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Perguntas frequentes sobre o TripAdvisor para restaurantes

Perguntas frequentes sobre o TripAdvisor para restaurantes Organizamos uma lista com todas as perguntas frequentes sobre o TripAdvisor para restaurantes.

Por que devo solicitar meu perfil no TripAdvisor?

Solicitar sua página no TripAdvisor e se cadastrar como representante do restaurante é grátis e permite gerenciar todos os detalhes do perfil, incluindo: editar informações do estabelecimento, carregar fotos, responder a avaliações e muito mais. Visite o Portal do Administrador do TripAdvisor para solicitar seu perfil. A fim de garantir a segurança do seu estabelecimento, você deve fornecer um cartão de crédito para confirmar sua identidade. Essa etapa é somente para fins de verificação. Solicitar o perfil é sempre gratuito. Para ver instruções completas sobre como se cadastrar, leia nosso guia.

Como faço para gerenciar meu perfil no TripAdvisor e torná-lo mais atraente para os visitantes?

Depois de se cadastrar, você pode gerenciar todos os detalhes da página no TripAdvisor no Portal do Administrador. O Portal do Administrador está disponível no site tradicional e no aplicativo móvel. Baixe a versão mais recente do app do TripAdvisor para iOS ou Android e use seu celular para responder a avaliações, tirar dúvidas dos clientes e gerenciar diversos recursos do TripAdvisor Premium. Saiba mais sobre a versão móvel do Portal do Administrador.

Para otimizar seu perfil no TripAdvisor, leia o nosso guia completo.

Como faço para atualizar os detalhes do perfil do meu restaurante?

Todas as informações do estabelecimento podem ser atualizadas no Portal do Administrador. Para visitar essa seção, vá ao menu Perfil na parte superior da tela e clique em Gerenciar perfil. Nessa página, é possível atualizar detalhes como: informações gerais (nome, dados de contato, etc.), localização, horário de funcionamento, tipo de culinária, informações sobre preços e muito mais.

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Ranking de popularidade no TripAdvisor: fatores principais e como melhorar

Ranking de popularidade no TripAdvisor: fatores principais e como melhorar Saiba mais sobre o ranking de popularidade do TripAdvisor e receba dicas para melhorar o desempenho do seu estabelecimento. O ranking de popularidade do TripAdvisor leva em conta as avaliações dos usuários e reflete a posição da sua empresa em relação à concorrência. Ele é importante porque, quanto mais alta for a sua classificação, maior será a chance de seu estabelecimento ser visto quando usuários pesquisarem sua região. Veja os três principais fatores que afetam o ranking de popularidade, bem como formas de melhorar sua posição: Qualidade das avaliações Pontuações por círculos mais altas causam um impacto positivo no ranking de popularidade. Mostre aos hóspedes o que esperar desde antes da chegada deles: mantenha todas as informações atualizadas e confira se as fotos publicadas refletem o estabelecimento da melhor forma. Durante a estadia, atenda a essas expectativas ou até mesmo as supere para continuar recebendo avaliações positivas! Quantidade de avaliações...

Tudo o que você precisa saber sobre o ranking de popularidade do TripAdvisor

Tudo o que você precisa saber sobre o ranking de popularidade do TripAdvisor Saiba tudo sobre o algoritmo do ranking de popularidade do TripAdvisor, incluindo como ele é usado para classificar acomodações, atrações e restaurantes e como evoluiu ao longo do tempo. Como funciona O ranking de popularidade leva em conta a qualidade, quantidade e recenticidade das avaliações recebidas dos clientes, além da constância no desempenho do estabelecimento ao longo do tempo. Qualidade As pontuações por círculos, fornecidas como parte das avaliações, são usadas para classificar a qualidade da experiência em cada estabelecimento. Quando todos os outros fatores são iguais, um estabelecimento com mais pontuações de cinco círculos tem uma classificação mais alta do que locais com pontuações menores. Recenticidade...

Como aprimorar o perfil do seu restaurante no TripAdvisor

Como aprimorar o perfil do seu restaurante no TripAdvisor

O TripAdvisor é muito mais do que o maior site de viagens do mundo. Também somos um dos maiores sites de restaurantes do planeta.2 Aprimore o seu perfil no TripAdvisor para se conectar a milhões de pessoas e sair na frente da concorrência. 

1. Confirme e atualize as informações do estabelecimento

Confirme se todos os dados do seu perfil estão corretos. Para fazer alterações, cadastre-se como proprietário caso ainda não tenha feito isso. É rápido e gratuito.

Depois de se cadastrar, verifique o nome, o endereço e o telefone do restaurante, além dos links para o seu site e o e-mail. Se quiser fazer alterações, visite o Portal do Administrador, clique em Perfil no menu superior e selecione Gerenciar perfil. Atualize e inclua informações. Como representante oficial do estabelecimento, essas edições substituirão o conteúdo existente.

Inclua também o tipo de culinária, refeições servidas, faixa de preço, horários de funcionamento, descrição, outros recursos e serviços do restaurante. Dê uma atenção especial a essa página para incluir todos os detalhes.Forneça também outras versões do nome, endereço e descrição do estabelecimento para exibição em todos os sites do TripAdvisor. Informações precisas e detalhadas ajudam os clientes a decidir por fazer a reserva, além de oferecer uma visão geral melhor do seu restaurante e do que ele oferece. 

2. Carregue fotos 

Os clientes compram com os olhos. Na verdade, uma pesquisa recente mostra que restaurantes que têm entre 11 e 20 fotos atraem o dobro de interação dos clientes do que estabelecimentos sem fotos.1 Sendo assim, quanto mais fotos no perfil, melhor. 

Como proprietário, você pode carregar um número ilimitado de imagens. Compartilhe fotos de pratos de dar água na boca ou mostre o ambiente para mostrar aos futuros clientes se é um local romântico, voltado para a família, etc. Para a foto principal, escolha uma que cause uma boa primeira impressão. Troque esta imagem com frequência para que o perfil esteja sempre atual e continue atraindo novos clientes ao longo do tempo. Você pode gerenciar as fotos do restaurante no Portal do Administrador. Para saber mais, leia o guia sobre gerenciamento de fotos no TripAdvisor.

3. Coloque o seu estabelecimento no mapa 

Com os mapas, os clientes localizam o seu restaurante na região que estão visitando e planejam melhor a viagem. Se o estabelecimento não estiver no mapa ou for exibido no lugar errado, siga estas etapas para atualizar essas informações no Portal do Administrador:

  • Faça login no Portal do Administrador
  • No menu Perfil, na parte superior da página, clique em Gerenciar perfil.
  • Selecione a guia Localização no menu à esquerda.
  • Atualize o endereço e o código postal e clique em Enviar. Se os campos Cidade ou Estado/província estiverem incorretos, siga estas instruções.
  • Depois, clique em Verificar pino no mapa e coloque o marcador no local correto. Sugerimos usar a entrada principal ou o estacionamento. 
  • Clique em Confirmar. A localização será atualizada no site em até 24 horas.

4. Inclua o cardápio

Incluir o link do cardápio no perfil é uma maneira fácil de exibir os pratos do restaurante aos futuros clientes. Esses links são fornecidos pela parceria do TripAdvisor com o SinglePlatform e o Locu. Se você tiver um contrato com alguma dessas empresas, o link do cardápio aparecerá automaticamente no perfil do seu restaurante no TripAdvisor. Depois de se cadastrar em um desses sites parceiros, aguarde de 10 a 14 dias para que o link apareça. Para editar o cardápio, entre em contato diretamente com o SinglePlatform ou o Locu.

5. Inclua um botão de reserva

Dê aos clientes a possibilidade de fazer reservas diretamente no seu perfil do TripAdvisor. Basta se cadastrar no TheFork ou no OpenTable (disponível no momento apenas nos EUA). Cadastre-se em um desses sites parceiros para incluir automaticamente o botão Reservar no seu perfil do TripAdvisor e transforme visitantes da página em clientes.

