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Como aprimorar o perfil do seu restaurante no TripAdvisor

Como aprimorar o perfil do seu restaurante no TripAdvisor

O TripAdvisor é muito mais do que o maior site de viagens do mundo. Também somos um dos maiores sites de restaurantes do planeta.2 Aprimore o seu perfil no TripAdvisor para se conectar a milhões de pessoas e sair na frente da concorrência. 

1. Confirme e atualize as informações do estabelecimento

Confirme se todos os dados do seu perfil estão corretos. Para fazer alterações, cadastre-se como proprietário caso ainda não tenha feito isso. É rápido e gratuito.

Depois de se cadastrar, verifique o nome, o endereço e o telefone do restaurante, além dos links para o seu site e o e-mail. Se quiser fazer alterações, visite o Portal do Administrador, clique em Perfil no menu superior e selecione Gerenciar perfil. Atualize e inclua informações. Como representante oficial do estabelecimento, essas edições substituirão o conteúdo existente.

Inclua também o tipo de culinária, refeições servidas, faixa de preço, horários de funcionamento, descrição, outros recursos e serviços do restaurante. Dê uma atenção especial a essa página para incluir todos os detalhes.Forneça também outras versões do nome, endereço e descrição do estabelecimento para exibição em todos os sites do TripAdvisor. Informações precisas e detalhadas ajudam os clientes a decidir por fazer a reserva, além de oferecer uma visão geral melhor do seu restaurante e do que ele oferece. 

2. Carregue fotos 

Os clientes compram com os olhos. Na verdade, uma pesquisa recente mostra que restaurantes que têm entre 11 e 20 fotos atraem o dobro de interação dos clientes do que estabelecimentos sem fotos.1 Sendo assim, quanto mais fotos no perfil, melhor. 

Como proprietário, você pode carregar um número ilimitado de imagens. Compartilhe fotos de pratos de dar água na boca ou mostre o ambiente para mostrar aos futuros clientes se é um local romântico, voltado para a família, etc. Para a foto principal, escolha uma que cause uma boa primeira impressão. Troque esta imagem com frequência para que o perfil esteja sempre atual e continue atraindo novos clientes ao longo do tempo. Você pode gerenciar as fotos do restaurante no Portal do Administrador. Para saber mais, leia o guia sobre gerenciamento de fotos no TripAdvisor.

3. Coloque o seu estabelecimento no mapa 

Com os mapas, os clientes localizam o seu restaurante na região que estão visitando e planejam melhor a viagem. Se o estabelecimento não estiver no mapa ou for exibido no lugar errado, siga estas etapas para atualizar essas informações no Portal do Administrador:

  • Faça login no Portal do Administrador
  • No menu Perfil, na parte superior da página, clique em Gerenciar perfil.
  • Selecione a guia Localização no menu à esquerda.
  • Atualize o endereço e o código postal e clique em Enviar. Se os campos Cidade ou Estado/província estiverem incorretos, siga estas instruções.
  • Depois, clique em Verificar pino no mapa e coloque o marcador no local correto. Sugerimos usar a entrada principal ou o estacionamento. 
  • Clique em Confirmar. A localização será atualizada no site em até 24 horas.

4. Inclua o cardápio

Incluir o link do cardápio no perfil é uma maneira fácil de exibir os pratos do restaurante aos futuros clientes. Esses links são fornecidos pela parceria do TripAdvisor com o SinglePlatform e o Locu. Se você tiver um contrato com alguma dessas empresas, o link do cardápio aparecerá automaticamente no perfil do seu restaurante no TripAdvisor. Depois de se cadastrar em um desses sites parceiros, aguarde de 10 a 14 dias para que o link apareça. Para editar o cardápio, entre em contato diretamente com o SinglePlatform ou o Locu.

5. Inclua um botão de reserva

Dê aos clientes a possibilidade de fazer reservas diretamente no seu perfil do TripAdvisor. Basta se cadastrar no TheFork ou no OpenTable (disponível no momento apenas nos EUA). Cadastre-se em um desses sites parceiros para incluir automaticamente o botão Reservar no seu perfil do TripAdvisor e transforme visitantes da página em clientes.

6. Ofereça serviço de entrega

Ofereça a conveniência do serviço de entrega aos clientes que visitam o perfil do seu restaurante, onde quer que eles estejam. Cadastre-se no Deliveroo ou no Grubhub (disponível no momento apenas nos EUA) para incluir o botão Pedir online no perfil. Os clientes poderão fazer pedidos de qualquer lugar com rapidez e facilidade diretamente no seu perfil.

7. Incentive os clientes a fazer avaliações

Quanto mais avaliações o seu estabelecimento tiver, mais conteúdo os viajantes terão em mãos antes de concluir o planejamento. E, quanto mais recentes forem, mais atual e relevante será o conteúdo para os futuros clientes. Na guia Avaliações, do Portal do Administrador, você encontra diversas ferramentas para incentivar os viajantes a fazer avaliações. Isso inclui os widgets, a plataforma de e-mail das Avaliações Expressas, cartões personalizados e panfletos.

8. Divulgue o seu perfil no TripAdvisor

Quer que seus clientes e pedestres saibam que você tem um perfil no TripAdvisor? Coloque um adesivo do TripAdvisor na entrada principal. Assim, você mostra aos clientes que valoriza a opinião deles e também os incentiva a avaliar o estabelecimento. Se tiver recebido o prêmio Travellers' Choice ou o Certificado de Excelência, solicite adesivos ou placas especiais no Portal do Administrador e divulgue sua vitória. 

9. Inclua um widget no seu site

Uma ótima maneira de divulgar o seu perfil é colocar um widget do TripAdvisor no seu site. Ele exibe as suas avaliações e incentiva os clientes a fazer outras. Para encontrar widgets para o seu estabelecimento, acesse www.tripadvisor.com.br/Widgets e digite o nome do restaurante. Confira este guia para saber mais informações sobre a instalação dos widgets.

10. Responda a avaliações

De acordo com uma pesquisa recente, os proprietários que respondem a avaliações atraem o dobro de interação com os clientes nos perfis do TripAdvisor. Por esse e outros motivos, recomendamos que os proprietários monitorem as avaliações e escrevam algumas respostas do administrador. No caso de uma avaliação negativa, a resposta do administrador demonstra que você leva o atendimento ao cliente a sério, além de mostrar como solucionou problemas. Uma resposta do administrador a uma avaliação positiva mostra que você está atento e valoriza o feedback dos clientes. Ao responder a avaliações regularmente, você destaca o seu estabelecimento da concorrência. Para conferir mais dicas, veja o guia Como responder às avaliações dos viajantes no TripAdvisor com as respostas do administrador.

11. Aumente os acessos ao seu perfil com os anúncios do TripAdvisor

Os Anúncios do TripAdvisor são uma nova solução de marketing disponível para restaurantes no TripAdvisor. Com eles, você direciona acessos ao seu perfil no TripAdvisor, divulgando a sua empresa em um posicionamento patrocinado exclusivo. Os anúncios são direcionados a um público específico: clientes que pesquisam um lugar para comer em sua região. Para saber mais, visite www.tripadvisor.com.br/Restaurant_Ads.

12. Faça upgrade para o TripAdvisor Premium

Aprimore a sua página e transforme visitas online em visitas de verdade ao fazer o upgrade para o TripAdvisor Premium para restaurantes. Com o TripAdvisor Premium, você tem acesso a ferramentas exclusivas para divulgar o que o restaurante tem de melhor. Elas incluem: O Storyboard, o recurso 3 principais motivos para comer aqui, a avaliação favorita e os dados analíticos sobre você e a concorrência. Saiba mais sobre o TripAdvisor Premium para restaurantes e veja como se inscrever aqui.


  • 1. https://www.tripadvisor.com.br/TripAdvisorInsights/n2782/new-study-influencing-diner-engagement-tripadvisor
  • 2. comScore Media Metrics para o site do TripAdvisor, dados mundiais, maio de 2016 e registros do TripAdvisor, 2º trimestre de 2016
Última atualização: 16 de outubro de 2017

Inclua seu estabelecimento no TripAdvisor

Inclua seu estabelecimento no TripAdvisor

Como criar um perfil e começar a receber avaliações no TripAdvisor

O TripAdvisor é o maior site de viagens do mundo, acessado por milhões de viajantes todos os meses, que buscam e planejam suas viagens. Acomodações, restaurantes e atrações podem ter perfis gratuitos no TripAdvisor!  Um perfil no TripAdvisor vai aumentar a exposição do estabelecimento para um público maior e mais qualificado, além de possibilitar o acesso às diversas ferramentas de marketing gratuitas. É fácil criar um perfil. Vamos começar.

Como criar um perfil do estabelecimento?

Há duas maneiras: um representante do estabelecimento pode solicitar um perfil ou um usuário do TripAdvisor pode fazer uma avaliação sobre você e iniciar o perfil.

Antes de solicitar a criação de um perfil, acesse www.tripadvisor.com.br/Owners para ver se um viajante já incluiu o seu estabelecimento no TripAdvisor. Digite o nome do seu estabelecimento na caixa. Se ele aparecer nos resultados da caixa, um viajante já iniciou um perfil. Selecione o estabelecimento nos resultados e clique no botão “Solicite o perfil do seu estabelecimento” para confirmar que você é afiliado a ele.

Se o estabelecimento já tiver um perfil, solicite o que já existe em vez de criar um novo. O TripAdvisor permite apenas um perfil por estabelecimento. Para saber mais detalhes sobre como solicitar seu perfil e acessar o Portal do Administrador, onde você pode gerenciar os perfis e as avaliações do TripAdvisor, confira o nosso Guia de início rápido.

Solicite um perfil

Se o estabelecimento ainda não tiver um perfil no TripAdvisor, nenhum resultado será exibido na caixa de busca. Nesse caso, clique no link “Crie um perfil agora mesmo” abaixo da caixa. Você será redirecionado para uma página onde é possível solicitar um perfil para o seu estabelecimento.

Será necessário informar alguns dados sobre o estabelecimento para iniciar o processo. Os editores do TripAdvisor usarão esses dados para confirmar se o estabelecimento atende aos critérios para a criação do perfil, bem como para definir a categoria em que ele se enquadra. Preencha o formulário de solicitação com o máximo de informações possível para que possamos criar o seu perfil corretamente. Leia abaixo para saber mais informações sobre cada seção do formulário.

Suas informações

A seção “Suas informações” nos ajuda a verificar o seu vínculo com o estabelecimento. Informe o seu nome, vínculo com o estabelecimento e endereço de e-mail. Confira se o e-mail está correto, pois enviaremos uma mensagem assim que o perfil for publicado no TripAdvisor. Depois, basta registrar o vínculo com o estabelecimento e tirar proveito das ferramentas gratuitas.

Informações do perfil do estabelecimento

Depois, você fornecerá informações sobre o seu estabelecimento, incluindo o nome oficial e o endereço. Uma vez que tiver digitado o endereço, coloque o marcador na localização correta no mapa. A localização do seu estabelecimento no mapa será mostrada para os viajantes no site durante o planejamento das viagens. Você também precisará incluir o site e o telefone do estabelecimento. 

Lembre-se de que os editores do TripAdvisor usam o seu site ou o site de um parceiro (como o departamento de turismo ou um parceiro de reservas) para confirmar os dados que você informou. Por isso, é muito importante que os dados enviados na solicitação do perfil sejam idênticos aos do site e de outras fontes.

Detalhes do estabelecimento

Será necessário que você responda a algumas perguntas detalhadas sobre o tipo do estabelecimento. Este processo ajuda a confirmar que a categoria está correta e que estamos exibindo o máximo de informações possível. Para saber mais dados específicos sobre o seu tipo de estabelecimento, consulte as categorias abaixo:

Acomodações: como proprietário de uma acomodação, seu estabelecimento aparecerá no TripAdvisor na seção de acomodações do seu destino. Há alguns itens específicos que você precisa informar para que possamos incluir o estabelecimento na categoria correta da seção informada acima:

  • Quantidade total de quartos
  • Faixa de preço
  • Requisitos de estadia mínima
  • Se há funcionários no local e segurança
  • Se a limpeza do quarto está inclusa
  • Detalhes sobre a recepção
  • Se há banheiro no quarto

Você também poderá informar dados adicionais sobre comodidades, incluindo café da manhã de cortesia, se possui suítes, quadras de tênis, campos de golfe, acesso à praia/piscina, academia, acesso à internet, etc. Esses dados serão incluídos na seção “Serviços/Comodidades” do perfil e ajudarão os viajantes a buscar o que a acomodação oferece. Os itens acima são utilizados para determinar se o estabelecimento será enquadrado nas categorias hotel, pousada ou hotel especializado no TripAdvisor, além das classificações oficiais e locais.

Para saber mais informações, leia as nossas diretrizes de perfis de acomodações aqui.

Restaurantes: os perfis de restaurantes são exibidos na seção de Restaurantes do TripAdvisor. Os perfis cadastrados são de restaurantes individuais que estão abertos ao público em geral. Você deverá informar a categoria do restaurante (tradicional, café ou fast-food), tipo de cozinha, preços e recursos especiais. Esses dados aparecerão na página do perfil para ajudar os viajantes a escolher o seu restaurante.

