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Fórum: Governo determina regras para reembolsos no setor de turismo

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Governo determina regras para reembolsos no setor de turismo
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Olá a todos,

Finalmente uma ação concreta do governo sobre a relação de consumo no setor de turismo, determinando como as empresas podem agir com relação a cancelamentos e reembolsos de produtos e serviços.

Segue o link para informação completa:

https:/…

Na minha opinião, é bom que a medida tenha saído; por outro lado, ela privilegia claramente as empresas, em detrimento da parte mais fraca, o consumidor!

Em que pese também a possibilidade de negociação direta entre as partes; com bons argumentos, o consumidor pode encontrar junto com a empresa a opção menos danosa a ambos, sabendo que ele, consumidor, tende a ser o maior prejudicado e também quem pode influenciar outros consumidores em potencial a não usarem a tal empresa!

Pessoalmente, consegui resolver todas as minhas questões relativas a viagens e hospedagens de forma bem rápida e fluida, antes da edição dessa MP e negociando o mínimo possível.

Aguardamos aqui a partir de agora os relatos de quem, com a medida implementada, conseguiu resolver suas questões e como, para ajudar quem está com o mesmo problema, para promover as empresas que têm boa prática de respeito e consideração com o consumidor e para explicitar quais empresas se deve evitar, por "engrossarem" e terem pouca ou nenhuma flexibilidade com o cliente!

Boa sorte a todos e que venham muitos relatos de sucesso!

Vítor

10 respostas para este tópico
Canoas, RS
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1. Re: Governo determina regras para reembolsos no setor de turismo
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Eu tenho 1 pacote p/Natal (vôo + hospedagem) comprado na empresa VIAJAnet,

A viagem é p/ a primeira semana de maio.

Eu entrei em contato com a VIAJAnet, segunda feira agora, dia 6.

ViajaNet me disse q a TAM "aceita remarcar" meu voo p/outra data até DEZ/2020.

Porém, eu terei q pagar diferença tarifária se houver (óbvio q haverá) e tbm terei q pagar à VIAJAnet uma taxa de 50 reais (por passageiro).

Sobre o hotel: Eles aceitam q eu solicite o cancelamento se for solicitado até 26 ABR, sem pgto de taxas/multas.

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2. Re: Governo determina regras para reembolsos no setor de turismo
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Olá Marcela,

Obrigado pelo relato!

O que nao tínhamos até ontem eram regras e agora elas estão claras, por mais que não sejam as melhores.

Cabe ao consumidor conhecê-las e as entender, para ver qual solução melhor o atende e negociar com a empresa de forma direta, como conseguiu a seu contento.

Todos os lados vão perder um pouco e precisam ceder, é um evento de proporções mundiais e de longo prazo, portanto sensatez precisa prevalecer em ambos os lados!

Que bom que resolveu, já estávamos em contato no privado, quando havia te dado outras dicas, e agora aguardemos outras histórias de soluções de casos, esperemos todas bem-sucedidas!

Vítor

Salvador, BA
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3. Re: Governo determina regras para reembolsos no setor de turismo
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Olá a todos,

Uma questão importante é a que está nas entrelinhas do parágrafo 8: a medida sobrepõe o Código de Defesa do Consumidor, não sendo possível o consumidor reclamar judicialmente!

Portanto, estudem a medida bem, tenham uma ideia do que pode ser negociado com o prestador de serviço e insistam numa flexibilidade também por parte da empresa, já que o consumidor está em desvantagem com a medida!

Como se percebe neste governo nas últimas semanas, o que vem em primeiro lugar são as empresas, o capital macro, a roda da economia, e não as pessoas, o consumidor/cliente: o cliente pagou de uma vez ou já vinha pagando as parcelas a tempo, mas a empresa esta autorizada a poder começar a pagar só quando o fim da pandemia for determinado, sabe-se lá quando - como isso pode ser bom pro consumidor??

Bom, toda informação está disponível e que as melhores decisões sejam tomadas. Peço que os viajantes/consumidores deixem seus relatos de negociação aqui, como fez Marcela ontem à noite, para sabermos como proceder, que argumentos usar, quais empresas são generosas no proceso e quais se deve evitar no futuro! Boa sorte,

Vítor

Editado em: 09 de Abril de 2020, 12:31
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4. Re: Governo determina regras para reembolsos no setor de turismo
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Olá,

A OAB lançou na última segunda, 8, uma cartilha simples porém prática, num formato de perguntas e respostas, que esclarece os direitos dos passageiros em tempos de pandemia.

