“Treze horas de um inferno”
Avaliação sobre KLM Royal Dutch Airlines

Publicada 4 de dezembro de 2022

O inferno iniciou na fila de entrega da bagagem em GIG. Pouquíssimos guichés com atendentes. Um deles conversou mais de 20 minutos com a sua colega que estava no guichê, enquanto a fila se tornava ainda mais longa.
Álvaro, foi o meu atendente. Visivelmente se deixando levar por vaidades masculinas, ele dificultou tudo o que pode, concernente à minha bagagem. Depois de remanejar a bagagem numa bolsa, voltei ao guichê, nesse meio tempo quase vazio, e ele me deixou esperando mais de 20 Minutos. Seus longos olhares para a tela do computador, sem se referir em nehum momento a mim, me deixaram em desespero, já que o Boarding já estava para iniciar. Para chegar até lá, eu tive que passar pela security, depois de mais 2 km, pelo controle de passaporte e depois de mais 1 Km, chegar até a fila de embarque.
Ao chegar dentro da aeronave, fui logo procurar o Comandante de Bordo (Perseur) e lhe expliquei, que devido ao cancelamento do voo AMS-BER, os meus assentos dos 2 voos (o longo e o curto) havia sido alterados e que eu gostaria de ter meu assento anterior. De fato, ele estava vazio. De fato, ele me deixou mudar do 14 H para o 10 B. Porém eu fiquei espremida entre duas pessoas, mesmo tendo suficiente espaco para as pernas. Como estava curada de uma gripe recente, eu tossia muito devido ao ar dentro da aeronave e de nervoso também. A Sra. do meu lado se mostrou visivelmente incomodada com isso, o que é entendível. Levantei, e fui ao Comandante de Bordo o pedir para me colocar no assento livre na classe Economy Premium, algo que teria neutralizado todo o potencial de conflito e teria sido favorável para todos os envolvidos: a Sra. ao meu lado direito e ao Sr. ao meu lado esquerdo.
Depois de esperar quase 40 minutos para que o comandante viesse falar comigo, eu levantei e fui até a cozinha. Muito áspero, até mesmo agressivo, ele me disse que se eu tossisse mais, ele iria "evitiar de todo o jeito, a minha conexao para Berlim" e, em tom ainda de ameaca, disse que eu tinha duas alternativas: "Ou ficar no assento ou voltar para o 14 H" e, num inglês que permite o adjetivo de sofrível, disse: "Essa conversa está encerrada!". Depois de mais 1 hora, ele foi à minha fileira e perguntou aos dois passageiros ao meu lado, se estavam se sentnido "bem". A Sra. do lado direito, com claros sinais de neurose compulsiva e que durante todo o voo de 12 horas abria e fechava o zíper do seu aparato para cobrir o rosto, usou de uma guerra de cotovelos durante todo o voo, apesar do meu cotovelo nao estar no "terreno dela". Além da total incompetência do Comandante de Bordo em minimizar e evitar conflitos, foi a postura agressiva e hostil que ele teve com a minha pessoa. Eu estava viajando sozinha, talvez se meu companheiro estivesse comigo, o tratamento seria outro. Até o final do voo GIG-AMS eu fiquei preocupada se seria impedida de embarcar para Berlim.
É suprreendente como uma pessoa com tantos déficitis em tantos quesitos chega ao cargo de Comandante de Bordo de um voo intercontinental!
Nesses dias tentei reportar o ocorrido à Hotline da KLM, mas nunca se encontra ninguém viva voz ao telefone. Agora entendo a parceria com a Air France, que não me tem a bordo há 15 anos.
Foi a minha primeira e também última vez voando com a KLM. As duas horas de gravíssimas turbulências, deixando-nos num clima de fim de linha, nao é o principal motivo para nunca mais pisar nas aeronaves da KLM, mas sim, é um agravante.
Ademais, a infraestrutura do aeroporto de AMS em termos de atendimento e mão-de-obra é indiscutível com crônica falta de pessoal e pessoal capacitado. É uma vergonha a prestação de serviços nesse aeroporto, longe de standards regentes na UE. O meu bloqueador de sol, SUNDOWN, foi confiscado sem qualquer esclarecimento. O funcionário, esse também com um inglês indiscutível, me aconselhou a, "da próxima vez, despachá-lo na mala".
Na mala pode, mas na bagagem de mão, não.