6. Ofereça serviço de entrega

Ofereça a conveniência do serviço de entrega aos clientes que visitam o perfil do seu restaurante, onde quer que eles estejam. Cadastre-se no Deliveroo ou no Grubhub (disponível no momento apenas nos EUA) para incluir o botão Pedir online no perfil. Os clientes poderão fazer pedidos de qualquer lugar com rapidez e facilidade diretamente no seu perfil.

7. Incentive os clientes a fazer avaliações

Quanto mais avaliações o seu estabelecimento tiver, mais conteúdo os viajantes terão em mãos antes de concluir o planejamento. E, quanto mais recentes forem, mais atual e relevante será o conteúdo para os futuros clientes. Na guia Avaliações, do Portal do Administrador, você encontra diversas ferramentas para incentivar os viajantes a fazer avaliações. Isso inclui os widgets, a plataforma de e-mail das Avaliações Expressas, cartões personalizados e panfletos.

8. Divulgue o seu perfil no TripAdvisor

Quer que seus clientes e pedestres saibam que você tem um perfil no TripAdvisor? Coloque um adesivo do TripAdvisor na entrada principal. Assim, você mostra aos clientes que valoriza a opinião deles e também os incentiva a avaliar o estabelecimento. Se tiver recebido o prêmio Travellers' Choice ou o Certificado de Excelência, solicite adesivos ou placas especiais no Portal do Administrador e divulgue sua vitória. 

9. Inclua um widget no seu site

Uma ótima maneira de divulgar o seu perfil é colocar um widget do TripAdvisor no seu site. Ele exibe as suas avaliações e incentiva os clientes a fazer outras. Para encontrar widgets para o seu estabelecimento, acesse www.tripadvisor.com.br/Widgets e digite o nome do restaurante. Confira este guia para saber mais informações sobre a instalação dos widgets.

10. Responda a avaliações

De acordo com uma pesquisa recente, os proprietários que respondem a avaliações atraem o dobro de interação com os clientes nos perfis do TripAdvisor. Por esse e outros motivos, recomendamos que os proprietários monitorem as avaliações e escrevam algumas respostas do administrador. No caso de uma avaliação negativa, a resposta do administrador demonstra que você leva o atendimento ao cliente a sério, além de mostrar como solucionou problemas. Uma resposta do administrador a uma avaliação positiva mostra que você está atento e valoriza o feedback dos clientes. Ao responder a avaliações regularmente, você destaca o seu estabelecimento da concorrência. Para conferir mais dicas, veja o guia Como responder às avaliações dos viajantes no TripAdvisor com as respostas do administrador.

11. Aumente os acessos ao seu perfil com os anúncios do TripAdvisor

Os Anúncios do TripAdvisor são uma nova solução de marketing disponível para restaurantes no TripAdvisor. Com eles, você direciona acessos ao seu perfil no TripAdvisor, divulgando a sua empresa em um posicionamento patrocinado exclusivo. Os anúncios são direcionados a um público específico: clientes que pesquisam um lugar para comer em sua região. Para saber mais, visite www.tripadvisor.com.br/Restaurant_Ads.

12. Faça upgrade para o TripAdvisor Premium

Aprimore a sua página e transforme visitas online em visitas de verdade ao fazer o upgrade para o TripAdvisor Premium para restaurantes. Com o TripAdvisor Premium, você tem acesso a ferramentas exclusivas para divulgar o que o restaurante tem de melhor. Elas incluem: O Storyboard, o recurso 3 principais motivos para comer aqui, a avaliação favorita e os dados analíticos sobre você e a concorrência. Saiba mais sobre o TripAdvisor Premium para restaurantes e veja como se inscrever aqui.


  • 1. https://www.tripadvisor.com.br/TripAdvisorInsights/n2782/new-study-influencing-diner-engagement-tripadvisor
  • 2. comScore Media Metrics para o site do TripAdvisor, dados mundiais, maio de 2016 e registros do TripAdvisor, 2º trimestre de 2016
Última atualização: 16 de outubro de 2017

Inclua seu estabelecimento no TripAdvisor

Inclua seu estabelecimento no TripAdvisor

Como criar um perfil e começar a receber avaliações no TripAdvisor

O TripAdvisor é o maior site de viagens do mundo, acessado por milhões de viajantes todos os meses, que buscam e planejam suas viagens. Acomodações, restaurantes e atrações podem ter perfis gratuitos no TripAdvisor!  Um perfil no TripAdvisor vai aumentar a exposição do estabelecimento para um público maior e mais qualificado, além de possibilitar o acesso às diversas ferramentas de marketing gratuitas. É fácil criar um perfil. Vamos começar.

Como criar um perfil do estabelecimento?

Há duas maneiras: um representante do estabelecimento pode solicitar um perfil ou um usuário do TripAdvisor pode fazer uma avaliação sobre você e iniciar o perfil.

Antes de solicitar a criação de um perfil, acesse www.tripadvisor.com.br/Owners para ver se um viajante já incluiu o seu estabelecimento no TripAdvisor. Digite o nome do seu estabelecimento na caixa. Se ele aparecer nos resultados da caixa, um viajante já iniciou um perfil. Selecione o estabelecimento nos resultados e clique no botão “Solicite o perfil do seu estabelecimento” para confirmar que você é afiliado a ele.

Se o estabelecimento já tiver um perfil, solicite o que já existe em vez de criar um novo. O TripAdvisor permite apenas um perfil por estabelecimento. Para saber mais detalhes sobre como solicitar seu perfil e acessar o Portal do Administrador, onde você pode gerenciar os perfis e as avaliações do TripAdvisor, confira o nosso Guia de início rápido.

Solicite um perfil

Se o estabelecimento ainda não tiver um perfil no TripAdvisor, nenhum resultado será exibido na caixa de busca. Nesse caso, clique no link “Crie um perfil agora mesmo” abaixo da caixa. Você será redirecionado para uma página onde é possível solicitar um perfil para o seu estabelecimento.

Será necessário informar alguns dados sobre o estabelecimento para iniciar o processo. Os editores do TripAdvisor usarão esses dados para confirmar se o estabelecimento atende aos critérios para a criação do perfil, bem como para definir a categoria em que ele se enquadra. Preencha o formulário de solicitação com o máximo de informações possível para que possamos criar o seu perfil corretamente. Leia abaixo para saber mais informações sobre cada seção do formulário.

Suas informações

A seção “Suas informações” nos ajuda a verificar o seu vínculo com o estabelecimento. Informe o seu nome, vínculo com o estabelecimento e endereço de e-mail. Confira se o e-mail está correto, pois enviaremos uma mensagem assim que o perfil for publicado no TripAdvisor. Depois, basta registrar o vínculo com o estabelecimento e tirar proveito das ferramentas gratuitas.

Informações do perfil do estabelecimento

Depois, você fornecerá informações sobre o seu estabelecimento, incluindo o nome oficial e o endereço. Uma vez que tiver digitado o endereço, coloque o marcador na localização correta no mapa. A localização do seu estabelecimento no mapa será mostrada para os viajantes no site durante o planejamento das viagens. Você também precisará incluir o site e o telefone do estabelecimento. 

Lembre-se de que os editores do TripAdvisor usam o seu site ou o site de um parceiro (como o departamento de turismo ou um parceiro de reservas) para confirmar os dados que você informou. Por isso, é muito importante que os dados enviados na solicitação do perfil sejam idênticos aos do site e de outras fontes.

Detalhes do estabelecimento

Será necessário que você responda a algumas perguntas detalhadas sobre o tipo do estabelecimento. Este processo ajuda a confirmar que a categoria está correta e que estamos exibindo o máximo de informações possível. Para saber mais dados específicos sobre o seu tipo de estabelecimento, consulte as categorias abaixo:

Acomodações: como proprietário de uma acomodação, seu estabelecimento aparecerá no TripAdvisor na seção de acomodações do seu destino. Há alguns itens específicos que você precisa informar para que possamos incluir o estabelecimento na categoria correta da seção informada acima:

  • Quantidade total de quartos
  • Faixa de preço
  • Requisitos de estadia mínima
  • Se há funcionários no local e segurança
  • Se a limpeza do quarto está inclusa
  • Detalhes sobre a recepção
  • Se há banheiro no quarto

Você também poderá informar dados adicionais sobre comodidades, incluindo café da manhã de cortesia, se possui suítes, quadras de tênis, campos de golfe, acesso à praia/piscina, academia, acesso à internet, etc. Esses dados serão incluídos na seção “Serviços/Comodidades” do perfil e ajudarão os viajantes a buscar o que a acomodação oferece. Os itens acima são utilizados para determinar se o estabelecimento será enquadrado nas categorias hotel, pousada ou hotel especializado no TripAdvisor, além das classificações oficiais e locais.

