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Como criar um perfil e começar a receber avaliações no TripAdvisor

 

O TripAdvisor é o maior site de viagens do mundo, acessado por milhões de viajantes todos os meses, que buscam e planejam suas viagens. Acomodações, restaurantes e atrações podem ter perfis gratuitos no TripAdvisor!  Um perfil no TripAdvisor vai aumentar a exposição do estabelecimento para um público maior e mais qualificado, além de possibilitar o acesso às diversas ferramentas de marketing gratuitas. É fácil criar um perfil. Vamos começar.

Como criar um perfil do estabelecimento?

Há duas maneiras: um representante do estabelecimento pode solicitar um perfil ou um usuário do TripAdvisor pode fazer uma avaliação sobre você e iniciar o perfil.

Antes de solicitar a criação de um perfil, acesse www.tripadvisor.com.br/Owners para ver se um viajante já incluiu o seu estabelecimento no TripAdvisor. Digite o nome do seu estabelecimento na caixa. Se ele aparecer nos resultados da caixa, um viajante já iniciou um perfil. Selecione o estabelecimento nos resultados e clique no botão “Solicite o perfil do seu estabelecimento” para confirmar que você é afiliado a ele.

Se o estabelecimento já tiver um perfil, solicite o que já existe em vez de criar um novo. O TripAdvisor permite apenas um perfil por estabelecimento. Para saber mais detalhes sobre como solicitar seu perfil e acessar o Portal do Administrador, onde você pode gerenciar os perfis e as avaliações do TripAdvisor, confira o nosso Guia de início rápido.

Solicite um perfil

Se o estabelecimento ainda não tiver um perfil no TripAdvisor, nenhum resultado será exibido na caixa de busca. Nesse caso, clique no link “Crie um perfil agora mesmo” abaixo da caixa. Você será redirecionado para uma página onde é possível solicitar um perfil para o seu estabelecimento.

Será necessário informar alguns dados sobre o estabelecimento para iniciar o processo. Os editores do TripAdvisor usarão esses dados para confirmar se o estabelecimento atende aos critérios para a criação do perfil, bem como para definir a categoria em que ele se enquadra. Preencha o formulário de solicitação com o máximo de informações possível para que possamos criar o seu perfil corretamente. Leia abaixo para saber mais informações sobre cada seção do formulário.

Suas informações

A seção “Suas informações” nos ajuda a verificar o seu vínculo com o estabelecimento. Informe o seu nome, vínculo com o estabelecimento e endereço de e-mail. Confira se o e-mail está correto, pois enviaremos uma mensagem assim que o perfil for publicado no TripAdvisor. Depois, basta registrar o vínculo com o estabelecimento e tirar proveito das ferramentas gratuitas.

Informações do perfil do estabelecimento

Depois, você fornecerá informações sobre o seu estabelecimento, incluindo o nome oficial e o endereço. Uma vez que tiver digitado o endereço, coloque o marcador na localização correta no mapa. A localização do seu estabelecimento no mapa será mostrada para os viajantes no site durante o planejamento das viagens. Você também precisará incluir o site e o telefone do estabelecimento. 

Lembre-se de que os editores do TripAdvisor usam o seu site ou o site de um parceiro (como o departamento de turismo ou um parceiro de reservas) para confirmar os dados que você informou. Por isso, é muito importante que os dados enviados na solicitação do perfil sejam idênticos aos do site e de outras fontes.

Detalhes do estabelecimento

Será necessário que você responda a algumas perguntas detalhadas sobre o tipo do estabelecimento. Este processo ajuda a confirmar que a categoria está correta e que estamos exibindo o máximo de informações possível. Para saber mais dados específicos sobre o seu tipo de estabelecimento, consulte as categorias abaixo:

Acomodações: como proprietário de uma acomodação, seu estabelecimento aparecerá no TripAdvisor na seção de acomodações do seu destino. Há alguns itens específicos que você precisa informar para que possamos incluir o estabelecimento na categoria correta da seção informada acima:

  • Quantidade total de quartos
  • Faixa de preço
  • Requisitos de estadia mínima
  • Se há funcionários no local e segurança
  • Se a limpeza do quarto está inclusa
  • Detalhes sobre a recepção
  • Se há banheiro no quarto

Você também poderá informar dados adicionais sobre comodidades, incluindo café da manhã de cortesia, se possui suítes, quadras de tênis, campos de golfe, acesso à praia/piscina, academia, acesso à internet, etc. Esses dados serão incluídos na seção “Serviços/Comodidades” do perfil e ajudarão os viajantes a buscar o que a acomodação oferece. Os itens acima são utilizados para determinar se o estabelecimento será enquadrado nas categorias hotel, pousada ou hotel especializado no TripAdvisor, além das classificações oficiais e locais.

Para saber mais informações, leia as nossas diretrizes de perfis de acomodações aqui.

Restaurantes: os perfis de restaurantes são exibidos na seção de Restaurantes do TripAdvisor. Os perfis cadastrados são de restaurantes individuais que estão abertos ao público em geral. Você deverá informar a categoria do restaurante (tradicional, café ou fast-food), tipo de cozinha, preços e recursos especiais. Esses dados aparecerão na página do perfil para ajudar os viajantes a escolher o seu restaurante.

Para saber mais informações, leia as nossas diretrizes de perfis de restaurantes aqui.

Atrações: você precisará escolher a categoria que melhor descreve a sua atração. Se o estabelecimento não se enquadra nos tipos de atração listados, selecione “Outros”. Você também poderá informar a duração recomendada da visita, os preços e informações sobre os demais serviços e comodidades (dependências do banheiro, vestiários, etc.).

Para que um estabelecimento tenha perfil na seção de atrações do TripAdvisor, este deve ser um local de interesse com funcionamento permanente (e não sazonal ou de curto prazo), devem ser informados o nome oficial, o endereço e o telefone. Os horários de funcionamento ou de saída da atração devem ser publicados em um site ou folheto, juntamente com os locais de saída programada (se houver variações). As empresas de excursões podem ser classificadas como atração caso ofereçam excursões diárias, sejam licenciadas/reconhecidas pelas autoridades turísticas locais, tenham um site e a expressão “Particular” conste no nome do perfil.

Para saber mais informações, leia aqui nossas diretrizes de perfil do tipo O que fazer. 

Inclua a descrição do estabelecimento

A descrição ajuda os viajantes a conhecer melhor o estabelecimento. A descrição deve estar no idioma local e não pode conter códigos HTML, telefones, endereços na web e de e-mail ou texto em CAIXA ALTA. Recomendamos que a descrição seja breve. Assim, os clientes conferem os principais destaques informados e decidem se vão reservar com você.

Escolha uma foto

Carregar uma foto do estabelecimento ajuda você a passar uma excelente primeira impressão aos viajantes. A foto será exibida na página do perfil. Ela deve estar no formato .jpg ou .gif (formatos comuns de imagens). Imagens com molduras, logotipos ou arquivos maiores que 100 kb não serão aceitos.

Envie o perfil

Ao confirmar que todos os dados estão corretos, marque a caixa de seleção no rodapé do formulário para atestar que você é o representante do estabelecimento, que os dados enviados são válidos e que você tem autonomia para publicar a imagem enviada. Depois, clique no botão “Enviar” para concluir o processo.

Próximas etapas

Depois que você solicitar o perfil, os editores do TripAdvisor farão a confirmação dos dados e confirmarão o cumprimento das diretrizes do tipo de estabelecimento selecionado. Esse processo geralmente leva cerca de 5 dias úteis.

  Última atualização: 6 de abril de 2016  

Portal do Administrador do TripAdvisor: Guia de início rápido

Portal do Administrador do TripAdvisor: Guia de início rápido Assuma o controle da sua reputação online. Aumente os negócios no maior site de viagens do mundo. Tenha tudo ao seu alcance: cadastre-se no Portal do Administrador do TripAdvisor.

Como se cadastrar e confirmar sua identidade no Portal do Administrador

Para acessar o Portal do Administrador, seu estabelecimento precisa ter um perfil no TripAdvisor. Use a caixa de busca na página inicial do TripAdvisor para conferir se o local já está listado no site. Caso contrário, acesse TripAdvisor.com.br/GetListedNew.

Depois de listar o estabelecimento, faça o cadastro para usar o Portal do Administrador. Para se cadastrar:

  1. Acesse TripAdvisor.com.br/Owners e selecione o tipo de estabelecimento.
  2. Digite o nome e selecione o estabelecimento no menu suspenso. Na página seguinte, clique em Cadastrar minha empresa.
  3. Preencha o formulário de cadastro e clique em Inscreva-se. 

Em seguida, será preciso comprovar o vínculo com a empresa. Essa confirmação garante mais segurança por controlar quem tem acesso ao Portal do Administrador de um determinado estabelecimento. Há alguns métodos diferentes, dependendo das informações armazenadas sobre a sua empresa.As maneiras mais comuns de confirmação de identidade são por telefone ou cartão de crédito (nenhuma cobrança é feita).

Em alguns casos, é possível fazer a verificação por e-mail. Se você puder usar esse método, selecione essa opção. Você receberá um e-mail com instruções simples. É possível ainda receber um convite de outro representante do estabelecimento para para usar o Portal do Administrador através da página Gerenciar acesso de usuários.Nesse caso, você receberá um e-mail com instruções.

Observação: é necessário ter uma conta no TripAdvisor para fazer login e gerenciar seu estabelecimento no Portal do Administrador. Se você não tiver uma conta, visite www.tripadvisor.com.br e clique em Entrar no canto superior direito para se inscrever. 

Confirmação de identidade por telefone

Para usar esse método, siga estas etapas:

  1. Primeiro, confirme se o número de telefone exibido é do seu estabelecimento, e não o seu telefone pessoal. 
  2. Escolha como você quer receber o código de verificação: por telefone ou mensagem de texto.
  3. Caso o número de telefone utilize um ramal, digite-o no campo e prossiga. 
  4. Você receberá uma ligação ou mensagem de texto com um código de verificação de quatro dígitos. 
  5. Digite o código na caixa fornecida e clique em Enviar código.

Se você receber uma mensagem indicando que a confirmação de identidade por telefone não está disponível, use outro método. Se o número exibido estiver incorreto ou for um número pessoal, e não o do estabelecimento, clique no link Solicitar atualização e siga as instruções fornecidas.

Leia aqui orientações detalhadas sobre outros métodos de confirmação de identidade. 

Como entrar no Portal do Administrador

Depois de se cadastrar e confirmar sua identidade, é fácil fazer login no Portal do Administrador: 

  1. Acesse TripAdvisor.com.br e clique em Entrar no canto superior direito da página. 
  2. Faça login com o seu endereço de e-mail e senha. 
  3. Clique no link Meu estabelecimento. 
  4. Se você tiver vínculos com mais de um estabelecimento, selecione um deles na lista.

Principais recursos do Portal do Administrador

Veja uma lista de diversas funcionalidades que você encontra no Portal do Administrador do TripAdvisor. Use o menu superior para localizar facilmente o que você precisa. 

  • Gerenciar perfil: carregue fotos, gerencie os detalhes do estabelecimento, atualize os serviços e muito mais nesta guia. 
  • Avaliações: denuncie um feedback e responda às avaliações e perguntas dos viajantes nesta guia.
  • Receber mais reservas: se aplicável, você encontrará links para gerenciar o Pacote Premium e os anúncios patrocinados nesta guia.
  • Reservas: nesta guia, é possível incluir um botão de reserva nos perfis de restaurantes no TripAdvisor para permitir que as pessoas façam reservas online.
  • Ferramentas de marketing: atraia a atenção das pessoas com ferramentas de divulgação, prêmios, adesivos e widgets disponíveis nesta guia.
  • Ajuda e configurações: encontre respostas para todas as suas perguntas. Acesse a seção de cobrança e pagamentos, atualize suas preferências de e-mail e gerencie o acesso de usuários. O Fórum para proprietários e a Central de ajuda também estão disponíveis nesta guia.