Para saber mais informações, leia as nossas diretrizes de perfis de restaurantes aqui.

Atrações: você precisará escolher a categoria que melhor descreve a sua atração. Se o estabelecimento não se enquadra nos tipos de atração listados, selecione “Outros”. Você também poderá informar a duração recomendada da visita, os preços e informações sobre os demais serviços e comodidades (dependências do banheiro, vestiários, etc.).

Para que um estabelecimento tenha perfil na seção de atrações do TripAdvisor, este deve ser um local de interesse com funcionamento permanente (e não sazonal ou de curto prazo), devem ser informados o nome oficial, o endereço e o telefone. Os horários de funcionamento ou de saída da atração devem ser publicados em um site ou folheto, juntamente com os locais de saída programada (se houver variações). As empresas de excursões podem ser classificadas como atração caso ofereçam excursões diárias, sejam licenciadas/reconhecidas pelas autoridades turísticas locais, tenham um site e a expressão “Particular” conste no nome do perfil.

Para saber mais informações, leia aqui nossas diretrizes de perfil do tipo O que fazer. 

Inclua a descrição do estabelecimento

A descrição ajuda os viajantes a conhecer melhor o estabelecimento. A descrição deve estar no idioma local e não pode conter códigos HTML, telefones, endereços na web e de e-mail ou texto em CAIXA ALTA. Recomendamos que a descrição seja breve. Assim, os clientes conferem os principais destaques informados e decidem se vão reservar com você.

Escolha uma foto

Carregar uma foto do estabelecimento ajuda você a passar uma excelente primeira impressão aos viajantes. A foto será exibida na página do perfil. Ela deve estar no formato .jpg ou .gif (formatos comuns de imagens). Imagens com molduras, logotipos ou arquivos maiores que 100 kb não serão aceitos.

Envie o perfil

Ao confirmar que todos os dados estão corretos, marque a caixa de seleção no rodapé do formulário para atestar que você é o representante do estabelecimento, que os dados enviados são válidos e que você tem autonomia para publicar a imagem enviada. Depois, clique no botão “Enviar” para concluir o processo.

Próximas etapas

Depois que você solicitar o perfil, os editores do TripAdvisor farão a confirmação dos dados e confirmarão o cumprimento das diretrizes do tipo de estabelecimento selecionado. Esse processo geralmente leva cerca de 5 dias úteis.

Última atualização: 6 de abril de 2016

Portal do Administrador do TripAdvisor: Guia de início rápido

Portal do Administrador do TripAdvisor: Guia de início rápido Assuma o controle da sua reputação online. Aumente os negócios no maior site de viagens do mundo. Tenha tudo ao seu alcance: cadastre-se no Portal do Administrador do TripAdvisor.

Como se cadastrar e verificar a identidade no Portal do Administrador

Para acessar o Portal do Administrador, o estabelecimento precisa ter um perfil no TripAdvisor. Use a caixa de busca na página inicial do TripAdvisor para conferir se o estabelecimento tem um perfil no site. Se não tiver, acesse TripAdvisor.com.br/GetListedNew.

Quando o seu estabelecimento tiver um perfil, você poderá se cadastrar no Portal do Administrador. Para se cadastrar:

  1. Acesse TripAdvisor.com.br/Owners e escolha o tipo de acomodação.
  2. Digite o nome do seu estabelecimento, selecione-o no menu suspenso e, na página seguinte, clique em “Cadastrar minha empresa”.
  3. Preencha o formulário de cadastro e clique em “Inscreva-se”. 

Depois que fizer o cadastro, você precisará comprovar o seu vínculo com o estabelecimento. Essa confirmação garante mais segurança por controlar quem tem acesso ao Portal do Administrador de um estabelecimento. Há alguns métodos de confirmação diferentes, dependendo das informações armazenadas sobre o seu estabelecimento. As maneiras mais comuns de confirmação de identidade são por telefone ou cartão de crédito (nenhuma cobrança é feita).

Em alguns casos, é possível confirmar sua identidade por e-mail. Se você estiver qualificado para esse método, selecione a opção de confirmação por e-mail. Você receberá uma mensagem com instruções simples. Outra alternativa é um representante do seu estabelecimento convidar você a fazer a confirmação para o Portal do Administrador usando a ferramenta Gerenciar acesso de usuário. Nesse caso, você também receberá um e-mail com instruções.

Observação: é necessário ter uma conta de membro do TripAdvisor para fazer login e gerenciar o seu estabelecimento pelo Portal do Administrador. Se você não tiver uma conta, visite o www.tripadvisor.com.br e clique em “Participe” no canto superior direito para se inscrever. 

Confirmação de identidade por telefone

Se você escolher a confirmação de identidade por telefone, siga estas etapas:

  1. Primeiro, confirme se o número de telefone exibido é do seu estabelecimento, e não o seu número de telefone pessoal. 
  2. Escolha como você gostaria de receber o código de verificação: por telefone ou mensagem de texto SMS.
  3. Caso o seu número de telefone utilize ramal, você pode digitá-lo no campo e prosseguir. 
  4. Você receberá uma ligação ou mensagem de texto com o código de verificação de quatro dígitos. 
  5. Digite os quatro dígitos na caixa fornecida e clique em “Enviar código”.

Se você receber uma mensagem indicando que a confirmação de identidade por telefone está indisponível, continue com outra opção de confirmação. Se o número exibido estiver incorreto ou for um número pessoal e não do seu estabelecimento, clique no link "Request Update" ("Solicitar a atualização") e siga as instruções para atualizar.

Leia aqui instruções detalhadas sobre outros métodos de confirmação. 

Observação: é necessário ter uma conta de membro do TripAdvisor para fazer login e gerenciar o seu estabelecimento pelo Portal do Administrador. Se você não tiver uma conta, visite www.tripadvisor.com.br e clique em “Participe” no canto superior direito para se inscrever.

Como fazer login no Portal do Administrador

É fácil fazer login no Portal do Administrador depois que você se cadastra e confirma sua identidade: 

  1. Visite o TripAdvisor.com.br e clique em "Participe" no canto superior direito da página. 
  2. Faça login com o seu endereço de e-mail e senha. 
  3. Clique no link "Meu estabelecimento". 
  4. Se você tiver vínculo com mais de um estabelecimento, selecione um deles na lista.

Os principais recursos do Portal do Administrador

Veja uma pequena lista com tudo que você encontra no Portal do Administrador do TripAdvisor. Use o menu superior para localizar facilmente o que você precisa. 

  • Perfil: carregue fotos, gerencie os detalhes do estabelecimento, atualize as preferências de e-mail, controle quem tem acesso ao Portal do Administrador e muito mais nessa guia. 
  • Avaliações: responda, denuncie e solicite avaliações com o recurso Avaliações Expressas.
  • Produtos: se relevante, essa seção mostra links para gerenciar o Pacote Premium e a Reserva rápida .
  • Reservas: nesta guia, é possível instalar um botão de reserva no perfil do TripAdvisor para permitir que os clientes façam reservas online no restaurante.
  • Relatórios: acesse os painéis e os dados analíticos sobre o seu estabelecimento no TripAdvisor nesta guia. 
  • Ferramentas gratuitas: atraia a atenção dos possíveis clientes e hóspedes com o aplicativo para o Facebook, os widgets e os adesivos do TripAdvisor nesta guia.
  • Recursos: encontre respostas para todas as suas perguntas. Acesse o TripAdvisor Insights , o seu recurso essencial de marketing para o turismo. O Fórum para proprietários e a Central de Ajuda também estão disponíveis na guia Recursos.

Como atualizar o seu perfil

Atualize o perfil do seu estabelecimento para causar a melhor impressão possível e destacar todos os recursos e serviços que você tem a oferecer.Além de editar informações gerais, como nome, localização, serviços e comodidades, inclua uma descrição do estabelecimento. Para editar o perfil:

  1. Faça login no Portal do Administrador.
  2. No menu superior, clique em Perfil e em Gerenciar perfil.
  3. Preencha ou atualize as informações em todas as seções do menu à esquerda e clique em Enviar.

Como responder às avaliações

Responder às avaliações demonstra aos clientes novos e antigos que você se interessa pelos feedbacks e leva a sério seus comentários. Para responder a uma avaliação:

  1. Faça login no Portal do Administrador.
  2. Clique em “Avaliações” no menu superior e selecione “Responda às avaliações”.
  3. Escolha a avaliação à qual você quer responder clicando nela na barra lateral à esquerda. É possível ordenar as avaliações por data, título, pontuação por círculos, idioma e status da resposta. 
  4. Selecione a sua afiliação com o estabelecimento.
  5. Escreva sua resposta na caixa em branco. Não se esqueça, o estilo que você usa em suas mensagens é muito importante. Ele muda a forma como as pessoas entendem o que você está dizendo. Confira as melhores dicas de resposta do administrador.
  6. Clique em "Enviar".

Como carregar e gerenciar fotos

Atraia a atenção de possíveis clientes carregando fotos no seu perfil do TripAdvisor. Carregue fotos que mostram o que o seu estabelecimento tem a oferecer. Não se esqueça de sugerir uma foto principal que cause uma ótima primeira impressão. Para carregar fotos:

  1. Acesse o Portal do Administrador.
  2. No menu superior, clique em “Perfil” e em “Gerenciar fotos”.
  3. Nessa página, você pode carregar fotos clicando no botão “Carregar mais fotos” no canto superior direito da página.
  4. Clique na caixa de seleção para confirmar que você é um representante do estabelecimento e tem autonomia para publicar as fotos.
  5. Depois, clique no botão “Carregar”.

Enquanto estiver nessa página, não se esqueça de definir uma foto principal e incluir legendas para imagens existentes. Os proprietários de acomodações também podem reordenar as suas imagens e categorizar as fotos em álbuns.

Para obter mais dicas sobre como aproveitar ao máximo as suas fotos, leia nosso guia.

Como contestar uma avaliação

Lidamos com as avaliações fraudulentas com muita seriedade. Removeremos uma avaliação se ela violar as nossas diretrizes ou concluirmos que há algo impróprio no conteúdo. No entanto, discordar do feedback não é o suficiente para garantir sua remoção. O TripAdvisor não serve de intermediário nem contesta controvérsias baseadas em fatos. Para contestar uma avaliação: 

  1. Faça login no Portal do Administrador.
  2. Clique em “Avaliações” no menu superior e selecione “Denuncie uma avaliação”.
  3. Em “Qual é o problema com a avaliação?”, selecione uma das opções e preencha o restante do formulário. 

O resultado sairá em alguns dias após o envio do pedido, e não há garantias de que a avaliação será removida. Recomendamos que você escreva uma Resposta do administrador à avaliação o quanto antes para que outros clientes em potencial leiam a sua versão da história.

Para saber mais, leia sobre as “3 medidas que você pode tomar após receber uma avaliação negativa.”

Como denunciar chantagem

O TripAdvisor define "chantagem" como a ocasião em que o cliente ameaça fazer uma avaliação negativa caso não tenha uma solicitação de reembolso, de upgrade ou de qualquer outro tipo atendida. Você deve denunciar essas ameaças ao TripAdvisor antes do envio da avaliação.A comunicação imediata desse tipo de ameaça nos ajuda a impedir que avaliações com o objetivo de fazer chantagem cheguem ao site. 

  1. Faça login no Portal do Administrador.
  2. Clique em “Recursos” no menu superior e selecione “Central de Ajuda”.
  3. Na Central de Ajuda, clique em “Fale conosco” no menu superior e selecione “Suporte ao proprietário”.
  4. Em “Diga-nos qual o problema”, selecione “Denunciar fraude”.
  5. Em “O que você quer fazer?”, selecione “Denunciar ameaça de chantagem” e forneça mais informações sobre o colaborador, incluindo nome, e-mail, de onde ele é e a data da visita. 

Leia mais sobre a nossa política de chantagem aqui.

Última atualização: 18 de julho de 2017

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Perguntas comuns sobre os perfis do TripAdvisor

Perguntas comuns sobre avaliações e respostas do administrador

Perguntas comuns sobre os recursos do TripAdvisor e o Portal do Administrador

Perguntas comuns sobre as políticas contra fraude do TripAdvisor

Precisa de mais ajuda?

Envie uma solicitação de suporte:

  1. Faça login no Portal do Administrador
  2. Encontre a caixa "Entre em contato com o TripAdvisor" no lado direito da página
  3. Clique no link "Obter ajuda online"
  4. Preencha o formulário de solicitação

Ficaremos felizes em ajudar você com sua dúvida!

Última atualização: 15 de setembro de 2017

Tudo o que você precisa saber sobre o algoritmo do ranking de popularidade do TripAdvisor

Tudo o que você precisa saber sobre o algoritmo do ranking de popularidade do TripAdvisor Saiba tudo sobre o algoritmo do ranking de popularidade do TripAdvisor, incluindo como ele é usado para classificar acomodações, atrações e restaurantes e como evoluiu ao longo dos anos.

