividades. Principalmente homens, eles costumam viajar sozinhos e tendem a ter renda baixa, na faixa de 35 a 64 anos.

 

Para baixar o relatório completo do TripBarometer 2016 (em inglês), clique no link "Relatório completo" à direita.


  • 1. Metodologia: o estudo TripBarometer do TripAdvisor é baseado em uma pesquisa online realizada entre 21 de junho e 8 de julho de 2016 pela Ipsos, uma empresa de pesquisa global. No total, foram feitas 36.444 entrevistas em 33 mercados, localizados em 7 regiões. A amostra é composta por usuários do TripAdvisor e entrevistados online da Ipsos que optaram por participar da pesquisa e buscaram informações online para planejar viagens no ano passado. Para seguir a linha das edições anteriores do TripBarometer, os dados da pesquisa foram ponderados para representar a população online mundial.
Última atualização: 17 de outubro de 2016

Responder às avaliações aumenta o lucro e consolida a reputação

Responder às avaliações aumenta o lucro e consolida a reputação

Estudo recente revela ligação direta entre as respostas às avaliações e o aumento da taxa de ocupação de hotéis.1

Você já sabe que escrever respostas do administrador é uma ótima maneira de atrair os viajantes. Agora, temos provas de que o impacto dessas respostas é muito maior. 

Um estudo realizado pela Medallia em março de 2015 mostra que os estabelecimentos que respondem a mais da metade das avaliações recebidas em redes sociais dobram suas taxas de ocupação (em relação aos estabelecimentos que tendem a ignorar avaliações). Além disso, os estabelecimentos que respondem às avaliações aumentam suas taxas de ocupação mais rápido do que o setor de turismo e hotelaria como um todo.

As respostas do administrador são importantes

O resultado é claro: os viajantes preferem reservar com estabelecimentos que respondem às avaliações. Essa é uma ótima notícia se você já costuma escrever respostas do administrador às avaliações que recebe no TripAdvisor. No entanto, se você não tiver esse hábito, a notícia é ainda melhor. Ela é um ótimo incentivo para você começar agora mesmo.

A pesquisa mostra que responder a mais da metade das avaliações reflete em um crescimento de 6,8 pontos percentuais na taxa de ocupação.

Tempo é essencial 

“A pesquisa mostra que permitir a interação dos funcionários com os hóspedes pela internet gera ótimos resultados.”  Michael Morton, vice-presidente do setor de serviços para membros da rede de hotéis Best Western

De acordo com o estudo, também é importante responder às avaliações rapidamente. Em média, os estabelecimentos que responderam aos feedbacks em menos de um dia aumentaram suas taxas de ocupação em 12,8% a mais do que os estabelecimentos que levaram dois dias para responder. Então, não perca tempo. Responda às avaliações assim que elas chegarem!

Ser atencioso afeta sua reputação

Finalmente, o estudo da Medallia mostrou que, em relação à satisfação do cliente, os estabelecimentos muito atenciosos têm melhor pontuação do que os estabelecimentos menos atenciosos. Essa informação reforça uma pesquisa recente do TripAdvisor, que apontou uma forte ligação entre as respostas do administrador e o aumento na média de pontuação que os estabelecimentos recebem nas avaliações.

Segundo Michael Morton, vice-presidente do setor de serviços para membros da rede de hotéis Best Western, “A pesquisa mostra que permitir a interação dos funcionários com os hóspedes pela internet gera ótimos resultados. Eles conhecem melhor do que ninguém as experiências dos clientes.” Nunca houve um momento tão bom para participar da conversa e interagir com os colaboradores. Comece hoje mesmo!

Pesquisa de março de 2015 mostra que responder às avaliações em redes sociais melhora os resultados dos estabelecimentos

Última atualização: 21 de abril de 2015

Pesquisa: as características de uma avaliação útil

Pesquisa: as características de uma avaliação útil

Recentemente, o TripAdvisor realizou uma pesquisa com os viajantes e os proprietários para reunir informações sobre as características de uma avaliação útil.1 Veja a seguir as principais descobertas globais sobre o setor de turismo e hotelaria. 

Com que frequência você confere as suas avaliações no TripAdvisor?

  • 60% dos proprietários responderam que conferem suas avaliações “sempre que recebem uma nova”
  • 19% conferem as avaliações diariamente
  • 12% conferem as avaliações semanalmente

Os sites de avaliações online, como o TripAdvisor, têm um impacto positivo no setor de turismo e hotelaria.

  • 82% dos proprietários concordam com essa afirmação
  • 43% concordam totalmente
  • 6% discordam

70% dos estabelecimentos participantes tomaram medidas para melhorar a qualidade dos serviços como resultado de uma avaliação

Você melhorou os serviços do seu estabelecimento como resultado de uma avaliação?

  • 70% dos estabelecimentos participantes disseram que sim

O que é importante em uma avaliação?

O serviço é o maior destaque: os proprietários de acomodações, restaurantes e atrações concordam que a qualidade do serviço é o fator mais importante a ser mencionado em uma avaliação.

E o estilo da escrita?

  • 63% dos proprietários sentem que é importante dar um contexto para as opiniões
  • 58% dos participantes afirmam que é importante compartilhar uma opinião equilibrada, com os prós e os contras
  • 30% dos participantes sentem que é importante explicar o contexto do motivo da visita ou com quem os clientes estavam viajando
  • 29% se importam com a boa gramática e ortografia

As piores características de uma avaliação

  • 51%: quando o colaborador não dá detalhes suficientes
  • 45%: muitos comentários mencionando defeitos
  • 40%: avaliações feitas por alguém que “parece estar irritado”
  • 31%: mau uso da gramática

Quais são as características de uma ótima resposta do administrador?

  • 48%: ser específico
  • 41%: ser profissional
  • 40%: mostrar personalidade
  • 36%: ser original

Saiba por que as respostas do administrador são importantes e como garantir que você escreva o que realmente quer dizer.

Os fatores mais úteis em uma avaliação

  • Informações detalhadas sobre o estabelecimento
  • Feitas em até 3 meses após a experiência
  • Descrição de experiências pessoais e únicas
  • Uso de exemplos específicos e fatos incontestáveis
  • Sugestões para melhorar a qualidade do serviço

Os fatores menos úteis

  • Opiniões radicais, positivas ou negativas, sem muitas explicações ou justificativas
  • Avaliações feitas muito depois da experiência (entre 3 meses e um ano)
  • Uso de sentimentos sem dar explicações

A mensagem é clara:  as avaliações são mais relevantes quando são feitas na hora certa, mencionam informações específicas e incluem referências sobre a qualidade do serviço. Quer que o seu estabelecimento receba mais avaliações como essas? Use as Avaliações Expressas. É o recurso gratuito do TripAdvisor que ajuda você a enviar e-mails com solicitações de avaliações para até 1.000 clientes de uma só vez.