Como atualizar seu perfil

Atualize o perfil do seu estabelecimento para causar a melhor impressão possível e destacar todos os recursos e serviços que você oferece. Além de editar informações gerais, como nome, localização e serviços oferecidos, você pode incluir uma descrição do estabelecimento. Para editar seu perfil:

  1. Entre no Portal do Administrador.
  2. Clique em Gerenciar perfil no menu superior e selecione Nome e descrição.
  3. Preencha ou atualize as informações em todas as seções do menu à esquerda e clique em Enviar.

Como responder a avaliações

Deixar uma resposta demonstra aos hóspedes novos e antigos que você se interessa pelos feedbacks recebidos e leva a sério seus comentários. Para responder a uma avaliação:

  1. Entre no Portal do Administrador.
  2. Clique em Avaliações no menu superior e selecione Responder a avaliações.
  3. Clique no feedback ao qual você quer responder na barra lateral à esquerda. É possível ordenar as avaliações por data, título, pontuação por círculos, idioma e status da resposta. 
  4. Selecione a sua afiliação com o estabelecimento.
  5. Escreva a resposta na caixa fornecida. Lembre-se: a forma como você se expressa é muito importante, pois define como as pessoas interpretam suas mensagens. Confira nossas principais dicas para as respostas do administrador.
  6. Clique em Enviar.

Como carregar e gerenciar suas fotos

Carregue fotos no seu perfil do TripAdvisor para atrair a atenção das pessoas. Escolha imagens que mostram o que o estabelecimento oferece. Não se esqueça de sugerir uma foto principal que cause uma ótima primeira impressão. Para carregar fotos:

  1. Acesse o Portal do Administrador.
  2. Clique em Gerenciar perfil no menu superior e selecione Fotos.
  3. Nessa página, clique no botão Carregue mais fotos, no canto superior direito.
  4. Marque a caixa de seleção para confirmar que você é representante do estabelecimento e tem os direitos necessários para publicar as fotos.
  5. Depois, clique no botão Carregar.

Enquanto estiver nessa seção, não deixe de definir uma foto principal e incluir legendas nas imagens existentes. Também é possível reordenar as fotos e separá-las em álbuns.

Para obter mais dicas de como aproveitar ao máximo as suas fotos, leia nosso guia.

Com contestar uma avaliação

Enfrentamos as avaliações fraudulentas com muita seriedade. Se um feedback violar nossas diretrizes, ou concluirmos que ele apresenta algo impróprio, removeremos ele. No entanto, discordar do feedback não é o suficiente para garantir sua remoção. O TripAdvisor não serve de intermediário nem julga conflitos. Para contestar uma avaliação: 

  1. Entre no Portal do Administrador.
  2. Clique em Avaliações no menu superior e selecione Denunciar uma avaliação.
  3. Em Qual é o problema com a avaliação?, selecione uma das opções e preencha o restante do formulário. 

Pode levar vários dias para sair o resultado da sua solicitação, e não há garantias de que a avaliação será removida. Recomendamos que você escreva uma Resposta do administrador à avaliação o quanto antes para que as pessoas leiam a sua versão da história.

Para saber mais, leia o artigo 3 medidas que você pode tomar após receber uma avaliação negativa.

Como denunciar chantagens

No TripAdvisor, chantagem é quando um hóspede ameaça fazer uma avaliação negativa sobre o estabelecimento caso não tenha uma solicitação de reembolso, de upgrade ou de qualquer outro tipo atendida. Você deve denunciar essas ameaças ao TripAdvisor antes que a avaliação seja enviada. A comunicação imediata desse tipo de ameaça nos ajuda a impedir que avaliações com o objetivo de fazer chantagem cheguem ao site. 

  1. Entre no Portal do Administrador.
  2. Clique em Ajuda e configurações no menu superior e selecione Central de ajuda.
  3. Depois, clique em Fale conosco na parte de cima da página e selecione Suporte ao proprietário.
  4. Em Diga-nos qual é o problema, selecione Denunciar fraude.
  5. Em O que você quer fazer?, selecione Denunciar ameaça de chantagem e forneça mais informações sobre o colaborador, incluindo nome, e-mail, de onde ele é e a data da estadia. 

Leia sobre nossa política de chantagem aqui.

Última atualização: 18 de julho de 2017

Como aumentar a interação com sua página em 36% em até dois minutos

Como aumentar a interação com sua página em 36% em até dois minutos Precisa alterar o horário de funcionamento, o tipo de culinária ou os serviços do seu restaurante? Confira como atualizar os detalhes da sua página no TripAdvisor. Embora levem apenas dois minutos ou menos, essas mudanças simples podem aumentar a interação com seu perfil em pelo menos 36%.

O ramo de restaurantes está sempre mudando, e isso não é nenhuma novidade. Quando você testa outros tipos de culinária, inclui novas comodidades à sua experiência ou altera o horário de funcionamento, é importante que essas mudanças sejam atualizadas nos canais online.

Para fazer atualizações, você precisa solicitar seu perfil. Esse processo rápido e gratuito pode ser feito aqui. Depois, é fácil editar sua página no TripAdvisor para que ela represente seu restaurante da melhor maneira. Além de rápido, fazer essas mudanças pode aumentar a interação das pessoas de forma significativa.

Clique nos links abaixo para ir direto para:

As alterações podem levar até cinco dias úteis para aparecer no site do TripAdvisor.

Atualizar os dados de contato

Manter suas informações gerais atualizadas é essencial para que o TripAdvisor seja eficaz para seus negócios. É importante garantir que as pessoas que estão no TripAdvisor e querem visitar seu restaurante possam acessar seu site, ligar para o local ou entrar em contato de outra forma para fazer uma reserva.

Os dados de contato são exibidos no topo do seu perfil.

Para atualizar essas informações no TripAdvisor:

  1. Entre no Portal do Administrador.
  2. Na guia Gerenciar perfil, selecione Nome e descrição.
  3. Nessa seção, você pode atualizar os dados de contato, como telefone, site e endereço de e-mail.
  4. Também é possível falar brevemente sobre seu restaurante na Descrição do estabelecimento. Essa é uma ótima oportunidade de dar mais informações sobre o restaurante. Se você tiver uma missão organizacional, por exemplo, não deixe de incluí-la. Caso contrário, descreva a culinária, o ambiente, a localização e outras informações especiais que merecem destaque, como música ao vivo às quintas-feiras ou a participação em um programa de TV famoso.
  5. Quando terminar, clique no botão Enviar na parte inferior da página.

Atualizar o horário de funcionamento

Não há nada mais frustrante do que se deslocar até um restaurante e encontrá-lo fechado. Muitas vezes, as pessoas pesquisam onde comer perto de onde estão. Por isso, buscam locais que estejam abertos. Se você não incluir o horário de funcionamento no TripAdvisor, seu restaurante não será exibido a esses clientes. Assim, você perderá ótimas oportunidades.

Além disso, ao informar esses dados, é mais provável que as pessoas interajam com a sua página. Os perfis no TripAdvisor que informam o horário de funcionamento têm 36% mais interação do que aqueles que não o fazem.

O horário de funcionamento aparece:

  • Nas buscas por restaurantes abertos com o filtro “Perto de mim”.
  • No seu perfil. Se for o caso, o aviso Aberto agora aparecerá na seção Visão geral.
  • Em Detalhes do restaurante, na parte inferior do perfil.

Para atualizar o horário de funcionamento do restaurante no TripAdvisor:

  1. Entre no Portal do Administrador.
  2. Na guia Gerenciar perfil, selecione Horários.
  3. Clique diretamente nas caixas com intervalos de horário para incluir ou editar essas informações. Quando for o caso, marque a opção Aberto 24 horas.
  4. Se o local abrir em dois horários diferentes em um mesmo dia (para duas refeições distintas, por exemplo), clique no link Inclua mais horários, abaixo das caixas com intervalos de horário. Edite as novas caixas que serão exibidas.
  5. Se o local não abrir em um dia específico, clique no ícone de lixeira à direita. Isso informará que ele fica fechado nesse dia.
  6. Quando terminar, clique no botão Enviar na parte inferior da página.

Atualizar os tipos de culinária

A experiência no seu restaurante começa com a comida. As refeições servidas e os tipos de culinária oferecidos representam o conceito do local. No TripAdvisor, isso é expresso por meio das diferentes categorias associadas ao seu estabelecimento. Elas permitem encontrar seu restaurante nas buscas por locais semelhantes.

Essas categorias aparecem:

  • Nos resultados das buscas por restaurantes como o seu
  • Na parte de cima do seu perfil
  • Em Cozinhas, na seção Visão geral da sua página.
  • E em Detalhes do restaurante, na parte inferior do perfil.

Para garantir que as pessoas encontrem seu restaurante, pense no seu conceito e defina o tipo exato de comida que é servido. Não tem problema se você oferecer vários tipos de culinária. Mas lembre-se: no TripAdvisor, você pode escolher somente cinco categorias. Selecione aquelas que melhor representam seu restaurante. Você só não encontrará restrições alimentares, como opções veganas ou sem glúten. Essas informações são incluídas automaticamente com base nas avaliações e feedbacks dos clientes.

Para atualizar os tipos de culinária no TripAdvisor:

  1. Entre no Portal do Administrador.
  2. Na guia Gerenciar perfil, selecione Culinária e serviços.
  3. Em Categorias de cozinha, clique em Editar cozinhas. Você pode selecionar até cinco opções.
  4. Confira todas as categorias oferecidas. Marque as opções desejadas.
  5. Clique em OK.
  6. Role para a base da página e clique no botão Enviar.

Atualizar as refeições servidas

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Como melhorar a sua posição no ranking de restaurantes do TripAdvisor

Como melhorar a sua posição no ranking de restaurantes do TripAdvisor Gerard Murphy, gerente de produtos para restaurantes do TripAdvisor, mostra em detalhes sobre como os rankings de restaurantes funcionam, além de dicas para melhorar sua posição,neste breve vídeo.Assista ao vídeo abaixo ou leia a transcrição a seguir.

No TripAdvisor, ajudamos milhões de pessoas a pesquisar restaurantes como o seu. Nosso objetivo é recomendar ótimos restaurantes e conectar proprietários a clientes.

Um dos ingredientes secretos que fazem do TripAdvisor uma ferramenta excelente é a maneira como classificamos os restaurantes.Nosso ranking é baseado em três qualidades das avaliações: pontuação, recenticidade e relevância. Vamos detalhar como essas três qualidades funcionam.

Pontuação

A pontuação está relacionada ao número de avaliações que você tem no TripAdvisor. Queremos mostrar aos clientes os restaurantes com mais avaliações de quatro e cinco círculos. Quando todos os outros fatores são iguais, um restaurante com mais pontuações de cinco círculos ocupa uma posição mais alta no ranking do que outros restaurantes com pontuações menores.

Recenticidade

A recenticidade refere-se ao número de avaliações novas do seu restaurante. Embora as avaliações mais antigas ainda contem para a sua classificação, as mais recentes refletem melhor a experiência atual do seu restaurante. Isso é ótimo para os restaurantes porque não importa qual seja sua atual posição no ranking, você sempre terá a oportunidade de melhorar com as avaliações mais recentes. Quando todos os outros fatores são iguais, um restaurante com avaliações mais recentes ocupa uma posição mais alta no ranking do que outros restaurantes com avaliações mais antigas.

Relevância

Quando alguém procura um lugar para comer, essa pessoa não está procurando apenas por restaurantes em geral de uma cidade. Ela quer jantar, está com vontade de comer uma pizza ou procura por uma gastronomia típica específica. É por esse motivo que os restaurantes são classificados em mais de um ranking. Você é classificado em muitos rankings com vários tipos de critérios, desde o tipo de refeição ao tipo de cozinha e muitos outros.