Como o algoritmo do ranking de popularidade funciona

O ranking de popularidade se baseia na qualidade, recenticidade e quantidade de avaliações que um estabelecimento recebe dos viajantes. Os últimos dados inseridos pelo algoritmo, destinados a uma pequena parcela de estabelecimentos que violam as nossas diretrizes, são penalidades por fraude, criadas para proteger a integridade do conteúdo do TripAdvisor.

Qualidade

As pontuações por círculo fornecidas por viajantes como parte das avaliações continuam sendo usadas para classificar estabelecimentos. Com todos os outros fatores sendo os mesmos, um estabelecimento com mais pontuações de 4 e 5 círculos terá uma classificação mais alta do que estabelecimentos com pontuações menores.

Recenticidade

Acreditamos que as avaliações recentes são mais valiosas para os nossos viajantes do que as antigas. Elas representam de forma mais precisa a experiência atual em um estabelecimento. Para levar isso em conta, continuamos dando mais importância a novas avaliações do que a avaliações feitas anteriormente. Isso significa que as avaliações mais antigas (até mesmo as excelentes) não contarão no ranking de um estabelecimento da mesma forma que uma avaliação feita na semana passada. Mesmo que essas avaliações não tenham tanto peso no ranking, elas ainda estarão visíveis para os viajantes no resumo de pontuações dos viajantes, na pontuação geral por círculos de cada perfil e também no histórico de avaliações.

Quantidade

O número de avaliações é um fator importante para os viajantes do TripAdvisor em relação a um estabelecimento. Os clientes do TripAdvisor leem várias avaliações para formar uma opinião equilibrada sobre um estabelecimento. Eles tendem a confiar mais nas próprias decisões quando existe um consenso em uma grande quantidade de avaliações de outros viajantes.

O algoritmo aprimorado avalia essa noção de confiança de forma estatística. Quanto mais acumulamos avaliações sobre um estabelecimento, mais confiamos na possível experiência que ele oferece aos clientes. Quando alcançamos uma quantidade significativa de avaliações, podemos prever a classificação de um estabelecimento com mais precisão.

Quando falamos da quantidade de avaliações, é importante observar que um estabelecimento não precisa ter mais avaliações do que os outros. É necessário apenas ter avaliações suficientes para permitir uma comparação estatística com outros estabelecimentos. Por exemplo, um estabelecimento com 110 avaliações não necessariamente terá uma classificação mais alta do que outro que recebeu 100 avaliações praticamente no mesmo período. Isso porque ambos têm avaliações suficientes para confiarmos na possível experiência de viagem que eles oferecem.

Como colocar tudo em prática

Resumindo:

  • Mais avaliações são melhores do que menos avaliações;
  • Avaliações boas são melhores do que avaliações ruins; e
  • Avaliações recentes são melhores do que avaliações mais antigas.

Esses fatores interagem ao longo do tempo para determinar a posição de um estabelecimento no ranking de popularidade.

Por exemplo, a qualidade e a quantidade das avaliações são comparadas para analisar a consistência da experiência oferecida pelo estabelecimento. Nosso algoritmo recompensa um comportamento bom e consistente: sob as mesmas condições, um estabelecimento com muitas avaliações positivas terá uma posição mais alta do que outro que tenha recebidos algumas avaliações boas e outras ruins. Ou seja, se uma grande quantidade de viajantes relata experiências consistentes em um estabelecimento, confiamos mais no nosso ranking.

Da mesma forma, a recenticidade e a quantidade das avaliações estão muito ligadas. Quando um estabelecimento tem muitas avaliações recentes, elas são mais valorizadas em nosso cálculo por aumentarem nossa confiança na experiência atual do estabelecimento. Uma grande quantidade de avaliações feitas anos atrás não dá ao TripAdvisor ou aos nossos viajantes tanta confiança na situação atual do estabelecimento.

Como o algoritmo do ranking de popularidade evoluiu?

Em 2016, o algoritmo do ranking de popularidade foi aperfeiçoado para melhorar a experiência dos viajantes e estabelecimentos. O resultado é uma representação mais precisa do desempenho dos estabelecimentos ao longo do tempo. Levamos essas mudanças muito a sério. Elas foram cuidadosamente desenvolvidas e testadas para aprimorar o algoritmo de forma muito específica e, ao mesmo tempo, manter a posição correta de estabelecimentos com ótima reputação entre os membros do TripAdvisor.

Ao desenvolver as melhorias, analisamos centenas de milhões de avaliações no site, bem como a forma como elas influenciam a classificação de estabelecimentos ao longo do tempo. Com base nessa pesquisa, o algoritmo aprimorado do ranking de popularidade foi desenvolvido para melhor valorizar a quantidade e a coerência das avaliações. Com ele, podemos estabilizar a posição de todos os estabelecimentos e criar um ranking geral mais preciso para os viajantes.

Algumas perguntas e respostas

Como a ênfase na quantidade de avaliações afeta os estabelecimentos menores?

Na prática, segundo a nossa análise, ainda que estabelecimentos menores recebam menos avaliações por terem menos clientes, a atenção, o serviço e o cuidado especial que eles podem oferecer muitas vezes resultam em mais clientes dispostos a fazer avaliações.Como resultado, estabelecimentos menores conseguem competir com concorrentes maiores no ranking de popularidade.

Por que o estabelecimento A está acima do estabelecimento B?

Na maioria dos casos, é porque A tem um conjunto de avaliações estatisticamente melhor do que B (com base em qualidade, quantidade e recenticidade), e confiamos mais na experiência que A pode oferecer a possíveis clientes.

Por que o estabelecimento A está acima do estabelecimento B, que possui mais avaliações?

Se a pontuação média de ambos for igual, é provável que B tenha avaliações mais antigas do que A. As avaliações antigas têm um peso menor, então mesmo que a “média crua” de B (como mostrada no resumo de pontuações dos viajantes) seja melhor, a classificação de A é mais alta. Também é possível que A tenha um conjunto de avaliações mais consistente do que B ou até mesmo que B tenha sido penalizado por fraude.

As respostas do administrador são contabilizadas no ranking de popularidade?

As respostas do administrador não são contabilizadas no ranking de popularidade. No entanto, pesquisas mostram que responder de forma rápida e profissional a avaliações, abordando tanto reclamações específicas quanto comentários positivos, pode fazer uma grande diferença para futuros clientes. Uma pesquisa recente da Phocuswright1 mostra que 85% dos viajantes dizem que uma resposta atenciosa a uma avaliação melhora a impressão sobre o hotel. Já 65% preferem reservar um hotel que responda a avaliações, em vez de um hotel semelhante que não faça o mesmo.

Ter uma relação comercial com o TripAdvisor afeta o ranking de popularidade?

Não, de forma alguma. Embora seja útil mostrar a clientes a disponibilidade de estabelecimentos nas datas buscadas, facilitar reservas e fornecer um link para o site ou número de telefone, esses fatores nunca fazem parte do algoritmo do ranking de popularidade.

Com que frequência o ranking de popularidade é calculado?

O ranking é recalculado diariamente com base nas novas avaliações recebidas a cada dia.

As pontuações das subcategorias (limpeza, serviço, etc.) afetam a minha classificação?

As pontuações das subcategorias não são contabilizadas no cálculo do ranking. No entanto, elas fornecem aos viajantes informações valiosas sobre o seu estabelecimento. 


  • 1. Em 2015, a Phocuswright conduziu uma pesquisa independente, a “Custom Survey Research Engagement”, com 14.991 participantes, a pedido do TripAdvisor. A Phocuswright conduziu uma pesquisa online com consumidores entre 8 e 29 de abril de 2015, solicitando respostas por meio de pop-ups nos sites do TripAdvisor dos seguintes países: EUA, Reino Unido, França, Itália, Alemanha, Espanha, Brasil, Rússia, Austrália, Índia, Japão, Indonésia, Malásia e Tailândia. O foco da pesquisa foi usuários das avaliações de hotéis do site que também reservaram acomodação nos 12 meses anteriores e planejaram as próprias viagens.Os participantes foram convidados a responder à pesquisa enquanto visitavam o site do TripAdvisor por meio de um link para um instrumento de pesquisa online.
Última atualização: 2 de maio de 2016

Dicas para tirar fotos melhores

Dicas para tirar fotos melhores Dicas práticas de fotógrafos profissionais especializados em hotéis

Se uma imagem vale mais que mil palavras, qual é a história que as fotos do seu estabelecimento contam aos futuros clientes?Se contratar um fotógrafo profissional não cabe no seu orçamento, aproveite estratégias para tirar fotos melhores do seu estabelecimento.

Fotos com alta qualidade ajudam a chamar a atenção dos viajantes na hora de escolher uma acomodação.Veja aqui dicas de técnicas usadas por fotógrafos profissionais especializados em hotéis.

Pense na composição

"Espaços com uma iluminação interessante possibilitam belas fotos", aconselha Ken Wan, diretor do ARC – Architectural Photography, em Vancouver.Vale para luz natural ou artificial, desde que seja abundante."Espaços que permitem que o espectador se imagine no local também podem ser muito atraentes e convidativos, como um belo quarto com vista ou uma piscina ao ar livre".

Por outro lado, ele alerta que usar imagens com pessoas define o público-alvo do estabelecimento e pode desestimular aqueles que não se encaixam naquele perfil.

Todos os tipos de acomodação precisam de um estoque de fotos de todos os cômodos, principalmente dos quartos de hóspedes. No entanto, incorpore também outras imagens ao seu portfólio.

Tente incluir:

  • Imagens dos funcionários agindo naturalmente.
  • Detalhes arquitetônicos ressaltados pela luz natural.
  • Detalhes do estilo de vida, fotografados em luz suave (decoração, mobília, comida).
  • Cenários noturnos que pareçam aconchegantes.

Evite esses tipos de imagens:

  • Funcionários ou hóspedes olhando para a câmera.
  • Fotos de saguões vazios, corredores e porta dos quartos.
  • Quartos desarrumados ou sujos.
  • Imagens com muitos detalhes (não use uma lente grande-angular ou vista panorâmica).

"Não tenha medo de investir tempo para organizar a mobília até que a composição esteja perfeita.  Estique os lençóis, remova a lixeira e alinhe os quadros."– Mark Bolton, da Mark Bolton Hotel Photography

Prepare o cenário

Antes de tirar a primeira foto, organize os espaços. Baseado em Londres, Mark Bolton, da Mark Bolton Hotel Photography, retrata hotéis no mundo todo."Não tenha medo de investir tempo para organizar a mobília até que a composição esteja perfeita", diz ele."Estique os lençóis, remova a lixeira e alinhe os quadros".

Considere também o horário, para aproveitar a luz natural.O amanhecer de um dia claro e ensolarado é o ideal.

Otimize o equipamento

Você não precisa de equipamentos caros e elaborados para tirar fotos boas. Para obter resultados melhores, basta se familiarizar com as ferramentas e as configurações da câmera. Também vale a pena investir em acessórios relativamente baratos. 

Bolton sugere o uso de um tripé, que proporciona fotos estáveis."Experimente fotografar com a câmera nivelada para evitar ângulos estranhos, conhecidos como linhas verticais convergentes”, aconselha ele."Você pode comprar um nível pequeno para encaixar na câmera".

Ele também recomenda o uso de uma abertura pequena na câmera para conseguir profundidade de foco. Assim, é possível enfocar igualmente todos os objetos no primeiro plano e no plano de fundo. Por outro lado, aberturas maiores tiram o foco do plano de fundo. Desligue as luzes de tungstênio e defina os valores de ISO até 400 para não ter imagens com ruído. Um ISO mais alto aumenta a sensibilidade da câmera à luz.

Wan recomenda tirar algumas fotos de teste e visualizá-las em um computador. O que parece bom quando visto pessoalmente muitas vezes fica estranho nas fotografias, destaca ele.

Integre imagens com as tendências atuais

Se você quer que as fotos do estabelecimento pareçam modernas, descubra as tendências para fotografias de hotel. Bolton tem visto muitas imagens que usam luz natural e composições que destacam o estilo de vida (decoração e culinária, por exemplo), em vez de elementos arquitetônicos. É uma “pegada editorial" que retrata interações pessoais e momentos que envolvem os sentidos.

Entretanto, Wan faz um alerta: como as tendências são passageiras, é aconselhável se concentrar na mensagem que você quer comunicar.Fotos que mostram pessoas ficam defasadas em poucos anos, já que a moda em roupas e cortes de cabelo muda o tempo todo.

Invista tempo para criar um portfólio que faça o seu estabelecimento brilhar.Imagens instigantes passam a mensagem certa aos clientes que você quer atrair. 

Publicado por: http://gobigorgohomeblog.com...

Receba mais acessos com os anúncios patrocinados do TripAdvisor para acomodações

Receba mais acessos com os anúncios patrocinados do TripAdvisor para acomodações Direcione mais acessos qualificados ao seu estabelecimento: destaque seu perfil acima dos resultados das buscas feitas no TripAdvisor por viajantes que procuram um lugar para ficar na sua região.