  • 1. Participaram 95.608 viajantes e 7.215 proprietários do setor de turismo e hotelaria
Última atualização: 2 de abril de 2015

New Study: Influencing Diner Engagement on TripAdvisor

New Study: Influencing Diner Engagement on TripAdvisor

Download our 2017 Diner Engagement Study to learn how to improve your TripAdvisor listing, take advantage of exclusive restaurant marketing tools, and get more reservations from one of the world’s largest restaurant sites.1

With over 150 million average monthly restaurant browsers, TripAdvisor is one of the world’s largest restaurant sites.1 In a recent study, we analyzed the behavior of these customers on our restaurant pages, along with the best practices used by our most successful restaurant partners. Based on this analysis, we've uncovered the key factors that are most likely to turn browsers into bookers.

Download our 2017 TripAdvisor Diner Engagement Study via the “Full Report” link to the right to see the findings. In the report you’ll find:

  • Customer behavior insights: See the things TripAdvisor consumers look for on every restaurant’s page before making their dining decisions
  • Restaurant marketing best practices: More details on exclusive restaurant marketing tools and best practices that can improve your TripAdvisor listing and bring in more reservations
  • Keys to engaging guests: Learn how to create a self-fulfilling, virtuous circle of customer engagement on TripAdvisor that can help you bring in more and more business

  • 1. Source: comScore Media Metrics for TripAdvisor Site, worldwide, May 2016 and TripAdvisor log files Q2 2016
Última atualização: 31 de maio de 2017

Você está atingindo os Viajantes conectados lucrativos?

Você está atingindo os Viajantes conectados lucrativos? O relatório do TripBarometer revela que os “Viajantes conectados” têm o dobro de chances de reservar viagens por dispositivos móveis.

Há um subconjunto cada vez maior de Viajantes conectados, ou seja, viajantes que usam o smartphone para planejar ou reservar viagens. E atingi-los é uma grande oportunidade para o setor de turismo e hotelaria.

Na verdade, o relatório de Viajantes conectados do TripBarometer mostra que cada vez mais viajantes estão planejando e reservando viagens pelos dispositivos móveis. Descobertas do TripBarometer, a maior pesquisa sobre acomodações e viajantes do mundo1, mostram que os smartphones agora são um companheiro de viagem essencial. Qual é a preponderância do uso de dispositivos móveis para planejar e aproveitar viagens?

O número de viajantes que reserva por meio de aplicativos dobrou desde o ano passado.
Em 2014, 4% dos participantes do TripBarometer reservavam acomodações usando um aplicativo. Neste ano, esse número dobrou para 8%. E, no segmento de Viajantes conectados, subiu para 11%.

É cada vez mais comum fazer reservas de acomodações por meio de dispositivos móveis.
1 entre 4 Viajantes conectados que reservam acomodações por aplicativos dizem fazer isso sempre. 1 entre 5 dizem que reservaram por meio de aplicativos pela facilidade e rapidez. E 3 entre 10 reservaram porque conseguiram um preço melhor.

A reserva de atividades de viagens é muito popular no mercado móvel.
E não apenas as de última hora, como as de atrações nas proximidades. 45% dos Viajantes conectados usam smartphones para reservar atividades de viagem com antecedência.

Os viajantes dão importância ao uso de dispositivos móveis durante as viagens.
O segmento lucrativo de Viajantes conectados usa os dispositivos móveis durante a estadia, em especial, para:

Obter direções/usar mapas

  • Viajantes conectados: 81%
  • Viajantes globais: 67%

Procurar restaurantes

  • Viajantes conectados: 72%
  • Viajantes globais: 56%

Procurar atividades

  • Viajantes conectados: 67%
  • Viajantes globais: 51%

Ler avaliações

  • Viajantes conectados: 64%
  • Viajantes globais: 47%

Procurar estabelecimentos

  • Viajantes conectados: 50%
  • Viajantes globais: 36%

Os estabelecimentos estão possibilitando reservas convenientes.
A acessibilidade está aumentando entre os viajantes graças ao número crescente de estabelecimentos que aceitam reservas digitais. 73% dos estabelecimentos no mundo todo aceitam reservas online, enquanto 55% aceitam reservas móveis.

Há oportunidades de melhorias com o check-in móvel.
34% dos Viajantes conectados, apaixonados por smartphones, querem ter a opção de check-in móvel. No entanto, apenas 11% dos estabelecimentos oferecem essa opção que poupa tempo dos hóspedes e da equipe da recepção.


  • 1. Os dados baseados nos resultados da pesquisa online de 10.261 acomodações e 34.016 viajantes, realizada pelo TripAdvisor e pela Ipsos, coletados entre janeiro e fevereiro de 2015
Última atualização: 30 de junho de 2015

Dicas para tirar fotos melhores

Dicas para tirar fotos melhores Dicas práticas de fotógrafos profissionais especializados em hotéis

Se uma imagem vale mais que mil palavras, qual é a história que as fotos do seu estabelecimento contam aos futuros clientes?Se contratar um fotógrafo profissional não cabe no seu orçamento, aproveite estratégias para tirar fotos melhores do seu estabelecimento.

Fotos com alta qualidade ajudam a chamar a atenção dos viajantes na hora de escolher uma acomodação.Veja aqui dicas de técnicas usadas por fotógrafos profissionais especializados em hotéis.

Pense na composição

"Espaços com uma iluminação interessante possibilitam belas fotos", aconselha Ken Wan, diretor do ARC – Architectural Photography, em Vancouver.Vale para luz natural ou artificial, desde que seja abundante."Espaços que permitem que o espectador se imagine no local também podem ser muito atraentes e convidativos, como um belo quarto com vista ou uma piscina ao ar livre".

Por outro lado, ele alerta que usar imagens com pessoas define o público-alvo do estabelecimento e pode desestimular aqueles que não se encaixam naquele perfil.

Todos os tipos de acomodação precisam de um estoque de fotos de todos os cômodos, principalmente dos quartos de hóspedes. No entanto, incorpore também outras imagens ao seu portfólio.