Por exemplo, veja o Brick Alley Pub em Newport, Rhode Island. Esse estabelecimento ocupa a 11ª posição geral em Newport, mas está classificado em 5º como estabelecimento para almoçar, 2º para hambúrgueres e 6º em comida americana. Por que ele ocupa uma posição mais alta nesses tipos de cozinhas e refeições do que no ranking geral? Porque há uma porcentagem maior de avaliações com quatro ou cinco círculos que mencionam almoço, hambúrgueres ou comida americana.

Quando pensar sobre a sua posição no ranking, pense nos tipos de pratos e cozinhas que são a especialidade do seu restaurante e veja a sua classificação no TripAdvisor para essas categorias. Esse é um indicador muito melhor da probabilidade de alguém encontrar o seu restaurante do que a sua posição no ranking geral.

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Por que todo restaurante deveria solicitar seu perfil

Por que todo restaurante deveria solicitar seu perfil Qual é o primeiro passo para gerenciar sua reputação online? Solicitar seu perfil. Confira a importância disso e saiba como começar.

Como o TripAdvisor tem 4,6 milhões de restaurantes até o momento, é possível que seu estabelecimento já tenha um perfil no site. Os clientes provavelmente carregam fotos e fazem avaliações do local sem que você saiba, o que significa que você não está influenciando a conversa nem recebendo feedbacks valiosos sobre seu desempenho.

Você também pode estar perdendo outras oportunidades. Confira alguns dos motivos para solicitar seu perfil:

Somos um dos maiores sites de restaurantes do mundo*

O TripAdvisor é muito mais do que o maior site de viagens do mundo. É também um dos maiores no ramo de restaurantes.* Ao solicitar seu perfil, você pode se conectar a mais de 200 milhões de visitantes mensais.** Tanto viajantes quando moradores usam o TripAdvisor para descobrir restaurantes. Em uma pesquisa recente, cerca de 86% dos participantes afirmaram já ter escolhido onde comer de acordo com prêmios, notas, avaliações ou posição no ranking do TripAdvisor. #60195812:1E sabe qual é a melhor parte?

É totalmente gratuito

Sim, solicitar um perfil e criar uma conta do TripAdvisor é gratuito! Queremos garantir que seu perfil represente com precisão o que você serve e como é seu restaurante. A pessoa mais recomendada para isso é você.

Mantenha seu perfil atualizado

Depois de solicitar o perfil, você poderá controlar como e onde ele será exibido aos usuários do TripAdvisor. Para isso, basta atualizar os detalhes do estabelecimento. Na guia Gerenciar perfil do Portal do Administrador, você pode:

  • Atualizar a descrição e os dados de contato do restaurante
  • Verificar a localização no mapa e incluir todos os detalhes do endereço, como número, praça ou outras referências
  • Informar o horário de funcionamento em cada dia da semana
  • Escolher até cinco categorias de cozinha, como italiana, vegetariana e frutos do mar
  • Selecionar as refeições servidas no restaurante
  • Editar os serviços oferecidos, como reservas, estacionamento, mesas ao ar livre e entrega

Solicitar o perfil ajuda a garantir que todas as informações exibidas no TripAdvisor estejam precisas e atualizadas. Além disso, escolher os serviços e tipos de culinária é a melhor maneira de fazer com que as pessoas encontrem seu restaurante.

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Guia para a foto principal do TripAdvisor

Guia para a foto principal do TripAdvisor Você só tem uma chance de causar uma ótima primeira impressão nos viajantes. Faça valer a pena: aproveite nossa tecnologia avançada, que define sua foto principal automaticamente. Se preferir, siga nossas dicas para fazer sua própria seleção.

A foto principal é a primeira imagem do seu estabelecimento que os viajantes veem. Além de aparecer nos resultados de busca, é a primeira imagem a ser exibida no carrossel. Sabemos que uma foto principal bem escolhida pode ser um fator importante na hora de decidir um lugar para ficar. Afinal, 79% dos viajantes dizem que levam em conta as fotos e vídeos publicados online ao reservar uma acomodação.*

Como as fotos são importantes tanto para os viajantes quanto para os proprietários, investimos muitos recursos e tempo na nossa tecnologia de aprendizado de máquina. Ela seleciona uma imagem principal automaticamente, o que diminui a pressão que os proprietários muitas vezes sentem para escolher uma boa foto sozinhos.

A autosseleção usa tecnologia avançada para analisar a qualidade e o tema das fotos no TripAdvisor, a fim de escolher a melhor imagem disponível para um perfil São analisados os aspectos físicos da foto, como resolução e orientação, e o tema, ou seja, se mostra uma área interna ou externa, pessoas, serviços ou comodidades, etc. Os testes de usabilidade feitos até o momento demonstraram que essa abordagem funciona. As imagens selecionadas têm alta resolução, nunca são desfocadas e exibem quartos e piscinas, em vez de hóspedes ou banheiros.

Essa nova abordagem usa dados para remover a subjetividade de escolher uma foto manualmente, além de garantir imagens ideais para quem procura o próximo lugar para ficar. No entanto, se preferir fazer o processo manual e quiser desativar o recurso de seleção automática, use o Portal do Administrador. Leia abaixo instruções e boas práticas para escolher uma foto principal.

Como alterar a foto principal manualmente
  1. Entre no Portal do Administrador
  2. No menu Perfil, na parte superior da página, clique em Multimídia
  3. Clique em Foto principal no menu à esquerda
  4. Clique em Manual: escolha sua própria foto principal
  5. Selecione a imagem que você quer usar dentre as opções disponíveis
  6. Se gostar da prévia da nova foto principal, exibida na parte superior da página, clique em Enviar

Observação: pode levar de três a cinco dias úteis para que a imagem seja alterada na sua página. Enquanto sua foto principal está sendo processada, ela aparece na parte superior da seção Multimídia junto com a data de envio e uma observação de que a solicitação está pendente.

Requisitos para a foto principal
  • Destaque as principais características do seu estabelecimento. A foto principal deve representar o que o local oferece de melhor. Escolha uma imagem que realce algo único. Pode ser da sua fachada histórica, do saguão moderno ou das vistas deslumbrantes. Na sua foto principal, mostre aos viajantes uma característica que diferencie seu estabelecimento.
  • Escolha fotos nítidas e bem-iluminadas. Evite imagens escuras e/ou fora de foco. Como são redimensionadas com base em onde aparecem no TripAdvisor, as fotos devem ser de fácil visualização em qualquer tamanho, seja em uma miniatura no site móvel ou em tela cheia no site tradicional.
  • Altere a foto principal de acordo com a época do ano. Os viajantes gostam de se imaginar no local desde o início. Escolha uma imagem que represente a época em que os viajantes estão fazendo reservas. Por exemplo, quando estiver perto do fim do ano, destaque a decoração temática.
  • Evite imagens de pessoas e paisagens. Fotos da propriedade são mais proveitosas do que imagens de funcionários, de outros viajantes ou de vistas genéricas da região.
  • Se preferir, aproveite o aprendizado de máquina do TripAdvisor, que selecionará uma imagem automaticamente. Evite o incômodo de fazer isso à mão e deixe que nossa tecnologia trabalhe por você! Se você não desativar a seleção automática, a melhor imagem disponível será definida como sua foto principal.
Acompanhe o sucesso das suas fotos...

Como um grupo de hotéis europeu usa o marketing de conteúdo para alcançar viajantes

Como um grupo de hotéis europeu usa o marketing de conteúdo para alcançar viajantes A rede 25hours Hotels aumenta a exposição e o reconhecimento da marca com o TripAdvisor, e com isso gera mais receita. O 25hours Hotels é um grupo formado por 13 estabelecimentos localizados na França, na Alemanha e em outros países da Europa. Veja como Alexander Schuster, chefe de tecnologias digitais, influencia os viajantes a reservar os hotéis da rede usando o marketing de conteúdo e o TripAdvisor.

Marketing de conteúdo como foco

Para criar vínculos entre os clientes e a marca 25hours, Alexander usa o marketing de conteúdo. “Decidimos ter o marketing de conteúdo como foco, em vez de só contar com pacotes, promoções e descontos. Assim, é possível mostrar que a experiência dos hóspedes nos nossos hotéis vai além da estadia. Ela é uma aventura divertida, relaxante e imersiva, criada para incorporar o espírito da cidade e do bairro em que os nossos hotéis estão”, conta ele. “Os vídeos e fotos fortalecem nossa marca. Já os blogs de cada hotel oferecem conhecimento local específico.”

Como alcançar viajantes durante o processo de reserva usando o TripAdvisor

Alexander oferece informações relevantes às pessoas enquanto elas pesquisam um lugar para ficar no TripAdvisor, que é um canal de marketing importante. “O processo de reserva tem muitos pontos de contato. Precisamos alcançar os viajantes na hora certa e nos canais corretos. Portanto, ampliamos nosso conteúdo no TripAdvisor, Google, redes sociais e outros canais de marketing para chamar a atenção das pessoas e fornecer informações atraentes e consistentes”, explica ele. “Usamos o TripAdvisor para aumentar nossa exposição, destacar a marca 25hours e receber mais reservas diretas.”

Com o TripAdvisor, Alexander complementa sua estratégia de conteúdo ao destacar as avaliações recebidas e responder ao feedback.“As pessoas conferem as avaliações, o que torna o TripAdvisor uma parte importante do processo de reserva. Além de apresentar nosso ponto de vista, responder a essas avaliações mostra como valorizamos os hóspedes e nos sentimos responsáveis por eles”, afirma Alexander.

Mais receita com o Pacote Premium

Para atrair viajantes, Alexander coloca seu conteúdo em destaque e aprimora os perfis da rede 25hours Hotels no TripAdvisor com o Pacote Premium.“Conquistamos os viajantes que estão no processo de reserva tanto na busca do TripAdvisor quanto no nosso perfil, quando eles estão considerando nossos estabelecimentos e preços”, conta ele. “Podemos testar e otimizar diferentes recursos do Pacote Premium. Por exemplo, publicamos as fotos preferidas e de capa que melhor representam nossos hotéis. Depois, conferimos a taxa de interação com as imagens no relatório analítico para ver o que funciona melhor para atrair ainda mais viajantes.”

Alexander também usa o Pacote Premium para se conectar diretamente com os viajantes. “Com os dados de contato, incluímos os canais de comunicação certos no TripAdvisor, como site, telefone e e-mail. Podemos direcionar os viajantes ao nosso site para que eles façam reservas diretas. Como é fácil entrar em contato conosco, não os perdemos para as agências de viagens online”, conta Alexander. “Outra estratégia para receber reservas diretas são as ofertas especiais, que oferecem uma tarifa diferenciada e mais baixa que pode ser resgatada no nosso site.”

Alexander comenta que todos os estabelecimentos do grupo usam o Pacote Premium porque o recurso aumenta os negócios e fortalece a marca 25hours. “O Pacote Premium tem muitos benefícios. Ele traz retorno sobre o investimento em propaganda, além de gerar mais receita para todos os estabelecimentos”, observa ele.

Maior exposição com os anúncios patrocinados

Para maximizar o alcance e direcionar mais pessoas aos perfis da rede 25hours, Schuster decidiu experimentar os anúncios patrocinados. “Depender das pesquisas para que os viajantes encontrem nossos estabelecimentos não é eficaz. Com os anúncios patrocinados, aumentamos nossa exposição aos viajantes que já estão no processo de reserva, principalmente quando pesquisam uma cidade específica, mas não consideram uma marca em particular”, disse ele. “Testamos os anúncios patrocinados em cinco estabelecimentos. Eles receberam, em média, mais de 100 mil visualizações em dois meses. Isso significa que eles foram vistos 100 mil vezes mais do que seriam sem esse recurso.”