Todos os dias, milhões de viajantes pesquisam um lugar para ficar no TripAdvisor. Chame a atenção dessas pessoas e destaque seu estabelecimento acima dos resultados de busca com os anúncios patrocinados. Não tem riscos: você paga somente pelos cliques recebidos e pode cancelar a qualquer momento. Para configurar sua campanha, acesse o Portal do Administrador. No menu Produtos, na parte superior, clique em Anúncios. É rápido, leva apenas alguns minutos.

Leia abaixo as perguntas frequentes para saber mais sobre os anúncios patrocinados e ver como eles direcionam mais pessoas ao seu estabelecimento.

O que são os anúncios patrocinados?

Este recurso é uma das soluções disponíveis para acomodações como parte dos Anúncios do TripAdvisor. Os anúncios patrocinados direcionam acessos qualificados ao seu estabelecimento ao destacá-lo acima dos resultados das buscas feitas no TripAdvisor por viajantes que procuram um lugar para ficar na sua região.

Como funciona?

Os anúncios patrocinados aparecem nos sites tradicional e móvel, o que garante maior visibilidade para seu estabelecimento no maior site de viagens do mundo.Eles são direcionados a um público altamente qualificado: viajantes do TripAdvisor que pesquisam lugares para ficar na sua região. Isso significa que as pessoas certas são atraídas para o seu estabelecimento quando estão prontas para decidir.

Quanto custa e como é feita a cobrança?

Os anúncios patrocinados são pagos segundo um modelo de custo por clique.Diversos fatores são levados em conta, incluindo localização, tipo de acomodação e outros anunciantes na sua área.Oferecemos três opções de orçamento mensal, de acordo com o número de cliques que você quer receber. Ao final de cada mês, você receberá a cobrança relativa aos cliques recebidos durante a campanha, até atingir o orçamento mensal máximo selecionado na ato da configuração.

Os métodos de pagamento variam de acordo com o país e podem incluir cartões de crédito, débito direto e câmara de compensação automática (ACH).Para facilitar, é possível cancelar o recurso a qualquer momento, sem compromissos nem taxas ocultas. Caso contrário, a campanha será renovada automaticamente todos os meses.

O que é um clique?

O clique acontece cada vez que alguém clica no anúncio patrocinado e é direcionado a outra página, o que coloca a pessoa mais perto de fazer uma reserva no seu estabelecimento.Por exemplo, ao ver um anúncio patrocinado e clicar no nome, foto, número de avaliações ou link da oferta do estabelecimento, a pessoa será direcionada a outra página. Todas essas ações são contadas como cliques.No entanto, clicar no ícone de coração para salvar estabelecimentos não é considerado um clique, já que a pessoa continuará na mesma página.

Como faço para configurar uma campanha de anúncios patrocinados?

O processo leva apenas alguns minutos. Faça login no Portal do Administrador em www.tripadvisor.com.br/Owners e selecione o estabelecimento desejado.No menu Produtos, clique em Anúncios. Defina o orçamento, forneça os dados para cobrança e clique em "Crie uma campanha".Pronto! 

Observação: se você tiver vários estabelecimentos, será preciso configurar uma campanha individual para cada um. 

Como faço para analisar o desempenho da minha campanha?

Quando a campanha estiver ativa, você poderá ver o status e desempenho dela no painel de anúncios.Essa seção conta com um resumo de indicadores importantes, incluindo:

  • Valor gasto: a quantia usada até o momento na campanha atual dentre o total do orçamento mensal máximo.
  • Visualizações da campanha: o número de vezes que os anúncios patrocinados foram vistos durante a campanha deste mês, bem como o cálculo do custo por visualização.
  • Cliques da campanha: o número de cliques que os anúncios patrocinados receberam, bem como o custo por clique.Lembre-se: você paga apenas pelos cliques recebidos, e não pelas visualizações.
  • Taxa de cliques: o número de cliques recebidos dividido pelo número de visualizações da campanha.

Por que não consigo comprar anúncios patrocinados?

O recurso está disponível somente para estabelecimentos que a) têm um perfil no TripAdvisor, b) têm uma assinatura ativa do Pacote Premium e c) atualizam as tarifas e a disponibilidade divulgadas no TripAdvisor.

a) Não tem registro como proprietário? É gratuito e leva apenas alguns minutos. Visite www.tripadvisor.com.br/Owners e siga as instruções. Depois do processo de confirmação, você terá acesso ao Portal do Administrador do TripAdvisor.

b) Não é assinante do Pacote Premium? Visite www.tripadvisor.com.br/BusinessAdvantage para se inscrever. Para saber mais sobre os recursos incluídos na sua assinatura, leia este artigo.

c) Não divulga suas tarifas e disponibilidade no TripAdvisor? Cadastre-se com um parceiro comercial.


Quer direcionar acessos qualificados ao seu estabelecimento? Comece sua campanha de anúncios patrocinados hoje mesmo em www.tripadvisor.com.br/Owners. No menu Produtos, na parte superior, clique em Anúncios.

Última atualização: 6 de dezembro de 2017

7 dicas para aproveitar os anúncios patrocinados ao máximo

7 dicas para aproveitar os anúncios patrocinados ao máximo Os anúncios patrocinados aparecem no topo dos resultados de pesquisa e ajudam a direcionar mais acessos qualificados ao seu estabelecimento. Veja ótimas dicas para aproveitar sua campanha ao máximo.

1. Atualize sua foto principal

A primeira impressão é importante. Exibida ao lado do nome do estabelecimento nos resultados de pesquisa, a foto principal é a primeira coisa vista.Portanto, use uma imagem marcante. Motive cliques com uma boa foto que revele o que torna seu estabelecimento especial e faz com que os viajantes se imaginem lá.

Não perca tempo: atualize sua foto principal no Portal do Administrador. No menu Perfil, clique em Multimídia > Gerenciar fotos > Foto principal.

2. Verifique se suas comodidades estão atualizadas

As comodidades são uma ótima maneira de destacar seu perfil.O TripAdvisor usa padrões para classificar dados, escolher as comodidades mais importantes e destacá-las ao lado do seu perfil nos resultados de pesquisa.Você só precisa manter as informações atualizadas. O TripAdvisor faz o resto!Também é possível filtrar os resultados de busca por comodidades. Por isso, é importante incluir tudo o que você oferece para não perder novos hóspedes.

Não perca tempo: atualize suas comodidades no Portal do Administrador. No menu Perfil, clique em Gerenciar perfil > Serviços/comodidades.

3. Inclua uma oferta especial

A oferta especial será exibida no anúncio patrocinado, junto com o nome, foto principal e comodidades.Use isso a seu favor! Crie uma oferta especial que chame a atenção dos viajantes e dê a eles mais um motivo para escolher você.

Não perca tempo: crie uma oferta especial no Portal do Administrador. No menu Produtos, clique em Pacote Premium > Ofertas especiais.

4. Aumente o orçamento

A melhor maneira de fazer com que seus anúncios patrocinados sejam vistos por mais viajantes é aumentar seu orçamento. Ao configurar uma campanha, você pode escolher entre três opções de orçamento.Quanto maior o valor diário, mais pessoas verão o anúncio e, portanto, maior será a estimativa de cliques mensais.Nossa dica é que você ajuste o seu orçamento conforme o necessário, de acordo com suas prioridades e objetivos atuais.

Não perca tempo: atualize seu orçamento no Portal do Administrador. No menu Produtos, clique em Anúncios > Edite a campanha.

5. Publique tarifas competitivas e disponibilidade

Os viajantes estão no TripAdvisor em busca de lugares para ficar e prontos para fazer reservas. Ofereça tudo o que eles precisam para tomar decisões, incluindo a disponibilidade e melhores tarifas.

Não perca tempo: trabalhe com seus parceiros de distribuição para compartilhar as melhores tarifas e disponibilidade com o TripAdvisor.

6. Acompanhe o desempenho da campanha

Assim que a campanha de anúncios patrocinados estiver ativa, você terá acesso ao Painel de anúncios. Nele, você pode monitorar os dados analíticos da sua campanha. Confira essa página ao longo do mês. Compare as visualizações do anúncio com os cliques recebidos. A taxa de cliques não está satisfatória? Tente mudar a foto principal ou criar uma oferta especial. Quer receber ainda mais cliques? Aumente o seu orçamento. O desempenho dos anúncios patrocinados está em suas mãos: experimente e veja o que funciona para seu estabelecimento.

Não perca tempo: acompanhe o desempenho da sua campanha no Portal do Administrador. No menu Produtos, clique em Anúncios > Painel de anúncios.

7. Não clique no seu anúncio

Isto pode parecer óbvio, mas não clique no seu próprio anúncio! Lembre-se: como você paga por clique, vai ter que cobrir o custo se clicar no próprio anúncio.

Ainda não tem uma campanha de anúncios patrocinados? Inscreva-se em www.tripadvisor.com.br/Owners. No menu Produtos, clique em Anúncios.

Observação: o recurso está disponível somente para estabelecimentos que a) têm um perfil no TripAdvisor, b) têm uma assinatura ativa do Pacote Premium e c) divulgam tarifas e disponibilidade no TripAdvisor.Ainda tem dúvidas? Encontre respostas aqui.

Última atualização: 13 de dezembro de 2017

Pacote Premium do TripAdvisor para acomodações

Pacote Premium do TripAdvisor para acomodações Uma nova solução para atrair e interagir com futuros hóspedes e influenciar suas decisões de reserva.

O Pacote Premium representa a evolução do Perfil Plus, nosso produto adquirido por assinatura lançado originalmente em 2010. O Perfil Plus foi criado para ajudar as acomodações a gerar mais resultados em suas páginas no TripAdvisor. O trabalho com nossos clientes ao longo dos últimos anos nos mostrou que eles precisam de uma solução mais abrangente para aproveitarem o melhor do TripAdvisor em seus negócios. Com base no feedback deles e em nossos próprios dados sobre os viajantes, desenvolvemos o Pacote Premium.  

Com o Pacote Premium, empresas do setor hoteleiro podem divulgar melhor seus serviços, influenciar decisões de reserva e destacar-se dos concorrentes, além de avaliar e melhorar a reputação online.Dentre os recursos oferecidos estão ferramentas promocionais e multimídia, além de um relatório analítico completo.  

Qual é o impacto sobre o Perfil Plus?

Não haverá qualquer alteração para os assinantes atuais do Perfil Plus até o final do seu período de assinatura. Quando o final do prazo estiver próximo, um consultor do TripAdvisor entrará em contato com cada assinante para apresentá-los pessoalmente ao Pacote Premium.

Estabelecimentos que ainda não assinam o Perfil Plus podem se inscrever no Pacote Premium.O Perfil Plus não está mais disponível para novas assinaturas.

O que está incluído no Pacote Premium?

Multimídia: chame a atenção dos hóspedes e destaque-se da concorrência com ferramentas avançadas de fotos e vídeos que mostram o melhor do seu estabelecimento. Este recurso inclui:

  • Storyboard: uma exibição promocional que combina suas melhores avaliações e fotos
  • Fotos preferidas: destaque as melhores imagens no carrossel e no visualizador de fotos e convença os hóspedes a escolher o seu estabelecimento
  • Fotos de capa: escolha a capa dos álbuns no seu perfil e mostre o estabelecimento como você quer que ele seja visto
  • Vídeos: dê vida ao seu perfil no TripAdvisor com vídeos dinâmicos

Saiba mais sobre os recursos incluídos em Multimídia aqui.

Recursos promocionais: compartilhe instantaneamente dados de contato e influencie as decisões de reserva dos hóspedes no site tradicional ou via smartphones e tablets.

  • Avaliações preferidas: exiba uma ótima avaliação recente na parte superior da sua página no TripAdvisor
  • Dados de contato: ofereça a milhões de futuros hóspedes a oportunidade de reservar diretamente com apenas um clique ou ligação
  • Clique para ligar em dispositivos móveis: facilite o contato rápido por telefone para viajantes que usam dispositivos móveis
  • Ofertas especiais: destaque-se dos concorrentes com promoções exclusivas nos sites tradicional e móvel
  • Anúncios: compartilhe as novidades mais recentes do estabelecimento e chame a atenção dos viajantes

Saiba mais sobre os recursos promocionais disponíveis para assinantes aqui

Relatório analítico: aproveite os dados detalhados do TripAdvisor sobre o estabelecimento, a concorrência e os acessos para motivar as decisões de negócio e criar uma experiência ainda melhor para os hóspedes

  • Visão geral: use os dados detalhados do TripAdvisor para motivar as decisões de negócios, gerenciar sua reputação online e aprimorar a experiência dos hóspedes
  • Relatório de reputação: use indicadores de reputação para comparar o seu estabelecimento com a concorrência
  • Posição de mercado: confira as mudanças nos acessos e nas posições do ranking do seu mercado
  • Relatório de cliques: acompanhe os cliques dos viajantes e descubra o que é importante para eles
  • Fotos e serviços: veja como os futuros hóspedes interagem com suas fotos no TripAdvisor e compare seus serviços aos da concorrência
  • Relatório de tendências: descubra a origem dos seus visitantes no TripAdvisor e o que eles estão buscando
  • Gestão de dados telefônicos: inclua um número de telefone exclusivo na página do estabelecimento e acompanhe as ligações

Saiba mais sobre o Relatório analítico do Pacote Premium aqui.