Tente incluir:

  • Imagens dos funcionários agindo naturalmente.
  • Detalhes arquitetônicos ressaltados pela luz natural.
  • Detalhes do estilo de vida, fotografados em luz suave (decoração, mobília, comida).
  • Cenários noturnos que pareçam aconchegantes.

Evite esses tipos de imagens:

  • Funcionários ou hóspedes olhando para a câmera.
  • Fotos de saguões vazios, corredores e porta dos quartos.
  • Quartos desarrumados ou sujos.
  • Imagens com muitos detalhes (não use uma lente grande-angular ou vista panorâmica).

"Não tenha medo de investir tempo para organizar a mobília até que a composição esteja perfeita.  Estique os lençóis, remova a lixeira e alinhe os quadros."– Mark Bolton, da Mark Bolton Hotel Photography

Prepare o cenário

Antes de tirar a primeira foto, organize os espaços. Baseado em Londres, Mark Bolton, da Mark Bolton Hotel Photography, retrata hotéis no mundo todo."Não tenha medo de investir tempo para organizar a mobília até que a composição esteja perfeita", diz ele."Estique os lençóis, remova a lixeira e alinhe os quadros".

Considere também o horário, para aproveitar a luz natural.O amanhecer de um dia claro e ensolarado é o ideal.

Otimize o equipamento

Você não precisa de equipamentos caros e elaborados para tirar fotos boas. Para obter resultados melhores, basta se familiarizar com as ferramentas e as configurações da câmera. Também vale a pena investir em acessórios relativamente baratos. 

Bolton sugere o uso de um tripé, que proporciona fotos estáveis."Experimente fotografar com a câmera nivelada para evitar ângulos estranhos, conhecidos como linhas verticais convergentes”, aconselha ele."Você pode comprar um nível pequeno para encaixar na câmera".

Ele também recomenda o uso de uma abertura pequena na câmera para conseguir profundidade de foco. Assim, é possível enfocar igualmente todos os objetos no primeiro plano e no plano de fundo. Por outro lado, aberturas maiores tiram o foco do plano de fundo. Desligue as luzes de tungstênio e defina os valores de ISO até 400 para não ter imagens com ruído. Um ISO mais alto aumenta a sensibilidade da câmera à luz.

Wan recomenda tirar algumas fotos de teste e visualizá-las em um computador. O que parece bom quando visto pessoalmente muitas vezes fica estranho nas fotografias, destaca ele.

Integre imagens com as tendências atuais

Se você quer que as fotos do estabelecimento pareçam modernas, descubra as tendências para fotografias de hotel. Bolton tem visto muitas imagens que usam luz natural e composições que destacam o estilo de vida (decoração e culinária, por exemplo), em vez de elementos arquitetônicos. É uma “pegada editorial" que retrata interações pessoais e momentos que envolvem os sentidos.

Entretanto, Wan faz um alerta: como as tendências são passageiras, é aconselhável se concentrar na mensagem que você quer comunicar.Fotos que mostram pessoas ficam defasadas em poucos anos, já que a moda em roupas e cortes de cabelo muda o tempo todo.

Invista tempo para criar um portfólio que faça o seu estabelecimento brilhar.Imagens instigantes passam a mensagem certa aos clientes que você quer atrair. 

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Como ser hospitaleiro em uma área de protestos violentos

Como ser hospitaleiro em uma área de protestos violentos Quase deixei cair a minha taça de vinho quando ouvi a primeira explosão. Eu e o meu noivo estávamos acabando de comer um prato composto de 12 iguarias diferentes no Restaurante Hachiko, quando começaram os protestos de junho de 2013 no Rio de Janeiro, Brasil. Na rua em frente ao restaurante, 100.000 pessoas se aglomeravam em frente ao prédio da Assembleia Legislativa para demonstrar seu descontentamento com a educação, a saúde e a suposta corrupção do governo.

Em menos de uma hora, estávamos todos encolhidos no meio do restaurante enquanto explosões faziam os objetos de vidro tremer e as janelas ficaram laranja com o reflexo de um carro em chamas. Achávamos que aquela seria a noite mais assustadora das nossas férias e talvez das nossas vidas. Mas a equipe de garçons fez todo o possível para que ficássemos seguros, calmos e confortáveis.

Sob o ponto de vista de uma cliente que passou quatro horas presa em um restaurante japonês enquanto o povo botava para quebrar do lado de fora, elaborei cinco dicas sobre como ser hospitaleiro em um momento crítico:

1) Mantenha a calma
Os clientes, especialmente os que não forem da cidade, olharão para você e a sua equipe para saber o que fazer. No Hachiko, os garçons continuaram o ritual de afastar as mesas e cadeiras enquanto o protesto estourava do lado de fora. O tinido dos copos e objetos de vidro acalmou um pouco os ânimos enquanto ouvíamos o barulho de helicópteros, estouros e gritaria.

2) Explique aos clientes o que está acontecendo
Apesar da barreira do idioma, a equipe do Hachiko tentou nos atualizar sobre o que estava acontecendo do lado de fora do restaurante. Quando eles explicaram que um carro estava pegando fogo, nos sentimos melhor ao saber do que se tratava aquele barulho horrível. Não finja que está tudo bem. Os clientes valorizarão a sua honestidade e confiarão mais em você por isso.

3) Forneça o contexto da situação, mas sem emitir um ponto de vista político
Os garçons explicaram que fazia muitos anos que não viam protestos tão grandes quanto aqueles. Eles nos disseram alguns dos motivos que levaram o povo a se indignar. Mas eles não tomaram partido para não causar uma discussão entre os funcionários ou clientes. Deixe o protesto ser a única fonte de agitação.

4) Use os seus conhecimentos do local para ajudar os clientes
Os garçons ligaram para todos os contatos de táxi, mas nenhum deles quis ir nos buscar. Eles tentaram explicar um caminho alternativo, mas ninguém aceitou. No final, eles pediram que esperássemos até que terminassem de limpar o restaurante para que pudessem nos acompanhar pela rua com segurança. Ficamos tão tocados pela gentileza, que os abraçamos e expressamos muito a nossa gratidão antes de entrar no táxi. Com certeza, recomendaremos esse restaurante para todo mundo que viajar para o Rio.

5) Tenha um plano de emergência
Não se pode prever um desastre natural ou saber se um protesto pacífico se tornará violento. Fique de olho nos acontecimentos do momento, incluindo as redes sociais, e confie na sua intuição, fechando o estabelecimento durante a noite se necessário. Não arrisque a sua segurança e a dos clientes, pensando no dinheiro. E, além de seguir as dicas acima, sempre atente para as instruções de segurança das autoridades locais!