Com os anúncios patrocinados, Alexander também garantiu mais reservas diretas. “Além da maior exposição, os anúncios patrocinados geram leads. Assim, mais viajantes fazem reservas nos nossos hotéis. Em média, o direcionamento de reservas aumentou em 20%. O número de visitas às páginas dos nossos cinco estabelecimentos no TripAdvisor também aumentou”, disse ele.

Depois de comprovar os benefícios dos anúncios patrocinados, Alexander acredita que eles são um investimento válido. “Os anúncios patrocinados são importantes porque nos permitem aumentar o reconhecimento da marca 25hours em vários pontos de contato durante o processo de reserva dos clientes. Cada clique representa a interação e o interesse dos viajantes. Se eles veem o anúncio, é muito provável que também voltem mais tarde com muita intenção de reservar conosco”, explica ele.

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Como Miramar recebe mais de 150 clientes por noite com o TripAdvisor

Como Miramar recebe mais de 150 clientes por noite com o TripAdvisor Localizado na orla de Maiorca, na Espanha, o Restaurant Miramar atende mais de 150 clientes por noite durante o verão. Confira como os Anúncios do TripAdvisor e o TripAdvisor Premium são usados para fortalecer a marca e atrair movimento durante o ano inteiro.

Boas-vindas ao Restaurant Miramar, em Maiorca

Localizado sob palmeiras à beira-mar, o estabelecimento oferece mais do que uma comida excelente. Ao jantar no Restaurant Miramar, você pode degustar um vinho enquanto observa o sol se pondo lentamente no Port d'Alcudia.

Localizado no Paseo Marítimo, o Restaurant Miramar serve uma culinária mediterrânea deliciosa e autêntica a moradores da região e viajantes do mundo todo. Com gestão familiar, o local está aberto desde 1871.

O restaurante tem mais de 600 avaliações, uma pontuação média de 4,5 de 5 círculos e um Certificado de Excelência do TripAdvisor. Na alta temporada, a empresa conta com 30 funcionários que oferecem um serviço impecável a mais de 150 clientes todas as noites. Durante o resto do ano, o restaurante se concentra no almoço e nos fins semana.

O desafio: destacar-se da concorrência

Maiorca é um dos destinos de verão mais badalados na Europa, não só para pessoas de outros países, mas também para turistas espanhóis. “Nosso maior desafio é fazer as pessoas conhecerem o restaurante e saberem o que nos diferencia dos outros estabelecimentos da região”, explica Jaime Solé, gerente geral do Miramar. “Queremos obter destaque em Alcúdia por meio de uma comida de alta qualidade e o melhor serviço aos clientes.”

No entanto, com centenas de opções de restaurantes, como fazer isso?

Miramar se concentra em fortalecer a marca para se diferenciar da concorrência. “Para alcançar essa meta, temos o compromisso de usar o TripAdvisor e o TheFork diariamente. Já usamos esses dois portais há três anos.”

Como o restaurante usa o TripAdvisor

“O esforço que fizemos para divulgar nosso restaurante foi importante”, conta Solé. “Ativamos as reservas online e destacamos as avaliações que achamos mais interessante. Com as ferramentas do TripAdvisor Premium e as campanhas de anúncios, é fácil fazer isso.

O TripAdvisor Premium ajuda o Miramar a gerenciar a marca e apresentar o estabelecimento da melhor forma possível. Com o Storyboard, é possível causar uma ótima primeira impressão nas pessoas que acessam a página do restaurante no TripAdvisor. “O carrossel de imagens é muito interessante e chamativo”, explica diz Jaime Solé. “Poder destacar nossa avaliação favorita é uma ferramenta que nos ajuda a divulgar o ótimo feedback dos clientes. Podemos escolher um comentário que realmente reflete nosso cardápio e serviço.”

Os Anúncios do TripAdvisor são um ótimo complemento ao perfil do estabelecimento, permitindo que Miramar atraia pessoas do mundo todo. “Os Anúncios do TripAdvisor nos permitem estar em uma posição de destaque”, afirma Solé. “Como resultado do uso desse recurso, conseguimos alcançar pessoas em novos mercados, que anteriormente poderiam nunca encontrar nosso restaurante.”

Os resultados

“Essas duas ferramentas para melhorar nossa divulgação online aumentaram as visitas ao restaurante. Para nós, esse é o melhor benefício.”...

Um guia quadro a quadro para criar seu Storyboard

Um guia quadro a quadro para criar seu Storyboard Disponível para assinantes do TripAdvisor Premium, o Storyboard oferece uma oportunidade de causar a melhor primeira impressão nas pessoas.

Para atrair novos clientes, é importante que seu perfil cause uma ótima primeira impressão. Para os assinantes do TripAdvisor Premium, ficou ainda mais fácil chamar a atenção das pessoas e mantê-las interessadas logo de cara. Com o Storyboard, você pode substituir a imagem estática que aparece no topo do seu perfil por um vídeo atraente.

O Storyboard permite que você escolha dez quadros de fotos, avaliações e tags que apresentam seu restaurante. Mas como escolher o que incluir no Storyboard? Ajudaremos você a montar cada quadro com nosso guia, disponível gratuitamente para download.

Antes de criar seu Storyboard...

Defina as principais características do estabelecimento

O Storyboard é a parte mais importante do seu perfil. Por isso, pense nos motivos que levam as pessoas ao seu restaurante para definir a melhor forma de chamar a atenção delas. Ao criar seu Storyboard, enfatize sua culinária e o ambiente do local. As pessoas devem sentir como se tivessem uma prévia de como é comer em seu restaurante. Portanto, mostre seus melhores pratos, o salão e outros detalhes do ambiente que tornam o seu restaurante especial.

Tire fotos de alta qualidade do restaurante

As fotos são as estrelas do Storyboard. Antes de começar, verifique se você já publicou fotos da gerência profissionais e de alta qualidade e confira as imagens dos viajantes. Você precisará de pelo menos 10 fotos diferentes para aproveitar esse recurso ao máximo.

Para carregar novas imagens, selecione Fotos na guia Gerenciar perfil do Portal do Administrador. Para garantir fotos com a melhor qualidade no TripAdvisor:

  • Carregue imagens com pelo menos 1024 pixels de largura e 450 pixels de altura
  • Tirar fotos do seu restaurante e dos pratos com boa iluminação
  • Vá além do “mise-en-place”, tire fotos do ambiente e da decoração
  • Priorize imagens em modo paisagem (largura maior do que altura) em vez do modo retrato (altura maior do que largura) para obter melhores resultados em nossa caixa de exibição padrão

Além de ser importante para o Storyboard, é um aspecto fundamental para o seu perfil. Segundo uma pesquisa recente, os restaurantes com pelo menos uma foto da gerência têm 44% mais interação do que aqueles sem fotos, e os que têm de 11 a 20 imagens têm o dobro de interação em relação aos estabelecimento que não têm nenhuma foto.

Onde seu Storyboard aparecerá

Quando estiver tudo pronto, clique no botão Publique agora. Pode levar até 24 horas para o Storyboard aparecer no site do TripAdvisor. O Storyboard será exibido abaixo do nome do restaurante e acima da seção Visão geral, no mesmo lugar em que a foto principal aparecia. Em vez de uma foto estática, os visitantes verão um vídeo atraente que combina suas melhores fotos com trechos de avaliações e tags.

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Como escolher os 3 principais motivos

Como escolher os 3 principais motivos Disponível para assinantes do TripAdvisor Premium, o recurso 3 principais motivos permite que você destaque o que torna o seu restaurante especial.

Como o restaurante é seu, você é a melhor pessoa para dizer o que o destaca dos outros locais. Para os assinantes do TripAdvisor Premium, ficou ainda mais fácil realçar os motivos que destacam seu restaurante dos concorrentes e mostrar às pessoas por que ele merece uma visita.Com os 3 principais motivos, você pode escrever seu próprio texto ou usar as avaliações e fotos publicadas pelos clientes no seu perfil como uma ferramentas de marketing poderosa.

Mas como escolher o que destacar?

Defina sua marca

O primeiro passo para escolher os 3 principais motivos é determinar o que define a sua marca. Ela abrange a identidade do seu restaurante e os motivos para visitá-lo. Tudo começa com o conceito. Por exemplo, um estabelecimento de alta gastronomia com produtos frescos é bem diferente de um food truck de fusão mexicana e coreana.

Em seguida, pense em um aspecto surpreendente do seu restaurante. Seja um serviço impecável, a agilidade ao atender aos pedidos ou uma carta de vinhos abrangente, descubra o que faz as pessoas voltarem sempre ao seu restaurante.

Ouça seus clientes. Analise os itens mais pedidos do cardápio e leia as avaliações de 5 e 4 círculos para descobrir se há um padrão do que mais agrada as pessoas. A combinação dessas características é o que constitui a sua marca, e você pode destacá-las com os 3 principais motivos.

Escolha seu conteúdo

É uma boa ideia escolher três aspectos bem diferentes do seu estabelecimento. Se você ainda não tiver certeza do que quer destacar, siga este modelo:

  • Um motivo relacionado a culinária em geral do restaurante ou um prato específico pelo qual ele é conhecido
  • Um motivo relacionado à experiência, como o serviço ou a atmosfera do restaurante
  • Um motivo relacionado a algo especial que o restaurante oferece, como mesas ao ar livre, cardápio sazonal ou música ao vivo

Depois de definir os 3 principais motivos, comece a escolher os trechos de avaliações. Para tanto, acesse Selecionar os 3 principais motivos, na guia Gerenciar perfil. Clique em Editar conteúdo para ler todas as avaliações do último ano. Os trechos devem ser de avaliações com menos de um ano. Selecione um trecho de uma avaliação recente. Lembre-se de manter seus 3 principais motivos atualizados com trechos novos que representem seu estabelecimento.

Pesquise por palavra-chave o que você quer destacar na caixa de busca ou leia as avaliações para ver se algo chama sua atenção. Como cada trecho pode ter até 70 caracteres, procure expressões e frases específicas que melhor descrevam o que você quer destacar.

Embora a recomendação seja escolher trechos de avaliações devido à maior influência nos leitores, você também pode escrever seu próprio texto. Essa é uma ótima opção para restaurantes novos, que ainda não tenham muitas avaliações. No momento, não é possível inserir o conteúdo dos colaboradores junto com o do proprietário. Portanto, se preferir escrever o texto, você terá que fazer isso para os três motivos.

Escolha suas fotos

Depois de selecionar os trechos de avaliações, clique em Editar foto para escolher uma imagem. Você pode usar as fotos da gerência ou de clientes. Seja qual for a opção, verifique se as fotos escolhidas correspondem ao tópico destacado em cada trecho. Por exemplo, se você escolher um trecho de avaliação que fale sobre um frango grelhado fenomenal, inclua uma foto desse prato.

Para usar o recurso 3 principais motivos, você deve ter pelo menos três fotos no seu perfil. Se nenhuma delas for interessante, publique suas próprias imagens. Basta selecionar “Fotos” na guia “Gerenciar perfil”.

Onde os 3 principais motivos aparecerão

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História de sucesso: hotel em Jaipur usa o TripAdvisor para impulsionar o marketing de atração

História de sucesso: hotel em Jaipur usa o TripAdvisor para impulsionar o marketing de atração Saiba como o Royal Heritage Haveli atrai viajantes com os anúncios patrocinados e recebe reservas com o Pacote Premium. O Royal Heritage Haveli é um hotel-butique de gestão familiar. Esse pequeno estabelecimento em Jaipur, na Índia, já ganhou o prêmio Travellers’ Choice diversas vezes. Veja como Shambhavi Singh, diretora do Haveli, usa o TripAdvisor como parte fundamental da sua estratégia de marketing de atração. Desafio: aproveitar a alta temporada ao máximo

Singh se empenha para receber o maior número de reservas possível durante a alta temporada. “Nossa época de maior movimento é curta. Portanto, temos que aproveitá-la ao máximo. Jaipur é muito quente. É difícil ocupar os quartos na baixa temporada”, afirma Singh.