Qual é o custo?

Assim como o Perfil Plus, o Pacote Premium é um produto baseado em assinatura. O preço exato da assinatura do Pacote Premium é feito sob medida para cada estabelecimento com base em uma variedade de fatores, como localização, tamanho, etc. Os estabelecimentos devem discutir os preços específicos com os consultores do TripAdvisor.

Última atualização: 17 de agosto de 2017

Apresentação do TripAdvisor Premium para restaurantes

Apresentação do TripAdvisor Premium para restaurantes O TripAdvisor Premium para restaurantes permite que os estabelecimentos saiam na frente da concorrência com o acesso exclusivo a ferramentas poderosas, disponíveis apenas para assinantes.

O TripAdvisor Premium para restaurantes é um novo produto de assinatura disponível para restaurantes com perfil no maior site de viagens do mundo.

Desenvolvido para refletir as necessidades específicas dos restaurantes, esse novo produto possibilita que os assinantes se destaquem da concorrência e influenciem milhões de possíveis clientes com novas ferramentas líderes do setor.

Dentre elas estão formas incríveis de aprimorar e destacar a página do restaurante no TripAdvisor, como o Storyboard, o recurso 3 principais motivos para comer aqui e as avaliações favoritas. Os assinantes também têm acesso ao relatório analítico, que pode ser usado para tomar decisões de negócios baseadas em dados reais dos clientes.

Quanto custará?

O TripAdvisor Premium para restaurantes é um produto baseado em assinatura. O preço exato da assinatura Premium é calculado sob medida para cada estabelecimento, com base em uma variedade de fatores, como localização, tamanho e acessos à página.  Para ver o preço específico para o seu estabelecimento, acesse TripAdvisor.com.br/Premium. 

Quais ferramentas gratuitas estão disponíveis para restaurantes?

Como sempre, o TripAdvisor continua a oferecer uma ampla variedade de ferramentas gratuitas para proprietários de restaurantes, incluindo respostas do administrador, carregamento gratuito de fotos e resumo dos dados da página do restaurante.

No TripAdvisor, levamos a integridade muito a sério, tanto na publicação das avaliações dos clientes quanto nas relações que construímos com os restaurantes. Nossos compromissos:

  • O ranking do restaurante no índice de popularidade não será afetado pelo status da assinatura
  • A pontuação por círculos no TripAdvisor não mudará com base no status da assinatura do estabelecimento
  • Não incluiremos ou excluiremos avaliações dos clientes com base no status da assinatura do estabelecimento

Para saber mais sobre esta nova oportunidade para restaurantes, visite TripAdvisor.com.br/Premium. Depois de otimizar seu perfil com o TripAdvisor Premium, aumente os mais acessos à sua página com os Anúncios do TripAdvisor. Saiba mais aqui. 

Última atualização: 16 de outubro de 2017

Direcione mais acessos ao seu perfil com os Anúncios do TripAdvisor para restaurantes

Direcione mais acessos ao seu perfil com os Anúncios do TripAdvisor para restaurantes Direcione pessoas que procuram restaurantes na sua região ao seu perfil com os Anúncios do TripAdvisor.

Milhões de pessoas visitam o TripAdvisor todos os dias à procura de um ótimo lugar para comer.Chame a atenção delas e receba mais acessos no seu perfil com os Anúncios do TripAdvisor. Com eles, moradores locais e viajantes encontram seu restaurante ao pesquisar onde comer. Esses anúncios são exibidos ao seu público específico em um posicionamento exclusivo no TripAdvisor e ajudam a ocupar suas mesas com clientes que estão prontos para decidir.  

O que são os Anúncios do TripAdvisor?

Trata-se de uma nova solução de marketing disponível para restaurantes no TripAdvisor.Os anúncios direcionam mais pessoas ao seu perfil no TripAdvisor ao exibir a sua empresa em um posicionamento patrocinado exclusivo, mostrado a clientes que procuram um lugar para comer na sua região.

Como funciona?

Os Anúncios do TripAdvisor são exibidos no primeiro espaço das categorias do seu estabelecimento e no topo da lista de restaurantes, tanto no site tradicional quanto no site móvel. Eles são direcionados somente aos clientes que pesquisam restaurantes na sua região e categoria no TripAdvisor. Isso significa que você chama a atenção de um público selecionado e pronto para decidir.

Quanto custa?

O custo depende do desempenho dos Anúncios do TripAdvisor. Isso significa que você paga apenas pelos cliques direcionados à sua página.Oferecemos três opções de orçamento mensal, definidas com base no número de cliques que você quer receber. Para facilitar, é possível cancelar o recurso a qualquer momento, sem compromissos nem taxas ocultas. Além disso, a campanha é renovada automaticamente todo mês.

Quer configurar os Anúncios do TripAdvisor?Vamos começar:

  1. Faça login no TripAdvisor: Clique no link Anúncios no menu superior do Portal do Administrador.
     
  2. Crie uma nova campanha: defina o objetivo e o público-alvo. O público é determinado pela localização e outras informações sobre o restaurante, como o tipo refeição, a culinária e a faixa de preço, conforme exibidas no TripAdvisor.

    Se alguma categoria estiver incorreta, atualize as informações na seção Gerenciar perfil do Portal do Administrador do TripAdvisor. Para isso, faça login em tripadvisor.com.br/Owners. No menu Perfil, clique em Gerenciar perfil. Faça as alterações e clique em Enviar.1
     
  3. Defina o orçamento: oferecemos três opções baseadas no número de cliques que você quer direcionar à sua página. Em todas elas, você paga somente pelos cliques que receber. Sempre destacamos a alternativa com melhor custo-benefício, para que você saiba logo qual campanha vai gerar mais cliques pelo menor investimento.
     
  4. Inclua as informações de pagamento: escolha as formas de pagamento e de cobrança preferenciais. Aceitamos débito automático ou cartão de crédito. O pagamento deve ser feito ao fim do primeiro ciclo de cobrança (31 dias depois de configurar a campanha).
     
  5. Dê início à campanha: clique em Comece a campanha e veja o aumento nos acessos ao seu perfil no TripAdvisor.
     
  6. Gerencie os anúncios: quando a campanha já estiver ativa, clique no link Anúncios, no Portal do Administrador, para acompanhar seu desempenho. O Painel de anúncios mostra as datas das campanhas atuais e anteriores, bem como os cliques e visualizações recebidos.

Agora que você já está recebendo mais acessos na sua página do TripAdvisor, aprimore seu perfil para transformar esses visitantes em clientes. O TripAdvisor Premium fornece as ferramentas necessárias para otimizar a sua página, aumentar as conversões e ocupar suas mesas. Na verdade, os assinantes Premium percebem um aumento de até 24% no interesse de reserva.2 Inscreva-se em tripadvisor.com.br/Premium.


  • 1. Muitas vezes, o TripAdvisor pede ajuda da comunidade de viajantes para confirmar atualizações feitas por proprietários, como o tipo de culinária, por exemplo.O conteúdo é verificado por meio de perguntas feitas às pessoas que fazem uma avaliação ou visitam determinadas partes do site.A duração desse processo depende do número de pessoas que visitam a sua página no TripAdvisor.Para a maioria dos restaurantes, as atualizações são publicadas em menos de 5 dias.
  • 2. Fonte: registros do TripAdvisor de janeiro a fevereiro de 2017. Estabelecimentos com avaliações preferidas e Storyboard atraíram em média 20% mais cliques para o próprio site. Estabelecimentos com um botão de reserva no TripAdvisor atraíram em média 24% mais cliques que resultaram em reserva.
Última atualização: 16 de outubro de 2017

Solicite um adesivo gratuito do TripAdvisor

Solicite um adesivo gratuito do TripAdvisor

Quer uma ótima forma de mostrar aos clientes que você valoriza o feedback deles? E também de receber novas avaliações e atrair ainda mais pessoas que passam pelo seu estabelecimento? Solicite um adesivo gratuito do TripAdvisor para colar na porta, na janela ou em outra área de maior movimento do seu hotel, restaurante ou atração. Faça isso hoje mesmo usando a nossa ferramenta: www.tripadvisor.com.br/StickerRequest.

Exiba o seu adesivo do TripAdvisor

  • 67% dos viajantes conferem o TripAdvisor algumas vezes por mês1
  • 75% dos viajantes preferem estabelecimentos com o selo do TripAdvisor2
  • 89%dos viajantes ao redor do mundo afirmam que são influenciados pelas avaliações na hora de fazer uma reserva3

Aguarde até 6 semanas para receber o adesivo por correio. Quando recebê-lo, mostre para nós! Envie a foto para @TripAdvisorB2B no Twitter, usando a hashtag #NoTripAdvisor.


  • 1. Fonte: estudo da PhoCusWright encomendado pelo TripAdvisor, dezembro de 2013
  • 2. Fonte: pesquisa com membros do TripAdvisor, outubro de 2012
  • 3. Fonte: TripBarometer, abril de 2014 – edição global
Última atualização: 7 de março de 2015

Como as avaliações ajudam o seu estabelecimento

Como as avaliações ajudam o seu estabelecimento Três motivos pelos quais as avaliações contribuem para o sucesso de um estabelecimento do setor de hospitalidade

Muitos estabelecimentos do setor de turismo e hotelaria cometem o erro de não coletar avaliações dos hóspedes ativamente em sites como o TripAdvisor. Talvez eles tenham outras prioridades ou se preocupem com possíveis feedbacks negativos. No entanto, uma pesquisa mostrou que esses estabelecimentos podem se beneficiar muito com as avaliações. Veja por que as avaliações dos hóspedes são vitais para o sucesso do seu estabelecimento:

1. As avaliações influenciam as reservas

Um estudo recente da PhoCusWright1 revelou o impacto que as avaliações exercem sobre a tomada de decisão dos viajantes:

  • 83% dos participantes informaram que as avaliações os ajudam a escolher o hotel certo
  • 80% leem de 6 a 12 avaliações antes de fazer uma reserva
  • 53% dos viajantes não fazem reservas sem ler as avaliações

Ocorre mais ou menos o mesmo em relação às atrações e aos restaurantes:

  • 68% dos participantes dizem que ficam sabendo mais sobre as atrações pelas avaliações
  • 64% leem as avaliações para encontrar os melhores restaurantes

Esses resultados demonstram como as avaliações podem impactar os negócios de todos os estabelecimentos do setor de turismo e hotelaria. Se você não recebe feedbacks recentes nem os compartilha com os viajantes, é possível que esteja perdendo negócios para os concorrentes que fazem isso.

2. Quanto maior o número de avaliações ao longo do tempo, mais altas as pontuações

A pontuação média no TripAdvisor é de 4,12/5.2

A pesquisa acadêmica demonstrou que as pontuações das avaliações costumam ficar mais altas com o tempo. Por quê? Os primeiros hóspedes costumam ser surpreendidos pelas experiências negativas, e isso se reflete nas primeiras avaliações. Conforme o estabelecimento recebe mais avaliações, a pontuação média tende a ficar mais alta. Os pesquisadores acreditam que isso ocorra porque avaliações adicionais ajudam a moldar as expectativas dos viajantes. Com o tempo, as pontuações alcançam uma média mais precisa.3

O recebimento constante de avaliações leva a uma avaliação mais precisa do seu estabelecimento, e isso é importante tanto para você quanto para os possíveis hóspedes. Um número maior de avaliações pode diminuir o impacto de feedbacks negativos. Além disso, usar as avaliações negativas para fazer melhorias ajuda as futuras pontuações a continuarem aumentando.

3. As avaliações contribuem para a melhoria dos estabelecimentos

Peter O’Sullivan, proprietário do Harington’s Hotel, localizado em Bath, na Inglaterra, declarou:

“Podemos achar que estamos fazendo um excelente trabalho, mas se os hóspedes não concordarem com isso, nada feito. Portanto, o feedback é muito importante para nós… Com ele, podemos melhorar o serviço e a qualidade dos produtos que oferecemos... Nos últimos três ou quatro anos em particular, nos concentramos mais nisso. Observamos que o número de visitantes que voltam a fazer reservas também tem aumentado.”

Na verdade, as avaliações são uma forma gratuita de avaliarmos o sucesso do nosso estabelecimento. Elas destacam o que está indo bem e o que precisa melhorar. Com as avaliações, também sabemos o que os hóspedes esperam e qual a melhor maneira de atender a essas expectativas.

Como receber avaliações

80% dos viajantes afirmam que se baseiam mais nas avaliações mais recentes.

Como o seu estabelecimento pode receber mais avaliações? O TripAdvisor oferece várias ferramentas gratuitas. Use o recurso Avaliações Expressas para enviar e-mails otimizados solicitando avaliações. É muito melhor usar esse recurso do que a sua própria conta de e-mail porque ele envia lembretes automáticos e oferece um painel detalhado que rastreia o desempenho de cada campanha.  

