O seu navegador não é compatível. O site TripAdvisor poderá não ser exibido corretamente.Aceitamos os seguintes navegadores:
Windows: Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome. Mac: Safari.

“A gigante Ryanair ou Como enriquecer enganando os clientes”
Avaliação sobre S7 Airlines


Publicada 20 de outubro de 2017

Ontem cheguei ao Brasil, após uma experiência de viajar por alguns países da Europa fazendo a maior parte do deslocamento via aérea. Felizmente, quase todos os voos foram feitos com a TAP que, com exceção de sua filial em Sevilha, merece todos os elogios pelo respeito com que trata os seus passageiros e por oferecer serviços a preços totalmente compatíveis.
Um dos trechos, porém, foi feito, infelizmente, via Ryanair, com toda certeza, a pior empresa aérea do mundo!! Sob a fachada de cobrar os preços mais baixos da Europa, essa empresa cobra “por fora”, absolutamente, tudo! Do lanchinho (já cobrado por algumas empresas mercenárias no Brasil), ao assento; da bagagem à (pasmem!!!) não realização do check-in.
Recentemente, o dono da empresa teve que se explicar pela TV a seus clientes pelo fato de cancelar voos sem qualquer aviso prévio. Os passageiros chegavam para embarcar e só então ficavam sabendo que o seu voo havia sido cancelado, sem nenhum motivo aparente. Digo aparente porque, o mais provável é que o motivo, não revelado ao público, obviamente, é que tais voos não estivessem completamente lotados, como o que eu tive o desprazer de pegar.
Os assentos são piores que os dos coletivos urbanos no Brasil e não reclinam nenhum milímetro; o espaço é o menor do que o da pior classe econômica que se possa imaginar e a tripulação - que é treinada pela empresa para atuar como camelôs aéreos - trata os passageiros como presas para suas vendas. Uma experiência tão desagradável quanto angustiante.
Só para se ter uma ideia do golpe da Ryanair, apresento alguns valores, cobrados pelas duas companhias sobre o mesmo trecho (ida e volta):
- TAP Portugal: 152,18 €
- Ryanair: 78,53 €
É inegável que a diferença é muito grande (quase o dobro). Só que a Ryanair cobra entre 25 a 50 € pelo assento, que você é obrigado a escolher no momento do check-in, o que leva a passagem para 128,53 €, fora os 20 € pelo lanche, que sobe para 148,53 € e mais a taxa de aproximadamente 45€, para despachar a bagagem, pois, se estiver com uma mochila, qualquer mala, mesmo dentro dos padrões, é considerada excedente. Chegamos, assim, aos 193,53€. Mas, o mais escandaloso é que todo o procedimento feito on-line para inclusão da bagagem não é finalizado pelo sistema e quando você chega para embarcar, descobre que o seu check-in não foi feito. Assim, você é obrigado a pagar ainda uma abusiva taxa de 50€ pela “não realização” do check-in. Portanto, ao final, a viagem feita via Ryanair custa o valor total de 243,53€. Quase o dobro do valor cobrado pela TAP, que oferece todos os serviços incluídos em sua tarifa (152,18 €). E desse modo, o trecho, em princípio mais barato da viagem (78,53€), custa, separadamente, muito mais que toda a viagem contratada anteriormente (230,71€).
É um verdadeiro e repulsivo golpe! O que mais choca, porém, é constatar que, embora no Brasil já estejamos habituados a golpes de toda espécie, lamentavelmente, “lá fora” também estamos indefesos e completamente sujeitos a eles!!!

    • Conforto do assento
    • Atendimento ao cliente (por exemplo, postura, atenção e eficiência)
    • Limpeza
    • Comida e bebida
    • Espaço para pernas
    • Custo-benefício
    • Check-in e embarque (por exemplo, eficiência, serviço no portão)
2  Obrigado, filoslgodoy
Esta avaliação representa a opinião subjetiva de um membro do programa TripAdvisor e não da TripAdvisor LLC.
Faça uma avaliaçãoAvaliações (2.795)
Pontuação dos viajantes
Tipo de viajante
Época do ano
Idioma
  • Mais idiomas

5 a 9 de 2.795 avaliações

Publicada 27 de março de 2017

Ninguém fala inglês, funcionários despreparados, avião velho e cancelam sem avisar. O checkin on line não funciona e o voo é lotado!Pelo preço que se paga, da para viajar com outra companhia aérea,e o que será melhor: em outro aeroporto!

    • Conforto do assento
    • Atendimento ao cliente (por exemplo, postura, atenção e eficiência)
    • Limpeza
    • Comida e bebida
    • Espaço para pernas
    • Entretenimento a bordo (Wi-Fi, TV, filmes)
    • Custo-benefício
    • Check-in e embarque (por exemplo, eficiência, serviço no portão)
Obrigado, Juliano M
Esta avaliação representa a opinião subjetiva de um membro do programa TripAdvisor e não da TripAdvisor LLC.
Publicada 21 de julho de 2016

varias pesquisas eu fiz sobre essa companhia russa e encontrava apenas pontos negativos. com medo, e ja com os bilhetes comprados, realizei o voo. conclusao: em minha experiencia afirmo a todos que a mesma e seria, pontual, preços competitivos,...
nao entendo o motivo de tantos pontos negativos. eu falo o contrario tudo ocorreu na mais perfeita ordem. os russos sao educados!

    • Conforto do assento
    • Atendimento ao cliente (por exemplo, postura, atenção e eficiência)
    • Limpeza
    • Comida e bebida
    • Espaço para pernas
    • Entretenimento a bordo (Wi-Fi, TV, filmes)
    • Custo-benefício
    • Check-in e embarque (por exemplo, eficiência, serviço no portão)
1  Obrigado, ADALBERTO CHAVE... N
Esta avaliação representa a opinião subjetiva de um membro do programa TripAdvisor e não da TripAdvisor LLC.
Publicada ontem
Tradução do Google

    • Conforto do assento
    • Atendimento ao cliente (por exemplo, postura, atenção e eficiência)
    • Limpeza
    • Comida e bebida
    • Espaço para pernas
    • Entretenimento a bordo (Wi-Fi, TV, filmes)
    • Custo-benefício
    • Check-in e embarque (por exemplo, eficiência, serviço no portão)
Esta avaliação representa a opinião subjetiva de um membro do programa TripAdvisor e não da TripAdvisor LLC.
Publicada 2 dias atrás
Tradução do Google

    • Conforto do assento
    • Atendimento ao cliente (por exemplo, postura, atenção e eficiência)
    • Limpeza
    • Comida e bebida
    • Espaço para pernas
    • Entretenimento a bordo (Wi-Fi, TV, filmes)
    • Custo-benefício
    • Check-in e embarque (por exemplo, eficiência, serviço no portão)
Esta avaliação representa a opinião subjetiva de um membro do programa TripAdvisor e não da TripAdvisor LLC.