Helen Anne Travis é escritora e profissional de marketing e mantém o blog de viagens FromWayUpHigh.com. Entre em contato com ela pelo Twitter: @Helen_Anne.

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O que é um serviço excelente na opinião dos viajantes

O que é um serviço excelente na opinião dos viajantes

Para conquistar os hóspedes, oferecer apenas o básico não basta.

É por isso que Kate Thomas, famosa blogueira de vídeos sobre viagens, perguntou aos viajantes: “Na sua opinião como hóspede de hotel, o que é um serviço excelente?”.

Segundo este vídeo (em inglês), oferecer um serviço excelente é:

  • Receber os hóspedes com entusiasmo e garantir um check-in rápido
  • Dar atenção às necessidades dos hóspedes
  • Dar boas dicas sobre restaurantes e atrações
  • Ter funcionários alegres que realmente gostam do que fazem
  • Saber o nome dos hóspedes
  • Resolver rápido qualquer problema

Na opinião de Kate, receber um coquetel ou um aperitivo de cortesia quando chega a um estabelecimento é algo que sempre a impressiona.

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Melhor serviço de hotel: o seu estabelecimento é mencionado no vídeo?

Melhor serviço de hotel: o seu estabelecimento é mencionado no vídeo?

Quer descobrir qual é o tipo de serviço que mais impressiona os viajantes? Assista às entrevistas feitas por Kate Thomas neste vídeo (em inglês).

Ela perguntou aos viajantes: “Qual foi o melhor serviço que você já recebeu em um hotel?”. Veja algumas respostas com dicas interessantes:

  • Oferecer ao viajante um celular para entrar em contato com o concierge
  • Fazer mais do que o esperado para conseguir remédios e atender a outras necessidades dos hóspedes
  • Encantar os hóspedes com pequenas surpresas, como deixar um doce no travesseiro durante o serviço de limpeza
  • Ajudar a resolver problemas comuns dos viajantes, como uma carteira perdida
  • Dar dicas sobre os melhores lugares para aproveitar uma atividade local ou aprender algo novo

Depois de assistir ao vídeo, pergunte a si mesmo: “O que eu posso fazer para oferecer aos hóspedes um serviço excelente?”. Coloque as novas ideias em prática. Na próxima vez que os viajantes pensarem no melhor serviço que já receberam, pode ser que falem sobre o seu estabelecimento.

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4 dicas para não perder ótimas oportunidades, de acordo com o TripBarometer

4 dicas para não perder ótimas oportunidades, de acordo com o TripBarometer

2014 tem tudo para ser um ano excelente para o setor de turismo e hotelaria.

De acordo com o TripBarometer, a pesquisa anual do TripAdvisor, 21% dos viajantes globais planejam gastar mais com viagens neste ano em comparação a 2013. Estima-se que o turismo para o exterior aumente 12%, e 85% dos viajantes que responderam à pesquisa disseram que pretendem economizar em outras despesas para poder viajar.

Ótimas notícias, não? Agora é só esperar as reservas chegarem, certo?

Errado. De acordo com o TripBarometer, os viajantes e os hoteleiros têm opiniões diferentes sobre o que realmente importa.

Esse conflito entre os desejos dos clientes e as percepções dos proprietários é uma oportunidade para aumentar as reservas. Siga estas dicas, atraia mais viajantes e transforme todas as visitas no site em reservas. Conquiste clientes fiéis!

Dica nº 1: dê aos viajantes o que eles querem, ou seja, ofertas especiais

Fiquei impressionado quando li que apenas 4% dos hoteleiros de todo mundo que participaram do TripBarometer acreditam que as ofertas especiais influenciam as reservas.

Não sou o único que ficou de queixo caído. Quase metade de todos os viajantes entrevistados concorda que as ofertas especiais influenciam na hora de escolher um hotel. A maioria somente faz reserva depois de encontrar uma ótima oferta.

Os viajantes estão literalmente esperando que você crie uma oferta, seja ela qual for. O que você pode oferecer? Uma diária grátis? Um upgrade de quarto? Que tal café da manhã grátis ou estacionamento com desconto?

Dê mais um motivo para que os viajantes escolham você e fique um passo à frente de 96% da concorrência.

Dica nº 2: serviços e comodidades.

Apenas um quarto dos hoteleiros que participaram do TripBarometer acredita que os serviços e as comodidades influenciam as reservas. Já três quartos dos viajantes consideram atributos como piscina e rede Wi-Fi gratuita fatores essenciais.

Hoteleiros, chegou a hora de conferir se as suas acomodações precisam de melhorias e, então, priorizá-las. Você não precisa construir uma piscina olímpica ou contratar um massagista para atender em tempo integral. Pequenos detalhes como aluguel de bicicletas de cortesia, secador de cabelo no quarto ou um aperitivo no check-in fazem toda a diferença.

Os serviços e comodidades preferidos entre os viajantes que participaram do TripBarometer são rede Wi-Fi gratuita (muito importante), café da manhã gratuito e serviço gratuito de táxi ou traslado.

Talvez você já ofereça essas comodidades ou não tenha como arcar com uma reforma no estabelecimento ou com novos serviços. Nesse caso, não deixe de divulgar as comodidades que você já oferece aos hóspedes, antes, durante e depois da estadia. Use o seu site, coloque avisos nos quartos e envie e-mails aos hóspedes após a saída deles para fazer essa divulgação.

Já até comentamos em outra publicação: divulgar os serviços e comodidades (novos e existentes) não só chama atenção dos viajantes, como aumenta as chances de que os hóspedes os mencionem nas avaliações.

Isso nos leva à...

Dica nº 3: receba mais reservas com as avaliações online

Quase 90% dos viajantes disseram que as avaliações são um fator essencial na hora de reservar, enquanto apenas 64% dos hoteleiros acham o mesmo.

Pessoalmente, nunca fiz uma reserva sem antes conferir a opinião de outros hóspedes sobre o hotel. Além disso, eu não escolho acomodações que não têm pelo menos algumas avaliações positivas.

Mantenha os seus perfis sempre atualizados em sites de avaliações como o TripAdvisor e incentive os hóspedes a compartilharem experiências. Faça isso com avisos no quarto ou com e-mails após a saída dos hóspedes, como já mencionamos.