Para ter acesso a mais ferramentas, faça login no Portal do Administrador e visite a guia “Ferramentas gratuitas”, na parte superior da página. Aqui você encontra widgets e ferramentas de divulgação para o seu site, como adesivos do TripAdvisor e cartões de visita “faça uma avaliação”. 


  • 1. Estudo independente da PhoCusWright realizado para o TripAdvisor em dezembro de 2013
  • 2. Dados internos do TripAdvisor, janeiro de 2014
  • 3. “Online Customer Reviews of Hotels: As Participation Increases, Better Evaluation Is Obtained”. Cornell Hospitality Quarterly. Março de 2013.
Última atualização: 1 de fevereiro de 2017

Como responder às avaliações dos viajantes no TripAdvisor com as respostas do administrador

Como responder às avaliações dos viajantes no TripAdvisor com as respostas do administrador

Por que é importante escrever respostas do administrador?

Responder às avaliações demonstra claramente, tanto aos clientes que já passaram pelo estabelecimento quanto aos que ainda passarão, que você se interessa pelos feedbacks e que leva o atendimento ao cliente muito a sério.

A quais avaliações devo responder?

Cada estabelecimento deve definir sua própria estratégia para responder às avaliações. Alguns respondem a cada avaliação recebida, enquanto outros priorizam as negativas.

Geralmente, é uma boa ideia responder às avaliações negativas, assim como àquelas em que você pode corrigir uma informação errada ou escrever sobre uma medida tomada para corrigir os problemas mencionados. Outra boa prática é sempre incluir pelo menos uma resposta do administrador entre as dez avaliações recebidas mais recentemente. Com isso, os viajantes não precisarão pesquisar muito no histórico de avaliações do estabelecimento para ver uma resposta.

Como vou saber se recebemos uma nova avaliação?

Inscreva-se para receber notificações por e-mail sempre que uma nova avaliação sobre o seu estabelecimento for publicada. Isso ajuda a monitorar as avaliações à medida que chegarem e a decidir quais você quer responder. Para se inscrever para receber alertas, selecione o menu suspenso ao lado do seu nome de usuário no canto superior direito da página inicial do TripAdvisor e clique em "Assinaturas". Na guia "E-mails para proprietários", ao lado de "Avaliações e dúvidas", verifique se a opção "Inscrito" está selecionada.

Onde respondo no TripAdvisor?

Para responder a uma avaliação, você precisa estar cadastrado no Portal do Administrador gratuito. Solicite o seu estabelecimento em www.tripadvisor.com.br/Owners

Após se cadastrar e confirmar o cadastro, clique em “Sua empresa” (no canto superior direito de qualquer página) para acessar o Portal do Administrador. Depois, siga as etapas a seguir. Se receber e-mails de notificação de avaliação, você também pode clicar no link "Responda às avaliações" do e-mail, em seguida:

  1. Clique na guia “Avaliações” no menu superior e selecione “Responda às avaliações”.
  2. Escolha a avaliação à qual você quer responder clicando nela, na barra lateral à esquerda. É possível filtrar as avaliações por data, título, pontuação por círculos, idioma e status da resposta.
  3. Escreva ou copie a resposta na caixa em branco. Não há limite de caracteres, mas seja conciso. Ninguém está disposto a ler algo muito longo!
  4. Clique em enviar.

Antes de fazer um rascunho da resposta, leia nossas Diretrizes de resposta do administrador. Para ser publicada, a resposta precisa cumprir essas diretrizes.

Como respondo a avaliações positivas?

Agradeça ao colaborador por compartilhar a experiência. Evite usar a mesma resposta padrão para todas as situações, pois ela poderá soar repetitiva e artificial. Mencione os comentários positivos dos colaboradores sobre o seu estabelecimento para personalizar a resposta e reafirmar os elogios para os possíveis visitantes.

Como devo responder a uma avaliação negativa?

Responda rapidamente

Uma resposta imediata mostra aos possíveis clientes que você leva o atendimento ao cliente a sério. Além disso, acrescenta o seu ponto de vista sobre a situação mencionada na avaliação original. Assim, os futuros clientes ouvem a sua versão da história o mais rápido possível.

Seja educado e profissional

Ao responder, lembre-se de que a resposta do administrador será vista não apenas pelo colaborador, mas também pelos possíveis clientes que estão pensando em reservar ou visitar o restaurante ou atração. Portanto, se você não concordar com o colaborador ou achar que ele está sendo injusto, dê a sua versão dos fatos de maneira educada e imparcial. Você não vai querer repelir os possíveis visitantes com uma resposta do administrador agressiva ou defensiva.

Agradeça ao autor da avaliação

Agradeça ao viajante pela preferência e por fazer a avaliação. Demonstre que todo feedback é importante para você, seja ele bom ou ruim. Além disso, se possível, peça desculpas sinceras por qualquer inconveniente.

Aborde problemas específicos

Se uma reclamação específica for citada na avaliação, explique o que foi feito para corrigir o problema. Assim, você reafirma aos clientes em potencial que o caso foi resolvido.

Destaque o lado positivo

Destaque os comentários positivos dos colaboradores. Você pode até mesmo aproveitar a oportunidade para mencionar serviços relacionados ou upgrades planejados que gostaria de divulgar para os possíveis visitantes.

Precisa de mais ajuda para responder a avaliações negativas? Leia mais aqui

Posso editar minha resposta do administrador?

No momento, não é possível editar uma resposta. Se quiser fazer uma alteração, é melhor excluir a resposta original e reenviar a versão editada.

Quanto tempo leva para que minha resposta do administrador seja publicada?

Quando você clica em enviar, o status da coluna “Resposta” se torna “Pendente”. Quando a resposta é aprovada, o status é alterado para “Resposta publicada”. A maioria das respostas do administrador é avaliada e publicada em alguns dias úteis. Se não atender a todas as nossas diretrizes, a resposta levará mais tempo para ser processada. Se a resposta não for aprovada, o status será “Resposta rejeitada”. Consulte as Diretrizes de resposta do administrador e envie uma nova resposta do administrador para a avaliação em questão.

Dicas

  • Na página “Escrever uma resposta do administrador”, clique no título da avaliação à qual você está respondendo para abri-la. Assim, você poderá se lembrar da avaliação e responder a cada ponto específico mencionado.
  • Primeiro, escreva a resposta em um editor de texto para passar o corretor ortográfico e editá-la até você gostar do resultado final. Depois, recorte e cole a sua resposta no formulário da resposta do administrador.
  • Não se esqueça de que as respostas do administrador são encontradas pelos mecanismos de busca. Se algo negativo aparecer na avaliação, evite mencioná-lo na resposta.
  • Se você precisar de mais informações sobre um cliente ou quiser sugerir que ele entre em contato com você, é possível incluir o seu próprio endereço de e-mail na resposta. Apenas lembre-se de que todos os usuários do TripAdvisor poderão ver a resposta.
  • O seu nome de usuário aparecerá na resposta do administrador, a menos que você tenha colocado o seu nome verdadeiro no perfil. Se você não quiser que o seu nome verdadeiro apareça, remova-o do perfil antes de publicar a resposta. (Observação: só é possível alterar o nome de exibição uma vez, e ele não será alterado nas respostas já publicadas.)
  • Se você tiver denunciado uma avaliação, ainda vale a pena escrever uma resposta do administrador para ela. Assim, você pode compartilhar a sua versão da história com os clientes em potencial enquanto a denúncia é avaliada. Se a avaliação for removida, a resposta do administrador também será excluída.
Última atualização: 8 de setembro de 2014

Oito motivos para você solicitar avaliações de todos os clientes

Oito motivos para você solicitar avaliações de todos os clientes No momento do check-out, muitos estabelecimentos pedem aos clientes uma avaliação no TripAdvisor para que os viajantes possam ver feedbacks recentes na hora de fazer uma reserva. O que diferencia os estabelecimentos que fazem isso muito bem daqueles que não fazem? A quem eles pedem.

Os estabelecimentos que pedem apenas o feedback dos clientes que tiveram uma ótima experiência não trazem benefícios nem ao próprio estabelecimento nem aos futuros clientes. Você se lembra da rainha má da Branca de Neve?  Todos os dias, ela perguntava ao espelho mágico se existia mulher mais bela do que ela e só ficava satisfeita quando ouvia a resposta que desejava.  No final, a resistência dela a ouvir a verdade não acabou bem.  Veja a seguir mais 8 motivos que explicam por que solicitar avaliações aos clientes beneficia você: 

1. Não tente adivinhar o que as pessoas vão dizer.

Talvez você ache que um cliente teve uma ótima experiência no seu estabelecimento ou o contrário, mas nunca se sabe o que ele pode escrever na avaliação.  Dê aos clientes a oportunidade de surpreender você. 

2. Avaliações equilibradas geram expectativas reais.

Tem medo de que o casal que comentou sobre o quarto pequeno mencione isso na avaliação?  Se os quartos forem realmente pequenos, isso não é ruim.  Os clientes que estão considerando o seu estabelecimento precisam saber o que esperar, incluindo os pontos fracos.  Se eles chegarem ao seu estabelecimento com expectativas realísticas, é mais provável que saiam satisfeitos.  

3. Quando todas as avaliações são excelentes, fica difícil de acreditar.

Nada é perfeito, e os viajantes sabem disso como qualquer outra pessoa.  Receber apenas avaliações excelentes pode levantar suspeitas.  Opiniões diferentes aumentam a credibilidade.

4. Os viajantes se concentram nos comentários positivos. 

Quando o feedback é bastante negativo, eles não prestam muita atenção.  Em uma pesquisa da PhoCusWright de 2013, 66% dos participantes disseram que ignoram os comentários exagerados ao ler as avaliações. 

5. Assuma a responsabilidade.

Se percebeu que alguém estava insatisfeito no seu estabelecimento, você realmente não fez nada a respeito?  Se você resolver um problema do cliente, ele provavelmente falará sobre isso na avaliação. E, se mesmo depois disso o cliente for injusto, tenha certeza de que as pessoas também ficarão sabendo. 

6. Você só pode melhorar se souber o que todos os clientes pensam.

Se houver um problema verdadeiro no seu estabelecimento, você precisa conhecê-lo.  Só é possível melhorar se você souber o que todos os clientes pensam. E, se o feedback for negativo, escreva uma resposta do administrador e fale para todo mundo o que você está fazendo a respeito. 

7. Demonstre confiança no seu estabelecimento. 

Convidar todos os clientes a fazer uma avaliação mostra que você está confiante de que o seu estabelecimento oferece a melhor experiência possível.  Se não estiver seguro, você tem mais um motivo para buscar o máximo de feedback possível e descobrir o que precisa ser corrigido. 

8. A honestidade é a melhor política.

Não é muito honesto procurar receber só feedbacks positivos. O TripAdvisor oferece uma plataforma para todos os viajantes compartilharem todas as suas opiniões, não apenas aquelas que você quer receber.  E pedir o feedback de todos garante a sua conformidade com a nossa política de fraudes. 

Em resumo: hoteleiros bem-sucedidos recebem de maneira positiva os feedbacks e aproveitam todos eles, seja para fazer propaganda do estabelecimento ou para aprimorá-lo.  Peça avaliações dos clientes e aceite todas as opiniões. No final, quem ganha é o seu estabelecimento.   

Última atualização: 22 de setembro de 2014

Guia completo do recurso Avaliações Expressas

Guia completo do recurso Avaliações Expressas Saiba mais sobre como receber avaliações do TripAdvisor para o seu estabelecimento de maneira rápida e gratuita.

Buscando um jeito fácil de receber mais avaliações sobre seu estabelecimento? Use as Avaliações Expressas, a ferramenta de coleta de avaliações que o TripAdvisor criou com base no feedback de empresas do setor de hospitalidade como a sua. É gratuito para todos os tipos de estabelecimento e não precisa de assinatura.

Os dados da PhoCusWright mostram que mais da metade dos viajantes só faz a reserva após ler avaliações1

Com o recurso Avaliações Expressas, você cria e a envia e-mails profissionais para incentivar os clientes a fazerem avaliações sobre seu estabelecimento. Esses e-mails podem ser personalizados com a marca do seu estabelecimento. O painel Avaliações Expressas também fornece análises e acompanhamento detalhados para ajudar você a aprimorar suas campanhas.  Em média, os estabelecimentos que usam o recurso com regularidade observam um aumento de 28% no número de avaliações no TripAdvisor.2

Veja a seguir como é fácil começar a usar as Avaliações Expressas: 

Primeiros passos

A primeira etapa para usar o recurso é obter informações sobre os hóspedes. Comece coletando os endereços de e-mail e preferências de idioma em uma planilha ou outro local de fácil acesso. A precisão desses dados é importante porque aumenta a probabilidade de os e-mails serem recebidos, abertos e clicados, resultando em mais avaliações para o seu estabelecimento.

