“Trecho GRU/CPT/GRU - A companhia foi desonesta e sorrateira”
Avaliação sobre LATAM Brasil

Avaliou em 10 de fevereiro de 2018

É a terceira viagem longa que realizo com a LATAM e desta vez foi ruim! Comprei um bilhete de ida e volta com assentos conforto marcados e pagos no ato da compra no primeiro maior trecho (GRU/JNB). O serviço é oferecido pela companhia no site e afirma garantir mais espaço para o passageiro. Afirmo isso pelo motivo de ter usufruído deste serviços em voos anteriores. Para a minha surpresa o trecho de ida foi Os assentos foram remarcados e perdi o assento conforto. Para minha sorte os Airbus A-330 da South African Airlines possuem ótimas poltronas, além de um atendimento superior às nossas companhias. Isso compensou um pouco. Na volta não houve alteração e estava contente que poderia aproveitar um espaço extra no longo voo entre a África e América do Sul. No check in foram impressos os bilhetes da fileira 19 do Boeing 767-300 da LATAM que ia cumprir o trecho no dia. Mas tudo mudou no finger quando a funcionária do 'Oliver Tambo' voi meu lugar e disse 'no!' this is not your place more' rasgou o bilhete da fileira 19A e imprimiu da fileira 34!! Um atendente percebeu minha irritação e argumentou: "Não se preocupe, a fileira 34 é janela de emergência, você pagou por isso." Me senti momentaneamente aliviado, mas ao chegar no lugar destinado pra mim percebi que havia sido enganado. Não havia saída de emergência no local. Chamei o comissário e perguntei o porquê de tudo aquilo e o mesmo disparou: "Comprar assento conforto não é garantia de uso na hora do voo. Vá a uma loja para pedir reembolso" Me senti enganado e desrespeitado duplamente. Não avalio como horrível por que o serviço de bordo foi razoável dentro do padrão mínimo internacional. Registrei uma reclamação formal na ouvidoria da companhia.

• Comida e bebida
    • Entretenimento a bordo (Wi-Fi, TV, filmes)
    • Check-in e embarque (por exemplo, eficiência, serviço no portão)

Avaliou em 8 de fevereiro de 2018 via dispositivo móvel

Vôo normal e por durar quase 3horas é melhor levar algo para comer e beber, só tem direito a água de graça o resto preço fora da realidade. Um absurdo porque o preço da passagem não baixou com estas normas. Cuidado com o tamanho e peso da bagagem de mão e a despachada, pode pagar a mais. Fique de olho na passagem que adquirir, algumas liberam só uma bagagem, veja no site da Latam.

Avaliou em 17 de janeiro de 2018 via dispositivo móvel

Viajar de econômica é sofrível! Tento sempre sentar na saída de emergência pra ganhar um pouquinho mais de espaço.

Avaliou em 13 de janeiro de 2018

Acho que a recepção é tudo e já viajei em todas as companhias e nenhuma bate na AZUL em tudo.O fato deles dar os mimos (lanchinhos) é tudo para uma família que esta com criança e com pouco dinheiro.Vi isso quando a aeromoça passou oferecendo o lanche e a mãe não pode comprar a carinha de decepção do menino.Nem água!! porque a Gol não oferece lanche mas fornece agua e um mini pacote de salgadinho que já da para deixar a criança contente. Já vi essa cena.

• Comida e bebida
    • Entretenimento a bordo (Wi-Fi, TV, filmes)
    • Check-in e embarque (por exemplo, eficiência, serviço no portão)
Avaliou em 26 de dezembro de 2017 via dispositivo móvel

Eu já viajei com a TAM em seus tempos de glória, por isso minha avaliação talvez seja um tanto quanto tendenciosa. Entretanto, justamente por isso, posso dizer que o nível da companhia decaiu. Viajei na classe econômica, e em comparação com outras empresas que utilizei, deixou a desejar. O avião era antigo, o que por si só não é um problema. Mas vi papéis de bala no chão, o que indicava uma má limpeza... me fez pensar sobre o que mais poderia não estar muito bem limpo. O percurso GRU-BSB-NAT não tinha televisão embutida nas cadeiras, tendo que utilizar smartphone/PC/tablet pra acessar o aplicativo deles de entretenimento. O que pode ser uma boa ideia para sanar o empecilho da aeronave antiga, não tem lugar para carregar esses equipamentos de uso pessoal - ou seja, se você depende dele ao chegar no destino final (para ligar para um motorista, parente, pedir um uber, verificar dados de um próximo vôo), sua bateria foi consumida no tempo de voo. Eles poderiam adaptar toda a aeronave para ter pontos com a possibilidade de recarregar/entrada USB (é possível pois alguns assentos da frente tinham essa opção).
Outra coisa que não me agradou foi o serviço de snacks pagos. Já viajei com a Azul, num trajeto de menos de 1 hora (VCP-FLN) e eles serviram uma abundância de opções de snacks, todos de Graça. Obviamente o foco da companhia é viajar com segurança, mas esses pequenos detalhes cativam os clientes... as pessoas que sentaram na fileira a minha frente não endireitaram o assento quando aterrisávamos... a tripulação não se atentou a isso. Achei complicada a situação, uma vez que novamente me questionei sobre o que mais poderia ter "passado despercebido".