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Fórum: Não comprem nada com a Submarino viagens

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Não comprem nada com a Submarino viagens
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No dia 11/05 ás 17:21 entrei em contato com o atendimento do site via telefone para comprar uma passagem, já acompanhava estas passagens em vários sites para ver o preço, neste dia elas chegaram ao valor que eu poderia pagar e assim segui para o começo da realização do meu sonho, liguei via telefone pois eu precisaria comprar as passagens com 2 cartões e essa opção só é possível via telefone. A atendente foi muito educada e realizou todo o cadastro e inserção de todos os dados conforme seria necessário, ao final ela me alertou que como se tratava de uma compra com 2 cartões a compra passaria por uma avaliação interna e só depois seguiria para o pagamento e emissão da passagem, confirmei com elas todos os dados e desliguei aguardando a finalização e resposta por e-mail como ela disse que seria. Mas para o início do meu desespero as 20:40 recebo uma ligação da atendente que dizia que apesar da autorização interna ter sido positiva, ela não havia conseguido finalizar minha compra porque aparentemente as passagens para o último trecho da viagem havia acabado(mas haviam diversos outros horários e vôos que manteriam o mesmo valor da tarifa) então ressaltei que ela poderia colocar em qualquer outro horário daquela data, desde que não alterasse o valor. Ela refez a reserva(ressaltando que desta ez nem precisaria passar pela autorização interna pois já estava aprovado) e conseguiu inclusive todos os trechos e tarifas anteriores, até ai ok, não perdi nada e tudo agora daria certo, ela citou no inicio da conversa que precisaria do CPF dos 2 titulares dos cartões, e eu informei novamente todos os dados que ela solicitou, (mas pasmem ela esqueceu novamente de pedir o CPF do titular do segundo cartão era do meu marido), como o atendimento pelo telefone acabaria as 21 horas perguntei se estava agora tudo certo, se eu precisaria ligar novamente, e ela disse que não que não precisava porque agora estava tudo, OK! finalizamos a ligação as 20:53, então fui ao banheiro e ao retornar notei que havia uma chamada perdida no meu celular, imediatamente retornei a ligação mas como havia passado das 21 horas o atendimento eletrônico já não me permitiu mais pedir para falar com a atendente, entrei imediatamente no meu e-mail na esperança de haver alguma informação, e as 21:11 recebi um e-mail da atendente que dizia que precisava do CPF do meu marido e que sem ele não seria possível a compra, a 21:12 eu respondi o e-mail com o dado necessário e não obtive mais resposta. No dia 12/05 entrei em contato com o atendimento dentro do horário de atendimento e para minha surpresa e maior desespero fui informada que a compra não havia sido concretizada, que eu havia perdido minha reserva, que as tarifas haviam sofrido uma alta e que pra completar aquela atendente estava de folga, expliquei detalhadamente a situação para a atendente que me atendeu e ela me disse que eu aguardasse até hoje para falar direto com a responsável pela minha reserva pois ela estaria presa ao sistemadaquela outra atendente e ela não poderia fazer nada, mas disse que ela era muito correta em seu trabalho e que com certeza daria uma boa solução, ainda no dia12 recebi uma ligação de uma 3º atendente que apenas queria passar o recado que a atendente do sabado deixou no sistema que era: que não conseguiu completar minha compra pela falta do número do CPF. Hoje ao entrar em contato e finalmente conseguir falar direto com a responsável pela minha reserva, a mesma simplesmente disse que foi uma falha na comunicação que eu que não atendi a ligação na hora que ela ligou e que hoje o valor aumentou e ela não pode fazer nada. Pedi para falar com o supervisor responsável pelo setor dela, ela se negou a passar alegando que ele diria a mesma coisa que ela, eu liguei de novo pedi pra falar com o supervisor mas o atendente que me atendeu me disse que TODOS os supervisores estão em uma reunião sem hora para acabar, e me disse que a solução era entrar em contato com o SAC, estou simplesmente a mais de meia hora ouvindo a musica e esperando atendimento.

RESUMINDO: PERDI A PASSAGEM COM O PREÇO QUE PODIAMOS PAGAR POR INCOMPETÊNCIA DA ATENDENTE, E ELA ME DIZ QUE NÃO PODE FAZER NADA!