Muitas vezes, a melhor forma de obter endereços de e-mail é simplesmente pedir a informação aos hóspedes antes que eles deixem o estabelecimento. Se tiver um mecanismo de reserva online, inclua os campos “Endereço de e-mail” e “Preferência de idioma” no formulário online. Veja mais dicas aqui. Antes de começar a coletar dados de hóspedes, consulte a legislação aplicável sobre uso de e-mails no seu país e verifique se seus planos são viáveis.

Independentemente da forma adotada, é importante ter a permissão dos hóspedes. Explique exatamente como o e-mail será usado. Se você pensa em enviar um e-mail de campanha do recurso Avaliações Expressas, deixe isso claro com antecedência. Ser transparente juda a melhorar as estatísticas de números de e-mails abertos e de avaliações recebidas.

Configure uma campanha de Avaliações Expressas

Criar a campanha é simples. Visite tripadvisor.com.br/ReviewExpress e digite o nome do estabelecimento para acessar a página do recurso Avaliações Expressas. Essa área tem tudo o que você precisa para começar a solicitar feedback dos hóspedes. Para enviar um e-mail, clique em  “Criar e-mail" no menu superior.

Criar e-mail 

Na área “Criar e-mail”, você redige a mensagem que enviará aos clientes. Na primeira vez que você usar as Avaliações Expressas, o modelo do TripAdvisor no seu idioma será usado por padrão. Clique no botão “Editar” para personalizar todos os elementos do modelo:

  • Remetente: é o endereço que aparece no campo “De” do e-mail do hóspede. Verifique se ele é facilmente identificável.
  • Assunto: é a linha de assunto do e-mail que aparecerá para o hóspede. Evite usar pontos de exclamação e outras pontuações para reduzir as devoluções (e-mails que não podem ser enviados).
  • Foto: na parte superior do e-mail, há uma área para foto ao lado do nome e endereço do estabelecimento. Você pode usar sua imagem padrão, carregar uma nova ou não incluir nenhuma foto.
  • ​Mensagem: inclui o cabeçalho e o corpo do e-mail. Você pode usar a mensagem atual, editá-la ou criar a sua própria. Em geral, quanto menor, melhor. Lembre-se também de agradecer pela preferência.

Ao fizer alterações no modelo do TripAdvisor, salve-o como uma nova mensagem. Se quiser, defina esse novo modelo como padrão para o idioma selecionado. Ao salvar uma mensagem como padrão, um asterisco aparecerá automaticamente em seu título e ela será exibida com prioridade quando você selecionar aquele idioma na área “Criar e-mail”. Identifique o modelo padrão pelo asterisco no título.

Para obter resultados melhores, envie as mensagens no idioma nativo dos hóspedes. O recurso Avaliações Expressas está disponível em cerca de 30 idiomas, com modelos do TripAdvisor para cada um deles. Aproveite esses modelos para entrar em contato com hóspedes que falam outro idioma, mesmo que você não fale.

Quando concluir seu modelo, clique no botão “Prosseguir para enviar” e passe para a próxima etapa. 

Enviar e-mail

Nesta etapa, carregue os endereços de e-mail dos hóspedes com quem você gostaria de se comunicar. Você tem poucos endereços? Digite os e-mails na caixa de texto. Se tiver muitas mensagens para enviar, carregue uma planilha com até 1.000 endereços de e-mail usando a caixa de envio de arquivos. O recurso Avaliações Expressas aceita arquivos nos formatos .CSV ou .XLS com até 5 MB. Ao enviar e-mails em diversos idiomas, configure uma nova mensagem e carregue apenas os endereços relevantes para a campanha.

Não se preocupe, um endereço de e-mail será eliminado de uma campanha se: O destinatário do e-mail tiver avaliado o seu estabelecimento nos últimos 30 dias (no caso de restaurantes) ou 90 dias (no caso de atrações) Um e-mail do recurso Avaliações Expressas tiver sido enviado para o endereço nos últimos 30 dias O destinatário do e-mail tiver optado por não receber mais e-mails do recurso Avaliações Expressas

Lembre-se de que o TripAdvisor leva fraudes e privacidade muito a sério. Os endereços usados devem pertencer às pessoas que visitaram seu estabelecimento, e você precisa obter a permissão delas para enviar e-mails. Não é permitido ter um relacionamento pessoal com os destinatários nem oferecer incentivos pelas avaliações. Por último, não selecione somente os hóspedes que você acha que farão avaliações positivas. Os e-mails do recurso Avaliações Expressas devem ser enviados consistentemente a todos os clientes. Os estabelecimentos muitas vezes se surpreendem de forma positiva com os resultados. 

Após carregar os destinatários, leia e clique nos três avisos na parte inferior da página. Depois, clique em Enviar. Os e-mails serão enviados em até 24 horas. Os feedbacks recebidos com as Avaliações Expressas incluem um aviso indicando que foram coletados em parceria com o seu estabelecimento.

Automatize seus recursos

Enviar e-mails usando o recurso Avaliações Expressas pode ser ainda mais fácil para os estabelecimentos que trabalham com um provedor de conectividade certificado pelo TripAdvisor, como um mecanismo de reservas online ou um sistema de gerenciamento de estabelecimentos. Nesses casos, é possível enviar as mensagens automaticamente assim que os hóspedes concluírem a estadia. E esse recurso é gratuito! 

Se o seu estabelecimento estiver qualificado, inscreva-se na página do recurso Avaliações Expressas. Basta clicar no botão da caixa “Automatize”. Lembre-se de que você ainda precisará usar a ferramenta “Enviar e-mail”, explicada acima, para pedir avaliações dos hóspedes que fizeram reservas através de terceiros, como sites de viagens, por exemplo.

Assim que você se inscrever, o provedor enviará as informações do banco de dados ao TripAdvisor. Com esses dados, o TripAdvisor enviará aos hóspedes, em seu nome, um e-mail padrão do recurso Avaliações Expressas. A mensagem será enviada até 72 horas depois da saída. Você não precisará fazer nada! Você pode editar o e-mail padrão do recurso Avaliações Expressas automatizadas e monitorar o status do seu provedor de conectividade na janela “Configurações”.

Se você não conseguir inscrever a sua acomodação no recurso Avaliações Expressas automatizadas, talvez seu provedor de conectividade não seja certificado. Entre em contato com seu provedor para se conectar. Para saber mais sobre o recurso Avaliações Expressas automatizadas, clique aqui.

Inclua pesquisas particulares

Além de usar o recurso para coletar feedbacks públicos que serão exibidos em sua página do TripAdvisor, as acomodações também podem receber feedbacks particulares. Com as Avaliações Expressas e o complemento das pesquisas particulares, cada campanha incluirá uma pesquisa breve de satisfação dos hóspedes, que pode ser personalizada.

Se os viajantes escolherem fazer a pesquisa opcional, esse feedback será somente para você e seu hotel ou funcionários da pousada. As respostas da pesquisa são confidenciais e não serão exibidas na sua página do TripAdvisor nem influenciarão o ranking ou a pontuação no site.

Para criar uma pesquisa particular, vá para a guia Criar pesquisa. Você verá uma lista de perguntas traduzidas que podem ser incluídas. Clique nas opções desejadas e araste-as para a pesquisa. Se mudar de ideia, reordene ou exclua as perguntas.

As respostas da pesquisa particular serão mostradas no painel Avaliações Expressas. Para saber mais, consulte Informações sobre as respostas da pesquisa particular.

Painel Avaliações Expressas

Acompanhe o sucesso de cada uma de suas campanha no painel. Para acessá-lo, clique em Painel no menu superior da página do recurso Avaliações Expressas.

Você verá primeiro as principais estatísticas de todas as campanhas feitas, incluindo o total de campanhas, de e-mails enviados, de e-mails abertos, de cliques recebidos e de avaliações coletadas. O Painel controla o desempenho de todas as campanhas das Avaliações Expressas no nível do estabelecimento, não importa quem enviou os e-mails. Use esses números para avaliar a eficácia das Avaliações Expressas ao longo do tempo.

Outra seção importante do painel são as avaliações recentes. Ficam listados nesse local os títulos e as pontuações das avaliações mais recentes. Se não tiver feedbacks recentes, o painel mostrará algumas dicas para suas próximas campanhas.

Por fim, o relatório E-mails de campanhas recentes apresenta estatísticas atualizadas regularmente de cada campanha enviada pelo seu estabelecimento. Com ele, você acompanha o número de e-mails enviados que foram abertos ou clicados pelo destinatário, além dos que não foram entregues ou que entraram em uma lista de supressão. A supressão é usada para evitar o envio de e-mails desnecessários para os hóspedes. Um endereço será removido automaticamente de uma campanha se: 

  • O destinatário do e-mail tiver avaliado o seu estabelecimento nos últimos 30 dias (no caso de restaurantes) ou 90 dias (no caso de atrações).
  • Um e-mail das Avaliações Expressas tiver sido enviado para o endereço nos últimos 30 dias.
  • O destinatário do e-mail tiver optado por não receber mais e-mails das Avaliações Expressas.

Para obter mais dicas no painel, inclusive sobre como utilizá-lo para aumentar o sucesso das campanhas feitas com o recurso Avaliações Expressas, confira este folheto com dicas.  

Recursos

Quer começar a usar as Avaliações Expressas? Visite tripadvisor.com.br/ReviewExpress hoje mesmo. Você poderá criar e enviar sua primeira campanha em 15 minutos. Se você precisar de mais ajuda, incluindo dicas para enviar e-mails de campanha das Avaliações Expressas, perguntas frequentes e mais informações sobre a importância das avaliações, confira estes recursos.

Principais dicas para o recurso Avaliações Expressas

  1. Prepare os hóspedes: avise que enviará um e-mail das Avaliações Expressas solicitando feedback.
  2. Mande e-mails com regularidade: peça o feedback dos hóspedes poucos dias depois do fim da visita, quando as lembranças ainda são recentes.
  3. Pense bem antes de escolher o remetente: inclua o nome do estabelecimento ou de um funcionário conhecido, para que seja fácil identificar a empresa.

 

Fontes: 1. Pesquisa independente da PhoCusWright realizada para o TripAdvisor, dezembro de 2013 2. Dados do site do TripAdvisor, janeiro de 2014

Última atualização: 13 de março de 2017

3 medidas que você pode tomar após receber uma avaliação negativa

3 medidas que você pode tomar após receber uma avaliação negativa Como enfrentar avaliações negativas e sair mais fortalecido do que nunca

Os prestadores de serviços do setor de turismo e hotelaria no TripAdvisor adoram o seu trabalho e os seus clientes. Portanto, uma avaliação negativa pode ser, muitas vezes, desanimadora. Mas até mesmo os estabelecimentos com melhor pontuação no TripAdvisor recebem avaliações negativas de vez em quando. Brian Payea, chefe de relações com o setor do TripAdvisor, revela: “O que torna esses estabelecimentos excelentes é como eles incorporam os feedbacks para tornar a próxima visita do cliente ainda melhor”.

Veja a seguir três medidas que você pode tomar ao receber uma avaliação negativa: 

1. Analise o que aconteceu.

Você acabou de ler uma avaliação negativa. Respire fundo. Se necessário, afaste-se por uns cinco minutos. Depois, analise a avaliação de forma imparcial com a equipe. Qual foi o principal problema enfrentado pelo cliente? Esta é a primeira vez que esse tipo de feedback é enviado ou trata-se de uma tendência crescente? Entender as circunstâncias pode ajudá-lo a identificar a causa de qualquer problema.

2. Incorpore o feedback.

Após entender a situação, crie uma estratégia com a equipe sobre melhorias específicas que precisam ser feitas. Elabore um plano de ação com as medidas que serão tomadas pelo estabelecimento e o membro da equipe responsável. Se não for possível corrigir o problema, pense em como definir as expectativas dos clientes da melhor forma, talvez com atualizações no site. Em ambos os casos, não deixe de monitorar as próximas avaliações para ter certeza de que os mesmos problemas não vão se repetir.

3. Finalize a Resposta do administrador.

Escreva Respostas do administrador para avaliações negativas o quanto antes. A resposta explica o motivo da avaliação para outros possíveis clientes na página do seu estabelecimento. Inclua na resposta os detalhes do plano ação desenvolvido. E não subestime o poder das desculpas sinceras. O objetivo mais importante da resposta é responder a perguntas desconhecidas para os futuros clientes que possam ler a avaliação original.

Se necessário, relate um problema.

Há três situações em que a avaliação pode ser removida do seu perfil:

Se a avaliação não estiver incluída em nenhum dos casos acima, ela não será removida. Além disso, o TripAdvisor não serve de intermediário ou julga as controvérsias surgidas com base em fatos entre as partes. Clique aqui para obter mais informações.

Para relatar um problema sobre a avaliação, vá para a guia “Avaliações” no Portal do Administrador. Clique em “Denuncie uma avaliação” e preencha o formulário na página seguinte. Esse processo pode levar vários dias, e não há garantias de que a avaliação será removida. Por isso, é importante enviar a Resposta do administrador o mais rápido possível, para que outros possíveis clientes possam ler a sua visão dos fatos.    