Muitas outras acomodações na região adotam uma estratégia parecida. “É um desafio se destacar da concorrência em Jaipur. Somos uma empresa pequena. Na alta temporada, disputamos o número limitado de viajantes na cidade com hotéis renomados. Portanto, precisamos nos diferenciar dos estabelecimentos semelhantes ao nosso”, explica ela.

Solução: usar o TripAdvisor para impulsionar o marketing de atração “Para vencer esse desafio, uso estratégias de marketing para atrair viajantes, direcionar acessos, conquistar reservas e encantar os hóspedes. O TripAdvisor é essencial para isso”, revela Singh. “O marketing de atração promove o reconhecimento da marca entre os viajantes, além de dar credibilidade ao Haveli.”...

Quatro dicas para garantir mesas cheias o ano todo

Quatro dicas para garantir mesas cheias o ano todo Em um setor sazonal, garantir mesas cheias no restaurante o ano todo é um desafio. Reunimos algumas estratégias de marketing consagradas para você não sentir os efeitos da baixa temporada.

O mundo dos restaurantes é sazonal. Em algumas épocas do ano, é possível atrair muitos clientes; em outras, esse não é bem o caso. E não importa se seu estabelecimento está em um destino litorâneo ou em cidade carnavalesca.

Para garantir mesas cheias o ano todo, você precisa divulgar o restaurante em todas as estações.

Isso significa incorporar o marketing às altas e baixas temporadas.Muitas vezes, o marketing é deixado de lado como uma prioridade menor. No entanto, negligenciar a promoção dificulta atrair novos clientes mais tarde. Imagine que sua dedicação ao marketing sejam como o esforço de um ciclista subindo uma montanha. É preciso pedalar sempre, uma perna depois da outra, para chegar ao topo. Se quiser, você pode aumentar ou reduzir a velocidade. No entanto, se parar totalmente, o esforço para recomeçar será muito maior.

Trabalhar no marketing o ano todo ajuda você a sair na frente da concorrência. Além disso, garante que as pessoas que não conhecem tanto sua região considerem o restaurante na próxima visita. Ao criar um plano de divulgação consistente para o ano, você faz com que elas sempre se lembrem do seu restaurante.

Veja algumas estratégias de marketing poderosas que você pode usar quando quiser:

Anuncie o restaurante

O melhor jeito de aumentar a procura pelo seu restaurante em qualquer momento é anunciá-lo sempre. Principalmente se ele estiver em uma região mais sazonal, como um destino de praia ou carnaval, é importante informar às pessoas que seu restaurante fica aberto na baixa temporada e destacá-lo nas épocas de alta.

A

propaganda online é um excelente canal. Com ela, é possível ajustar o marketing facilmente, assim como você aumenta ou diminui a marcha da bicicleta.Nesse caso, ajustar significa testar diferentes públicos e canais publicitários para ver o que funciona melhor para você.

Crie parcerias na sua comunidade

O sucesso do restaurante depende muito da localização dele e da comunidade atendida. Outra maneira de garantir mesas cheias no restaurante o ano todo é trabalhar em parcerias com sua comunidade, principalmente estabelecimentos próximos.

Você pode:

  • Colocar folhetos nas lavanderias ou em outras lojas locais
  • Pedir que concierges de hotéis ou complexos residenciais/apartamentos recomendem seu restaurante
  • Entrar em contato com gerentes de escritórios para ver se há oportunidades de entrega ou realização de bufê
  • Trabalhar com universidades ou faculdades para oferecer estágios e descontos para estudantes
  • Anunciar o restaurante como parceiro de organizações sem fins lucrativos como forma de divulgação
  • Participar de festivais gastronômicos ou campanhas patrocinadas pelo governo
  • Oferecer seu espaço como área de co-working durante o dia

Organize evento ou abra um “pop-up”

Outro jeito de gerar negócios é realizar eventos ou abrir um “pop-up” de degustação em outro local. Essa é uma ótima chance de soltar a criatividade de acordo com seu tipo de cliente. Se o restaurante é para famílias, teste um prato inspirado em um personagem infantil ou faça um evento de arte e artesanato. Se ele é mais para encontros ou vida noturna, pense em uma degustação de vinhos ou um menu com preços fixos para casais.

Outras opções incluem:

  • Eventos temáticos em feriados específicos, como o Dia das Mães e o Ano Novo
  • Aulas de culinária para que os clientes conheçam a cozinha
  • Degustações de vinho ou cerveja
  • Refeições diferentes do cardápio comum, como um brunch especial
  • Filmes, música ao vivo e espetáculos teatrais
  • Jogos, como quiz ou torneios de pôquer

Se os eventos derem certo, realize outros mais frequentes, como almoços corporativos, festas de aniversário ou de casamento. Isso gera mais receita para seu estabelecimento.

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6 boas práticas para responder a avaliações de restaurantes

6 boas práticas para responder a avaliações de restaurantes Para 85% dos usuários do TripAdvisor, as chances de ir a restaurantes que respondem a avaliações são maiores. Confira algumas dicas para escrever ótimas respostas do administrador.

É importante ver as avaliações tanto como feedback em tempo real sobre o estabelecimento quanto como uma ferramenta de marketing essencial. As pessoas leem suas avaliações para ter uma ideia de como é a experiência no seu restaurante, como se fosse uma versão online da propaganda boca-a-boca. Em uma pesquisa recente, cerca de 90% dos participantes afirmaram que as avaliações do TripAdvisor coincidiram com a experiência deles.

Responder faz a diferença

Não importa se a avaliação é positiva ou negativa, sua resposta faz a diferença.

Em uma pesquisa recente, até 94% dos participantes em alguns mercados disseram ter lido uma resposta do administrador no TripAdvisor. Dentre eles, a maioria afirma que ela foi útil e incentivou a escolher determinado restaurante, mesmo sendo uma avaliação negativa. Além disso, 65% dos usuários concordam que uma resposta atenciosa a uma avaliação negativa melhora a impressão sobre o restaurante.

Pense desta maneira: quando um cliente devolve um prato que não está bom o suficiente, você faz de tudo para melhorar a experiência dele no seu restaurante a fim de reverter a situação e impressioná-lo. É nesse tipo de situação que a hospitalidade é importante: ao fazer um esforço extra para que tudo dê certo, você mostra o quanto se importa com a experiência dos clientes.

As respostas do administrador permitem fazer isso com as avaliações online. Não importa se o feedback é positivo ou negativo, essa é a sua chance de criar tal ambiente de hospitalidade e mostrar que valoriza a experiência da clientela. Confira seis coisas para levar em consideração ao responder a avaliações:

Como responder a avaliações

Comece com um agradecimento

Sempre agradeça pela visita, mesmo no caso de clientes frequentes. Mostrar gratidão pela presença deles enfatiza a hospitalidade que você oferece pessoalmente. É como quando um funcionário do restaurante acompanha os clientes até a porta e agradece pela visita.

Não é preciso muito, basta uma resposta breve. Veja um ótimo exemplo do Tip Tap Room, em Boston, respondendo a uma avaliação de cinco círculos:

“É muito bom saber que você gostou de jantar aqui, Treesha! Agradeço por ter vindo e compartilhado a experiência. Espero vê-la novamente caso volte à cidade!”

Se a avaliação não for tão positiva, agradeça ao cliente pela visita e por deixar um feedback. Veja mais uma resposta do Tip Tap Room, desta vez a uma avaliação de três círculos com uma reclamação sobre o barulho:

Agradeço por compartilhar sua experiência! Feedbacks sinceros são sempre bem-vindos, e de fato o ambiente aqui fica muito animado. Fico feliz em saber que você gostou das bebidas!”

Demonstre que os comentários são bem-vindos

Geralmente, ao publicar uma avaliação no TripAdvisor, a pessoa quer ser ouvida. Não deixe de levar esses comentários em conta. Reconhecer o feedback e mencioná-lo na sua resposta mostra que você se importa com o que as pessoas dizem e que prestou atenção no que elas queriam compartilhar, não importa se foi algo positivo ou negativo.

Veja este exemplo de Papi Henri, em Paris. Nesta avaliação de cinco círculos, a pessoa agradece pela explicação do cardápio para o grupo, que não falava francês:

“Muito obrigado pela sua publicação.Foi um prazer traduzir o cardápio do dia para vocês (espero que meu sotaque não tenha sido difícil de entender). Esperamos vê-los quando estiverem pela cidade de novo. Tudo de bom para vocês!”

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O que o TripAdvisor faz a respeito de avaliações injustas?

O que o TripAdvisor faz a respeito de avaliações injustas? Os proprietários de estabelecimentos e seus clientes sempre perguntam o que fazemos a respeito de avaliações injustas ou mal-intencionadas. Confira nossa abordagem...

As avaliações imparciais e honestas são muito úteis. Elas ajudam os clientes a encontrar estabelecimentos que oferecem experiências, atendimento e custo-benefício excelentes. Já do ponto de vista de proprietários, ajudam a atrair novos clientes e fornecem feedbacks importantes sobre os pontos positivos do estabelecimento, bem como aqueles que precisam de melhorias.

As avaliações injustas ou mal-intencionadas têm o efeito oposto. Elas deixam impressões erradas nas pessoas e podem causar danos indevidos na reputação de um estabelecimento.

De forma geral, tais avaliações ocorrem em dois cenários:

  • Primeiro cenário: uma avaliação enviada por alguém parcial (confira os critérios aqui) ou que não teve uma experiência pessoal no estabelecimento em questão.  Isso representa uma avaliação falsa.
  • Segundo cenário: avaliação enviada por uma pessoa que realmente teve uma experiência pessoal no estabelecimento e não tem nenhuma relação com a empresa, mas há controvérsias sobre o conteúdo da avaliação.  Isso representa uma avaliação controversa.

Essa distinção é importante porque define os procedimentos que devem ser seguidos. A contestação de uma avaliação ocorre quando um estabelecimento denuncia uma avaliação por acreditar que houve violação das nossas diretrizes.Antes de tomar medidas, determinamos se é uma alegação de avaliação falsa ou controversa.

O que o TripAdvisor faz para evitar que avaliações falsas sejam publicadas no site?

Não há lugar para tais avaliações no TripAdvisor. Fazemos um grande esforço para evitar que elas sejam publicadas no site.

Para começar, temos um conjunto de diretrizes de publicação que todas as avaliações devem seguir. Elas foram criadas para garantir que as avaliações tenham a maior relevância e utilidade possível.Leia mais sobre essas diretrizes aqui.

Para garantir que as orientações sejam seguidas, contamos com uma tecnologia inteligente e uma equipe de moderadores profissionais.

A tecnologia é acionada sempre que uma avaliação é enviada no TripAdvisor. Antes de ser publicada no site, a avaliação passa por centenas de verificações automáticas que analisam cada aspecto dela.Esse processo é conhecido como nosso sistema de rastreamento.

O sistema pode aprovar a avaliação, impedir a publicação ou enviá-la para a equipe de moderação, que fará uma análise manual se houver a suspeita de que a avaliação seja falsa.

Mesmo após a publicação da avaliação, qualquer pessoa pode usar as ferramentas de denúncia para solicitar uma investigação à equipe de moderação em caso de suspeita de violação das diretrizes.Mesmo que essas solicitações afetem menos de 1% das avaliações, elas são muito úteis para nos ajudar a garantir a conformidade com as diretrizes. Os proprietários podem denunciar avaliações no Portal do Administrador, que pode ser acessado gratuitamente. Para os viajantes, basta clicar no ícone de bandeira abaixo da avaliação.

