“Brejões, Monumento Geológico”
Avaliação sobre Gruta dos Brejões

Gruta dos Brejões
Mais detalhes sobre a atração
Detalhes da atração
Duração recomendada da visita: mais de 3 horas
Publicada 2 de maio de 2018

O lugar é incrível, nos dando a verdadeira sensação da pequeneza humana. Embora muito bonito o local é de intensa passagem o que prejudica sua preservação, apresentando pichações e outras avarias. De qualquer forma é um passeio interessante nos seus 8km. Vá com guia local, que fica na comunidade.

Publicada 9 de janeiro de 2018 via dispositivo móvel

Saí de Morro do Chapéu e fui por Várzea Nova - Ourolandia - Olhos D'Agua do Fagundes. Esse itinerário é o mais demorado.

Voltamos pela outra estrada que dá a acesso à comunidade e fica na serra da propria caverna. Essa estrada é de chão, mas está muito boa. Por ela vc chega na BA 052 na altura de João Dourado ou Do Soares /América. Indo por essa estrada economiza-se cerca de 70km. Fiz esse roteiro com carro pequeno;a estrada estando boa não precisa de ser carro 4x4.

O google maps indica o caminho.

Recomendo chegar cedo. Converse com o pessoal da comunidade que eles indicam o guia.

Leve água, muita água, pois o trecho fora da gruta é na mais clássica caatinga: muito seco e sol quente. E esse é um trecho considerável,pode se dizee que metade da trilha é dentro da gruta e a outra fora, no cânion do rio Jacaré.

Atrações: boca da caverna, segunda maior do Brasil, mais de 100m; altar com expressões do imaginário religioso popular do sertão; formação bolo de noiva, + - 30m de altura; salão quente; demais formações..., claraboias; rio dentro da caverna e; bocâina, saída da caverna, junto ao rio. Há pinturas rupestres no cânion e muitos animais silvestres: mocó, papagaio, macanã, jandaia, periquito, macaco e relatos de onça (rsrs).

É uma experiência incrível. Tanto o cânion quanto a caverna.

Preserve a APA Gruta dos Brejões- Vereda Romão Gramacho.

2  Obrigado, Filipe José de ... C
Publicada 10 de novembro de 2017

muito bom, fui com um grupo da faculdade e achei fantástico, espero voltar voltar lá outra vez... a e a lagoa é muitooo linda!!

Publicada 6 de novembro de 2017

Agora em setembro visitando a Chapada Norte,minha familia e amigos conhecemos a beleza dessa imponente gruta, onde acampamos na varanda das casas dos nativos q nos receberam como velhos conhecidos de boas prosas. Agradecemos ao cuidado do guia Capivara q foi anfitrião de primeira nos acolhendo e dando jeito pra tudo e mesmo com poucos recursos oferecidos aos visitantes dessa atração, fez o melhor em toda a visitação da gruta, dando explicações,esperando os selfies, parando, conversando...gostamos tanto q ficamos de retornar embora a chegada até lá seja bem puxada mas nada q um bom aventureiro não tope.

Publicada 30 de setembro de 2017 via dispositivo móvel

Para chegar, saia da BA052 à direita em João Dourado, dirija 11 km e vire à direita e siga em frente por 42 km. Vai passar por vilarejos e é bom confirmar a rota.
No vilarejo contrate um guia local ( R$50 um tour de 3 hs). Leve lanterna (s) vá calçado , mas na volta irá cruzar o rio dentro da gruta. A trilha é puxada!
A beleza da caverna é impar com formações rochosas incomparáveis. O mais bonito é que as estalagmites estão em formação , pôde-se observar os pingos de água. Vale a aventura.

Os viajantes que viram Gruta dos Brejões, também viram

Já visitou Gruta dos Brejões? Compartilhe suas experiências!