Para saber mais informações, leia as nossas diretrizes de perfis de acomodações aqui.

Restaurantes: os perfis de restaurantes são exibidos na seção de Restaurantes do TripAdvisor. Os perfis cadastrados são de restaurantes individuais que estão abertos ao público em geral. Você deverá informar a categoria do restaurante (tradicional, café ou fast-food), tipo de cozinha, preços e recursos especiais. Esses dados aparecerão na página do perfil para ajudar os viajantes a escolher o seu restaurante.

Para saber mais informações, leia as nossas diretrizes de perfis de restaurantes aqui.

Atrações: você precisará escolher a categoria que melhor descreve a sua atração. Se o estabelecimento não se enquadra nos tipos de atração listados, selecione “Outros”. Você também poderá informar a duração recomendada da visita, os preços e informações sobre os demais serviços e comodidades (dependências do banheiro, vestiários, etc.).

Para que um estabelecimento tenha perfil na seção de atrações do TripAdvisor, este deve ser um local de interesse com funcionamento permanente (e não sazonal ou de curto prazo), devem ser informados o nome oficial, o endereço e o telefone. Os horários de funcionamento ou de saída da atração devem ser publicados em um site ou folheto, juntamente com os locais de saída programada (se houver variações). As empresas de excursões podem ser classificadas como atração caso ofereçam excursões diárias, sejam licenciadas/reconhecidas pelas autoridades turísticas locais, tenham um site e a expressão “Particular” conste no nome do perfil.

Para saber mais informações, leia aqui nossas diretrizes de perfil do tipo O que fazer. 

Inclua a descrição do estabelecimento

A descrição ajuda os viajantes a conhecer melhor o estabelecimento. A descrição deve estar no idioma local e não pode conter códigos HTML, telefones, endereços na web e de e-mail ou texto em CAIXA ALTA. Recomendamos que a descrição seja breve. Assim, os clientes conferem os principais destaques informados e decidem se vão reservar com você.

Escolha uma foto

Carregar uma foto do estabelecimento ajuda você a passar uma excelente primeira impressão aos viajantes. A foto será exibida na página do perfil. Ela deve estar no formato .jpg ou .gif (formatos comuns de imagens). Imagens com molduras, logotipos ou arquivos maiores que 100 kb não serão aceitos.

Envie o perfil

Ao confirmar que todos os dados estão corretos, marque a caixa de seleção no rodapé do formulário para atestar que você é o representante do estabelecimento, que os dados enviados são válidos e que você tem autonomia para publicar a imagem enviada. Depois, clique no botão “Enviar” para concluir o processo.

Próximas etapas

Depois que você solicitar o perfil, os editores do TripAdvisor farão a confirmação dos dados e confirmarão o cumprimento das diretrizes do tipo de estabelecimento selecionado. Esse processo geralmente leva cerca de 5 dias úteis.

Última atualização: 6 de abril de 2016

Portal do Administrador do TripAdvisor: Guia de início rápido

Portal do Administrador do TripAdvisor: Guia de início rápido Assuma o controle da sua reputação online. Aumente os negócios no maior site de viagens do mundo. Tenha tudo ao seu alcance: cadastre-se no Portal do Administrador do TripAdvisor.

Como se cadastrar e verificar a identidade no Portal do Administrador

Para acessar o Portal do Administrador, o estabelecimento precisa ter um perfil no TripAdvisor. Use a caixa de busca na página inicial do TripAdvisor para conferir se o estabelecimento tem um perfil no site. Se não tiver, acesse TripAdvisor.com.br/GetListedNew.

Quando o seu estabelecimento tiver um perfil, você poderá se cadastrar no Portal do Administrador. Para se cadastrar:

  1. Acesse TripAdvisor.com.br/Owners e escolha o tipo de acomodação.
  2. Digite o nome do seu estabelecimento, selecione-o no menu suspenso e, na página seguinte, clique em “Cadastrar minha empresa”.
  3. Preencha o formulário de cadastro e clique em “Inscreva-se”. 

Depois que fizer o cadastro, você precisará comprovar o seu vínculo com o estabelecimento. Essa confirmação garante mais segurança por controlar quem tem acesso ao Portal do Administrador de um estabelecimento. Há alguns métodos de confirmação diferentes, dependendo das informações armazenadas sobre o seu estabelecimento. As maneiras mais comuns de confirmação de identidade são por telefone ou cartão de crédito (nenhuma cobrança é feita).

Em alguns casos, é possível confirmar sua identidade por e-mail. Se você estiver qualificado para esse método, selecione a opção de confirmação por e-mail. Você receberá uma mensagem com instruções simples. Outra alternativa é um representante do seu estabelecimento convidar você a fazer a confirmação para o Portal do Administrador usando a ferramenta Gerenciar acesso de usuário. Nesse caso, você também receberá um e-mail com instruções.

Observação: é necessário ter uma conta de membro do TripAdvisor para fazer login e gerenciar o seu estabelecimento pelo Portal do Administrador. Se você não tiver uma conta, visite o www.tripadvisor.com.br e clique em “Participe” no canto superior direito para se inscrever. 

Confirmação de identidade por telefone

Se você escolher a confirmação de identidade por telefone, siga estas etapas:

  1. Primeiro, confirme se o número de telefone exibido é do seu estabelecimento, e não o seu número de telefone pessoal. 
  2. Escolha como você gostaria de receber o código de verificação: por telefone ou mensagem de texto SMS.
  3. Caso o seu número de telefone utilize ramal, você pode digitá-lo no campo e prosseguir. 
  4. Você receberá uma ligação ou mensagem de texto com o código de verificação de quatro dígitos. 
  5. Digite os quatro dígitos na caixa fornecida e clique em “Enviar código”.

Se você receber uma mensagem indicando que a confirmação de identidade por telefone está indisponível, continue com outra opção de confirmação. Se o número exibido estiver incorreto ou for um número pessoal e não do seu estabelecimento, clique no link "Request Update" ("Solicitar a atualização") e siga as instruções para atualizar.

Leia aqui instruções detalhadas sobre outros métodos de confirmação. 

Observação: é necessário ter uma conta de membro do TripAdvisor para fazer login e gerenciar o seu estabelecimento pelo Portal do Administrador. Se você não tiver uma conta, visite www.tripadvisor.com.br e clique em “Participe” no canto superior direito para se inscrever.

Como fazer login no Portal do Administrador

É fácil fazer login no Portal do Administrador depois que você se cadastra e confirma sua identidade: 

  1. Visite o TripAdvisor.com.br e clique em "Participe" no canto superior direito da página. 
  2. Faça login com o seu endereço de e-mail e senha. 
  3. Clique no link "Meu estabelecimento". 
  4. Se você tiver vínculo com mais de um estabelecimento, selecione um deles na lista.

Os principais recursos do Portal do Administrador

Veja uma pequena lista com tudo que você encontra no Portal do Administrador do TripAdvisor. Use o menu superior para localizar facilmente o que você precisa. 