Como assim? que responsabilidade é essa destes atendentes? se era uma informação tão importante como ela pode simplesmente esquecer de pedir? E agora o cliente sai no prejuízo por culpa do atendente, e não tem ninguém que possa fazer nada? E não tem se quer um canal de atendimento que eu consiga fazer uma reclamação direto na empresa!

15 respostas para este tópico
Salvador, BA
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1. Re: Não comprem nada com a Submarino viagens
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Olá Joicy,

Muito desagradável o que aconteceu contigo e agradecemos o relato aqui no fórum, como alerta para outros viajantes!

Por favor não queira interpretar que estou aqui a culpa-la ou algo parecido, porém alguns pontos precisam ser levantados, para que não passe por transtorno similar no futuro!

Particularmente sou o maior defensor de compras de voos serem feitas EXCLUSIVAMENTE na página oficiais das empresas, por uma série de argumentos. A economia de poucos reais não paga os transtornos que realmente acontecem quando se usam portais de voos para as compras...

Enquanto um código localizador (sequência de 6 letras e números que indica uma reserva de voo em nome de um ou mais passageiros), NÃO existe reserva! A atendente falhou em não reservar seu voo naquele momento e não oferecer ao menos o localizador, mesmo sem o pagamento ainda estar aguardando aprovação.

Você, por outro lado, deveria ter todos os documentos à mão para oferece-la, mas a outra falha da atendente foi não pedir o 2º CPF, já que a compra estava dividida em 2 cartões.

Por aqui não vai consegui solução para seu caso, sinto muito. Este é o fórum do Trip Advisor, espaço para troca de experiências sobre o tema turismo. Tenho, entretanto, sugestões bem mais práticas:

Inicialmente retome o contato com a empresa, anote o protocolo, horário do atendimento e nome de quem te atendeu. Se for possível e se puderem localiza-la, peça as gravações das ligações feitas no fatídico dia, é direito seu como consumidora recebe-las dentro de um prazo máximo de 10 dias em CD pelos Correios ou 72h por e-mail.

De posse de todos os números de protocolo de todos os contatos, nome de quem te atendeu, horários dos contatos, vá às páginas www.consumidor.gov.br e www.reclameaqui.com.br, registre-se e registre o ocorrido detalhadamente em ambos os portais. Retome o contato com a empresa e a informe sobre o registro das reclamações nos dois sites, aguarde solução e peça um prazo.

Se você conseguir provar - e a gravações das ligações devem confirmar seu relato - o ocorrido, a empresa será obrigada a honrar o acordado. Mas para isso vai ter de protocolar as reclamações, inicialmente com a empresa em si, que tem de ter a chance de correção da falha.

Caso a solução não esteja de seu acordo, vá ao ProCon devidamente munida de toda a documentação, principalmente os protocolos dos contatos!

Espero que tudo se resolva logo, volte aqui para contar os passos rumo à solução e, a partir de agora, SEMPRE e SOMENTE compre seus voos nas páginas oficiais das empresas aéreas; tivesse feito isso, independentemente dos valores, não teria passado por tal desgaste. Boa sorte,

Vítor

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2. Re: Não comprem nada com a Submarino viagens
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Oi, obrigada por responder.

Quero deixar bem claro que eu tinha o número do CPF, a atendente é que errou e esqueceu de me pedir o número.

Salvador, BA
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3. Re: Não comprem nada com a Submarino viagens
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Olá Joicy,

Claro, as falhas são da empresa, por isso precisa voltar a ela com uma ligação buscando uma solução e ver o que consegue; os outros passos já dei acima em detalhes. Boa sorte e torço pra que resolva tudo logo, agora é contigo,

Vítor

Santos, SP
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4. Re: Não comprem nada com a Submarino viagens
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Olá Joicy!

Obrigada por postar esse relato e dividir conosco sua experiência.

Por diversas vezes pesquisei passagens aéreas, hotéis ou pacotes turísticos em empresas deste tipo e sempre me vinha à mente certa desconfiança. Ao que parece, se tudo sair como esperado é uma maravilha, mas se houver algo a ser consertado, aí começa o estresse.

