“Não caia nessa armadilha”
Avaliação sobre TAP Portugal

Publicada 4 de maio de 2018

Em 29.4.2018, eu e minha companheira nos dirigimos ao aeroporto de Lisboa para pegar nosso voo para Belo Horizonte pela TAP, voo TP0103, com saída prevista para as 10:00h da manhã. Depois soubemos por funcionários da empresa que o voo estava atrasado e seria reagendado para as 11:15h da manhã. Por volta das 12:00h, a TAP procedeu ao embarque dos passageiros. Após algum tempo dentro do avião, o comandante anunciou que, devido a problemas técnicos, a aeronave teria que passar por alguns testes e se dirigiu a outra parte do aeroporto para tal. Depois de mais ou menos duas horas dentro do avião, o comandante anunciou que o problema não pode ser resolvido e que o voo estava cancelado. Uma comissária de bordo, então, nos informou que quem quisesse poderia permanecer dentro da aeronave, onde seria servida uma refeição. Após alguns minutos, e depois de constatar que não havia alimentos dentro do avião, fomos informados que deveríamos desembarcar e aguardar no saguão do aeroporto para novas instruções. Foi quando o caos se instalou. Não recebemos informações, orientações, nem qualquer esclarecimento sobre o real motivo do cancelamento do voo, nem sobre o que seria feito com os passageiros. Depois de muito tumulto e após muita insistência, conseguimos um voucher de EUR12,00, o que não foi suficiente para almoçar, já que um almoço no único restaurante próximo de onde estávamos custava EUR15,75. Conseguimos almoçar por volta das 17:00h, sete horas após o horário previsto da decolagem. Depois disso, fomos informados que seríamos levados a um hotel. Depois de muitas idas e vindas, sem informações, sem assistência, sem orientações, conseguimos localizar uma funcionária da TAP fora do aeroporto que nos colocou em um ônibus às 20:30h para um hotel em Fátima, onde chegamos por volta das 22:00h. No dia seguinte, às 7:00h da manhã, fomos levados de volta ao aeroporto para embarcar novamente para Belo Horizonte, desta vez no voo TP2575, que saiu às 11:10h da manhã, portanto com um atraso de 25 horas e 15 minutos em relação ao horário previsto para decolagem no dia anterior. Não nos foi dado qualquer esclarecimento sobre o real motivo do cancelamento. Também foram cancelados nesse dia voos para São Paulo, Fortaleza e outras cidades brasileiras e do continente africano, conforme reportado pelas imprensas portuguesa e brasileira, de modo que há dúvidas sobre as alegações de problemas técnicos apontados pela empresa. Ressalta-se que havia nesse voo pessoas idosas, crianças, mulheres grávidas e pessoas doentes, e a TAP não ofereceu qualquer ajuda ou assistência a essas pessoas, apesar do imenso transtorno causado pelo cancelamento do voo. Uma mulher grávida que estava conosco sofreu uma hemorragia devido ao estresse e quase teve um aborto no saguão do aeroporto, sem que algum funcionário da TAP oferecesse qualquer tipo de ajuda. Tentamos insistentemente e todos eles disseram que não era problema deles. Tivemos que chamar a polícia e o corpo de bombeiros para que a passageira recebesse algum tipo de assistência. Também encontramos nesse dia outros passageiros que relataram ter passado a noite no aeroporto tentando embarcar havia dois dias, após terem seus voos cancelados pela TAP, sem receber qualquer tipo de assistência. Eu sei que problemas ocorrem em voos, mas a forma com que a TAP conduziu a questão foi DESASTROSA e DESUMANA. Não vou dizer que dessa água não bebo, mas não pretendo entrar em um avião da TAP outra vez. Pagamos caro pelas passagens, para receber esse atendimento lamentável. Vergonhoso.

Publicada 4 de maio de 2018

Não gostei da experiência, meu voo era Porto - Lisboa - Rio de Janeiro, no check in, paguei por volume extra e me cobraram novamente, o voo para Porto atrasou e eles não anteciparam meu voo, em Lisboa, tive que atravessar o aeroporto para embarcar no voo para o RJ e os funcionários não me ajudaram com nada. No voo, os comissários serviram o jantar e só apareceram no café da manhã. Ao chegar no RJ, minha mala estava quebrada.

Publicada 4 de maio de 2018

O problema começou no check in(em Guarulhos). Havia um time esportivo com diversas crianças, pais, bebês e idosos. Só 2 atendentes para o atendimento e as filas enormes se formando. A fila de atendimento prioritário parou e começou as reclamações, pois a prioridade estava sendo esse enorme time. Não entendemos como as pessoas tinham tanta bagagem para levar a bordo. Os passageiros discordavam das informações recebidas e as filas só aumentavam. Lá no portão de embarque a coisa foi pior. Uma atendente chamada Silvana chegou dando "dura" nas pessoas que estavam à volta e de pé, mas não havia local para se sentar pois o time todo estava utilizando os assentos e os demais queriam formar fila. Ela ficou o tempo todo falando em alto tom e para os passageiros no momento de adentrar, que a tripulação ia pesar a mala de mão e quem estivesse com excesso não embarcaria. Foi uma tortura o tempo todo e essa pesagem não ocorreu. Bom, o voo saiu no horário. A comida servida é fraca. O espaço dos assentos é bem apertado e foi impossível dormir, tanto na ida quanto no retorno. Pior ao retornarmos pois o ar condicionado estava tão gelado que o barulho incomodava. Isso tudo parece detalhe quando nos deparamos com uma tripulação "revoltada". Não fizeram questão alguma de demonstrar simpatia, pior disso foi que eles respondiam aos passageiros quando eram solicitados. Eu mesmo solicitei um travesseiro e até hoje estou aguardando....Havia enormes filas no banheiro e a tripulação não queria que os passageiros da classe econômica utilizasse os banheiros localizados na parte central.
A única opção de entretenimento apresentou diversos problemas durante o voo.

Publicada 4 de maio de 2018

Tivemos a sorte de chegar mais cedo e conseguir um voo anterior. Isto porque não tendo sido avisados que o Aeroporto de Lisboa estava em Low visibility operation estivemos uma hora dentro do avião. A nossa sorte esteve no facto de o voo para Roma ser às 12,15. Tivéssemos ido no valor previsto, 9,30 e as coisa poder-se-iam ter complicado. De Roma para a Lisboa, o avião que nos trouxe dia 22 chegou atrasado, havia restos de sementes da refeição ligeira que nos é servida a bordo a partiu atrasado. Foi uma correia apanhar o ultimo avião para o Porto, às 21,15 horas. Honra seja feita que, apesar de termos feito o check in final havia em Lisboa pessoal que nos encaminhou para o sitio certo com a entrega de novos boarding-pass .

Publicada 4 de maio de 2018

O serviço da TAP é sempre bom, não tenho nada a apontar.
Pelo preço que se paga é difícil ter melhor noutras companhias.