  • Perfil: carregue fotos, gerencie os detalhes do estabelecimento, atualize as preferências de e-mail, controle quem tem acesso ao Portal do Administrador e muito mais nessa guia. 
  • Avaliações: responda, denuncie e solicite avaliações com o recurso Avaliações Expressas.
  • Produtos: se relevante, essa seção mostra links para gerenciar o Pacote Premium e a Reserva rápida .
  • Reservas: nesta guia, é possível instalar um botão de reserva no perfil do TripAdvisor para permitir que os clientes façam reservas online no restaurante.
  • Relatórios: acesse os painéis e os dados analíticos sobre o seu estabelecimento no TripAdvisor nesta guia. 
  • Ferramentas gratuitas: atraia a atenção dos possíveis clientes e hóspedes com o aplicativo para o Facebook, os widgets e os adesivos do TripAdvisor nesta guia.
  • Recursos: encontre respostas para todas as suas perguntas. Acesse o TripAdvisor Insights , o seu recurso essencial de marketing para o turismo. O Fórum para proprietários e a Central de Ajuda também estão disponíveis na guia Recursos.

Como atualizar o seu perfil

Atualize o perfil do seu estabelecimento para causar a melhor impressão possível e destacar todos os recursos e serviços que você tem a oferecer.Além de editar informações gerais, como nome, localização, serviços e comodidades, inclua uma descrição do estabelecimento. Para editar o perfil:

  1. Faça login no Portal do Administrador.
  2. No menu superior, clique em Perfil e em Gerenciar perfil.
  3. Preencha ou atualize as informações em todas as seções do menu à esquerda e clique em Enviar.

Como responder às avaliações

Responder às avaliações demonstra aos clientes novos e antigos que você se interessa pelos feedbacks e leva a sério seus comentários. Para responder a uma avaliação:

  1. Faça login no Portal do Administrador.
  2. Clique em “Avaliações” no menu superior e selecione “Responda às avaliações”.
  3. Escolha a avaliação à qual você quer responder clicando nela na barra lateral à esquerda. É possível ordenar as avaliações por data, título, pontuação por círculos, idioma e status da resposta. 
  4. Selecione a sua afiliação com o estabelecimento.
  5. Escreva sua resposta na caixa em branco. Não se esqueça, o estilo que você usa em suas mensagens é muito importante. Ele muda a forma como as pessoas entendem o que você está dizendo. Confira as melhores dicas de resposta do administrador.
  6. Clique em "Enviar".

Como carregar e gerenciar fotos

Atraia a atenção de possíveis clientes carregando fotos no seu perfil do TripAdvisor. Carregue fotos que mostram o que o seu estabelecimento tem a oferecer. Não se esqueça de sugerir uma foto principal que cause uma ótima primeira impressão. Para carregar fotos:

  1. Acesse o Portal do Administrador.
  2. No menu superior, clique em “Perfil” e em “Gerenciar fotos”.
  3. Nessa página, você pode carregar fotos clicando no botão “Carregar mais fotos” no canto superior direito da página.
  4. Clique na caixa de seleção para confirmar que você é um representante do estabelecimento e tem autonomia para publicar as fotos.
  5. Depois, clique no botão “Carregar”.

Enquanto estiver nessa página, não se esqueça de definir uma foto principal e incluir legendas para imagens existentes. Os proprietários de acomodações também podem reordenar as suas imagens e categorizar as fotos em álbuns.

Para obter mais dicas sobre como aproveitar ao máximo as suas fotos, leia nosso guia.

Como contestar uma avaliação

Lidamos com as avaliações fraudulentas com muita seriedade. Removeremos uma avaliação se ela violar as nossas diretrizes ou concluirmos que há algo impróprio no conteúdo. No entanto, discordar do feedback não é o suficiente para garantir sua remoção. O TripAdvisor não serve de intermediário nem contesta controvérsias baseadas em fatos. Para contestar uma avaliação: 

  1. Faça login no Portal do Administrador.
  2. Clique em “Avaliações” no menu superior e selecione “Denuncie uma avaliação”.
  3. Em “Qual é o problema com a avaliação?”, selecione uma das opções e preencha o restante do formulário. 

O resultado sairá em alguns dias após o envio do pedido, e não há garantias de que a avaliação será removida. Recomendamos que você escreva uma Resposta do administrador à avaliação o quanto antes para que outros clientes em potencial leiam a sua versão da história.

Para saber mais, leia sobre as “3 medidas que você pode tomar após receber uma avaliação negativa.”

Como denunciar chantagem

O TripAdvisor define "chantagem" como a ocasião em que o cliente ameaça fazer uma avaliação negativa caso não tenha uma solicitação de reembolso, de upgrade ou de qualquer outro tipo atendida. Você deve denunciar essas ameaças ao TripAdvisor antes do envio da avaliação.A comunicação imediata desse tipo de ameaça nos ajuda a impedir que avaliações com o objetivo de fazer chantagem cheguem ao site. 

  1. Faça login no Portal do Administrador.
  2. Clique em “Recursos” no menu superior e selecione “Central de Ajuda”.
  3. Na Central de Ajuda, clique em “Fale conosco” no menu superior e selecione “Suporte ao proprietário”.
  4. Em “Diga-nos qual o problema”, selecione “Denunciar fraude”.
  5. Em “O que você quer fazer?”, selecione “Denunciar ameaça de chantagem” e forneça mais informações sobre o colaborador, incluindo nome, e-mail, de onde ele é e a data da visita. 

Leia mais sobre a nossa política de chantagem aqui.

Última atualização: 18 de julho de 2017

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Como receber mais cliques nos anúncios patrocinados As melhores dicas para aumentar a interação com seus anúncios. Quer receber mais cliques na sua campanha de anúncios patrocinados? Veja algumas dicas que podem ajudar! 1. Otimize sua foto Além de ocupar grande parte do anúncio, a foto está entre os elementos mais influentes. Escolha uma imagem que mostre características únicas do seu estabelecimento, aquilo que o destaca das outras acomodações na região. Alguns clientes relataram entre 40% e 60% de aumento na taxa de cliques após a substituição de fotos de baixa qualidade por imagens mais atraentes. Atualize a foto principal. 2. Atualize os serviços As comodidades são essenciais para o direcionamento dos anúncios patrocinados. Por exemplo, se uma pessoa selecionar filtros como “Piscina” ou “Wi-Fi gratuito”, o anúncio só aparecerá se o estabelecimento oferecer essas opções. Além disso, os itens mais relevantes são exibidos no anúncio. Mantenha as informações no seu perfil precisas e inclua tudo o que a acomodação oferece. Atualize seus serviços....

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As várias opções foram criadas para ajudar você a gerenciar sua campanha a cada mês de forma simples. O orçamento leva em conta dois fatores: o número estimado de cliques mensais e a taxa de custo por clique (CPC) do seu estabelecimento. A combinação desses fatores resulta no orçamento mensal, que é o valor máximo que você pode pagar por mês.

Escolha entre os orçamentos alto, médio ou baixo. Cada opção representa uma estimativa de cliques mensais diferente. Escolha a mais adequada para seus objetivos. Se quiser definir um orçamento ou número de cliques específicos, use a caixa para orçamentos personalizados.

Boas práticas para gerenciar seu orçamento Qual é a melhor maneira de gerenciar o orçamento dos anúncios patrocinados? Veja três boas práticas que vale a pena lembrar. 1. Maximize o orçamento mensal para aumentar o alcance....

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Motive mais reservas diretas com o TripAdvisor

WEBINAR SOB DEMANDA Motive mais reservas diretas com o TripAdvisor Detalhes

Ao longo da última década, o setor de turismo tem apresentado crescimento no mundo inteiro, e a tendência é continuar assim. No entanto, apesar do aumento nos gastos, observa-se uma redução contínua na participação direta dos fornecedores no que diz respeito às reservas de hotéis feitas online.

Como aproveitar o crescimento do turismo global e aumentar a proporção de reservas diretas? Diversas ferramentas podem ser usadas. Considerando nosso tamanho, influência e papel no setor de viagens, recomendamos usar o TripAdvisor como a principal estratégia para receber reservas diretas.

Nosso webinar exclusivo sob demanda fornece dicas práticas e ferramentas para você começar a incentivar mais reservas diretas com o TripAdvisor.