Para ter o perfil básico do TripAdvisor, você não precisa pagar nada. Tudo que você precisa é um pouco de tempo para conquistar 90% dos clientes futuros. Estamos sempre procurando o estabelecimento perfeito!

Dica n º 4: trate os hóspedes como reis e rainhas. (isso é essencial)

Fiquei impressionado mais uma vez quando li que apenas um terço dos hoteleiros que participaram da pesquisa acredita que a experiência dos hóspedes determina se eles escolherão o mesmo hotel no futuro. Até mesmo contar isso para você é estranho.

Coloque-se no lugar dos viajantes. Planejar uma viagem é difícil. Não encontramos o hotel perfeito em um piscar de olhos. Se já tivemos experiências excelentes com uma acomodação ou marca, por que buscar outra?

No TripBarometer deste ano, 86% dos viajantes disseram que voltariam a se hospedar no mesmo hotel em que tiveram uma excelente estadia no passado. E pense nisto: esses viajantes têm amigos e familiares. O atendimento ao cliente e a experiência no seu estabelecimento têm efeito dominó. Não subestime esses quesitos.

Hoteleiros, estamos viajando muito. Atualize o seu perfil no TripAdvisor, crie ofertas e ofereça alguns benefícios. Com certeza, escolheremos você novamente.

Publicado por: http://fromwayuphigh.com...

Histórias de sucesso nas redes sociais

Histórias de sucesso nas redes sociais Um olhar detalhado de várias campanhas de hotéis premiadas

Atualmente, uma estratégia de marketing eficaz nas redes sociais não se trata apenas de publicar uma vez por dia no Facebook ou no Twitter. A criatividade é essencial para manter a frequência das visitas em mídias online lotadas, construir e interagir com uma base de clientes, gerar repercussão e, talvez, tornar uma mensagem “viral”.

Quando a revista Travel + Leisure criou os prêmios SMITTY (Mídia Social no Setor de Viagens e Turismo, Social Media in Travel and Tourism) há dois anos, hotéis e resorts de todo o mundo, tanto de pequeno como grande porte, puderam compartilhar histórias de sucesso de campanhas nas redes sociais. Uma olhada nesses muitos programas premiados de 2013 ajuda a descobrir o que chama a atenção dos clientes online.

O Four Seasons foi premiado com o SMITTY na categoria “Melhor rede de hotéis”. A estratégia era oferecer aos clientes, no Facebook e no Twitter, recomendações genuínas de equipes de hotéis locais sobre atividades e atrações em cada destino, além de dicas e ofertas de regiões específicas. A empresa tem contas no Twitter para cada um dos 84 estabelecimentos que oferecem informações sobre os locais, como por exemplo: Londres, Bangkok, México, Sydney e Nova York.

O Four Seasons também foi premiado na categoria “Melhor hotel do mundo”. A empresa utilizou as redes sociais para animar o público com a inauguração de um estabelecimento em Toronto. No Facebook, a campanha começou com um mês de antecedência, oferecendo brindes de tratamentos de spa diários. No Twitter, a cerimônia de inauguração teve uma cobertura ao vivo que pôde ser acompanhada pelos usuários com a hashtag #FSNewEra.

Campanhas em redes sociais específicas receberam muitos prêmios SMITTY. O prêmio de Melhor Linha do Tempo do Facebook” foi dado ao Fairmont Hotels. As publicações da empresa destacavam estabelecimentos individuais com fotos impressionantes, encorajavam a conversa e o contato com o público por meio de perguntas, divulgavam ofertas e descontos e ofereciam sugestões de itinerários em destinos específicos.

Assim como as grandes redes, hotéis individuais também foram premiados. O W New York Times Square foi o premiado na categoria “Melhor concurso/brinde” por ser o primeiro a criar uma exposição de fotos no Instagram. A marca, conhecida pelo design incrível, pediu que os usuários do Instagram tirassem fotos de diferentes tipos de design de suas cidades, incluindo arquitetura, arte de rua e interiores. Para participar do concurso, os usuários tiveram que seguir a conta do hotel em @whotelsnyc e colocar a tag #WDESIGN nas fotos. Esse conjunto de imagens similares se tornou uma versão digital de uma exposição fotográfica.

As redes sociais, quando usadas em iniciativas voltadas para o público, têm a vantagem adicional de fazer o bem e aumentar a exposição de um hotel ou marca ao mesmo tempo. Houve um empate na categoria Melhor atuação nas redes sociais com serviços para a população” do prêmio SMITTY. A Kimpton Hotels usou a conta do Facebook para organizar um concurso e premiar uma família de militares americanos com uma estadia gratuita no Natal. Durante o Furacão Sandy, a InterContinental Barclay da Cidade de Nova York ajudou os afetados pela tempestade ao compartilhar notícias e informações pelas contas do Twitter e do Facebook.

De que forma seu estabelecimento vai utilizar as redes sociais em 2014?

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Estudo de caso: Derby Hotels Collection aumenta as reservas em 25% com os anúncios patrocinados

Estudo de caso: Derby Hotels Collection aumenta as reservas em 25% com os anúncios patrocinados Como Derby Hotels Collection maximiza a exposição com os anúncios patrocinados do TripAdvisor para competir de forma mais eficaz em um mercado desafiador. O Derby Hotel Collection é uma rede de hotéis de gestão familiar com 14 estabelecimentos, localizados principalmente em Barcelona. Recentemente, conversamos com David Martinez i Urgell, líder de marketing digital e comércio eletrônico do grupo, para saber como ele aproveita os anúncios patrocinados do TripAdvisor para competir de forma mais eficaz em um mercado desafiador: Desafio: competir por menos viajantes A expectativa é que o turismo em Barcelona, principal mercado do Derby, seja mais fraco em 2018, principalmente durante a baixa temporada. Com a previsão de baixa no mercado de viagens, Martínez soube que precisava de algo diferente para competir por menos hóspedes com as redes de hotéis maiores. “Sabíamos que seria uma temporada complicada devido à difícil situação econômica do mercado”, declarou Martínez. “Também sabemos que a maioria dos viajantes não sabe da existência de nossos hotéis até pesquisar um destino específico e nos encontrar no TripAdvisor ou em agências de viagens online.”...

