O seu navegador não é compatível. O site Tripadvisor poderá não ser exibido corretamente.Aceitamos os seguintes navegadores:
Windows: Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome. Mac: Safari.

Fórum: Fraudes en Airbnb, atenção!

Buenos Aires...
Colaborador nível
4.482 publicações
399 avaliações
1.285 votos úteis
Fraudes en Airbnb, atenção!
Salvar

Sou usuário da plataforma Airbnb há 10 anos. Aluguei estadias em vários países e nunca tive problemas, pelo contrário, todas foram experiências ótimas e em várias situações diversas, sozinho, em casal, amigos e com a família.

Como leitor regular de vários blogs de aviação e viagens, li recentemente o artigo "Fraudes no Airbnb" e, felizmente, li-o!

Algumas semanas atrás, e poucas horas depois de iniciar minha viagem a São Paulo, recebi uma mensagem do meu anfitrião pelo whatsapp dizendo que, por várias razões, o departamento que eu havia alugado não estaria disponível nessas datas e me enviou outra recomendação. Quero esclarecer que fiz a reserva com três meses de antecedência e que tudo já foi pago. Nesse ponto, o cancelamento incorria em uma perda total do meu dinheiro. O anfitrião sempre foi cordial, respeitoso e rápido de se comunicar.

PRIMEIRO ALARME

O que me fez "barulho" não foi o fato de haver um inconveniente com a unidade (todos nós, que conhecemos os departamentos, sabemos que coisas ruins podem acontecer sem aviso prévio: um cano quebra, um vizinho perde água, não há gás ou eletricidade, etc.) O que me alertou foi que o texto usado pelo anfitrião era exatamente o mesmo, mas escrito em português, do que eu havia lido no site em inglês sobre uma forma de engano comum nos EUA.

O que eu fiz foi o seguinte. Primeiro, pedi ao meu host que toda a comunicação fosse feita exclusivamente através da plataforma Airbnb, para que ela estivesse lá. Segundo, entrei em contato com o suporte ao cliente do Airbnb (tanto por bate-papo quanto por telefone) e informei-os do meu sentimento de que eu seria vítima de uma fraude. Inicialmente, eles me disseram que meu medo era infundado porque o anfitrião me avisou com alguma antecipação do problema, me forneceu uma solução ou plano "B" e também tinha muitas qualificações positivas.

SEGUNDO ALARME

No entanto, o anfitrião me ofereceu um plano alternativo em um local completamente diferente daquele originalmente reservado e pago por mim. Eu estava tentando me convencer de que esta nova unidade estava em uma localização melhor (não é verdade, a propósito) e que era ainda melhor que a anterior e listava todos os benefícios luxuosos que tinha. Em nenhum momento o link enviado mostrou que era "gratuito" ou que essa reserva substituía a anterior. Eu tive que fazer uma nova reserva.

TERCEIRO ALARME

Depois de várias tentativas, pedi que ele cancelasse minha reserva, já que o problema era dele e não meu, e não queria perder meu dinheiro. Antes (finalmente!) Foi ele quem cancelou minha reserva, ele me disse que se eu quisesse tanto estar naquele prédio e local, eu poderia conseguir outro apartamento ali. Então, pensei, por que não foi sua primeira escolha? Lá eu estava firmemente convencido de que provavelmente nenhuma das unidades oferecidas era real e existia. E que os perfis de viajantes que elogiavam sua propriedade eram tão falsos quanto os dele. No entanto, até conseguir o cancelamento, sempre mantive uma postura amigável e cordial.

CONCLUSÃO

Depois de conversar e discutir muito com a equipe do Airbnb, recebi um desconto de 20% para adquirir uma nova estadia e o retorno total do valor pago por esse imóvel. Foram momentos muito estressantes, especialmente poucas horas após o início da viagem. Queria compartilhá-lo, caso alguém atenda ao conselho. Sempre fale dentro da plataforma e, antes de pressionar qualquer botão ou link, consulte o procedimento de atendimento ao cliente a seguir. Saudações viajantes!

4 respostas para este tópico
Salvador, BA
Especialista no destino
for Rio de Janeiro, Salvador, Hamburgo, Foz do Iguaçu, Cusco, Machu Picchu
Colaborador nível
3.754 publicações
1.739 avaliações
2.637 votos úteis
1. Re: Fraudes en Airbnb, atenção!
Salvar

Olá Jorge,

Obrigado pelo alerta, é importante sabermos os meandros do funcionamento desses portais, principalmente quando de algum problema!

Quero lembrar todos aqui no fórum que eu mesmo fiz uma postagem há alguns meses, detalhando uma fraude comum no Airbnb nos Estados Unidos, já replicadas em alguns países. O texto é longo, o que amedronta muitas pessoas, mas o tamanho e a descrição se fazem necessárias pra se entender toda a sequência da armação.

Quem tiver interesse, faça uma busca aqui mesmo no fórum, e fiquemos todos atentos a golpes em potencial, independentemente de quem os aplique.

Vítor

Buenos Aires...
Colaborador nível
4.482 publicações
399 avaliações
1.285 votos úteis
2. Re: Fraudes en Airbnb, atenção!
Salvar

Obrigado pelo comentário Vitor. É realmente a primeira vez que tive problemas com a plataforma, mas me pareceu que é importante alertar outras pessoas sobre essa prática de engano.

Salvador, BA
Especialista no destino
for Rio de Janeiro, Salvador, Hamburgo, Foz do Iguaçu, Cusco, Machu Picchu
Colaborador nível
3.754 publicações
1.739 avaliações
2.637 votos úteis
3. Re: Fraudes en Airbnb, atenção!
Salvar

Olá Jorge,

Busque aqui o tópico que abri e vai ver certa similaridade com o que ocorreu contigo, sorte,

Vítor

Itatiba, SP
Especialista no destino
for Colonia del Sacramento, Punta del Este, Montevidéu, Santiago, Estado de São Paulo, Vila Velha, Itatiba, Campinas, Jundiaí, Socorro, Águas de Lindóia, Piracicaba, Mendoza
Colaborador nível
5.424 publicações
868 avaliações
3.780 votos úteis
4. Re: Fraudes en Airbnb, atenção!
Salvar

Obrigada por avisar.

 Não é meu estilo de hospedagem, mas com certeza ajudará há muitos.

 Um abraço.