“Não dei sorte”

Zanzibar
667 de 8.359 Restaurantes em Salvador
Cozinhas Brasileira
Publicada 2 de maio de 2018 via dispositivo móvel

A fome da minha filha de 3 anos e a curiosidade de conhecer a vista da varanda me fez adentrar o ambiente. Fomos muito bem abordados pela Maître que me convenceu a ficar apesar da desconfiança nos acompanhamentos que os pratos apresentavam no cardápio.
A casa não estava cheia. O salão tinha 6 mesas e não pude deixar de notar o prato de um casal da mesa ao lado que comia o Fufu Inhá - peixe frito no dendê com quiabo e inhame ralado com farinha de camarão. Comentei à mesa que ele prato me atraía e que poderia ser uma boa opção, mas fui dissuadido por minha esposa que odeia quiabo.
Parti para a entrada pedindo uma porção de pastel que gentilmente o garçom concordou em preparar misto com siri e camarão. Antes mesmo de chegar ja comandei o pedido do almoço que seria um Ebubu Fulô - Peixe ao molho de camarão e gengibre com purê de banana e arroz. O prato custa R$ 90 e pedi apenas para mim e minha filha pequena pois estávamos famintos, mas a expectativa era pedir um segundo prato para minha esposa e mãe que ainda iriam almoçar ao terminar de beber a cerveja, que segundo elas estava bastante gelada, o que as levou a beber mais de uma.
Após uns 15 minutos os pastéis chegaram e enfim eu iria colocar alguma coisa na boca. Meu primeiro episódio azarado começou quando mordi o pastel e procurei algum sabor que não fosse de queijo ralado processado de baixa qualidade. A falta de recheio contribuiu para o sabor entranhar na língua e travar o paladar. Decidi contemporizar e aguardar o almoço.
Depois de 50 minutos e muitas picadas de muriçoca, o prato chegou com relativa boa apresentação, mas sem cara de está saboroso. O arroz parboilizado era branco parecendo que havia sido alvejado. O purê de banana não passava de bananas amassadas a garfo.
Ao enfiar o garfo no peixe senti uma textura dura no Couro, o que me fez estranhar que aquele era um Olho de Boi que eu havia perguntado. Dando a primeira garfada confirmei o que meu olhar havia dito. O peixe não tinha gosto de nada. O tempero e o sal passaram longe, o sabor do camarão ficou na panela e a minha segunda decepção se consolidou e o meu apetite foi ficando para trás a cada garfada. Deixei boa parte no prato e me diverti vendo minha filha de 3 anos comendo apenas a banana da terra amassada, pois aquele foi o único sabor que lhe foi familiar, pois aqui em casa costumamos comer muito bem e o sabor do peixe também não agradou o paladar inocente.
Logo desistimos de pedir o segundo prato e apesar da fome decidimos encerrar aquela experiência nada auspiciosa. Pô fim, Fui ao balcão pagar a conta, pois o Garcom informou que a máquina do cartão estava descarregada e notei que existem diversas fotos de artistas que já foram ao restaurante. fiquei na dúvida se poderia ter sido um episódio isolado e que dei muito azar neste dia ou o restaurante serve esses mesmos pratos há mais de 30 e os clientes ao longo desses anos não sabem o que é comer bem.

Publicada 21 de janeiro de 2018

Todos os pratos são deliciosos começamos com a Casquinha de Siri, muito bem temperado , o siri poderia ser mais bem catado(algumas cartilagens), depois provamos o Peixe grelhado os legumes cozidos na medida certa e o peixe fresco e também no ponto certo e então partimos para o Filet com gengibre (acho que o nome é Fuzura) uma pedida acertada o gengibre não domina o prato só dá um toque sútil ao prato. Devo ainda mencionar que a Caipirinha e Caipirosca super bem feitas.

Publicada 19 de janeiro de 2018

Chegamos lá após a indicação de um amigo de Salvador. Foi sensacional! Ouvir as pessoas falarem da comida foi como ouvir poesia! As crianças adoraram, foram cumprimentar a Ana Célia, que é a chef de cozinha de lá, e ficamos encantados com as suas histórias. O bairro é pertinho do Pelourinho, mas é super vazio, parece que entramos em outro local. E tem a vista e o por do sol mais lindo de Salvador!!!!

Publicada 2 de janeiro de 2018 via dispositivo móvel

Risoto de camarão muito bem servido, com Camarões médios. Comem duas pessoas de maneira farta! Pedi ainda um peixe com quiabo e inhame. Bem preparado também. Recomendo a visita!

Publicada 10 de outubro de 2017

Fomos de forma despretensiosa, procurávamos um lugar fora do nosso roteiro e paramos no centro da cidade para sair do lugar comum, do previsível...
A vista é linda (sou suspeita, pois considero a Baía de Todos os Santos uma das mais belas coisas de se ver nesse mundo), o atendimento ótimo e a comida muito boa.
Opções de pratos da culinária africana que se mistura um pouco a baiana. Pedimos mini pastéis como entrada e estavam uma delícia. O prato principal foi Peixe ao molho de camarão acompanhado de purê de banana da terra e arroz (pedimos uma porção de vatapá a parte). O molho de camarão poderia estar menos denso. Os pratos são para 2 pessoas. De sobremesa, pedimos duas: uma cocada mole e morna, servida em cuia de coco para comer de colher e uma versão do clássico Romeu e Julieta, o "Lampião e Maria Bonita". Esta sobremesa é de requeijão, goiabada e queijo coalho (o coalho é levemente derretido).
Enfim, o conjunto da obra é muito bom: entradas, pratos, sobremesas, opções de cerveja e vinhos, a vista espetacular...
Fomos no horário do almoço, mas sugiro ir no final do tarde para ver o pôr-do-sol e sentir-se ainda mais privilegiado de estar em Salvador.

Já visitou Zanzibar? Compartilhe suas experiências!