Destaques da avaliação
caçador de maria fumaça

em outubro fui a passa quatro e andei na maria fumaça muito bom o passeio passa por fazendas... leia mais

Publicada em 22 de janeiro de 2019
wadson50
Contagem, MG
Fascinante

Amei conhecer,lugar incrível fascinante Valeu muito a pena, só lamento não ter feito a travessia... leia mais

Publicada em 5 de abril de 2019
deborammcosta
Paraty, RJ
via dispositivo móvel
Leia todas as 181 avaliações

Publicada em 28 de outubro de 2018 via dispositivo móvel

Vale pelo contexto histórico que o túnel representa. Não se pode atravessar o tunel apenas tirar foto. Vale a pena conhecer. Infelizmente o Brasil não cuida da nossa história. Precisava de maiores cuidados.

Data da experiência: outubro de 2018
Publicada em 15 de setembro de 2018 via dispositivo móvel

Lindo túnel, não pela configuração. Pois foi reformadores as maquinas movidas a diesel, teve que ser alargado e aumentado na sua altura.
Mas a historia ainda esta presente nele.

Data da experiência: setembro de 2018
Publicada em 10 de setembro de 2018

O passeio pela Maria fumaça ,é bacana e o túnel é interessante. Mas, acho que falta um charme ,para o passeio SUPER valer a pena. Quem vai a Passa Quatro, não deve perder , mas....

Data da experiência: outubro de 2017
Publicada em 23 de julho de 2018

O Túnel da mantiqueira fica nos limites de Cruzeiro e Passa Quatro. O túnel conta com quase um km de caminhada. Foi palco da disputa entre paulistas e mineiros na revolução de 1932. Para quem gosta de história é muito importante essa travessia. Para fazer a travessia você pode deixar o carro estacionado no Mirante da Santa e descer uma pequena trilha até o início do túnel. Leve lanterna e blusa de frio porque o local é úmido, escuro e frio. Do outro lado fica a estação Coronel Fungêncio, já no estado de Minas, na cidade Passa Quatro

Data da experiência: fevereiro de 2018
Publicada em 13 de julho de 2018 via dispositivo móvel

Fomos a Passa Quatro com o objetivo de conhecer a cidade e o túnel ferroviário localizado na estrada que segue para Cruzeiro, no Vale do Paraíba. Há bastante material disponível na Internet a respeito da história, não só da ferrovia, como também do próprio túnel e tudo o que se passou nele. Vale a leitura prévia. Fomos de carro e paramos no mirante que há na estrada assim que essa começa a descer para o Vale. A opção de trem a partir de Passa Quatro deve ser interessante também, mas as opções de dias e horários não permitiram que a experimentássemos. Acredito que o acesso existente a partir do mirante esteja localizado já em território paulista. Há uma pequena placa indicando "túnel 950 m", bem pouco visível. Fui de carro (não vá se seu carro for baixo e sem tração nas quatro rodas). Não sei como seriam as condições em dia de chuva. Acredito que bastante ruins. Enfim, a procura pelo acesso à "boca" paulista do túnel não foi fácil, uma vez que a que parece ser a única placa de sinalização no estreito caminho até o local estava caída, sem que pudesse ser vista do caminho. Finalmente encontramos o caminho certo e chegamos à boca do túnel. Ferrovias exercem um certo fascínio, talvez pelo aspecto nostálgico em parte associado a elas. A construção é interessante, da boca se vê parte da galeria, com a via permanente adentrando o túnel e desaparecendo no escuro. Não entramos, mas há vídeos e relatos de ciclistas que cruzam toda sua extensão. Um trabalho de recuperação brilhante daqueles que conseguiram recuperar o material rodante (a locomotiva) e a parte da via permanente (trilhos, etc.) hoje trafegável, ainda que apenas para fins turísticos. É válido. Senti falta de placas e elementos que informassem ao visitante um pouco da rica história desse local. Parabéns aos que já conseguiram fazer a restauração até aqui.

Data da experiência: julho de 2018