Neste webinar, abordaremos:

  • O papel do TripAdvisor no setor de viagens
  • Como é o processo de reserva no TripAdvisor
  • Dicas de como incentivar reservas diretas em cada etapa desse processo, úteis tanto para quem está começando quanto para quem já tem experiência com o TripAdvisor

O evento já está disponível sob demanda! Inscreva-se agora mesmo para acessar a gravação (somente em inglês).

*Worldwide Travel Path to Purchase 2017 (Processo de compra de viagens global 2017), comScore Media Metrix para os sites do TripAdvisor, setembro de 2017
**SiteMinder’s Global Hotel Business Index 2018 (Indicadores da SiteMinder para o Setor Hoteleiro Global 2018)
***Oxford Economics, 2018

Como as avaliações ajudam o seu estabelecimento

Como as avaliações ajudam o seu estabelecimento Três motivos pelos quais as avaliações contribuem para o sucesso de um estabelecimento do setor de hospitalidade

Muitos estabelecimentos do setor de turismo e hotelaria cometem o erro de não coletar avaliações dos hóspedes ativamente em sites como o TripAdvisor. Talvez eles tenham outras prioridades ou se preocupem com possíveis feedbacks negativos. No entanto, uma pesquisa mostrou que esses estabelecimentos podem se beneficiar muito com as avaliações. Veja por que as avaliações dos hóspedes são vitais para o sucesso do seu estabelecimento:

1. As avaliações influenciam as reservas

Um estudo recente da PhoCusWright1 revelou o impacto que as avaliações exercem sobre a tomada de decisão dos viajantes:

  • 83% dos participantes informaram que as avaliações os ajudam a escolher o hotel certo
  • 80% leem de 6 a 12 avaliações antes de fazer uma reserva
  • 53% dos viajantes não fazem reservas sem ler as avaliações

Ocorre mais ou menos o mesmo em relação às atrações e aos restaurantes:

  • 68% dos participantes dizem que ficam sabendo mais sobre as atrações pelas avaliações
  • 64% leem as avaliações para encontrar os melhores restaurantes

Esses resultados demonstram como as avaliações podem impactar os negócios de todos os estabelecimentos do setor de turismo e hotelaria. Se você não recebe feedbacks recentes nem os compartilha com os viajantes, é possível que esteja perdendo negócios para os concorrentes que fazem isso.

2. Quanto maior o número de avaliações ao longo do tempo, mais altas as pontuações

A pontuação média no TripAdvisor é de 4,12/5.2

A pesquisa acadêmica demonstrou que as pontuações das avaliações costumam ficar mais altas com o tempo. Por quê? Os primeiros hóspedes costumam ser surpreendidos pelas experiências negativas, e isso se reflete nas primeiras avaliações. Conforme o estabelecimento recebe mais avaliações, a pontuação média tende a ficar mais alta. Os pesquisadores acreditam que isso ocorra porque avaliações adicionais ajudam a moldar as expectativas dos viajantes. Com o tempo, as pontuações alcançam uma média mais precisa.3

O recebimento constante de avaliações leva a uma avaliação mais precisa do seu estabelecimento, e isso é importante tanto para você quanto para os possíveis hóspedes. Um número maior de avaliações pode diminuir o impacto de feedbacks negativos. Além disso, usar as avaliações negativas para fazer melhorias ajuda as futuras pontuações a continuarem aumentando.

3. As avaliações contribuem para a melhoria dos estabelecimentos

Peter O’Sullivan, proprietário do Harington’s Hotel, localizado em Bath, na Inglaterra, declarou:

“Podemos achar que estamos fazendo um excelente trabalho, mas se os hóspedes não concordarem com isso, nada feito. Portanto, o feedback é muito importante para nós… Com ele, podemos melhorar o serviço e a qualidade dos produtos que oferecemos... Nos últimos três ou quatro anos em particular, nos concentramos mais nisso. Observamos que o número de visitantes que voltam a fazer reservas também tem aumentado.”

Na verdade, as avaliações são uma forma gratuita de avaliarmos o sucesso do nosso estabelecimento. Elas destacam o que está indo bem e o que precisa melhorar. Com as avaliações, também sabemos o que os hóspedes esperam e qual a melhor maneira de atender a essas expectativas.

Como receber avaliações

80% dos viajantes afirmam que se baseiam mais nas avaliações mais recentes.

Como o seu estabelecimento pode receber mais avaliações? O TripAdvisor oferece várias ferramentas gratuitas. Use o recurso Avaliações Expressas para enviar e-mails otimizados solicitando avaliações. É muito melhor usar esse recurso do que a sua própria conta de e-mail porque ele envia lembretes automáticos e oferece um painel detalhado que rastreia o desempenho de cada campanha.  

Para ter acesso a mais ferramentas, faça login no Portal do Administrador e visite a guia “Ferramentas gratuitas”, na parte superior da página. Aqui você encontra widgets e ferramentas de divulgação para o seu site, como adesivos do TripAdvisor e cartões de visita “faça uma avaliação”. 


  • 1. Estudo independente da PhoCusWright realizado para o TripAdvisor em dezembro de 2013
  • 2. Dados internos do TripAdvisor, janeiro de 2014
  • 3. “Online Customer Reviews of Hotels: As Participation Increases, Better Evaluation Is Obtained”. Cornell Hospitality Quarterly. Março de 2013.
Última atualização: 1 de fevereiro de 2017

Como responder às avaliações dos viajantes no TripAdvisor com as respostas do administrador

Como responder às avaliações dos viajantes no TripAdvisor com as respostas do administrador

Por que é importante escrever respostas do administrador?

Responder às avaliações demonstra claramente, tanto aos clientes que já passaram pelo estabelecimento quanto aos que ainda passarão, que você se interessa pelos feedbacks e que leva o atendimento ao cliente muito a sério.

A quais avaliações devo responder?

Cada estabelecimento deve definir sua própria estratégia para responder às avaliações. Alguns respondem a cada avaliação recebida, enquanto outros priorizam as negativas.

Geralmente, é uma boa ideia responder às avaliações negativas, assim como àquelas em que você pode corrigir uma informação errada ou escrever sobre uma medida tomada para corrigir os problemas mencionados. Outra boa prática é sempre incluir pelo menos uma resposta do administrador entre as dez avaliações recebidas mais recentemente. Com isso, os viajantes não precisarão pesquisar muito no histórico de avaliações do estabelecimento para ver uma resposta.

Como vou saber se recebemos uma nova avaliação?

Inscreva-se para receber notificações por e-mail sempre que uma nova avaliação sobre o seu estabelecimento for publicada. Isso ajuda a monitorar as avaliações à medida que chegarem e a decidir quais você quer responder. Para se inscrever para receber alertas, selecione o menu suspenso ao lado do seu nome de usuário no canto superior direito da página inicial do TripAdvisor e clique em "Assinaturas". Na guia "E-mails para proprietários", ao lado de "Avaliações e dúvidas", verifique se a opção "Inscrito" está selecionada.

Onde respondo no TripAdvisor?

Para responder a uma avaliação, você precisa estar cadastrado no Portal do Administrador gratuito. Solicite o seu estabelecimento em www.tripadvisor.com.br/Owners

Após se cadastrar e confirmar o cadastro, clique em “Sua empresa” (no canto superior direito de qualquer página) para acessar o Portal do Administrador. Depois, siga as etapas a seguir. Se receber e-mails de notificação de avaliação, você também pode clicar no link "Responda às avaliações" do e-mail, em seguida:

  1. Clique na guia “Avaliações” no menu superior e selecione “Responda às avaliações”.
  2. Escolha a avaliação à qual você quer responder clicando nela, na barra lateral à esquerda. É possível filtrar as avaliações por data, título, pontuação por círculos, idioma e status da resposta.
  3. Escreva ou copie a resposta na caixa em branco. Não há limite de caracteres, mas seja conciso. Ninguém está disposto a ler algo muito longo!
  4. Clique em enviar.

Antes de fazer um rascunho da resposta, leia nossas Diretrizes de resposta do administrador. Para ser publicada, a resposta precisa cumprir essas diretrizes.

Como respondo a avaliações positivas?