Para ler mais sobre os diferentes tipos de avaliações falsas e como elas são identificadas, clique aqui.

Para ver como funciona nosso sistema de rastreamento, clique aqui.

Como o TripAdvisor lida com as avaliações controversas?

Mais de 99% das avaliações do TripAdvisor não são contestadas. No entanto, sabemos que as controvérsias relacionadas a avaliações podem ser um problema sério para os envolvidos. É de extrema importância definir se uma avaliação controversa representa um comentário justo sobre um estabelecimento, e tentamos fazer isso da maneira mais cuidadosa e imparcial possível.

Isso porque as opiniões dos clientes são subjetivas. O que define um atendimento rápido ou demorado; uma comida saborosa ou sem tempero; ou o custo-benefício de um serviço depende das expectativas pessoais do cliente.

Acreditamos que todos os viajantes têm o direito de expressar suas opiniões, sejam elas positivas ou negativas.

Por outro lado, sabemos que pode ser frustrante para proprietários e funcionários receber uma crítica que pareça injusta.

Se um estabelecimento quiser contestar uma avaliação, basta usar as ferramentas de denúncia.As avaliações controversas são analisadas pela equipe de moderação, que verifica se houve violação das diretrizes e se há necessidade de remover determinada avaliação.

Se for concluído que as diretrizes foram atendidas, a avaliação continuará publicada. Em tais circunstâncias, há outras medidas que os estabelecimentos podem tomar para amenizar o impacto das avaliações controversas, como publicar uma resposta com o outro lado da história. De fato, além do direito do cliente de expressar sua opinião, acreditamos também no direito de mostrar o ponto de vista do estabelecimento. Esse recurso é chamado de resposta do administrador.

Veja como os estabelecimentos podem responder a avaliações controversas aqui.

Para saber como o sistema de rastreamento identifica avaliações falsas, assista a este vídeo.

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6 ferramentas gratuitas para o seu restaurante receber mais avaliações

6 ferramentas gratuitas para o seu restaurante receber mais avaliações Um dos principais fatores da reputação online é o recebimento constante de avaliações. Veja por que isso é importante e saiba como incentivar os clientes a avaliar seu estabelecimento no TripAdvisor.

No que diz respeito à gestão da reputação online, é importante pensar em como gerar um fluxo consistente de avaliações sobre o seu restaurante.

Isso porque as pessoas costumam ler diversas avaliações antes de escolher onde comer. Descobrimos que os clientes passam o dobro de tempo em perfis que têm pelo menos 20 avaliações no TripAdvisor. Portanto, o primeiro passo é garantir que seu restaurante tenha um bom número de feedback.

Mesmo depois de já ter muitas avaliações, é importante continuar recebendo outros feedbacks. Para os clientes, uma experiência no restaurante vivida ontem é mais interessante do que algo que aconteceu há seis meses.

Seu objetivo? Estabelecer um fluxo contínuo de avaliações recentes. Os perfis de restaurantes com mais de 40 avaliações feitas há menos de seis meses costumam ter três vezes mais interações com os clientes, seja por meio de consultas ao cardápio, redirecionamentos ao site do estabelecimento ou reservas online.

Veja seis ferramentas gratuitas que você pode usar para incentivar os clientes a fazer mais avaliações:

1. Receba avaliações diretamente no seu site

Use o site do próprio restaurante para informar às pessoas que você está no TripAdvisor, além de incentivá-las a fazer avaliações.

Se você entende de tecnologia (ou conhece alguém que entende), inclua um widget personalizado de coleta de avaliações. Ele permitirá que os clientes façam uma avaliação no TripAdvisor sem sair do seu site. Basta copiar o código personalizado daqui e colar no seu site.

Leia mais sobre widgets e como usá-los aqui.

Para incentivar os clientes a fazer avaliações, mencione no site que você adora receber feedback e inclua um link para o seu perfil no TripAdvisor.

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Como as avaliações ajudam o seu estabelecimento

Como as avaliações ajudam o seu estabelecimento Três motivos pelos quais as avaliações contribuem para o sucesso de um estabelecimento do setor de hospitalidade

Muitos estabelecimentos do setor de turismo e hotelaria cometem o erro de não coletar ativamente as avaliações dos clientes em sites como o TripAdvisor. Talvez eles tenham outras prioridades ou se preocupem com possíveis feedbacks negativos. No entanto, uma pesquisa mostra que esses estabelecimentos podem se beneficiar muito com as avaliações. Veja três motivos que explicam por que as avaliações dos clientes são vitais para o sucesso do estabelecimento:

1. As avaliações influenciam reservas

Um estudo recente da PhoCusWright1 revelou o impacto das avaliações na tomada de decisão dos viajantes:

  • 83% dos participantes informam que as avaliações ajudam a escolher o hotel certo
  • 80% leem de 6 a 12 avaliações antes de fazer uma reserva
  • 53% dos viajantes não fazem reservas sem ler as avaliações

A tendência é parecida para atrações e restaurantes:

  • 68% dos participantes dizem que passam a saber mais sobre atrações com avaliações
  • 64% leem as avaliações para encontrar os melhores restaurantes

Esses resultados demonstram como as avaliações impactam os negócios de todos os estabelecimentos do setor de turismo e hotelaria. Se você não recebe nem compartilha as opiniões recentes com os viajantes, é possível que esteja perdendo público para os concorrentes que fazem isso.

2. Quanto mais avaliações ao longo do tempo, maiores são as pontuações

A pontuação média no TripAdvisor é de 4,12/5.2

Uma

pesquisa acadêmica mostrou que a pontuação das avaliações costuma aumentar com o tempo.Por quê? Os primeiros hóspedes geralmente ficam surpreendidos com as experiências negativas, o que se reflete nas primeiras avaliações. Conforme o estabelecimento recebe mais feedback, a pontuação média tende a aumentar. Os pesquisadores acreditam que isso ocorra porque avaliações adicionais ajudam a moldar as expectativas dos viajantes. Com o tempo, as pontuações alcançam uma média mais precisa.3

O recebimento constante de avaliações leva a uma análise mais precisa do seu estabelecimento, e isso é importante tanto para você quanto para os possíveis clientes. Um número maior de avaliações pode diminuir o impacto de feedbacks negativos. Além disso, usar as avaliações negativas para fazer melhorias faz com que as futuras pontuações continuem aumentando.

3. As avaliações contribuem para a melhoria dos estabelecimentos

Peter O’Sullivan, proprietário do Harington’s Hotel em Bath, na Inglaterra, disse:

“Podemos achar que estamos fazendo um excelente trabalho, mas se os hóspedes não concordam com isso, nada feito. Portanto, o feedback é muito importante para nós, pois podemos melhorar o serviço e a qualidade dos produtos que oferecemos... Nos últimos três ou quatro anos em especial, esse foi o nosso foco. Observamos que o número de visitantes que voltam a fazer reservas também tem aumentado.”

Na verdade, as avaliações são uma maneira gratuita de analisar o sucesso do estabelecimento. Elas destacam o que está indo bem e o que precisa melhorar. As avaliações também revelam o que os clientes esperam e qual a melhor maneira de atender a essas expectativas.

Como receber avaliações

80% dos viajantes afirmam que se baseiam mais nas avaliações mais recentes.

Como o seu estabelecimento pode receber mais avaliações? O TripAdvisor oferece várias ferramentas gratuitas. Use as Avaliações Expressas para solicitar avaliações por e-mails otimizados.É muito melhor usar o recurso do que a sua própria conta de e-mail, pois ele envia lembretes automáticos e oferece um painel detalhado que rastreia o desempenho de cada campanha.  

Para ter acesso a mais ferramentas, faça login no Portal do Administrador e visite a guia Ferramentas gratuitas na parte superior da página. Lá, você encontra widgets e ferramentas de divulgação para o seu site, como adesivos do TripAdvisor e cartões de visita “Faça uma avaliação”. 


  • 1. Estudo independente da PhoCusWright realizado para o TripAdvisor, dezembro de 2013
  • 2. Dados internos do TripAdvisor, janeiro de 2014
  • 3. “Online Customer Reviews of Hotels: As Participation Increases, Better Evaluation Is Obtained”. Cornell Hospitality Quarterly. Março de 2013.
Última atualização: 1 de fevereiro de 2017

Como responder às avaliações dos viajantes no TripAdvisor com as respostas do administrador

Como responder às avaliações dos viajantes no TripAdvisor com as respostas do administrador

Por que é importante escrever respostas do administrador?

Responder às avaliações demonstra claramente, tanto aos clientes que já passaram pelo estabelecimento quanto aos que ainda passarão, que você se interessa pelos feedbacks e que leva o atendimento ao cliente muito a sério.

A quais avaliações devo responder?

Cada estabelecimento deve definir sua própria estratégia para responder às avaliações. Alguns respondem a cada avaliação recebida, enquanto outros priorizam as negativas.

Geralmente, é uma boa ideia responder às avaliações negativas, assim como àquelas em que você pode corrigir uma informação errada ou escrever sobre uma medida tomada para corrigir os problemas mencionados. Outra boa prática é sempre incluir pelo menos uma resposta do administrador entre as dez avaliações recebidas mais recentemente. Com isso, os viajantes não precisarão pesquisar muito no histórico de avaliações do estabelecimento para ver uma resposta.

Como vou saber se recebemos uma nova avaliação?

Inscreva-se para receber notificações por e-mail sempre que uma nova avaliação sobre o seu estabelecimento for publicada. Isso ajuda a monitorar as avaliações à medida que chegarem e a decidir quais você quer responder. Para se inscrever para receber alertas, selecione o menu suspenso ao lado do seu nome de usuário no canto superior direito da página inicial do TripAdvisor e clique em "Assinaturas". Na guia "E-mails para proprietários", ao lado de "Avaliações e dúvidas", verifique se a opção "Inscrito" está selecionada.

Onde respondo no TripAdvisor?

Para responder a uma avaliação, você precisa estar cadastrado no Portal do Administrador gratuito. Solicite o seu estabelecimento em www.tripadvisor.com.br/Owners

Após se cadastrar e confirmar o cadastro, clique em “Sua empresa” (no canto superior direito de qualquer página) para acessar o Portal do Administrador. Depois, siga as etapas a seguir. Se receber e-mails de notificação de avaliação, você também pode clicar no link "Responda às avaliações" do e-mail, em seguida:

  1. Clique na guia “Avaliações” no menu superior e selecione “Responda às avaliações”.
  2. Escolha a avaliação à qual você quer responder clicando nela, na barra lateral à esquerda. É possível filtrar as avaliações por data, título, pontuação por círculos, idioma e status da resposta.
  3. Escreva ou copie a resposta na caixa em branco. Não há limite de caracteres, mas seja conciso. Ninguém está disposto a ler algo muito longo!
  4. Clique em enviar.

Antes de fazer um rascunho da resposta, leia nossas Diretrizes de resposta do administrador. Para ser publicada, a resposta precisa cumprir essas diretrizes.

Como respondo a avaliações positivas?

Agradeça ao colaborador por compartilhar a experiência. Evite usar a mesma resposta padrão para todas as situações, pois ela poderá soar repetitiva e artificial. Mencione os comentários positivos dos colaboradores sobre o seu estabelecimento para personalizar a resposta e reafirmar os elogios para os possíveis visitantes.

Como devo responder a uma avaliação negativa?

Responda rapidamente

Uma resposta imediata mostra aos possíveis clientes que você leva o atendimento ao cliente a sério. Além disso, acrescenta o seu ponto de vista sobre a situação mencionada na avaliação original. Assim, os futuros clientes ouvem a sua versão da história o mais rápido possível.

