“Uma descoberta interessante”

3 de 21 Restaurantes em Galé
Faixa de preço R$ 28 - R$ 140
Bom para: Culinária local
Opções: Café da manhã, Reservas
Descrição: À procura de um nome para este espaço que desse sentido ao conceito “inovar com produtos tradicionais”, recuei à minha infância e lembrei-me do “almenxar” da minha avó Emília, vedado com lenha de esteva. Veio-me à memória aquele cheiro intenso e doce libertado pelas camadas de figos espalhados nas esteiras sobre o sol quente do Verão. E tive a certeza que esse era o nome certo: almeixar de figos, de amêndoas, de alfarrobas… também de Algarve, Albufeira, Alcantarilha e até de Almeida, que é o nosso nome de família. Tudo herança que os árabes nos deixaram. Almeixar vem do árabe “al-manxar” e aqui pelos Algarves também se diz “almanxar”, “alminxar” ou “almenxaire”. “Doçaria” porque abrange os doces, carinho e empenho que vos queremos dedicar. Quero com este nome e este espaço homenagear, em geral, as gentes simples deste Algarve de outrora, em que a “apanha” dos frutos secos ou de qualquer outra colheita era sempre motivo de alegria e gratidão à terra, que sempre recompensa quem a trabalha com amor e dedicação. Quero em particular homenagear a minha mãe que dedicou a sua vida às lides do campo e que quando regressava a casa já cansada, cozinhava coisas tão simples mas das quais sinto tantas saudades! Homenageio igualmente o meu pai, que nos seus 84 anos, cultiva tudo o que precisa na sua hortinha, apanha os frutos e faz a sua aguardente de medronho que vai consumindo ao longo do ano. E ainda cozinha divinalmente aqueles comeres do monte que me lembram os sabores da minha infância, como os griséus com batatinhas novas e rodelas de linguiça sobre sopas de pão caseiro, que a minha mãe amassava à mão e cozia no forno de lenha. E como esquecer também o meu mano que me fazia o favor de comer o “gordo” do presunto, a parte que ele preferia, deixando-me a parte magra que era a única de que eu gostava!? Agradeço à minha filha e à minha nora por estarem comigo neste projeto, ou serei mais eu com elas?… Agradeço ao meu marido por nos ter permitido avançar com este desafio nestes tempos tão difíceis. Conto ainda com o empenho e colaboração dos meus dois filhos. Com a certeza também de que faço tudo isto pensando nas minhas duas netas, no meu neto, assim como nos que hão-de vir, para que conheçam as suas raízes e delas se orgulhem tanto quanto eu me orgulho das minhas. É com o maior gosto que conto partilhar com todos os clientes os sabores destas tão minhas memórias, pois foi para vós que a Doçaria Almeixar nasceu! Obrigada! Vale Rabelho, 24 de Maio de 2012
Publicada 15 de junho de 2022 via dispositivo móvel

Excellente serviço , carta de menus com grande escolha , preços abordáveis e sobre tudo o ambiente e super agradável, recomendo sem dúvida , do mesmo patrão mesmo ao lado encontra se o restaurante são domingo

Data da visita: junho de 2022

Publicada 11 de junho de 2022 via dispositivo móvel

Maravilhoso, nunca desilude, desde pequeno-almoços, a snacks a belas refeições, não deixando de salientar os maravilhosos doces!
Colaboradores super hiper mega simpáticos e disponíveis para tudo! Voltarei tidas as vezes que me forem possíveis!

Data da visita: junho de 2022
Publicada 21 de fevereiro de 2022

Local com serviço e produtos de excelência, como tal o preço acessível para a qualidade que apresenta.

Data da visita: setembro de 2021
    • Custo
Publicada 14 de agosto de 2021 via dispositivo móvel

Bem confecionado com um excelente atendimento.
Bom para pequeno almoço e snack.
Doces variados e Muita simpatia
Preço razoável para a qualidade servida

Data da visita: agosto de 2021
Publicada 13 de agosto de 2021

Comemos espetada de polvo e tamboril com molho de camarão. A comida é mediana, numa proporção que fica claramente a desejar....
A não repetir!

Data da visita: agosto de 2021

Os viajantes que viram Doçaria Almeixar, Bistrô Restaurante, também viram

Já visitou Doçaria Almeixar, Bistrô Restaurante? Compartilhe suas experiências!