Até hoje sempre optei por fechar negócio diretamente com os prestadores de serviço (companhias aéreas, hotéis, operadoras de turismo) e agora tenha mais certeza de que este é o caminho certo.

Editado em: Há um ano
Poções, BA
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5. Re: Não comprem nada com a Submarino viagens
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Aconteceu a mesma coisa comigo não mim pediram o CPF ai o bilhete precisaria faze alterações pois o sobrenome do cliente errado não fez alterações perdi pois não tinha como embargar.

Salvador, BA
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6. Re: Não comprem nada com a Submarino viagens
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Olá,

Sugiro que siga o mesmo que sugeri à colega Joicy e NUNCA MAIS faça qualquer negócio com esse tipo de portal!

Boa sorte e volte ao fórum pra nos contar como tudo está procedendo, para ajudar outras pessoas.

Vítor

São Paulo, SP
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7. Re: Não comprem nada com a Submarino viagens
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E EU estou com poblema comprei passagem e não está constando fiz em 3 vezes ja vai para 2 p e não costa nada mas desconto está cendo feito

Salvador, BA
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8. Re: Não comprem nada com a Submarino viagens
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Olá a todos,

Acaba de sair uma Nota Técnica por parte do governo federal, que dá novas diretrizes às agências de viagens e consumidores no que tange aos direitos e deveres de ambos!

Fiz uma publicação agora há pouco com os pontos principais e inclui o link da nota em si, para aqueles que tiverem interesse a leia e se interem do que têm de direitos.

Certamente muitos ponderarão se vale mesmo a pela usar agências para viagens, já que fica evidente o interesse deste governo de proteger as empresas em nome da roda da economia, em detrimento de proteger o cidadão, o cliente, que no final das contas é o eleitor!

O tópico está aberto, sugiro quem ainda tenha pendências com alguma agência de viagem com representação no Brasil que o visite e dê uma lida nele, para conhecer seus novos "direitos" - em tempo, a Nota foi celebrada pelas agências como uma grandíssima vitória, o que fala por si só...

Vítor

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9. Re: Não comprem nada com a Submarino viagens
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Sua descrição esta perfeita, comprar com o submarinoviagens é apostar que tudo vai a certo, porque se alguma coisa mudar ou você precisar de qualquer coisa que seja estará em apuros. Digo por experiência própria. Tive problema No-Show, liguei para eles e o submarino lavaram as mãos, Achando que foi um caso isolado insisti em comprar com eles.... Por causa do covid acabei decidindo não dar seguimento na viagem, mas quem disse que consigo reagendar. Chegou ao ponto da atendente dizer que eu tinha de resolver com a GOL. Ou seja, te vira. Esse é o submarino viagens.

Salvador, BA
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10. Re: Não comprem nada com a Submarino viagens
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Olá, Amin,

Não são casos e isolados e o volume de reclamações contundentes deveria tê-lo feito evitar a transação com uma empresa sabidamente danosa ao consumidor - agora já sabe bem o que fazer!

As mesmas sugestões que dei a Joicy no ano passado se aplicam a você e a qualquer um que se tenha sido lesado pela empresa: contato por telefone com a empresa, explicação bem detalhada do caso e questionamentos contundentes ao/à atendente por soluções (registro em gravação); nota de nome do/a atendente, horário da ligação e data; relato do caso no Reclame Aqui e no Consumidor.gov.br; se sem resposta satisfatória em uma semana, visita ao ProCon munido de toda documentação impressa para marcação de audiência de conciliação; com o não-comparecimento da empresa na audiência, pronto ajuizamento de processo no Juizado de Pequenas Causas por perdas e danos morais!

Pena que Joicy fez/faz como a excessiva maioria de quem pede ajuda aqui no fórum e não volta pra conta os resultados da situação, ajudando a dar um fim ao caso e auxiliando outros viajantes com questões similares, mesmo por gratidão e/ou consideração a quem se dispôs a ajudar!

Espero que siga os passos certos, Amin, e nos conte aqui a sequência de sua história e que ela tenha final feliz! Boa sorte,

Vítor