“Amadorismo”
Avaliação sobre Ayllu

Ayllu
Mais detalhes sobre a atração
Detalhes da atração
Duração recomendada da visita: mais de 3 horas
Avaliou em 3 semanas atrás

Fechei com a Ayllu o passeio para o Salar do Uyuni. Ao chegarmos em San Pedro de Atacama, fomos à agência para pagar o restante do passeio. Havíamos pago 20% do valor em dólares, convertido em reais, ainda no Brasil. No momento de acertamos o restante, quiseram cobrar um pouco a mais do que o combinado, pois fizeram a cotação inversa (o valor que havíamos pago em reais, converteram para dólares e fizeram a diferença, e como a cotação varia diariamente, obviamente sairia mais caro), mas paguei apenas o que havia combinado anteriormente, em dólares, em espécie. A atendente, cujo nome não me recordo (não sei se era Ellen), era totalmente perdida e não sabia responder a quase nenhuma pergunta que fizemos. Um mês antes da nossa visita, houve relatos de alguns protestos que mantiveram turistas reféns, e quando perguntamos se a situação estava normalizada, ela desconversou.

Preenchemos uma ficha, na qual eu e uma amiga detalhamos que tínhamos restrições alimentares (evitamos alimentos de origem animal, e sou intolerante à lactose, além de ter algumas alergias alimentares) e detalhamos tudo na ficha de cadastro. Para nossa surpresa, nossa alimentação tinha frango no primeiro almoço. Avisamos ao guia boliviano, que providenciou comida vegetariana nos outros passeios. Mas no segundo hotel, só havia opção de prato com carne. Nos ofereceram omelete, mas acabamos comendo as guarnições e deixamos o frango de lado. Ou seja, avisamos duas vezes e nossas solicitações não foram atendidas.

No momento da ida, um guia chileno "nos entrega" ao guia boliviano na fronteira com a Bolívia, ocorre uma troca de transfers. O mesmo acontece na volta. Na ida, o guia chileno, Cristian, foi super pontual para nos buscar no hotel, mas esperamos 1h30 até encontrarmos o guia boliviano. Segundo Cristian, o único defeito da agência boliviana era a pontualidade, mas o que ocorreu foi falta de comunicação, pois o motorista boliviano, Mayer, estava no local há mais de 1h. Não há meios de comunicação ali (não tem sinal de celular, satélite, nada). Mayer foi pontual em todos os passeios que fizemos.

No momento da volta, chegamos à fronteira boliviana às 16h30, meia hora antes do combinado. Às 18h, o guia chileno ainda não havia chegado para nos buscar, não passava uma alma viva, nenhum carro. Sabendo que a fronteira fechava às 20h, eu e minha amiga cogitamos subir a pé entre a imigração boliviana e a chilena, arriscando nossa própria segurança, porque o guia boliviano não tinha permissão para subir ali.

Com medo de ficarmos presas ali, sem sinal de telefone, nada, pedimos para o funcionário da imigração boliviana se comunicar com a imigração chilena e nosso guia Mayer nos levou até lá, que estava com as portas fechadas. Conseguimos entrar e pedir ajuda, para que eles ligassem pra Ayllu e avisassem que estávamos lá.

Logo em seguida, o guia Roberto da Ayllu chegou com 2 turistas. Fizeram um combinado estranho, pedindo pro guia boliviano levá-los para Bolívia. Nos foi dito que o carro havia quebrado e que foi preciso esperar outro carro chegar para nos buscar, mas achamos estranho ele vir com dois passageiros. Até aí nem um pedido de desculpas, nenhuma explicação foi dada, tivemos que ficar perguntando o que havia ocorrido.

Após passarmos pela fiscalização, nos despedimos do guia boliviano, que foi muito profissional e querido, e então, repentinamente, o guia chileno ficou com muita pressa de nos levar de volta, ultrapassando todos os carros na estrada, chegando a quase 120 km/h, sem se preocupar com nossa segurança.

Chegando em San Pedro, enviei mensagem de whatsapp para a agência, questionando a demora. Eles se desculparam, mas quando reclamei da comida (as empresas devem utilizar-se desses feedbacks e melhorarem o serviço), pararam de me responder. Uma pena que eles não queiram aprender com os erros e melhorar o serviço.

A Ayllu terceiriza os passeios para a empresa boliviana Senda Andina. Recomendo que quem queira fazer esse passeio contrate diretamente com eles.

Avaliou em 3 semanas atrás

Eu e meu marido fizemos 5 passeios com a agência Ayllu Atacama e ficamos maravilhados tanto com o destino, quanto com o serviço de primeira oferecido pela empresa.

O atendimento via internet foi totalmente em português e contou com atendentes brasileiras.

Os tours que fizemos foram compartilhados com pouquíssimas pessoas, fazendo com que tivéssemos uma experiência bastante acolhedora.

Todos os veículos utilizados foram confortáveis e em bom estado.

Além de guias excelentes, as refeições foram maravilhosas: salmão, vinho, salada, purê de batata, café da manhã farto e com Nutella, Pisco Sour,...

Destaque para o guia Roberto @kitarosotosal, que, além de super simpático, tira ótimas fotos!

Em resumo, a nossa viagem com a Ayllu foi perfeita. Agradecemos a toda equipe da Ayllu Atacama por realizar tão bem o nosso sonho!

Abraços

Cristina e Renato - blog Pegadas na Estrada

Avaliou em 4 semanas atrás via dispositivo móvel

Fiquei 2 dias e meio e como tinha pouco tempo pedi para me indicarem os melhores passeios e com toda certeza eu desfrutei do melhor do Atacama com Ayllu. Logo na chegada para acertar os passeios fomos recebidos por uma das meninas que nos explicou tudo perfeitamente bem, com humor agradável e muito simpática! Os passeios todos foram incríveis, comida muito boa sem contar que o pessoal que nos acompanhavam nos passeios sempre de bom humor, sempre querendo fazer com que aproveitássemos ao máximo, e aproveitamos! Indico com toda certeza!

Avaliou em 4 semanas atrás via dispositivo móvel

Fechei 4 dias de passeios com a Ayllu e foram dias e tardes incríveis. O preparo para os passeios; o café da manhã servido em lugares com paisagens incríveis e o melhor: competência e carisma dos guias que nos acompanharam. Foram dias incríveis. Valeu Ayllu

Avaliou em 2 de abril de 2018 via dispositivo móvel

Fizemos todos os 6 dias de passeios com a Ayllu e só temos elogios. Guias preparados, legais e pacientes (todos com talentos “gourmet” e alguns excelentes fotógrafos hehe). Fechamos a estadia com a subida ao Vulcão Lascar. Foi irado, superação, inesquecível! Sentimos muita segurança graças ao Mike e ao guia Rodrigo. Experientes e incrivelmente pacientes. Valeu demais, pessoal!! Esperamos voltar um dia! ;)

Os viajantes que viram Ayllu, também viram

San Pedro de Atacama, Antofagasta Region

Já visitou Ayllu? Compartilhe suas experiências!