Publicada 25 de março de 2012

Estivemos hospedados no Gran Bahia Principe Cobá em Julho 2011. Foi a 3ª vez na Riviera Maya e foi até à data o resort que menos gostei (em anos anteriores fiquei hospedada no complexo Iberostar em Playa del Carmen e no Catalonia Playa Maroma, que aconselho vivamente tanto pela qualidade das praia quanto dos serviços).
O resort é enorme e aconselho a andarem com o mapa na mão nos primeiros dias. As instalações do Cobá são as que ficam mais afastadas da praia mas é também o mais recente e que tem menos confusão no buffet e na zona das piscinas. Para chegar até à praia a pé são cerca de 10-15 minutos mas o hotel tem pequenas paragens espalhadas por toda a propriedade com carrinhos de transporte para os hóspedes e que passam com grande frequência. O hotel fica implantado numa reserva natural com mangues e existem bastantes insectos pelo que aconselho vivamente a levarem repelente (também podem comprar no hotel mas é mais caro). Os jardins do hotel estão sempre muito bem cuidados e todo o resort está sempre limpo.
Quartos: Espaçosos e limpos diariamente.
Buffet e restaurantes: Muita escolha de restaurantes a la carte (precisam de efetuar reserva antecipadamente), vários buffets e bares de praia mas a comida é bastante repetitiva.
Praia: Foi de longe a pior praia da Riviera Maya onde estive. A extensão de praia é enorme mas muito rochosa devido à barreira de coral que se encontra mesmo em frente ao hotel, especialmente do lado do Tulum. As praias do Cobá e do Akumal são relativamente pequenas mas o mar é muito calmo e andam sempre muitos peixinhos do coral por perto. Se quiserem sombra e espreguiçadeiras na praia é melhor ir bem cedinho para marcar lugar. Podem ir buscar o equipamento de snorkel ao centro de mergulho (gratuito 1h por dia). Devido à proximidade aconselho a fazer snorkel com as tartarugas em Akumal. Nós compramos no centro de mergulho do hotel, levam-nos de barco até lá (10 minutos), e é sem dúvida uma experiência única. Vimos imensas tartarugas, mantas-raia, barracudas e peixes coloridos na zona de coral.
A Riviera Maya é dos meus destinos de férias preferidos, ao qual adoro regressar. A beleza das praias, o povo acolhedor e caloroso, a cultura maya, as reservas naturais, etc. fazem deste um destino de sonho. Contudo, pelas razões enunciadas não voltaria a escolher este resort.

• Hospedou-se em agosto de 2011, viajou a dois
Publicada 16 de março de 2012

Estivemos neste hotel em Março de 2011, muito boas condições, limpeza excelente.
Um problema do Resort é ser demasiado grande, para irmos para a praia ou andavamos 10 min a pé ou apanhavamos um boleia num pequeno transporte que o hotel dispõe a circular.
A praia do hotel é fraca, os Mexicanos não das pessoas mais simpaticas, sendo que isso mudava se a gorjeta existisse.
As instalações do hotel são muito boas,a comida é boa ta,bem tornando-se um pouco repetitiva mas não muito, os espetaculos de animação noturna são razoáveis.
Nunca tivemos problemas em arranjar lugar na piscina (existem varias).

Resumindo um excelente hotel com muito boas condições que se tivesse uma praia melhor seria perfeito.

