Salve o assunto
Pullmantur: péssima qualidade em tudo

Navio Soberano em um cruzeiro pela costa brasileira de 14 a 18 de dezembro de 2017. Início da experiência: embarque estimado para 11h e entramos no navio às 15:30. Absurdo... Ao entrar no navio, me deparo com condições totalmente diferentes de outros cruzeiros que já fiz. Não havia qualquer recepção aos passageiros, apenas seguranças mal humorados. Entramos em um elevador que mostrava as condições de infraestrutura do navio todo (depois soube que está em operação desde 1989!): botões, portas e paredes totalmente riscadas, aparência de velho, barulhento, chacoalhando. Ao entrar com fome após tanta espera, naturalmente ir comer: pratos, copos e taças velhas, lascadas, riscadas. Filas, muitas filas. Comida de baixa qualidade, de rabada a pudim de pão... em um cruzeiro! Mais funcionários mal humorados. Ida ao quarto: mau cheiro, controle remoto empoeirado, TV sintonizando canais cheios de chuvisco, colchão velho (já sem estrutura de molas, fininho), estrutura da janela com marcas de ferrugem e despedaçando os contornos externos, chuveiro com mau encaixe gerando vazamento de água. Tudo isso em uma cabine "luxo superior" no deck 8. Ridículo.

Tudo incluso, certo? Errado! Diferente de há alguns anos, em que fiz um cruzeiro pela Pullmantur que me levou a repetir a experiência, a estratégia atual dessa empresa é oferecer como tudo incluso coisas de baixa qualidade e, uma vez dentro do navio, atuar insuportavelmente oferecendo por pagamentos adicionais o que deveria ser oferecido por padrão. Paguei mais de 400 reais para beber uma cerveja diferente de skol e brahma, um vinho descente ou um whisky razoável. A cada ida ao bar, necessário ficar se acotovelando para conseguir uma bebida com os bartenders mal humorados. Não paguei e amarguei refeições simplórias e filas gigantes para desembarque em Balneário Camburiú. Não houve uma única vez que o anúncio sonoro fosse para anunciar alguma atração de interesse dos passageiros. Mas inúmeras vezes para vender, vender, vender... Insuportável. A estratégia de oferecer o básico a baixo custo foi tão evidente que nem mesmo o Jantar de Gala / do Comandante foi oferecido! Isso é um cruzeiro, é o mínimo!

Como se não bastasse todos os problemas relativos à péssima qualidade dos serviços prestados, foi feita a cobrança em meu cartão de crédito no valor de R$ 36,40 referente a uma mera garrafa de água em que o recibo apontou U$ 2,52. Ainda, ligo após a viagem no atendimento Pullmantur e para minha surpresa me dizem que tenho que abrir uma reclamação do SAC da CVC (???). É muito descaso. Nunca mais faço uma viagem ou recomendo essa empresa horrível a ninguém.