Agradeça ao colaborador por compartilhar a experiência. Evite usar a mesma resposta padrão para todas as situações, pois ela poderá soar repetitiva e artificial. Mencione os comentários positivos dos colaboradores sobre o seu estabelecimento para personalizar a resposta e reafirmar os elogios para os possíveis visitantes.

Como devo responder a uma avaliação negativa?

Responda rapidamente

Uma resposta imediata mostra aos possíveis clientes que você leva o atendimento ao cliente a sério. Além disso, acrescenta o seu ponto de vista sobre a situação mencionada na avaliação original. Assim, os futuros clientes ouvem a sua versão da história o mais rápido possível.

Seja educado e profissional

Ao responder, lembre-se de que a resposta do administrador será vista não apenas pelo colaborador, mas também pelos possíveis clientes que estão pensando em reservar ou visitar o restaurante ou atração. Portanto, se você não concordar com o colaborador ou achar que ele está sendo injusto, dê a sua versão dos fatos de maneira educada e imparcial. Você não vai querer repelir os possíveis visitantes com uma resposta do administrador agressiva ou defensiva.

Agradeça ao autor da avaliação

Agradeça ao viajante pela preferência e por fazer a avaliação. Demonstre que todo feedback é importante para você, seja ele bom ou ruim. Além disso, se possível, peça desculpas sinceras por qualquer inconveniente.

Aborde problemas específicos

Se uma reclamação específica for citada na avaliação, explique o que foi feito para corrigir o problema. Assim, você reafirma aos clientes em potencial que o caso foi resolvido.

Destaque o lado positivo

Destaque os comentários positivos dos colaboradores. Você pode até mesmo aproveitar a oportunidade para mencionar serviços relacionados ou upgrades planejados que gostaria de divulgar para os possíveis visitantes.

Precisa de mais ajuda para responder a avaliações negativas? Leia mais aqui

Posso editar minha resposta do administrador?

No momento, não é possível editar uma resposta. Se quiser fazer uma alteração, é melhor excluir a resposta original e reenviar a versão editada.

Quanto tempo leva para que minha resposta do administrador seja publicada?

Quando você clica em enviar, o status da coluna “Resposta” se torna “Pendente”. Quando a resposta é aprovada, o status é alterado para “Resposta publicada”. A maioria das respostas do administrador é avaliada e publicada em alguns dias úteis. Se não atender a todas as nossas diretrizes, a resposta levará mais tempo para ser processada. Se a resposta não for aprovada, o status será “Resposta rejeitada”. Consulte as Diretrizes de resposta do administrador e envie uma nova resposta do administrador para a avaliação em questão.

Dicas

  • Na página “Escrever uma resposta do administrador”, clique no título da avaliação à qual você está respondendo para abri-la. Assim, você poderá se lembrar da avaliação e responder a cada ponto específico mencionado.
  • Primeiro, escreva a resposta em um editor de texto para passar o corretor ortográfico e editá-la até você gostar do resultado final. Depois, recorte e cole a sua resposta no formulário da resposta do administrador.
  • Não se esqueça de que as respostas do administrador são encontradas pelos mecanismos de busca. Se algo negativo aparecer na avaliação, evite mencioná-lo na resposta.
  • Se você precisar de mais informações sobre um cliente ou quiser sugerir que ele entre em contato com você, é possível incluir o seu próprio endereço de e-mail na resposta. Apenas lembre-se de que todos os usuários do TripAdvisor poderão ver a resposta.
  • O seu nome de usuário aparecerá na resposta do administrador, a menos que você tenha colocado o seu nome verdadeiro no perfil. Se você não quiser que o seu nome verdadeiro apareça, remova-o do perfil antes de publicar a resposta. (Observação: só é possível alterar o nome de exibição uma vez, e ele não será alterado nas respostas já publicadas.)
  • Se você tiver denunciado uma avaliação, ainda vale a pena escrever uma resposta do administrador para ela. Assim, você pode compartilhar a sua versão da história com os clientes em potencial enquanto a denúncia é avaliada. Se a avaliação for removida, a resposta do administrador também será excluída.
Última atualização: 8 de setembro de 2014

Oito motivos para você solicitar avaliações de todos os clientes

Oito motivos para você solicitar avaliações de todos os clientes No momento do check-out, muitos estabelecimentos pedem aos clientes uma avaliação no TripAdvisor para que os viajantes possam ver feedbacks recentes na hora de fazer uma reserva. O que diferencia os estabelecimentos que fazem isso muito bem daqueles que não fazem? A quem eles pedem.

Os estabelecimentos que pedem apenas o feedback dos clientes que tiveram uma ótima experiência não trazem benefícios nem ao próprio estabelecimento nem aos futuros clientes. Você se lembra da rainha má da Branca de Neve?  Todos os dias, ela perguntava ao espelho mágico se existia mulher mais bela do que ela e só ficava satisfeita quando ouvia a resposta que desejava.  No final, a resistência dela a ouvir a verdade não acabou bem.  Veja a seguir mais 8 motivos que explicam por que solicitar avaliações aos clientes beneficia você: 

1. Não tente adivinhar o que as pessoas vão dizer.

Talvez você ache que um cliente teve uma ótima experiência no seu estabelecimento ou o contrário, mas nunca se sabe o que ele pode escrever na avaliação.  Dê aos clientes a oportunidade de surpreender você. 

2. Avaliações equilibradas geram expectativas reais.

Tem medo de que o casal que comentou sobre o quarto pequeno mencione isso na avaliação?  Se os quartos forem realmente pequenos, isso não é ruim.  Os clientes que estão considerando o seu estabelecimento precisam saber o que esperar, incluindo os pontos fracos.  Se eles chegarem ao seu estabelecimento com expectativas realísticas, é mais provável que saiam satisfeitos.  

3. Quando todas as avaliações são excelentes, fica difícil de acreditar.

Nada é perfeito, e os viajantes sabem disso como qualquer outra pessoa.  Receber apenas avaliações excelentes pode levantar suspeitas.  Opiniões diferentes aumentam a credibilidade.

4. Os viajantes se concentram nos comentários positivos. 

Quando o feedback é bastante negativo, eles não prestam muita atenção.  Em uma pesquisa da PhoCusWright de 2013, 66% dos participantes disseram que ignoram os comentários exagerados ao ler as avaliações. 

5. Assuma a responsabilidade.

Se percebeu que alguém estava insatisfeito no seu estabelecimento, você realmente não fez nada a respeito?  Se você resolver um problema do cliente, ele provavelmente falará sobre isso na avaliação. E, se mesmo depois disso o cliente for injusto, tenha certeza de que as pessoas também ficarão sabendo. 

6. Você só pode melhorar se souber o que todos os clientes pensam.

Se houver um problema verdadeiro no seu estabelecimento, você precisa conhecê-lo.  Só é possível melhorar se você souber o que todos os clientes pensam. E, se o feedback for negativo, escreva uma resposta do administrador e fale para todo mundo o que você está fazendo a respeito. 

7. Demonstre confiança no seu estabelecimento. 

Convidar todos os clientes a fazer uma avaliação mostra que você está confiante de que o seu estabelecimento oferece a melhor experiência possível.  Se não estiver seguro, você tem mais um motivo para buscar o máximo de feedback possível e descobrir o que precisa ser corrigido. 

8. A honestidade é a melhor política.

Não é muito honesto procurar receber só feedbacks positivos. O TripAdvisor oferece uma plataforma para todos os viajantes compartilharem todas as suas opiniões, não apenas aquelas que você quer receber.  E pedir o feedback de todos garante a sua conformidade com a nossa política de fraudes. 

Em resumo: hoteleiros bem-sucedidos recebem de maneira positiva os feedbacks e aproveitam todos eles, seja para fazer propaganda do estabelecimento ou para aprimorá-lo.  Peça avaliações dos clientes e aceite todas as opiniões. No final, quem ganha é o seu estabelecimento.   

Última atualização: 22 de setembro de 2014

Guia completo do recurso Avaliações Expressas

Guia completo do recurso Avaliações Expressas Saiba mais sobre como receber avaliações do TripAdvisor para o seu estabelecimento de maneira rápida e gratuita.