• Hospedou-se em abril de 2011, viajou a dois
Publicada 16 de março de 2012

O complexo dos 4 hotéis é muito bom!
A localização, equipamentos, simpática, vale a pena conhecer e aproveitar ao máximo! :)
Aspectos positivos:
O resort fica entre a Praia Del Carmen e Tulum, a meia distância para Norte fica Xcaret. Um conselho aproveitem o fantástico sistema de “colectivos” que eles têm e vão até Tulum e à Praia Del Carmen. Os colectivos são carrinhas que transportam as pessoas entre Tulum e a Praia Del Carmen pelo menos. Levem pesos para pagar porque com o câmbio para USD perdem dinheiro. Não fica mais barato as excursões na Praia Del Carmen aos parques e ruínas. Informem-se no vosso operador e nas agências do hotel. Fica bem mais caro comprarem na net
• Pessoal
Os mexicanos são muito muito simpáticos para além de educados e trabalhadores.
• Espaço
Principalmente o Coba está rodeado de árvores e mato onde constantemente se vê animais e muitos pássaros mesmo ao nosso lado.
• Restaurantes
O restaurante principal é muito bom. Todo o tipo de comida e para todos os gostos. Nos restaurantes com marcação apenas fomos ao El Pescador que é muito bom, peixe e marisco. E ao Mikado, este vale a pena se ficarem nas mesas de grupo. Onde podem ver o chef a cozinhar mesmo para nós. O restaurante está bem decorado mas a comida não é nada extraordinário. Em Lisboa há restaurantes japoneses bem melhores! O gourmet parece que é muito bom também.
• Praia
A água é quente e existem peixes de espécies diferentes que se podem observar até a olho nu.
Aspectos negativos:
• Cadeira junto à piscina depois das 8h a.m. é impossível de arranjar. É mesmo impressionante deve haver pessoas que se levantam de madrugada para marcar as cadeiras e voltam para o quarto! :)
• Os quartos tiram a dimensão não são de 5*…equipamento muito antigo, humidade, acabamentos muito rudimentares…E algo importante a saber, os quartos a norte do Coba estão colados à autoestrada. Muito barulho mesmo todo o dia. Se ficarem num desses quartos e não gostarem refilem para eles vos trocarem o quarto.
• Os bares da praia e da piscina fecham demasiado cedo…18h estão tudo mais do que encerrado.

Publicada 16 de março de 2012

O complexo dos 4 hotéis é excelente ao nível do espaço, localização, áreas verdes e restaurantes.
Aspectos positivos:
- Pessoal
Os mexicanos são um povo super simpático, atenciosos, educados e muito profissionais.
- Localização
Perto de Xcaret e outros parques naturais, perto da estação arqueológica de Tulum e da Praia Del Carmen. Uma dica usem os "colectivos", carrinhas que fazem o transporte de passageiros entre a Praia Del Carmen e Tulum. Muito mais barato do que os táxis. Usem pesos no pagamento pois dólares vão perder $ no cambio!
- Espaço
Muita vegetação, animais por todo o lado.
- Restaurantes
Pode-se ir aos restaurantes temáticos de qualquer dos hotéis do complexo. Fomos ao El Pecador (peixe e marisco), muito bom e ao Mikado o restaurante japonês. Este ultimo tem um espaço muito bem decorado e é interessante ficar nas mesas em grupo. Ver o cozinheiro fazer a comida. Ficar numa mesa normal resume-se a um restaurante japonês em que a comida não é nada de especial! Aqui em Lisboa encontra-se comida japonesa de mais qualidade. O bufete do Coba é muito bom, muita variedade e comida para todos os gostos e de todos os tipos.
- Praia
Agua bastante quente, muitos peixes, levem ou arranjem óculos de mergulho!
Aspectos negativos:
- Piscina
Impossível arranjar cadeiras depois das 8h a.m. Acho que há pessoas que se levantam só para marcar lugar e voltam para o quarto....Na praia cadeiras à sombra é idêntico o cenário...
- Quartos
Em área são quartos de 5* mas só isso...Equipamento muito antigo, alguma humidade e acabamentos bastante rudimentares
- Edifícios na zona norte do Coba tenham cuidado...ficam nas traseiras da Autoestrada, muito barulhentos mesmo...se ficarem num desses quartos reclamem. Se eles tiverem vagas arranjam outro quarto.

Publicada 14 de março de 2012

Gostei do Hotel, no geral é agradável, tem bons animadores, os profissionais são muito simpáticos e atenciosos, sempre com um sorriso. A piscina é boa, a praia também, os quartos são bastante espaçosos e limpos, embora cheirem um pouquinho a humidade. A comida é boa e variada, embora bastante condimentada e pesada no global, o que também é de esperar no México. Passam realmente uns transportes que facilitam bastante as deslocações dentro do Hotel que é enorme, bem como para a praia. O que saliento como menos positivo é a confusão, o grande número de pessoas na piscina, na praia, nos buffets e a ausência de espreguiçadeiras logo pela manhã, ou porque estão ocupadas realmente, ou porque estão reservadas com toalhas. Parece-me um Hotel excelente para diversão, menos bom para sossego e romantismo.