“Desconforto, desrespeito e comida sofrível”
Avaliação sobre KLM Royal Dutch Airlines

Publicada 24 de maio de 2023

MINHA AVALIAÇÃO REFERE-SE A VÔOS OPERADOS PELA AIR FRANCE DE NºS AF 0443 e AF 0442> PARTIDA DO RIO DE JANEIRO EM 1º DE MAIO E RETORNO EM 19/02/2023.

Na classe econômica, mesmo nos chamados assentos diferenciados, que são cobrados à parte, o passageiro viaja com sensação de desconforto. Nas refeições, além de uma comida sofrível, são fornecidos talheres de madeira(????) e o café da manhã é "empurrado", com má vontade, aos passageiros dentro de um saco de papel constrangedor. Em Roma, em 19/05, pela manhã, os funcionários que chegaram para atendimento atrasados em relação ao horário de partida do voo, com cara de sono atenderam aos passageiros, sem respeitarem as prioridades da lei, relacionadas a idade dos passageiros (meu caso) com evidente má vontade, estimulados por um deles, que comportava-se como supervisor.

Data da viagem: maio de 2023

Publicada 19 de maio de 2023

Gostei muito desta viagem, a primeira nesta companhia aérea, que voltarei certamente a utilizar. Tripulantes de cabine simpáticas, solicitas e eficientes, comida razoável, e boa oferta de bebidas.

Data da viagem: maio de 2023
Publicada 30 de abril de 2023

Greve dos funcionários da KLM e o que se recebe de respaldo é desrespeito. Pessoal em campo extremamente mal educado, fazendo ficar mais de 2 horas para chegar ao balcão e dizer que o voo havia sido cancelado e que era para procurar o serviço de clientes. Mais 4 horas para chamarem a senha (o caos instaurado com centenas de passageiros reivindicando seus direitos, e os funcionários nem para oferecerem um copo de água). O atendente ficou cerca de 15min ligando o PC (alegou troca de turno). Disse que jogaria para o voo 24h depois do que deveria ter sido. Quanto às despesas, falou para cada um se virar, pagar estadia e correr atrás depois para ver se teria reembolso. E, caso a pessoa não tivesse condições de arcar, o chão do aeroporto era serventia da casa, poderiam dormir lá. Já no Brasil, se recusaram a compensação exigida por lei de EUR400 por pessoa. Quem quer compensação precisa abrir um processo. Em resumo, quem puder evitar esta cia faz bem, pois é pura arrogância.

Data da viagem: maio de 2022
Publicada 27 de fevereiro de 2023

Em meu vôo de Amsterdam para São Paulo no dia 19/02/2023 minha mala de 23 kg foi extraviada. Quando chegamos no balcão de GRU, a moça já estava ciente da nossa situação e de mais uns 10 passageiros do mesmo vôo, ela nos informou que o prazo de entrega no nosso endereço era até o dia 23/02 e nos entregou um papel com as informações, inclusive os dados para rastreio.

Hoje já é dia 27/02 e a mala ainda não chegou, entrei em contato por telofone mais de 15 vezes nos últimos 8 dias em busca de atualização e ninguém consegue me dar um status atualizado da mala, pois no sistema de rastreio da KLM a última informação que constava era o vôo no qual teoricamente a mala veio de Guarulhos para Caxias do Sul (cidade próxima a minha).

Além disso, em duas das ligações solicitei a mudança de um dado do sistema que está errado, que é a cor da mala, consta como se fosse preta e na verdade é um cinza claro, mas não foi modificado.

Hoje não consigo nem acessar mais o rastreio pois meu código já expirou, um atendente me deu o prazo de 25/02 e outro disse que a partir desse dia seriam mais 48h de espera, deram 3 prazos e não cumpriram nenhum!

Ninguém sabe onde está a mala, ninguém me dá um prazo para entrega, ninguém confirma se realmente a mala veio de Amsterdam pro Brazil, ou se veio de SP para o RS. Ninguém sabe de nada e a resposta é sempre que não conseguem contato com a terceirizada que vai fazer o transporte do aeroporto para a residência.

Já solicitei prioridade, pelo menos 5 atendentes já entraram com pedido de atualização para essa empresa, mas até agora não tive NENHUM retorno objetivo. Amanhã faz 9 dias sem mala, 5 dias passados do prazo e sem nenhuma explicação sequer de onde se encontra a mala.

É absurdo uma empresa do porte da KLM extraviar uma mala, não cumprir o próprio prazo e ainda por cima contratar uma empresa terceirizada para entrega que não atende nem mesmo a própria KLM! Vou pedir informações para quem então?