Seja educado e profissional

Ao responder, lembre-se de que a resposta do administrador será vista não apenas pelo colaborador, mas também pelos possíveis clientes que estão pensando em reservar ou visitar o restaurante ou atração. Portanto, se você não concordar com o colaborador ou achar que ele está sendo injusto, dê a sua versão dos fatos de maneira educada e imparcial. Você não vai querer repelir os possíveis visitantes com uma resposta do administrador agressiva ou defensiva.

Agradeça ao autor da avaliação

Agradeça ao viajante pela preferência e por fazer a avaliação. Demonstre que todo feedback é importante para você, seja ele bom ou ruim. Além disso, se possível, peça desculpas sinceras por qualquer inconveniente.

Aborde problemas específicos

Se uma reclamação específica for citada na avaliação, explique o que foi feito para corrigir o problema. Assim, você reafirma aos clientes em potencial que o caso foi resolvido.

Destaque o lado positivo

Destaque os comentários positivos dos colaboradores. Você pode até mesmo aproveitar a oportunidade para mencionar serviços relacionados ou upgrades planejados que gostaria de divulgar para os possíveis visitantes.

Precisa de mais ajuda para responder a avaliações negativas? Leia mais aqui

Posso editar minha resposta do administrador?

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Dicas

  • Na página “Escrever uma resposta do administrador”, clique no título da avaliação à qual você está respondendo para abri-la. Assim, você poderá se lembrar da avaliação e responder a cada ponto específico mencionado.
  • Primeiro, escreva a resposta em um editor de texto para passar o corretor ortográfico e editá-la até você gostar do resultado final. Depois, recorte e cole a sua resposta no formulário da resposta do administrador.
  • Não se esqueça de que as respostas do administrador são encontradas pelos mecanismos de busca. Se algo negativo aparecer na avaliação, evite mencioná-lo na resposta.
  • Se você precisar de mais informações sobre um cliente ou quiser sugerir que ele entre em contato com você, é possível incluir o seu próprio endereço de e-mail na resposta. Apenas lembre-se de que todos os usuários do TripAdvisor poderão ver a resposta.
  • O seu nome de usuário aparecerá na resposta do administrador, a menos que você tenha colocado o seu nome verdadeiro no perfil. Se você não quiser que o seu nome verdadeiro apareça, remova-o do perfil antes de publicar a resposta. (Observação: só é possível alterar o nome de exibição uma vez, e ele não será alterado nas respostas já publicadas.)
  • Se você tiver denunciado uma avaliação, ainda vale a pena escrever uma resposta do administrador para ela. Assim, você pode compartilhar a sua versão da história com os clientes em potencial enquanto a denúncia é avaliada. Se a avaliação for removida, a resposta do administrador também será excluída.
Última atualização: 8 de setembro de 2014

Oito motivos para você solicitar avaliações de todos os clientes

Oito motivos para você solicitar avaliações de todos os clientes No momento do check-out, muitos estabelecimentos pedem aos clientes uma avaliação no TripAdvisor para que os viajantes possam ver feedbacks recentes na hora de fazer uma reserva. O que diferencia os estabelecimentos que fazem isso muito bem daqueles que não fazem? A quem eles pedem.

Os estabelecimentos que pedem apenas o feedback dos clientes que tiveram uma ótima experiência não trazem benefícios nem ao próprio estabelecimento nem aos futuros clientes. Você se lembra da rainha má da Branca de Neve?  Todos os dias, ela perguntava ao espelho mágico se existia mulher mais bela do que ela e só ficava satisfeita quando ouvia a resposta que desejava.  No final, a resistência dela a ouvir a verdade não acabou bem.  Veja a seguir mais 8 motivos que explicam por que solicitar avaliações aos clientes beneficia você: 

1. Não tente adivinhar o que as pessoas vão dizer.

Talvez você ache que um cliente teve uma ótima experiência no seu estabelecimento ou o contrário, mas nunca se sabe o que ele pode escrever na avaliação.  Dê aos clientes a oportunidade de surpreender você. 

2. Avaliações equilibradas geram expectativas reais.

Tem medo de que o casal que comentou sobre o quarto pequeno mencione isso na avaliação?  Se os quartos forem realmente pequenos, isso não é ruim.  Os clientes que estão considerando o seu estabelecimento precisam saber o que esperar, incluindo os pontos fracos.  Se eles chegarem ao seu estabelecimento com expectativas realísticas, é mais provável que saiam satisfeitos.  

3. Quando todas as avaliações são excelentes, fica difícil de acreditar.

Nada é perfeito, e os viajantes sabem disso como qualquer outra pessoa.  Receber apenas avaliações excelentes pode levantar suspeitas.  Opiniões diferentes aumentam a credibilidade.

4. Os viajantes se concentram nos comentários positivos. 

Quando o feedback é bastante negativo, eles não prestam muita atenção.  Em uma pesquisa da PhoCusWright de 2013, 66% dos participantes disseram que ignoram os comentários exagerados ao ler as avaliações. 

5. Assuma a responsabilidade.

Se percebeu que alguém estava insatisfeito no seu estabelecimento, você realmente não fez nada a respeito?  Se você resolver um problema do cliente, ele provavelmente falará sobre isso na avaliação. E, se mesmo depois disso o cliente for injusto, tenha certeza de que as pessoas também ficarão sabendo. 

6. Você só pode melhorar se souber o que todos os clientes pensam.

Se houver um problema verdadeiro no seu estabelecimento, você precisa conhecê-lo.  Só é possível melhorar se você souber o que todos os clientes pensam. E, se o feedback for negativo, escreva uma resposta do administrador e fale para todo mundo o que você está fazendo a respeito. 

7. Demonstre confiança no seu estabelecimento. 

Convidar todos os clientes a fazer uma avaliação mostra que você está confiante de que o seu estabelecimento oferece a melhor experiência possível.  Se não estiver seguro, você tem mais um motivo para buscar o máximo de feedback possível e descobrir o que precisa ser corrigido. 

8. A honestidade é a melhor política.

Não é muito honesto procurar receber só feedbacks positivos. O TripAdvisor oferece uma plataforma para todos os viajantes compartilharem todas as suas opiniões, não apenas aquelas que você quer receber.  E pedir o feedback de todos garante a sua conformidade com a nossa política de fraudes. 

Em resumo: hoteleiros bem-sucedidos recebem de maneira positiva os feedbacks e aproveitam todos eles, seja para fazer propaganda do estabelecimento ou para aprimorá-lo.  Peça avaliações dos clientes e aceite todas as opiniões. No final, quem ganha é o seu estabelecimento.   

Última atualização: 22 de setembro de 2014

Como um grupo de hotéis europeu usa o marketing de conteúdo para alcançar viajantes

Como um grupo de hotéis europeu usa o marketing de conteúdo para alcançar viajantes A rede 25hours Hotels aumenta a exposição e o reconhecimento da marca com o TripAdvisor, e com isso gera mais receita. O 25hours Hotels é um grupo formado por 13 estabelecimentos localizados na França, na Alemanha e em outros países da Europa. Veja como Alexander Schuster, chefe de tecnologias digitais, influencia os viajantes a reservar os hotéis da rede usando o marketing de conteúdo e o TripAdvisor.

Marketing de conteúdo como foco

Para criar vínculos entre os clientes e a marca 25hours, Alexander usa o marketing de conteúdo. “Decidimos ter o marketing de conteúdo como foco, em vez de só contar com pacotes, promoções e descontos. Assim, é possível mostrar que a experiência dos hóspedes nos nossos hotéis vai além da estadia. Ela é uma aventura divertida, relaxante e imersiva, criada para incorporar o espírito da cidade e do bairro em que os nossos hotéis estão”, conta ele. “Os vídeos e fotos fortalecem nossa marca. Já os blogs de cada hotel oferecem conhecimento local específico.”

Como alcançar viajantes durante o processo de reserva usando o TripAdvisor

Alexander oferece informações relevantes às pessoas enquanto elas pesquisam um lugar para ficar no TripAdvisor, que é um canal de marketing importante. “O processo de reserva tem muitos pontos de contato. Precisamos alcançar os viajantes na hora certa e nos canais corretos. Portanto, ampliamos nosso conteúdo no TripAdvisor, Google, redes sociais e outros canais de marketing para chamar a atenção das pessoas e fornecer informações atraentes e consistentes”, explica ele. “Usamos o TripAdvisor para aumentar nossa exposição, destacar a marca 25hours e receber mais reservas diretas.”

Com o TripAdvisor, Alexander complementa sua estratégia de conteúdo ao destacar as avaliações recebidas e responder ao feedback.“As pessoas conferem as avaliações, o que torna o TripAdvisor uma parte importante do processo de reserva. Além de apresentar nosso ponto de vista, responder a essas avaliações mostra como valorizamos os hóspedes e nos sentimos responsáveis por eles”, afirma Alexander.

Mais receita com o Pacote Premium

Para atrair viajantes, Alexander coloca seu conteúdo em destaque e aprimora os perfis da rede 25hours Hotels no TripAdvisor com o Pacote Premium.“Conquistamos os viajantes que estão no processo de reserva tanto na busca do TripAdvisor quanto no nosso perfil, quando eles estão considerando nossos estabelecimentos e preços”, conta ele. “Podemos testar e otimizar diferentes recursos do Pacote Premium. Por exemplo, publicamos as fotos preferidas e de capa que melhor representam nossos hotéis. Depois, conferimos a taxa de interação com as imagens no relatório analítico para ver o que funciona melhor para atrair ainda mais viajantes.”

Alexander também usa o Pacote Premium para se conectar diretamente com os viajantes. “Com os dados de contato, incluímos os canais de comunicação certos no TripAdvisor, como site, telefone e e-mail. Podemos direcionar os viajantes ao nosso site para que eles façam reservas diretas. Como é fácil entrar em contato conosco, não os perdemos para as agências de viagens online”, conta Alexander. “Outra estratégia para receber reservas diretas são as ofertas especiais, que oferecem uma tarifa diferenciada e mais baixa que pode ser resgatada no nosso site.”

Alexander comenta que todos os estabelecimentos do grupo usam o Pacote Premium porque o recurso aumenta os negócios e fortalece a marca 25hours. “O Pacote Premium tem muitos benefícios. Ele traz retorno sobre o investimento em propaganda, além de gerar mais receita para todos os estabelecimentos”, observa ele.

Maior exposição com os anúncios patrocinados

Para maximizar o alcance e direcionar mais pessoas aos perfis da rede 25hours, Schuster decidiu experimentar os anúncios patrocinados. “Depender das pesquisas para que os viajantes encontrem nossos estabelecimentos não é eficaz. Com os anúncios patrocinados, aumentamos nossa exposição aos viajantes que já estão no processo de reserva, principalmente quando pesquisam uma cidade específica, mas não consideram uma marca em particular”, disse ele. “Testamos os anúncios patrocinados em cinco estabelecimentos. Eles receberam, em média, mais de 100 mil visualizações em dois meses. Isso significa que eles foram vistos 100 mil vezes mais do que seriam sem esse recurso.”

Com os anúncios patrocinados, Alexander também garantiu mais reservas diretas. “Além da maior exposição, os anúncios patrocinados geram leads. Assim, mais viajantes fazem reservas nos nossos hotéis. Em média, o direcionamento de reservas aumentou em 20%. O número de visitas às páginas dos nossos cinco estabelecimentos no TripAdvisor também aumentou”, disse ele.

Depois de comprovar os benefícios dos anúncios patrocinados, Alexander acredita que eles são um investimento válido. “Os anúncios patrocinados são importantes porque nos permitem aumentar o reconhecimento da marca 25hours em vários pontos de contato durante o processo de reserva dos clientes. Cada clique representa a interação e o interesse dos viajantes. Se eles veem o anúncio, é muito provável que também voltem mais tarde com muita intenção de reservar conosco”, explica ele.