Data da viagem: novembro de 2022
    • Conforto do assento
    • Atendimento ao cliente
    • Comida e bebida
    • Espaço para pernas
    • Entretenimento a bordo
    • Check-in e embarque

Publicada 25 de agosto de 2022

Difícil viajar com a KLM...

Fiz duas viagens em 22 entre o Brasil e Europa... tive problemas em praticamente TODOS os voos da KLM! A questão da pontualidade, foi absolutamente desrespeitada a ponto de que tive que reagendar reuniões profissionais e no caso extremo, minha bagagem foi extraviada, tive que comprar roupas novas na Noruega (após diversas promessas mentirosas de entrega da mala) e minha bagagem só chegou após dois dias do meu retorno ao Brasil...

Na porta da aeronave (quase perdemos o voo por conta de um atraso no voo ABZ/ AMS, antes do embarque para SVG) a atendente nos garantiu que a nossa bagagem estaria a bordo, num claro exercício de má fé quando perguntamos qual seria a compensação caso tivéssemos que ficar em AMS e qual seria a garantia de embarque no primeiro voo no dia seguinte para SVG, já que tínhamos uma reunião cedo.

Na última viagem, atraso no voo GIG / AMS, realocação da conexão para Oslo, minha mala havia sido despachada até Haugesund (Noruega) com a informação de que somente precisaria coletá-la no destino final e mais uma desagradável surpresa quando fomos embarcar em Oslo com a informação de que deveríamos coletar a bagagem e despachá-la... Resultado: perdemos a conexão, uma proposta de voo somente no dia seguinte, tivemos que comprar uma passagem em outra companhia aérea para honrarmos os nossos compromissos no destino...

Tentei contato com eles tanto via site quanto via Flying Blue e a resposta foi que... sinto muito...

Lamentável...

Data da viagem: junho de 2022
Publicada 8 de julho de 2022

A experiencia com a KLM foi a pior possível. Quando fui comprar a passagem aérea, houve uma alteração no sistema o que fez que todas a minha passagem sofresse alteração, incluindo categoria da passagem, bagagem e escolha de poltrona. Ao ligar para o SAC da empresa nada foi resolvido, pois a única informação que repassavam era não ser possível fazer nenhuma alteração na passagem. Não foi possível selecionar assento, adicionar bagagem e fazer check in online em uma passagem aérea que custou R$ 12 mil! Viajo regularmente desde 2008 e com certeza foi a pior experiencia entre todas as companhias aéreas que conheço. Por fim: péssima experiencia. Para curtir uma boa viagem, utilizem os serviços de outra companhia aérea.

Data da viagem: julho de 2022
    • Conforto do assento
    • Atendimento ao cliente
    • Comida e bebida
    • Entretenimento a bordo
    • Check-in e embarque
Publicada 10 de maio de 2022

Comprei os bilhetes de ida e volta com a KLM para fazer o trajeto de Lisboa a São Paulo. A minha experiência não poderia ter sido pior, tive transtornos tanto na ida quanto na volta, entre eles voos cancelados, ligações perdidas pelo curto espaço de tempo, funcionários extremamente mal educados, bagagem com atraso e itens retirados da minha bagagem. Até o momento não obtive respostas da companhia aérea.

Data da viagem: maio de 2022
Publicada 14 de março de 2022

Péssima relação com o cliente , demora no atendimento , só se importam com dinheiro , cobram para mudar voo mesmo por questões médicas, são indelicados com os clientes , passam informações erradas , e não assumem este compromisso ! Vergonhoso! Tive uma passagem que precisava ser alterada por questões médicas e foi uma luta pra tentar mudar , informações sem conexão , cada hora uma informação diferente, falta de sensibilidade com a situação do paciente, não voem de KLM , o serviço está cada dia pior , só se importam com dinheiro, e era a melhor companhia da Europa.

Data da viagem: março de 2022