Cansado de tudo isso, solicitei o nome da empresa que faria a entrega do aeroporto até o meu endereço, para tentar rastrear por conta, cada atendente diz uma coisa, as informações não batem.

A empresa é boa até você realmente precisar dela, KLM nunca mais, se pudesse dar nota zero, faria.

Data da viagem: fevereiro de 2023
Publicada 4 de dezembro de 2022

O inferno iniciou na fila de entrega da bagagem em GIG. Pouquíssimos guichés com atendentes. Um deles conversou mais de 20 minutos com a sua colega que estava no guichê, enquanto a fila se tornava ainda mais longa.
Álvaro, foi o meu atendente. Visivelmente se deixando levar por vaidades masculinas, ele dificultou tudo o que pode, concernente à minha bagagem. Depois de remanejar a bagagem numa bolsa, voltei ao guichê, nesse meio tempo quase vazio, e ele me deixou esperando mais de 20 Minutos. Seus longos olhares para a tela do computador, sem se referir em nehum momento a mim, me deixaram em desespero, já que o Boarding já estava para iniciar. Para chegar até lá, eu tive que passar pela security, depois de mais 2 km, pelo controle de passaporte e depois de mais 1 Km, chegar até a fila de embarque.
Ao chegar dentro da aeronave, fui logo procurar o Comandante de Bordo (Perseur) e lhe expliquei, que devido ao cancelamento do voo AMS-BER, os meus assentos dos 2 voos (o longo e o curto) havia sido alterados e que eu gostaria de ter meu assento anterior. De fato, ele estava vazio. De fato, ele me deixou mudar do 14 H para o 10 B. Porém eu fiquei espremida entre duas pessoas, mesmo tendo suficiente espaco para as pernas. Como estava curada de uma gripe recente, eu tossia muito devido ao ar dentro da aeronave e de nervoso também. A Sra. do meu lado se mostrou visivelmente incomodada com isso, o que é entendível. Levantei, e fui ao Comandante de Bordo o pedir para me colocar no assento livre na classe Economy Premium, algo que teria neutralizado todo o potencial de conflito e teria sido favorável para todos os envolvidos: a Sra. ao meu lado direito e ao Sr. ao meu lado esquerdo.
Depois de esperar quase 40 minutos para que o comandante viesse falar comigo, eu levantei e fui até a cozinha. Muito áspero, até mesmo agressivo, ele me disse que se eu tossisse mais, ele iria "evitiar de todo o jeito, a minha conexao para Berlim" e, em tom ainda de ameaca, disse que eu tinha duas alternativas: "Ou ficar no assento ou voltar para o 14 H" e, num inglês que permite o adjetivo de sofrível, disse: "Essa conversa está encerrada!". Depois de mais 1 hora, ele foi à minha fileira e perguntou aos dois passageiros ao meu lado, se estavam se sentnido "bem". A Sra. do lado direito, com claros sinais de neurose compulsiva e que durante todo o voo de 12 horas abria e fechava o zíper do seu aparato para cobrir o rosto, usou de uma guerra de cotovelos durante todo o voo, apesar do meu cotovelo nao estar no "terreno dela". Além da total incompetência do Comandante de Bordo em minimizar e evitar conflitos, foi a postura agressiva e hostil que ele teve com a minha pessoa. Eu estava viajando sozinha, talvez se meu companheiro estivesse comigo, o tratamento seria outro. Até o final do voo GIG-AMS eu fiquei preocupada se seria impedida de embarcar para Berlim.
É suprreendente como uma pessoa com tantos déficitis em tantos quesitos chega ao cargo de Comandante de Bordo de um voo intercontinental!
Nesses dias tentei reportar o ocorrido à Hotline da KLM, mas nunca se encontra ninguém viva voz ao telefone. Agora entendo a parceria com a Air France, que não me tem a bordo há 15 anos.
Foi a minha primeira e também última vez voando com a KLM. As duas horas de gravíssimas turbulências, deixando-nos num clima de fim de linha, nao é o principal motivo para nunca mais pisar nas aeronaves da KLM, mas sim, é um agravante.
Ademais, a infraestrutura do aeroporto de AMS em termos de atendimento e mão-de-obra é indiscutível com crônica falta de pessoal e pessoal capacitado. É uma vergonha a prestação de serviços nesse aeroporto, longe de standards regentes na UE. O meu bloqueador de sol, SUNDOWN, foi confiscado sem qualquer esclarecimento. O funcionário, esse também com um inglês indiscutível, me aconselhou a, "da próxima vez, despachá-lo na mala".
Na mala pode, mas na bagagem de mão, não.

Data da viagem: novembro de 2022