Como Kings Inn usa o TripAdvisor para depender menos de agências de viagens online

Como Kings Inn usa o TripAdvisor para depender menos de agências de viagens online Kings Inn recebe mais acessos com os anúncios patrocinados do TripAdvisor e aumenta as conversões com o Pacote Premium. Kings Inn gerencia estabelecimentos com ambiente familiar e preços acessíveis em San Diego e Anaheim, na Califórnia. Conversamos com Richard Espinoza, diretor de vendas e marketing, para descobrir como ele aproveita a presença de cada estabelecimento no TripAdvisor para aumentar acessos e conversões. A importância do TripAdvisor “De todos os veículos que trazem hóspedes à minha porta, o TripAdvisor e nosso site são os principais”, afirma Espinoza. “Recebemos uma quantidade incrível de acessos do TripAdvisor, em comparação com redes sociais, mecanismos de busca e agências de viagens online.” Ele acrescenta que “a característica mais valiosa do TripAdvisor é que os hóspedes vindos de lá realmente sabem quem somos. Eles escolhem nosso hotel depois de terem pesquisado e considerado diversas opções. Quando chegam, têm expectativas altas e querem desfrutar de nossos serviços e estabelecimento. O TripAdvisor é um filtro de hóspedes.”...

Como este hotel em Sorrento aumentou as reservas diretas em 20% dentro de 40 dias

Como este hotel em Sorrento aumentou as reservas diretas em 20% dentro de 40 dias Gianfranco Acampora – proprietário, gerente geral e estrategista de marketing do Grand Hotel Aminta – compartilha as principais dicas para promover seu hotel-butique em Sorrento

Conversamos com o hoteleiro e especialista de marketing Gianfranco Acampora, proprietário e gerente geral do Grand Hotel Aminta em Sorrento, na Itália. Ele compartilhou dicas e boas práticas de marketing digital para hotéis:

Você poderia falar sobre o Grand Hotel Aminta e a sua função no estabelecimento?

O Grand Hotel Aminta é um dos maiores hotéis em Sorrento. Situado em uma colina voltada para o Golfo de Nápoles, ele tem uma vista deslumbrante da cidade. Hoje em dia, meu irmão e eu dividimos o gerenciamento das operações do hotel. Eu sou responsável pelas áreas de vendas, marketing e registro de hóspedes.

Você poderia falar mais sobre a sazonalidade e demanda para o Aminta?

Embora seja um dos únicos hotéis na região que ficam abertos durante o ano todo, o Aminta é, na verdade, um resort de verão. A alta temporada é de abril a outubro, enquanto a baixa vai de novembro até meados de março. O Ano Novo é uma exceção, graças à incrível queima de fogos de artifício que acontece aqui em Sorrento.

No momento, a grande maioria dos clientes vem do Reino Unido. Também recebemos muitos americanos e canadenses.

Você divulga seu hotel online há muitos anos. Poderia nos contar mais sobre a sua estratégia e a evolução dela ao longo do tempo?

Sempre me interessei muito por marketing digital. Além de meu trabalho, é meu hobby e paixão. Fomos o primeiro estabelecimento de Sorrento a ter um site, em 1995. Desde então, o hotel sempre se saiu bem nas buscas orgânicas. Conforme os concorrentes começaram a usar a internet, tentamos diversas estratégias para manter nossa vantagem competitiva, como anunciar em mecanismos de busca e agências de viagens online.

Logo percebemos que é muito difícil atingir nosso público-alvo com anúncios em mecanismo de busca. Como muitos concorrentes disputam as principais palavras-chave, é muito difícil aparecer na primeira posição. No entanto, o TripAdvisor costuma estar entre os principais resultados de busca orgânicos para os mesmos termos. Os hóspedes muitas vezes contam que nos encontraram no TripAdvisor. Com base nisso, direcionamos nossa estratégia para a divulgação nesse site.

Pode nos contar mais sobre o comportamento de busca de seus hóspedes?

Claro. Fizemos lances para termos de pesquisa como “hotel com piscina em Sorrento”. Segundo os hóspedes, eles geralmente fazem uma pesquisa inicial por um termo como “hotéis em Sorrento”, mas encontram entradas demais, o que dificulta a análise dos resultados Eles rapidamente acham o TripAdvisor e usam o site para fazer pesquisas mais específicas e encontrar um estabelecimento que atenda a suas necessidades. Com isso, o TripAdvisor se torna a ferramenta de pesquisa para um dado destino, usado para encontrar hotéis, restaurantes, etc.

Qual é a sua estratégia específica para trabalhar com o TripAdvisor?

No momento, o TripAdvisor é a nossa ferramenta de marketing mais eficaz. Com os novos anúncios patrocinados, por exemplo, o Aminta aparece acima dos resultados de busca por Sorrento. Isso é muito importante para nós. Como o anúncio direciona acessos à nossa página, as pessoas podem falar conosco diretamente pelos links do Pacote Premium. Percebi que isso diminui os custos com comissões, já que elas entram em contato diretamente conosco ou fazem reservas no nosso site.

Como foi o desempenho dos anúncios patrocinados para seu estabelecimento?

Estamos muito felizes com o produto. Ainda estamos fazendo testes, mas já tivemos um aumento de 20% nas reservas diretas dentro de 40 dias. A ferramenta é fantástica e muito fácil de usar. Além disso, o custo é mínimo em relação ao retorno sobre investimento observado. Os clientes que chegam por esse canal também parecem ser muito rentáveis: eles reservam estadias mais longas e tipos de quarto acima da média.

Qual será a estratégia para os anúncios patrocinados daqui para frente?

Esse recurso conta com três opções de orçamento. Durante a alta temporada, quando o estabelecimento está cheio, provavelmente voltaremos para a opção com menor orçamento, mas não deixaremos de ter uma campanha ativa. É importante sempre manter a exposição para conquistar reservas futuras. No resto do ano, principalmente em janeiro e fevereiro, quando as pessoas começam a planejar as férias do meio do ano, usaremos uma das opções de maior orçamento para direcionar mais hóspedes ao nosso estabelecimento.

O que você diria para outros hoteleiros que pensam em usar anúncios patrocinados?

Sem dúvidas, vale a pena experimentar o recurso. A ferramenta é fácil de usar… Não é necessário escolher palavras-chave nem definir lances. Basta escolher quanto você quer gastar por dia, configurar a campanha e relaxar.