Última atualização: 29 de julho de 2014

Solicite um adesivo gratuito do TripAdvisor

Solicite um adesivo gratuito do TripAdvisor

Quer uma ótima forma de mostrar aos clientes que você valoriza o feedback deles? E também de receber novas avaliações e atrair ainda mais pessoas que passam pelo seu estabelecimento? Solicite um adesivo gratuito do TripAdvisor para colar na porta, na janela ou em outra área de maior movimento do seu hotel, restaurante ou atração. Faça isso hoje mesmo usando a nossa ferramenta: www.tripadvisor.com.br/StickerRequest.

Exiba o seu adesivo do TripAdvisor

  • 67% dos viajantes conferem o TripAdvisor algumas vezes por mês1
  • 75% dos viajantes preferem estabelecimentos com o selo do TripAdvisor2
  • 89%dos viajantes ao redor do mundo afirmam que são influenciados pelas avaliações na hora de fazer uma reserva3

Aguarde até 6 semanas para receber o adesivo por correio. Quando recebê-lo, mostre para nós! Envie a foto para @TripAdvisorB2B no Twitter, usando a hashtag #NoTripAdvisor.


  • 1. Fonte: estudo da PhoCusWright encomendado pelo TripAdvisor, dezembro de 2013
  • 2. Fonte: pesquisa com membros do TripAdvisor, outubro de 2012
  • 3. Fonte: TripBarometer, abril de 2014 – edição global
Última atualização: 7 de março de 2015

As quatro tendências de reserva que guiam os viajantes

As quatro tendências de reserva que guiam os viajantes Estudo do TripAdvisor revela os padrões de reserva e os perfis de viajantes.

Homens gastam menos tempo reservando viagens do que mulheres. Viajantes mais jovens tendem a iniciar o planejamento mais tarde. E 59% dos viajantes começa a pesquisar a próxima viagem de um a três meses antes da partida.

Essas são apenas algumas das descobertas mais recentes do TripBarometer1, a pesquisa do TripAdvisor. Em parceria com a empresa independente de pesquisas Ipsos, perguntamos a 36 mil viajantes como eles planejam e reservam suas férias. Descobrimos quatro tendências de reserva e seis perfis distintos de viajantes. Para baixar o relatório completo do TripBarometer 2016 (em inglês), clique no link "Relatório completo" à direita.

Quatro tendências baseadas em como os viajantes fazem reservas:

  • Clientes que reservam voos (48% dos participantes):
    • Reservam o voo e o destino primeiro.
    • São influenciados pelo destino e viajam principalmente para conhecer culturas diferentes.
    • São mais comuns entre aqueles que fazem viagens mais longas, nas quais as passagens aéreas costumam ser mais caras.
       
  • Clientes que reservam hotéis (29% dos participantes):
    • Começam com a pesquisa e reserva de acomodações.
    • Fazem escolhas com base no preço e preferem destinos para a família.
    • Em metade das reservas, viajam por apenas um fim de semana.
       
  • Fora do padrão (13% dos participantes):
    • Reservam rápido e não gastam muito tempo na pesquisa.
    • Costumam viajar a negócios ou tirar férias longas.
    • São pessoas com hábitos definidos: 17% escolhem destinos que eles visitam todos os anos.
       
  • Clientes equilibrados (10% dos participantes):
    • Combinam o interesse por cultura com o desejo de boas ofertas de viagem.
    • Investem tempo pesquisando os destinos.
    • Viajam pelo mesmo tempo que os outros viajantes.

Existem seis perfis distintos de viajantes, baseados em comportamento, preferências de reserva, idade e renda:

  • Viajantes que buscam custo-benefício são aqueles que querem aproveitar as férias ao máximo. Eles costumam viajar com crianças, têm uma renda média e se encaixam principalmente na faixa etária de 25 a 34 anos. Eles valorizam o TripAdvisor e usam o site para encontrar ofertas, serviços de babá e clubes infantis. Além disso, esses viajantes costumam fazer as buscas em smartphones. Férias na praia são as favoritas desse grupo.
     
  • Viajantes de luxo são aqueles que gostam de curtir e gastar. Eles têm renda alta, um grande orçamento de viagem e estão principalmente na faixa de 25 a 49 anos. Esses viajantes gostam de destinos quentes e ensolarados, sendo as praias e cidades seus destinos preferidos. Eles conferem o TripAdvisor antes de fazer a reserva: 90% dizem que as pontuações em sites de avaliações são importantes ao tomar a decisão final da reserva de acomodação.
     
  • Viajantes sociais são aqueles que querem compartilhar momentos e interagir com outras pessoas. Eles não viajam sozinhos e preferem passar o tempo com amigos e familiares. Esses viajantes também gostam de serviços de babá e clubes infantis, já que costumam viajar com crianças. Eles são muito influenciados pelo boca-a-boca e por recomendações de outros viajantes e tendem a preferir férias na praia. Eles confiam no TripAdvisor para encontrar locais incríveis e desconhecidos, têm renda média e alta e tendem a se encaixar na faixa etária de 25 a 49 anos.
     
  • Viajantes independentes são aqueles que querem fazer tudo do próprio jeito. Eles adoram viajar sozinhos e tomam decisões de viagem de forma independente. Eles querem aventuras e usam a busca online para encontrá-las. Cultura é importante para eles, o clima não. Esses viajantes têm renda baixa ou alta, estando na faixa etária de 25 a 49 anos. Eles são os que mais costumam compartilhar uma avaliação do TripAdvisor nas redes sociais.
     
  • Pesquisadores são aqueles viajantes que desejam que a viagem seja perfeita. Eles passam bastante tempo pesquisando destinos, atividades, restaurantes e acomodações, geralmente em laptops. Eles gastam um pouco mais para fazer algo especial. Esses viajantes costumam ter renda alta, faixa etária de 25 a 49 anos e viajam com um parceiro. Ao decidir cada fase da viagem, eles confiam que o TripAdvisor expressa a voz dos consumidores.
     
  • Viajantes habituados são aqueles que querem o que é simples e fácil. Eles costumam ir aos mesmos locais repetidamente, para que não precisem gastar muito tempo de planejamento e pesquisa. Relaxar é mais importante do que participar de atividades. Principalmente homens, eles costumam viajar sozinhos e tendem a ter renda baixa, na faixa de 35 a 64 anos.

 

Para baixar o relatório completo do TripBarometer 2016 (em inglês), clique no link "Relatório completo" à direita.


  • 1. Metodologia: o estudo TripBarometer do TripAdvisor é baseado em uma pesquisa online realizada entre 21 de junho e 8 de julho de 2016 pela Ipsos, uma empresa de pesquisa global. No total, foram feitas 36.444 entrevistas em 33 mercados, localizados em 7 regiões. A amostra é composta por usuários do TripAdvisor e entrevistados online da Ipsos que optaram por participar da pesquisa e buscaram informações online para planejar viagens no ano passado. Para seguir a linha das edições anteriores do TripBarometer, os dados da pesquisa foram ponderados para representar a população online mundial.
Última atualização: 17 de outubro de 2016

Responder às avaliações aumenta o lucro e consolida a reputação

Responder às avaliações aumenta o lucro e consolida a reputação

Estudo recente revela ligação direta entre as respostas às avaliações e o aumento da taxa de ocupação de hotéis.1

Você já sabe que escrever respostas do administrador é uma ótima maneira de atrair os viajantes. Agora, temos provas de que o impacto dessas respostas é muito maior. 

Um estudo realizado pela Medallia em março de 2015 mostra que os estabelecimentos que respondem a mais da metade das avaliações recebidas em redes sociais dobram suas taxas de ocupação (em relação aos estabelecimentos que tendem a ignorar avaliações). Além disso, os estabelecimentos que respondem às avaliações aumentam suas taxas de ocupação mais rápido do que o setor de turismo e hotelaria como um todo.

As respostas do administrador são importantes

O resultado é claro: os viajantes preferem reservar com estabelecimentos que respondem às avaliações. Essa é uma ótima notícia se você já costuma escrever respostas do administrador às avaliações que recebe no TripAdvisor. No entanto, se você não tiver esse hábito, a notícia é ainda melhor. Ela é um ótimo incentivo para você começar agora mesmo.

A pesquisa mostra que responder a mais da metade das avaliações reflete em um crescimento de 6,8 pontos percentuais na taxa de ocupação.

Tempo é essencial 

“A pesquisa mostra que permitir a interação dos funcionários com os hóspedes pela internet gera ótimos resultados.”  Michael Morton, vice-presidente do setor de serviços para membros da rede de hotéis Best Western

De acordo com o estudo, também é importante responder às avaliações rapidamente. Em média, os estabelecimentos que responderam aos feedbacks em menos de um dia aumentaram suas taxas de ocupação em 12,8% a mais do que os estabelecimentos que levaram dois dias para responder. Então, não perca tempo. Responda às avaliações assim que elas chegarem!

Ser atencioso afeta sua reputação

Finalmente, o estudo da Medallia mostrou que, em relação à satisfação do cliente, os estabelecimentos muito atenciosos têm melhor pontuação do que os estabelecimentos menos atenciosos. Essa informação reforça uma pesquisa recente do TripAdvisor, que apontou uma forte ligação entre as respostas do administrador e o aumento na média de pontuação que os estabelecimentos recebem nas avaliações.

Segundo Michael Morton, vice-presidente do setor de serviços para membros da rede de hotéis Best Western, “A pesquisa mostra que permitir a interação dos funcionários com os hóspedes pela internet gera ótimos resultados. Eles conhecem melhor do que ninguém as experiências dos clientes.” Nunca houve um momento tão bom para participar da conversa e interagir com os colaboradores. Comece hoje mesmo!

Pesquisa de março de 2015 mostra que responder às avaliações em redes sociais melhora os resultados dos estabelecimentos

Última atualização: 21 de abril de 2015

Pesquisa: as características de uma avaliação útil

Pesquisa: as características de uma avaliação útil

Recentemente, o TripAdvisor realizou uma pesquisa com os viajantes e os proprietários para reunir informações sobre as características de uma avaliação útil.1 Veja a seguir as principais descobertas globais sobre o setor de turismo e hotelaria. 

Com que frequência você confere as suas avaliações no TripAdvisor?

  • 60% dos proprietários responderam que conferem suas avaliações “sempre que recebem uma nova”
  • 19% conferem as avaliações diariamente
  • 12% conferem as avaliações semanalmente

Os sites de avaliações online, como o TripAdvisor, têm um impacto positivo no setor de turismo e hotelaria.

  • 82% dos proprietários concordam com essa afirmação
  • 43% concordam totalmente
  • 6% discordam

70% dos estabelecimentos participantes tomaram medidas para melhorar a qualidade dos serviços como resultado de uma avaliação

Você melhorou os serviços do seu estabelecimento como resultado de uma avaliação?

  • 70% dos estabelecimentos participantes disseram que sim

O que é importante em uma avaliação?

O serviço é o maior destaque: os proprietários de acomodações, restaurantes e atrações concordam que a qualidade do serviço é o fator mais importante a ser mencionado em uma avaliação.

E o estilo da escrita?

  • 63% dos proprietários sentem que é importante dar um contexto para as opiniões
  • 58% dos participantes afirmam que é importante compartilhar uma opinião equilibrada, com os prós e os contras
  • 30% dos participantes sentem que é importante explicar o contexto do motivo da visita ou com quem os clientes estavam viajando
  • 29% se importam com a boa gramática e ortografia

As piores características de uma avaliação

  • 51%: quando o colaborador não dá detalhes suficientes
  • 45%: muitos comentários mencionando defeitos
  • 40%: avaliações feitas por alguém que “parece estar irritado”
  • 31%: mau uso da gramática

Quais são as características de uma ótima resposta do administrador?

  • 48%: ser específico
  • 41%: ser profissional
  • 40%: mostrar personalidade
  • 36%: ser original

Saiba por que as respostas do administrador são importantes e como garantir que você escreva o que realmente quer dizer.

Os fatores mais úteis em uma avaliação

  • Informações detalhadas sobre o estabelecimento
  • Feitas em até 3 meses após a experiência
  • Descrição de experiências pessoais e únicas
  • Uso de exemplos específicos e fatos incontestáveis
  • Sugestões para melhorar a qualidade do serviço

Os fatores menos úteis

  • Opiniões radicais, positivas ou negativas, sem muitas explicações ou justificativas
  • Avaliações feitas muito depois da experiência (entre 3 meses e um ano)
  • Uso de sentimentos sem dar explicações

A mensagem é clara:  as avaliações são mais relevantes quando são feitas na hora certa, mencionam informações específicas e incluem referências sobre a qualidade do serviço. Quer que o seu estabelecimento receba mais avaliações como essas? Use as Avaliações Expressas. É o recurso gratuito do TripAdvisor que ajuda você a enviar e-mails com solicitações de avaliações para até 1.000 clientes de uma só vez.


  • 1. Participaram 95.608 viajantes e 7.215 proprietários do setor de turismo e hotelaria
Última atualização: 2 de abril de 2015