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Como Miramar recebe mais de 150 clientes por noite com o TripAdvisor

Como Miramar recebe mais de 150 clientes por noite com o TripAdvisor Localizado na orla de Maiorca, na Espanha, o Restaurant Miramar atende mais de 150 clientes por noite durante o verão. Confira como os Anúncios do TripAdvisor e o TripAdvisor Premium são usados para fortalecer a marca e atrair movimento durante o ano inteiro.

Boas-vindas ao Restaurant Miramar, em Maiorca

Localizado sob palmeiras à beira-mar, o estabelecimento oferece mais do que uma comida excelente. Ao jantar no Restaurant Miramar, você pode degustar um vinho enquanto observa o sol se pondo lentamente no Port d'Alcudia.

Localizado no Paseo Marítimo, o Restaurant Miramar serve uma culinária mediterrânea deliciosa e autêntica a moradores da região e viajantes do mundo todo. Com gestão familiar, o local está aberto desde 1871.

O restaurante tem mais de 600 avaliações, uma pontuação média de 4,5 de 5 círculos e um Certificado de Excelência do TripAdvisor. Na alta temporada, a empresa conta com 30 funcionários que oferecem um serviço impecável a mais de 150 clientes todas as noites. Durante o resto do ano, o restaurante se concentra no almoço e nos fins semana.

O desafio: destacar-se da concorrência

Maiorca é um dos destinos de verão mais badalados na Europa, não só para pessoas de outros países, mas também para turistas espanhóis. “Nosso maior desafio é fazer as pessoas conhecerem o restaurante e saberem o que nos diferencia dos outros estabelecimentos da região”, explica Jaime Solé, gerente geral do Miramar. “Queremos obter destaque em Alcúdia por meio de uma comida de alta qualidade e o melhor serviço aos clientes.”

No entanto, com centenas de opções de restaurantes, como fazer isso?

Miramar se concentra em fortalecer a marca para se diferenciar da concorrência. “Para alcançar essa meta, temos o compromisso de usar o TripAdvisor e o TheFork diariamente. Já usamos esses dois portais há três anos.”

Como o restaurante usa o TripAdvisor

“O esforço que fizemos para divulgar nosso restaurante foi importante”, conta Solé. “Ativamos as reservas online e destacamos as avaliações que achamos mais interessante. Com as ferramentas do TripAdvisor Premium e as campanhas de anúncios, é fácil fazer isso.

O TripAdvisor Premium ajuda o Miramar a gerenciar a marca e apresentar o estabelecimento da melhor forma possível. Com o Storyboard, é possível causar uma ótima primeira impressão nas pessoas que acessam a página do restaurante no TripAdvisor. “O carrossel de imagens é muito interessante e chamativo”, explica diz Jaime Solé. “Poder destacar nossa avaliação favorita é uma ferramenta que nos ajuda a divulgar o ótimo feedback dos clientes. Podemos escolher um comentário que realmente reflete nosso cardápio e serviço.”

Os Anúncios do TripAdvisor são um ótimo complemento ao perfil do estabelecimento, permitindo que Miramar atraia pessoas do mundo todo. “Os Anúncios do TripAdvisor nos permitem estar em uma posição de destaque”, afirma Solé. “Como resultado do uso desse recurso, conseguimos alcançar pessoas em novos mercados, que anteriormente poderiam nunca encontrar nosso restaurante.”

Os resultados

“Essas duas ferramentas para melhorar nossa divulgação online aumentaram as visitas ao restaurante. Para nós, esse é o melhor benefício.”...

História de sucesso: hotel em Jaipur usa o TripAdvisor para impulsionar o marketing de atração

História de sucesso: hotel em Jaipur usa o TripAdvisor para impulsionar o marketing de atração Saiba como o Royal Heritage Haveli atrai viajantes com os anúncios patrocinados e recebe reservas com o Pacote Premium. O Royal Heritage Haveli é um hotel-butique de gestão familiar. Esse pequeno estabelecimento em Jaipur, na Índia, já ganhou o prêmio Travellers’ Choice diversas vezes. Veja como Shambhavi Singh, diretora do Haveli, usa o TripAdvisor como parte fundamental da sua estratégia de marketing de atração. Desafio: aproveitar a alta temporada ao máximo

Singh se empenha para receber o maior número de reservas possível durante a alta temporada. “Nossa época de maior movimento é curta. Portanto, temos que aproveitá-la ao máximo. Jaipur é muito quente. É difícil ocupar os quartos na baixa temporada”, afirma Singh.

Muitas outras acomodações na região adotam uma estratégia parecida. “É um desafio se destacar da concorrência em Jaipur. Somos uma empresa pequena. Na alta temporada, disputamos o número limitado de viajantes na cidade com hotéis renomados. Portanto, precisamos nos diferenciar dos estabelecimentos semelhantes ao nosso”, explica ela.

Solução: usar o TripAdvisor para impulsionar o marketing de atração “Para vencer esse desafio, uso estratégias de marketing para atrair viajantes, direcionar acessos, conquistar reservas e encantar os hóspedes. O TripAdvisor é essencial para isso”, revela Singh. “O marketing de atração promove o reconhecimento da marca entre os viajantes, além de dar credibilidade ao Haveli.”...

Como um novo hotel em Lisboa está fazendo sucesso no TripAdvisor

Como um novo hotel em Lisboa está fazendo sucesso no TripAdvisor Corpo Santo conquistou uma ótima reputação online e aumentou esse sucesso com o Pacote Premium e os anúncios patrocinados do TripAdvisor. Inaugurado em 2017, o Corpo Santo Hotel é um estabelecimento histórico independente que alcançou rapidamente uma das melhores classificações em Lisboa. Conversamos com Pedro Pinto, gerente geral, para saber suas estratégias para alcançar o sucesso. Como conquistar uma ótima reputação online

Tudo começa com um serviço de qualidade. Para oferecer isso, Pedro investiu na equipe do hotel e em melhorias constantes: “Nossa estratégia é oferecer um serviço excepcional e encantar os hóspedes com novidades. Ter uma equipe excelente é fundamental. Por isso, temos o cuidado de escolher bem quem contratamos e de passar os feedbacks recebidos”, disse Pedro.

Depois, ele incentiva os hóspedes a compartilhar suas experiências com outros viajantes no TripAdvisor. “Em vez de nos preocuparmos com os concorrentes, trabalhamos para superar a nós mesmos. Sempre nos concentramos no serviço oferecido e nas avaliações recebidas. Não basta proporcionar uma experiência de qualidade, é preciso também se comprometer a usar o TripAdvisor para promover o Corpo Santo”, afirmou ele.

Com o empenho de criar uma reputação online para o hotel por meio das avaliações no TripAdvisor, Pedro conseguiu atrair hóspedes. E ele mantém esse ciclo ao receber novas avaliações. “Incentivamos os hóspedes a deixar feedback com as Avaliações Expressas”, disse Pedro. “Como os hóspedes adoram nosso hotel, querem compartilhar suas experiências. Em vários casos, foi a primeira vez que avaliaram um estabelecimento. As pessoas que leem essas avaliações chegam entusiasmadas para se hospedar em nosso hotel. Depois, se sentem inspiradas para nos avaliar após a estadia.”

Pedro também usa as respostas do administrador para causar uma boa impressão nos hóspedes antigos e influenciar outras pessoas a escolher seu hotel. “Receber avaliações não garante o sucesso. Deixamos respostas personalizadas e agradecemos aos hóspedes”, contou Pedro. “Também mostramos como adotamos as sugestões para melhorar o hotel. Por exemplo, substituímos as janelas que deixavam muito ruído entrar. Depois, entramos em contato com todos os hóspedes que tinham mencionado esse problema para informá-los das melhorias feitas por causa do feedback deles.”

Como maximizar o sucesso com o Pacote Premium e os anúncios patrocinados

“Com todas as tarefas de gestão da reputação, estamos subindo no ranking de popularidade de Lisboa. Vimos nos dados analíticos que 40% dos nossos acessos vinham do TripAdvisor. Queríamos aumentar os acessos e receber mais hóspedes. Por isso, adquirimos o Pacote Premium e os anúncios patrocinados”, explicou Pedro.

O Pacote Premium e os anúncios patrocinados ajudam a ampliar a presença de Corpo Santo no TripAdvisor. E os resultados superaram as expectativas dele. “É como ganhar na loteria. Os acessos ao nosso site aumentaram em 500% com os dois produtos. Os anúncios patrocinados ampliaram nosso alcance. Tivemos quase 69 mil visualizações em 6 meses de campanha, e recebemos mais cliques que direcionam ao perfil do estabelecimento”, declarou Pedro. “Graças ao Pacote Premium, nossas reservas diretas aumentaram. Além disso, estamos atingindo uma taxa de ocupação de 90%.

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Como este restaurante em Seattle aumentou sua receita em 30% com o TripAdvisor

Como este restaurante em Seattle aumentou sua receita em 30% com o TripAdvisor Nue, um restaurante em Seattle, alcançou recentemente a primeira posição no ranking de popularidade do TripAdvisor. Descubra como e confira o papel do TripAdvisor em aumentar os acessos que geram reservas e lucros em 30%.

Boas-vindas a Nue, em Seattle

Passar pelas portas de Nue levará você imediatamente para outro continente. Para qual? Depende do cardápio do dia.

Unidos pela paixão por viagens e culinária, os coproprietários Uyen Nguyen e Chris Cvetkowich servem pratos únicos e fascinantes que dificilmente encontraremos em outro lugar dos Estados Unidos.

“Um dos pontos principais da nossa paixão é que, sempre que viajamos, vemos muita diversidade gastronômica. Aqui, no entanto, sempre vemos o mesmo prato”, explica Nguyen. “A analogia que eu faria é que, nos Estados Unidos, encontramos “lobster roll” ao viajar para a Nova Inglaterra e sopa de moluscos em São Francisco. No entanto, quando procuramos a culinária típica desse país no exterior, encontramos somente hambúrgueres e batatas fritas. Por que outros pratos não são servidos? Queremos apresentar as pessoas a novas comidas.”

Com essa abordagem, eles apresentam pratos tradicionais do mundo todo aos moradores de Seattle, como “Bunny Chow”, típico da África do Sul, e “Mămăligă”, da Romênia. O objetivo? Atrair pessoas curiosas por gastronomia como eles próprios, além de moradores das comunidades de imigrantes da região com saudade dos sabores de casa. “Quando servimos “Mămăligă”, conhecemos a comunidade romena de Seattle”, contou Nguyen. “Um cliente trouxe a mãe de Vancouver para experimentar esse prato, porque se sentiram honrados por servirmos a culinária típica do país deles.”

É aí que entra o TripAdvisor. “É a minha primeira escolha de plataforma de avaliações porque me permite valorizar os clientes que estão em busca de conhecer culturas diferentes”, explica Nguyen. “Quando viajo para outros países, uso o TripAdvisor. Escolhi me concentrar nessa plataforma porque queria atrair os viajantes, visto que todo o nosso conceito foi criado pensando neles.”

O desafio: abrir um restaurante do zero

Abrir um restaurante é sempre um desafio, e não foi diferente para esse casal. “No início, tivemos que nos esforçar para conquistar cada cliente que entrou pela porta”, declarou Nguyen.

Parte desse esforço foi destinado a gerenciar a reputação online de Nue, como carregar fotos da gerência, responder a avaliações e atualizar o horário de funcionamento. “Quando começamos a responder a tudo que o TripAdvisor nos pedia para preencher, notamos um grande aumento na interação de nossos clientes por meio de cliques na nossa página”, contou Nguyen.

Gerenciar o perfil do restaurante também ajudou a motivar mais avaliações dos clientes. Nguyen declarou: “Percebi que, ao carregar fotos melhores, começamos a receber muito mais avaliações.”

Resultados

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