Última atualização: 22 de fevereiro de 2018

Hotel em Dubrovnik usa o TripAdvisor para aumentar a visibilidade e receber mais reservas

Hotel em Dubrovnik usa o TripAdvisor para aumentar a visibilidade e receber mais reservas Veja como Berkeley Hotel & Spa usa os anúncios patrocinados para se para destacar em um mercado altamente competitivo. Com gestão familiar, o

Berkeley Hotel & Spa é um estabelecimento com 24 quartos localizado em Dubrovnik, na Croácia. Katarina Elez, gerente geral do hotel, tem se empenhado em consolidar a presença online do Berkeley para motivar mais viajantes a fazer reservas diretamente no site do estabelecimento. Continue a ler para descobrir como ela criou uma estratégia eficaz de marketing online:

Foco no TripAdvisor

Quando o Berkeley Hotel foi inaugurado, Elez logo decidiu que era necessário investir em marketing online, principalmente no TripAdvisor. “Fomos um dos primeiros hotéis em Dubrovnik a ter um perfil no TripAdvisor, desde a inauguração em 2007”, explica Elez. “Sempre usamos o TripAdvisor amplamente, e essa foi uma de nossas melhores decisões.”

O uso do TripAdvisor como estratégia de marketing online traz benefícios ao Berkeley Hotel até hoje. “Conseguimos aumentar a exposição a viajantes que pesquisam nosso destino porque temos uma presença marcante e sólida no TripAdvisor desde o início. Estamos sempre entre os 15 melhores estabelecimentos de Dubrovnik.”

Como maximizar a exposição a viajantes

Em uma cidade dominada por estabelecimentos cinco estrelas, que contam com orçamentos de marketing maiores do que um pequeno hotel três estrelas, é preciso perspicácia ao investir em táticas de marketing para maximizar a exposição do hotel.

“Nossos hóspedes vêm de grandes mercados, como Reino Unido, Austrália e Estados Unidos”, afirma Elez. “Com o nosso orçamento, é difícil usar ferramentas como o AdWords para alcançar e influenciar esses viajantes.”

Recentemente, Elez investiu em um site aprimorado que está altamente integrado ao gerenciamento de canais. Isso permite rastrear a fonte de todas as reservas e analisar o que as motiva. Depois de experimentar diversas ferramentas, Elez conseguiu obter resultados ao aproveitar a presença marcante do Berkeley Hotel no TripAdvisor.

Pacote Premium

Em janeiro, Elez assinou o Pacote Premium com acesso preferencial como forma de receber mais reservas diretas no site do hotel.

“Acabamos de fazer uma reforma. Com os recursos do acesso preferencial, como o Storyboard e as fotos preferidas, vamos mostrar essas melhorias às pessoas”, explica Elez.

Ela também aproveita as ofertas especiais para avaliar o impacto do Pacote Premium nas reservas.

“Publicamos uma oferta exclusiva no TripAdvisor e acompanhamos de perto o retorno que ela gera. Notamos que as pessoas que reservam no nosso site ou com agências de viagens online costumam mencionar o TripAdvisor. Isso demonstra que, em algum momento, elas acessaram nosso perfil.”

Anúncios patrocinados

Depois de assinar o Pacote Premium, o Berkeley Hotel começou a usar os anúncios patrocinados do TripAdvisor. Elez explica: “Sabemos que os hóspedes que vêm do TripAdvisor são mais confiantes e tendem a reservar diretamente. Por isso, o objetivo é usar os anúncios patrocinados para receber mais reservas diretas no nosso site e aumentar a taxa de ocupação e o preço médio das diárias na alta temporada.”

Como Dubrovnik é um dos mercados mais sazonais no mundo todo, Elez considera os anúncios patrocinados uma boa maneira de receber mais acessos antes da alta temporada. Durante o período de baixa, a demanda é muito limitada. Por isso, o estabelecimento não pode perder oportunidades.

“Quanto mais perto de fazer a reserva, maior a preocupação dos hóspedes com o preço. Ao aumentar nossa exposição, criamos oportunidades de influenciar pessoas a escolherem nosso estabelecimento três estrelas, já que oferecemos preços mais baixos do que os hotéis cinco estrelas que estão por toda a cidade.”

Os resultados?

“Pagar pelos cliques nos anúncios patrocinados e receber mais reservas diretas tem um ótimo custo-benefício”, declara Elez. “Gostamos do fato de que nosso anúncio aparece no topo da lista. A repetição é importante, principalmente ao considerar os padrões de reserva do nosso mercado. Mesmo que as pessoas não cliquem naquele momento, elas se lembrarão de nós como uma opção. Quando clicarem de fato, estarão mais propensas a reservar”.

Elez planeja continuar usando os anúncios patrocinados como parte fundamental da estratégia de marketing online do estabelecimento. “Vemos nossos esforços como investimentos em longo prazo. Pelos próximos seis meses, continuaremos a monitorar os indicadores dos anúncios patrocinados, como o número de cliques, os acessos ao site e as reservas diretas confirmadas. Até agora, temos recebido bastantes reservas para esta temporada”, conta Elez.

Última atualização: 12 de março de 2018

Como este hotel em Bangkok triplicou os cliques em um mês

Como este hotel em Bangkok triplicou os cliques em um mês Boas práticas de marketing no TripAdvisor recomendadas por um hotel-butique de Bangkok.

O Bangkok Loft Inn é um hotel-butique premiado sete vezes pelo Travellers’ Choice do TripAdvisor. Com 32 quartos, o estabelecimento tem um “ambiente aconchegante e estilo contemporâneo” e localiza-se no distrito de Thonburi, na capital da Tailândia. No momento, é o 10º colocado na lista do Travellers’ Choice de melhores hotéis econômicos na Tailândia.

Kantapong Tanachotevorapong, gerente de marketing, compartilhou algumas das estratégias do estabelecimento para alcançar o sucesso. Elas incluem um compromisso sério com o atendimento ao cliente, o aumento da visibilidade com soluções online, como o TripAdvisor, e o uso dos anúncios patrocinados para aumentar os acessos e a taxa de ocupação.

Compromisso com o atendimento ao cliente

“Nosso foco é oferecer a nossos hóspedes a melhor experiência possível”, declara Tanachotevorapong, responsável pela estratégia de marketing do hotel. “Acreditamos que, com isso, motivamos as pessoas a voltar.”

Em fevereiro de 2018, 94% das mais de 1.500 avaliações foram muito boas ou excelentes, o que reflete esse grande compromisso com o atendimento ao cliente. Os feedbacks sempre mencionam que a equipe é hospitaleira e solícita, com funcionários sempre sorridentes, simpáticos e prontos para resolver qualquer problema.

Tanachotevorapong aponta que essa preocupação com o serviço motiva novas reservas. Segundo ele, “no geral, os hóspedes fazem a primeira reserva por meio de agências de viagens online parceiras. Depois dessa estadia e após conhecer nossa equipe, as pessoas tendem a fazer reservas para viagens futuras usando nossos canais diretos.”