Buscando um jeito fácil de receber mais avaliações sobre seu estabelecimento? Use as Avaliações Expressas, a ferramenta de coleta de avaliações que o TripAdvisor criou com base no feedback de empresas do setor de hospitalidade como a sua. É gratuito para todos os tipos de estabelecimento e não precisa de assinatura.

Os dados da PhoCusWright mostram que mais da metade dos viajantes só faz a reserva após ler avaliações1

Com o recurso Avaliações Expressas, você cria e a envia e-mails profissionais para incentivar os clientes a fazerem avaliações sobre seu estabelecimento. Esses e-mails podem ser personalizados com a marca do seu estabelecimento. O painel Avaliações Expressas também fornece análises e acompanhamento detalhados para ajudar você a aprimorar suas campanhas.  Em média, os estabelecimentos que usam o recurso com regularidade observam um aumento de 28% no número de avaliações no TripAdvisor.2

Veja a seguir como é fácil começar a usar as Avaliações Expressas: 

Primeiros passos

A primeira etapa para usar o recurso é obter informações sobre os hóspedes. Comece coletando os endereços de e-mail e preferências de idioma em uma planilha ou outro local de fácil acesso. A precisão desses dados é importante porque aumenta a probabilidade de os e-mails serem recebidos, abertos e clicados, resultando em mais avaliações para o seu estabelecimento.

Muitas vezes, a melhor forma de obter endereços de e-mail é simplesmente pedir a informação aos hóspedes antes que eles deixem o estabelecimento. Se tiver um mecanismo de reserva online, inclua os campos “Endereço de e-mail” e “Preferência de idioma” no formulário online. Veja mais dicas aqui. Antes de começar a coletar dados de hóspedes, consulte a legislação aplicável sobre uso de e-mails no seu país e verifique se seus planos são viáveis.

Independentemente da forma adotada, é importante ter a permissão dos hóspedes. Explique exatamente como o e-mail será usado. Se você pensa em enviar um e-mail de campanha do recurso Avaliações Expressas, deixe isso claro com antecedência. Ser transparente juda a melhorar as estatísticas de números de e-mails abertos e de avaliações recebidas.

Configure uma campanha de Avaliações Expressas

Criar a campanha é simples. Visite tripadvisor.com.br/ReviewExpress e digite o nome do estabelecimento para acessar a página do recurso Avaliações Expressas. Essa área tem tudo o que você precisa para começar a solicitar feedback dos hóspedes. Para enviar um e-mail, clique em  “Criar e-mail" no menu superior.

Criar e-mail 

Na área “Criar e-mail”, você redige a mensagem que enviará aos clientes. Na primeira vez que você usar as Avaliações Expressas, o modelo do TripAdvisor no seu idioma será usado por padrão. Clique no botão “Editar” para personalizar todos os elementos do modelo:

  • Remetente: é o endereço que aparece no campo “De” do e-mail do hóspede. Verifique se ele é facilmente identificável.
  • Assunto: é a linha de assunto do e-mail que aparecerá para o hóspede. Evite usar pontos de exclamação e outras pontuações para reduzir as devoluções (e-mails que não podem ser enviados).
  • Foto: na parte superior do e-mail, há uma área para foto ao lado do nome e endereço do estabelecimento. Você pode usar sua imagem padrão, carregar uma nova ou não incluir nenhuma foto.
  • ​Mensagem: inclui o cabeçalho e o corpo do e-mail. Você pode usar a mensagem atual, editá-la ou criar a sua própria. Em geral, quanto menor, melhor. Lembre-se também de agradecer pela preferência.

Ao fizer alterações no modelo do TripAdvisor, salve-o como uma nova mensagem. Se quiser, defina esse novo modelo como padrão para o idioma selecionado. Ao salvar uma mensagem como padrão, um asterisco aparecerá automaticamente em seu título e ela será exibida com prioridade quando você selecionar aquele idioma na área “Criar e-mail”. Identifique o modelo padrão pelo asterisco no título.

Para obter resultados melhores, envie as mensagens no idioma nativo dos hóspedes. O recurso Avaliações Expressas está disponível em cerca de 30 idiomas, com modelos do TripAdvisor para cada um deles. Aproveite esses modelos para entrar em contato com hóspedes que falam outro idioma, mesmo que você não fale.

Quando concluir seu modelo, clique no botão “Prosseguir para enviar” e passe para a próxima etapa. 

Enviar e-mail

Nesta etapa, carregue os endereços de e-mail dos hóspedes com quem você gostaria de se comunicar. Você tem poucos endereços? Digite os e-mails na caixa de texto. Se tiver muitas mensagens para enviar, carregue uma planilha com até 1.000 endereços de e-mail usando a caixa de envio de arquivos. O recurso Avaliações Expressas aceita arquivos nos formatos .CSV ou .XLS com até 5 MB. Ao enviar e-mails em diversos idiomas, configure uma nova mensagem e carregue apenas os endereços relevantes para a campanha.

Não se preocupe, um endereço de e-mail será eliminado de uma campanha se: O destinatário do e-mail tiver avaliado o seu estabelecimento nos últimos 30 dias (no caso de restaurantes) ou 90 dias (no caso de atrações) Um e-mail do recurso Avaliações Expressas tiver sido enviado para o endereço nos últimos 30 dias O destinatário do e-mail tiver optado por não receber mais e-mails do recurso Avaliações Expressas

Lembre-se de que o TripAdvisor leva fraudes e privacidade muito a sério. Os endereços usados devem pertencer às pessoas que visitaram seu estabelecimento, e você precisa obter a permissão delas para enviar e-mails. Não é permitido ter um relacionamento pessoal com os destinatários nem oferecer incentivos pelas avaliações. Por último, não selecione somente os hóspedes que você acha que farão avaliações positivas. Os e-mails do recurso Avaliações Expressas devem ser enviados consistentemente a todos os clientes. Os estabelecimentos muitas vezes se surpreendem de forma positiva com os resultados. 

Após carregar os destinatários, leia e clique nos três avisos na parte inferior da página. Depois, clique em Enviar. Os e-mails serão enviados em até 24 horas. Os feedbacks recebidos com as Avaliações Expressas incluem um aviso indicando que foram coletados em parceria com o seu estabelecimento.

Automatize seus recursos

Enviar e-mails usando o recurso Avaliações Expressas pode ser ainda mais fácil para os estabelecimentos que trabalham com um provedor de conectividade certificado pelo TripAdvisor, como um mecanismo de reservas online ou um sistema de gerenciamento de estabelecimentos. Nesses casos, é possível enviar as mensagens automaticamente assim que os hóspedes concluírem a estadia. E esse recurso é gratuito! 

Se o seu estabelecimento estiver qualificado, inscreva-se na página do recurso Avaliações Expressas. Basta clicar no botão da caixa “Automatize”. Lembre-se de que você ainda precisará usar a ferramenta “Enviar e-mail”, explicada acima, para pedir avaliações dos hóspedes que fizeram reservas através de terceiros, como sites de viagens, por exemplo.

Assim que você se inscrever, o provedor enviará as informações do banco de dados ao TripAdvisor. Com esses dados, o TripAdvisor enviará aos hóspedes, em seu nome, um e-mail padrão do recurso Avaliações Expressas. A mensagem será enviada até 72 horas depois da saída. Você não precisará fazer nada! Você pode editar o e-mail padrão do recurso Avaliações Expressas automatizadas e monitorar o status do seu provedor de conectividade na janela “Configurações”.

Se você não conseguir inscrever a sua acomodação no recurso Avaliações Expressas automatizadas, talvez seu provedor de conectividade não seja certificado. Entre em contato com seu provedor para se conectar. Para saber mais sobre o recurso Avaliações Expressas automatizadas, clique aqui.

Inclua pesquisas particulares

Além de usar o recurso para coletar feedbacks públicos que serão exibidos em sua página do TripAdvisor, as acomodações também podem receber feedbacks particulares. Com as Avaliações Expressas e o complemento das pesquisas particulares, cada campanha incluirá uma pesquisa breve de satisfação dos hóspedes, que pode ser personalizada.

