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Três dicas especiais para melhorar o desempenho no TripAdvisor

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Três dicas especiais para melhorar o desempenho no TripAdvisor

Veja o que nossos especialistas recomendam para melhorar o desempenho do seu estabelecimento no TripAdvisor, o que influenciará suas reservas diretas, sua reputação online e muito mais.

Com tanto conteúdo no TripAdvisor, é possível que você encontre dicas ou informações fraudulentas ou até mesmo contrárias às diretrizes do TripAdvisor. Aproveitar ao máximo os benefícios do TripAdvisor é muito importante. Queremos garantir que você tenha as informações corretas para alcançar os melhores resultados com a sua presença no maior site de viagens do mundo1.

Com esse objetivo, apresentamos três dicas sugeridas pela nossa equipe para melhorar seu desempenho no TripAdvisor.

Primeiro, vamos esclarecer a terminologia. Sua “pontuação no TripAdvisor” é diferente do seu “ranking no TripAdvisor”. Funciona assim:

  • Com base na experiência que tiveram no seu estabelecimento, os viajantes dão notas e fazem avaliações sobre ele.
  • Com base nessas avaliações, seu estabelecimento recebe uma pontuação geral no TripAdvisor: 5 é a nota máxima.
  • Sua pontuação no TripAdvisor entra no cálculo do ranking geral do seu estabelecimento no TripAdvisor em comparação a outros estabelecimentos na sua região. O ranking do TripAdvisor também é conhecido como Índice de popularidade.
  • Quanto mais altas forem suas pontuações e mais recentes forem as avaliações, melhor será a posição do seu estabelecimento no ranking do TripAdvisor.

Agora vamos às dicas para melhorar sua posição no ranking no TripAdvisor:

Mantenha o foco nos serviços offline para melhorar os resultados online

Quer receber mais avaliações dos clientes e pontuações mais altas baseadas nessas avaliações? Concentre-se em proporcionar uma ótima experiência ao visitante. O que você faz ou deixa de fazer durante a visita do cliente afeta diretamente a experiência e a avaliação dele. Do momento da entrada até o da saída do cliente, e durante toda a estadia, seja o mais acolhedor e prestativo possível.

Isso ajuda você a acompanhar suas avaliações no TripAdvisor. Que elogios aparecem nas avaliações positivas? Use-os como exemplo do que você está fazendo certo para atender melhor o cliente e descubra formas de agradá-los ainda mais. Se isso parecer complicado, concentre-se no que é possível fazer para se destacar da concorrência e oferecer uma experiência que você mesmo adoraria ter ao viajar. Talvez você não tenha recursos e orçamento para fazer tudo o que gostaria de imediato. No entanto, você pode começar a fazer algo agora mesmo. Seja autêntico e determinado: isso vai atrair mais clientes (e aumentar a quantidade de avaliações).

Aceite e responda a avaliações negativas

Alguns estabelecimentos tendem a ignorar ou esconder avaliações negativas. Há dois motivos pelos quais você deve fazer o contrário. Primeiro, porque as Respostas do administrador às avaliações negativas (e também positivas) mostram aos clientes em potencial que você está preocupado em proporcionar a melhor experiência possível e valoriza o feedback do cliente.

Segundo uma pesquisa recente da PhoCusWright, a gestão da reputação online é a área que terá mais investimentos dos hoteleiros em 20162. Embora responder às avaliações não tenha um efeito direto sobre sua posição no ranking no TripAdvisor, isso pode gerar mais reservas e avaliações.

O segundo motivo pelo qual você deve aceitar avaliações negativas é porque o feedback dos clientes abre as portas para a realização de melhorias operacionais. Talvez você esteja tão envolvido com as operações do dia a dia que não veja algo que um novo cliente identifica com facilidade. Cada avaliação é uma vitrine que mostra a experiência do cliente no estabelecimento. O quarto não estava completamente limpo? Converse com sua equipe de limpeza e reforce o treinamento, se necessário. Consideração, comunicação e ação: é assim que você transforma o feedback em melhorias para todos os futuros clientes, o que pode influenciar significativamente suas pontuações no TripAdvisor e, consequentemente, no ranking do TripAdvisor.

NÃO ofereça incentivos em troca de avaliações

A oferta de incentivos, como cupons ou upgrades, em troca de uma avaliação viola as regras do TripAdvisor. Isso acontece porque tratamentos especiais ou descontos podem interferir na veracidade e precisão da avaliação dos clientes. As avaliações feitas em troca de incentivos serão retiradas do site para que não influenciem sua posição no ranking do TripAdvisor. Outras penalidades contra seu estabelecimento e sua posição no ranking poderão ser impostas. Importante: estabelecimentos que incentivarem clientes a fazer avaliações dessa forma não poderão concorrer às premiações do TripAdvisor, como o Travellers’ Choice e o Certificado de Excelência.

Use um dos recursos de marketing gratuitos que o TripAdvisor oferece aos proprietários para gerar mais avaliações. O recurso Avaliações Expressas envia e-mails aos clientes solicitando que façam uma avaliação. Em apenas alguns minutos, é possível criar e enviar um e-mail personalizado e com qualidade profissional para até 1.000 clientes de uma só vez. Além disso, os hoteleiros dizem que esse recurso ajuda a criar um vínculo com os clientes durante a visita. Faça um evento para a interação entre a equipe do estabelecimento e os clientes. Ou procure saber como cada cliente está sendo atendido e se você pode fazer algo para ajudá-lo. Esse tipo de interação causa uma boa impressão nos viajantes. Quando eles voltam para casa, a tendência é que compartilhem suas experiências e opiniões com outras pessoas.

Ao seguir essas recomendações, você estará no caminho certo para melhorar sua pontuação e sua posição ranking no TripAdvisor. Essas dicas funcionaram para muitos dos 5,3 milhões de acomodações, restaurantes e atrações no TripAdvisor. E podem ajudar você também.

E não se esqueça: se quiser recomendações ou dicas para alcançar o sucesso no TripAdvisor, é sempre melhor ir diretamente à fonte das últimas dicas, notícias e tendências do setor, o TripAdvisor Insights.

  • 1. Fonte: comScore Media Metrix para os sites do TripAdvisor, dados mundiais, julho de 2015
  • 2. Fonte: TripBarometer 2015
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