“ESPECIAL RECIFFE COFFEE: Zoco Cafés e Delícias”
Avaliação sobre Zoco Cafés e Delícias

Zoco Cafés e Delícias
18 de 841 Restaurantes em Olinda
Descrição: Um café aconchegante com clima de jardim cheio de charme e delícias.
Descrição: Um café aconchegante com clima de jardim cheio de charme e delícias.
Publicada 6 de agosto de 2018

Introdução (avaliação a partir do quarto parágrafo):

Decidimos fazer um especial Recife Coffee para compartilhar nossa experiência trazer esse feedback, tanto para que os cafés, quanto para outros viajantes. Antes de mais nada, importante falar que o Recife Coffee é um circuito que ocorre anualmente e reúne os melhores profissionais da área. Durante um mês, cafeterias intimistas e afetivas, distantes das grandes redes, oferecem um menu de seu baristas, trazendo harmonização e popularizando os cafés especiais e os diferentes métodos de preparo.

Nossa pontuação, seguiu os seguintes critérios, especialmente para esse festival: 1 estrela para o espaço físico, 1 estrela para o atendimento, 2 estrelas para cada um dos elementos da sugestão do barista (salgado, doce e café), e, 1 estrela para a harmonização.

Também fazemos considerações sobre alguma outra coisa que tenhamos consumido ou outro elemento importante, mas não será considerado para a nossa nota desse especial. Espero que curtam e ajude no aprimoramento das cafeterias e para as escolhas do público.

----

Zoco Cafés e Delícias (16/05)

O Zoco é uma delícia e foi nossa oitava parada no festival. Desde já, recomendo que pare de fazer o que estiver fazendo (assim que terminar de ler o que escrevo) e corra para o Zoco.

Com atendimento de primeira qualidade e cumprindo todos os requisitos do Festival Recife Coffee, inclusive com direito da barista vir à mesa conversar sobre sua sugestão, o Zoco optou por café filtrado, salgado saboroso e de média complexidade, além de uma sobremesa com tons peculiares, que dialogam profundamente com a língua.

O método Koar, pernambucano, foi a opção feita pelo Zoco na hora de oferecer um bom café filtrado. Um bolinho de chocolate com calda de caramelo e flor de sal fazia coro e contraste intermitentemente quando degustado dá lugar à sobremesa.

Se podemos fazer uma crítica, ela seria feita contra a boa ideia da harmonização. Trata-se do caso do bom que é ruim. Apesar de o café ser extraordinariamente tirado e que a ideia da sobremesa ser maravilhosa, tanto que seu sabor remete quem degusta a várias sensações gustativas, há um equívoco sensível na mistura do café com o bolo. Pode-se tratar de um preciosismo de minha parte, mas a crítica é precisa e atenciosa exatamente por todos os elogios que tenho ao Zoco. As sensações da sobremesa encobrem completamente a característica mais marcante do método escolhido para o café que foi o Koar. A capacidade de se extrair notas maravilhosamente doces do grão se torna inócua com a sobremesa. O que ocorre sem qualquer retribuição do café à sensação do consumo da sobremesa.

O salgado, por sua vez, brinca com a sensação de doce e salgado também. Em clara homenagem à culinária pernambucana, um pão sírio recheado de charque puxada na manteiga com melaço, além de queijo manteiga maçaricado compõem o top 3 dos salgados do festival.

O Zoco fica localizado em Olinda e vale a visita não importa de onde você venha. O ambiente aconchegante garante o conforto enquanto você experimenta a excelente cozinha slow food da casa.

Nossa pontuação
Espaço: 09
Atendimento: 10
Sugestão: 18 (5+5+5+3)
Harmonização 08
Síntese: 45 (5 Estrelas)

Obs.: as notas do TripAdvisor para este especial levaram em consideração, com bastante peso, objetivos do Recife Coffee. Em outras circunstâncias e oportunidades, levando em consideração critérios tradicionais de aferição, poder-se-ia chegar a valores distintos, para mais ou para menos.
Obs.2: as avaliações são feitas a partir de nossa observação e experiência em um dia específico, devendo considerar eventualidades quanto ao preparo do alimento e à gestão no dia específico, tanto para o bem quanto para o mal.

Publicada 19 de maio de 2018 via dispositivo móvel

Lugar intimista muito aconchegante apesar de pequeno sugestão do ba Rita para o tecife coff week deliciosa !!! Provamos tbm o sanduíche elba maravilhaaaa ! Bom atendimento ! Voltarei com certeza !

Publicada 28 de fevereiro de 2018

O espaço é beeem escondido, mas vale a pena pra quem curte um espaço tranquilo e com boas opções de cafés e lanches.
Provamos o sanduíche Lenine (umas das especialidades da casa): com charque desfiada, mussarela maçaricada, toque de canela e molho de laranja. Delicioso.
Comemos também o caldo de macaxeira com cerne de sol, maravilhoso.
Os cafés são fora de série, assim como as sodas italianas.
É um dos melhores cafés de Olinda.
O atendimento é excepcional.

Publicada 10 de janeiro de 2018 via dispositivo móvel

Fomos muito bem recebidos, gostei bastante. Voltarei sempre para provar todos os pratos!!
Sanduíches excelentes! O bolo de banana com calda de chocolate e nota 1000!

Obrigado, Cleonice Franci... O
Publicada 4 de janeiro de 2018 via dispositivo móvel

A decoração, o atendimento e os pratos são excelentes! O espaço é muito aconchegante, sem dúvidas voltarei em breve.

Já visitou Zoco Cafés e Delícias? Compartilhe suas experiências!