Se os viajantes escolherem fazer a pesquisa opcional, esse feedback será somente para você e seu hotel ou funcionários da pousada. As respostas da pesquisa são confidenciais e não serão exibidas na sua página do TripAdvisor nem influenciarão o ranking ou a pontuação no site.

Para criar uma pesquisa particular, vá para a guia Criar pesquisa. Você verá uma lista de perguntas traduzidas que podem ser incluídas. Clique nas opções desejadas e araste-as para a pesquisa. Se mudar de ideia, reordene ou exclua as perguntas.

As respostas da pesquisa particular serão mostradas no painel Avaliações Expressas. Para saber mais, consulte Informações sobre as respostas da pesquisa particular.

Painel Avaliações Expressas

Acompanhe o sucesso de cada uma de suas campanha no painel. Para acessá-lo, clique em Painel no menu superior da página do recurso Avaliações Expressas.

Você verá primeiro as principais estatísticas de todas as campanhas feitas, incluindo o total de campanhas, de e-mails enviados, de e-mails abertos, de cliques recebidos e de avaliações coletadas. O Painel controla o desempenho de todas as campanhas das Avaliações Expressas no nível do estabelecimento, não importa quem enviou os e-mails. Use esses números para avaliar a eficácia das Avaliações Expressas ao longo do tempo.

Outra seção importante do painel são as avaliações recentes. Ficam listados nesse local os títulos e as pontuações das avaliações mais recentes. Se não tiver feedbacks recentes, o painel mostrará algumas dicas para suas próximas campanhas.

Por fim, o relatório E-mails de campanhas recentes apresenta estatísticas atualizadas regularmente de cada campanha enviada pelo seu estabelecimento. Com ele, você acompanha o número de e-mails enviados que foram abertos ou clicados pelo destinatário, além dos que não foram entregues ou que entraram em uma lista de supressão. A supressão é usada para evitar o envio de e-mails desnecessários para os hóspedes. Um endereço será removido automaticamente de uma campanha se: 

  • O destinatário do e-mail tiver avaliado o seu estabelecimento nos últimos 30 dias (no caso de restaurantes) ou 90 dias (no caso de atrações).
  • Um e-mail das Avaliações Expressas tiver sido enviado para o endereço nos últimos 30 dias.
  • O destinatário do e-mail tiver optado por não receber mais e-mails das Avaliações Expressas.

Para obter mais dicas no painel, inclusive sobre como utilizá-lo para aumentar o sucesso das campanhas feitas com o recurso Avaliações Expressas, confira este folheto com dicas.  

Recursos

Quer começar a usar as Avaliações Expressas? Visite tripadvisor.com.br/ReviewExpress hoje mesmo. Você poderá criar e enviar sua primeira campanha em 15 minutos. Se você precisar de mais ajuda, incluindo dicas para enviar e-mails de campanha das Avaliações Expressas, perguntas frequentes e mais informações sobre a importância das avaliações, confira estes recursos.

Principais dicas para o recurso Avaliações Expressas

  1. Prepare os hóspedes: avise que enviará um e-mail das Avaliações Expressas solicitando feedback.
  2. Mande e-mails com regularidade: peça o feedback dos hóspedes poucos dias depois do fim da visita, quando as lembranças ainda são recentes.
  3. Pense bem antes de escolher o remetente: inclua o nome do estabelecimento ou de um funcionário conhecido, para que seja fácil identificar a empresa.

 

Fontes: 1. Pesquisa independente da PhoCusWright realizada para o TripAdvisor, dezembro de 2013 2. Dados do site do TripAdvisor, janeiro de 2014

Última atualização: 13 de março de 2017

3 medidas que você pode tomar após receber uma avaliação negativa

3 medidas que você pode tomar após receber uma avaliação negativa Como enfrentar avaliações negativas e sair mais fortalecido do que nunca

Os prestadores de serviços do setor de turismo e hotelaria no TripAdvisor adoram o seu trabalho e os seus clientes. Portanto, uma avaliação negativa pode ser, muitas vezes, desanimadora. Mas até mesmo os estabelecimentos com melhor pontuação no TripAdvisor recebem avaliações negativas de vez em quando. Brian Payea, chefe de relações com o setor do TripAdvisor, revela: “O que torna esses estabelecimentos excelentes é como eles incorporam os feedbacks para tornar a próxima visita do cliente ainda melhor”.

Veja a seguir três medidas que você pode tomar ao receber uma avaliação negativa: 

1. Analise o que aconteceu.

Você acabou de ler uma avaliação negativa. Respire fundo. Se necessário, afaste-se por uns cinco minutos. Depois, analise a avaliação de forma imparcial com a equipe. Qual foi o principal problema enfrentado pelo cliente? Esta é a primeira vez que esse tipo de feedback é enviado ou trata-se de uma tendência crescente? Entender as circunstâncias pode ajudá-lo a identificar a causa de qualquer problema.

2. Incorpore o feedback.

Após entender a situação, crie uma estratégia com a equipe sobre melhorias específicas que precisam ser feitas. Elabore um plano de ação com as medidas que serão tomadas pelo estabelecimento e o membro da equipe responsável. Se não for possível corrigir o problema, pense em como definir as expectativas dos clientes da melhor forma, talvez com atualizações no site. Em ambos os casos, não deixe de monitorar as próximas avaliações para ter certeza de que os mesmos problemas não vão se repetir.

3. Finalize a Resposta do administrador.

Escreva Respostas do administrador para avaliações negativas o quanto antes. A resposta explica o motivo da avaliação para outros possíveis clientes na página do seu estabelecimento. Inclua na resposta os detalhes do plano ação desenvolvido. E não subestime o poder das desculpas sinceras. O objetivo mais importante da resposta é responder a perguntas desconhecidas para os futuros clientes que possam ler a avaliação original.

Se necessário, relate um problema.

Há três situações em que a avaliação pode ser removida do seu perfil:

Se a avaliação não estiver incluída em nenhum dos casos acima, ela não será removida. Além disso, o TripAdvisor não serve de intermediário ou julga as controvérsias surgidas com base em fatos entre as partes. Clique aqui para obter mais informações.

Para relatar um problema sobre a avaliação, vá para a guia “Avaliações” no Portal do Administrador. Clique em “Denuncie uma avaliação” e preencha o formulário na página seguinte. Esse processo pode levar vários dias, e não há garantias de que a avaliação será removida. Por isso, é importante enviar a Resposta do administrador o mais rápido possível, para que outros possíveis clientes possam ler a sua visão dos fatos.    

Última atualização: 29 de julho de 2014

Solicite um adesivo gratuito do TripAdvisor

Solicite um adesivo gratuito do TripAdvisor

Quer uma ótima forma de mostrar aos clientes que você valoriza o feedback deles? E também de receber novas avaliações e atrair ainda mais pessoas que passam pelo seu estabelecimento? Solicite um adesivo gratuito do TripAdvisor para colar na porta, na janela ou em outra área de maior movimento do seu hotel, restaurante ou atração. Faça isso hoje mesmo usando a nossa ferramenta: www.tripadvisor.com.br/StickerRequest.

Exiba o seu adesivo do TripAdvisor

  • 67% dos viajantes conferem o TripAdvisor algumas vezes por mês1
  • 75% dos viajantes preferem estabelecimentos com o selo do TripAdvisor2
  • 89%dos viajantes ao redor do mundo afirmam que são influenciados pelas avaliações na hora de fazer uma reserva3

Aguarde até 6 semanas para receber o adesivo por correio. Quando recebê-lo, mostre para nós! Envie a foto para @TripAdvisorB2B no Twitter, usando a hashtag #NoTripAdvisor.


  • 1. Fonte: estudo da PhoCusWright encomendado pelo TripAdvisor, dezembro de 2013
  • 2. Fonte: pesquisa com membros do TripAdvisor, outubro de 2012
  • 3. Fonte: TripBarometer, abril de 2014 – edição global
Última atualização: 7 de março de 2015

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