Acabo de abrir um tópico a respeito e nele consta o link direto para a cartilha.

Peço a gentileza de que se deixem relatos das soluções dos casos com as aéreas, para ajudar outros viajantes com problemas similares - uma mão lava a outra, não?

Vítor

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5. Re: Governo determina regras para reembolsos no setor de turismo
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Parece que para os sites de reserva online de estadias não há respeito pela medida provisória!! Através do TRIP ADVISOR reservei um hotel em Nova Iorque pela Hotel Urbano (Hurb) para julho/2020. Os EUA estão fechados pelo presidente Trump, meus voos foram cancelados pela American Airlines....SÓ QUE A HURB ESTÁ ME DANDO A MAIOR DOR DE CABEÇA E ARREPENDIMENTO! Não querem remarcar minha estadia para ano que vem, não querem me reembolsar...não há acordo! Entrei em contato diversas vezes pelo CHAT, telefone, e-mail....o atendimento é péssimo, frases prontas! Parece telemarketing! Que arrependimento! Minha viagem já totalmente paga, estou impedida de ir e não resolvem! No final das contas, a gente pega promoção indicada pela Tripadvisor e o barato sai caro! Nem com minha reclamação no site Reclameaqui funciona. Melhor mesmo é pagar mais e fazer por agente de viagem!

Salvador, BA
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6. Re: Governo determina regras para reembolsos no setor de turismo
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Olá, Adriana,

Por um lado, sinto muito pelo que aconteceu contigo, de verdade.

Por outro lado, entretanto, os fatos e sinais estão todos explícitos e disponíveis: por que foi logo escolher usar um intermediário (TA) e uma empresa com péssimo histórico (Hurb) pra fazer uma transação??

Há vários tópicos aqui mesmo no fórum detalhando indubitavelmente os motivos pelos quais NUNCA se deve usar intermediários em reservas, bastava pesquisar antes, pra não reclamar depois.

Insista com as empresas para que cumpram as regras da MP e cobre de quem emitiu as reservas, a quem fez o pagamento, não a quem executa o contratado.

A preparação para uma viagem requer tempo, disposição e muita leitura, e o mais inteligente é SEMPRE e SOMENTE reservar os voos e hospedagens direto com as empresas e os passeios apenas in loco e 2 dias antes, JAMAIS usar intermediários, ou pelo menos pesquisar muito sobre eles antes de passar o número de seu cartão de crédito.

Volte a insistir com quem fez a compra e peço que retorne aqui com o que lhe foi dito, para ajudar outros viajantes que cometeram o mesmo erro que você, erro este que tenho certeza não voltará a cometer! Boa sorte,

Vítor

São Paulo, SP
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7. Re: Governo determina regras para reembolsos no setor de turismo
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Agradeço suas palavras e sugestões. Realmente eu tenha sido um tanto ingênua a reservar tanto que isso não acontecerá mais, foi a 1ª e última vez! O que me espanta é ainda serem permitidos de existir tantos sites de compra como a Hurb, mesmo com tantos problemas de desrespeito ao consumidor e, pior, terem seus produtos divulgados ainda por outros sites! Ah propósito, eu não entendi seu 4º parágrafo, poderia explicar? Como neste caso vou cobrar a quem paguei e não um intermediário? Eu não paguei na conta do hotel, a gente paga na plataforma.

Editado em: 24 de Junho de 2020, 18:22
Salvador, BA
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8. Re: Governo determina regras para reembolsos no setor de turismo
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Olá Adriana,

O consumidor deve cobrar ações daquele ente que dele recebeu o pagamento.

Por exemplo: se fez uma reserva com a Decolar para um voo com a GOL e houve algum problema qualquer, a reclamação deve ser feita com a Decolar, pois ela emitiu o bilhete e recebeu o pagamento; a GOL apenas executou o serviço e recebeu da Decolar pra isso, não de você.

Se entendi bem seu caso, fez as reservas pelo TA com a Hurb e pagou ao TA, correto? Se foi assim, deve cobrar medidas do TA; se pagou à Hurb, eles devem ser cobrados.

Contate o TA através da Central de Ajuda , explique a situação e exija ações/explicações deles, até porque há uma Medida Provisória a ser cumprida e penalizações fazem parte dela!

Boa sorte e por favor volte aqui pra nos contar tudo e ajudar outros viajantes,

Vítor

9. Re: Governo determina regras para reembolsos no setor de turismo

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Removido em: 22 de Julho de 2020, 14:15
 
10. Re: Governo determina regras para reembolsos no setor de turismo

-:- Mensagem da equipe do Tripadvisor-:-

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