Como ganhar visibilidade com o TripAdvisor e outros recursos online

Parceiro do TripAdvisor há muitos anos, o Bangkok Loft Inn é assinante do Pacote Premium desde 2012.

“Fomos um dos primeiros hotéis em Bangkok a usar soluções online para aumentar nossos negócios. Trabalhar com o TripAdvisor é grande parte dessa estratégia. Hoje em dia, a maioria de nossos hóspedes nos encontra no TripAdvisor”, explica Tanachotevorapong. “Fazemos uma divulgação massiva de nossos prêmios e oferecemos preços competitivos. Com isso, garantimos alta exposição no site”.

Apesar do sucesso, Bangkok Loft Inn enfrenta um mercado desafiador, repleto de novos concorrentes, principalmente estabelecimentos de redes maiores.

“Esses novos hotéis têm grande interesse em marketing online. Está ficando cada vez mais difícil nos destacarmos em nossos canais na internet”, explica Tanachotevorapong. “Para ajudar a aumentar a taxa de ocupação e alcançar nosso público-alvo, estamos experimentando diversas estratégias novas neste ano, incluindo o foco em marketing de conteúdo e redes sociais.”

Como usar os anúncios patrocinados do TripAdvisor para aumentar a taxa de ocupação

“O TripAdvisor sempre foi um ótimo parceiro, e estamos muito satisfeitos com o Pacote Premium. Por isso, quando nos foi oferecida a oportunidade de usar os anúncios patrocinados, sabíamos que tínhamos de experimentar o recurso”, declarou Tanachotevorapong.

Os anúncios patrocinados foram criados para destacar acomodações para viajantes que usam o TripAdvisor para pesquisar lugares para ficar em uma determinada região. Saiba mais sobre o recurso.

O Bangkok Loft Inn se inscreveu para uma campanha de anúncios patrocinados com orçamento médio. Os resultados? Na campanha atual, o Bangkok Loft Inn notou um aumento de 300% nos cliques de pessoas em busca de um hotel na cidade.

“Observamos melhorias no desempenho do Pacote Premium, bem como na performance com nossos parceiros de distribuição”, diz Tanachotevorapong. “Percebemos um aumento geral nas reservas recebidas.”

“Os anúncios patrocinados são uma ótima oportunidade, até mesmo para hotéis de pequeno porte”, continua ele. “Fácil de usar, a ferramenta é ideal para ajudar seu estabelecimento a chamar a atenção, além de ajudar pessoas a escolherem seu hotel dentre as diversas opções disponíveis.”

Última atualização: 6 de março de 2018

Uma atração emocionante: como usar as avaliações para chegar ao topo, parte 2

Uma atração emocionante: como usar as avaliações para chegar ao topo, parte 2

O Gardaland Park, o melhor parque de diversões da Itália, mostra que o que você faz com as novas avaliações é tão importante quanto recebê-las.

Perdeu a parte 1? Leia a outra parte primeiro e descubra como o premiado Gardaland Park recebe mais avaliações.

Valorize ao máximo as novas avaliações

Você quer receber mais avaliações. Mas, quando recebe feedback, você faz tudo o que pode com ele? Veja como o Gardaland Park valoriza todas as novas avaliações, fortalecendo as relações com os clientes, fazendo melhorias imediatas e muito mais.

Mostrando aos clientes que eles são importantes

As 20 pessoas da equipe de marketing do Gardaland Park levam as relações com os clientes tão a sério que um desses funcionários fica só respondendo às avaliações do TripAdvisor. Por quê? “Acreditamos muito em criar relações exclusivas com cada cliente. Quando uma pessoa faz uma avaliação, ela espera uma resposta.”, afirma Raffaele Prati, gerente de Web e novas mídias. E ele ainda diz mais: “Mantendo esse diálogo, nós reforçamos a relação pessoal que temos com os nossos fãs. Eles deixam um feedback, nós respondemos e aprendemos.”

Quando perguntamos sobre o que é importante incluir em uma Resposta do administrador, Raffaele deu uma incrível volta, digna de uma das montanhas-russas do parque. “Vou falar o que não se deve incluir: respostas já prontas. É preciso personalizar porque as pessoas notam na hora quando você usa uma resposta padrão.” O funcionário do Gardaland Park que responde a cada uma das avaliações tem muito trabalho, mas a relação personalizada com os viajantes vale cada minuto gasto.

Melhorando a experiência dos clientes

Para que os feedbacks das avaliações não se percam, Raffaele e sua equipe compartilham os comentários mais recentes com todos os departamentos. “Levamos isso muito a sério e queremos que os viajantes saibam que entendemos seu feedback e estamos realmente prestando atenção. O relatório é enviado para todos os departamentos e usado no planejamento das próximas ações operacionais e de marketing.”

Durante a alta temporada, o relatório é semanal, mas, nas outras épocas, é mensal. O relatório destaca os problemas e os elogios mais mencionados e categoriza as novas avaliações conforme a pontuação e o tipo de opinião (positiva, neutra ou negativa).

Reforçando a reputação da atração

O marketing mudou muito desde a abertura do Gardaland Park em 1975. Hoje em dia, os viajantes contam com as avaliações para planejar suas viagens e saber o que fazer. É por isso que este ganhador do Travellers' Choice 2013 aproveita todo o poder do TripAdvisor, até mesmo nas iniciativas de marketing offline.

O Gardaland Park incluiu recentemente todos os prêmios que ganhou do TripAdvisor em seus folhetos e mapas. O resultado? Raffaele revela: “Incluir os prêmios do TripAdvisor no nosso material de marketing é uma eficiente forma de receber novas avaliações.” Ele também atribui o aumento de avaliações à ligação que os clientes observam entre o parque e o TripAdvisor. Assim, tudo que faça referência à reputação do parque só melhora a fama impressionante que ele já tem no TripAdvisor.

Agora é a sua vez de acompanhar os feedbacks de perto

Visite o Portal do Administrador para responder às últimas avaliações, rastrear semanalmente o desempenho do estabelecimento no TripAdvisor e muito mais. É grátis! Mesmo que você não tenha uma equipe de marketing com 20 funcionários e uma atmosfera de contos de fadas, como o Gardaland Park, se dedicar um pouco de tempo por semana ao perfil do estabelecimento no TripAdvisor, alcançará resultados mágicos. 

Última atualização: 26 de março de 2014