Boas práticas do Tripadvisor

Recursos para ajudar você a gerenciar o perfil do seu restaurante no maior site de viagens do mundo.

Menu Connect do Tripadvisor: o guia de configuração completo

Menu Connect do Tripadvisor: o guia de configuração completoQuer economizar tempo, atrair clientes e ocupar mais mesas? Saiba como o Menu Connect pode ajudar seu estabelecimento a aparecer onde os clientes fazem mais buscas.

Alcançar possíveis clientes sempre foi uma prioridade para os donos de restaurantes. Agora, isso é mais importante do que nunca. Para quem procura o que comer, acessar um cardápio atualizado é essencial na hora de tomar a decisão. Tanto é que 93% das pessoas consultam cardápios online antes de escolher um restaurante.1

Os clientes usam inúmeros sites para pesquisar e descobrir novos locais para comer, mas manter o cardápio e os detalhes do seu estabelecimento atualizados em todos eles pode ser uma tarefa entediante e demorada. Por isso, desenvolvemos o Menu Connect. Com ele, você gerencia seu cardápio e informações importantes sobre o estabelecimento em um só lugar e tudo é atualizado automaticamente em outros sites. Para saber mais sobre como aproveitar tudo o que o Menu Connect tem a oferecer, clique aqui.

Já se inscreveu? Continue lendo para saber por onde começar e como ajudar a garantir o sucesso do seu estabelecimento com o Menu Connect.

Etapa 1: carregue seu cardápio

Seu cardápio é o que faz possíveis clientes escolherem seu restaurante. Por isso, é crucial que você o mantenha atualizado. Para carregar o cardápio, arraste e solte um arquivo ou insira a URL do cardápio online. Dica: você pode tirar uma foto do cardápio com seu dispositivo móvel e carregá-la diretamente na sua página. Tem vários cardápios? Sem problema! Você pode incluir quantos cardápios quiser e até nomear cada arquivo, como “Cardápio de brunch” ou “Especial de férias”, para manter tudo organizado. Há também uma opção para incluir instruções especiais sobre o cardápio. Assim, ele será exibido exatamente como você deseja....

Como causar a melhor primeira impressão com suas fotos no Tripadvisor

Como causar a melhor primeira impressão com suas fotos no TripadvisorAs fotos dão uma ideia de como é visitar seu restaurante. Ao carregar imagens, é preciso pensar no conteúdo, nas legendas e em diversos outros fatores. Veja como causar a melhor primeira impressão com suas fotos no Tripadvisor.

As pessoas compram com os olhos: chame a atenção

Você já sabe que as fotos são uma ótima maneira de motivar as pessoas a conhecer seu restaurante. No Tripadvisor, os restaurantes com mais de dez imagens atraem o dobro de interação dos clientes em relação aos que não têm fotos. Com um mercado cada vez mais competitivo, saiba como chamar a atenção com suas fotos no Tripadvisor:

Não tenha medo de começar

Você não precisa contratar um fotógrafo profissional se isso não estiver no seu orçamento. Com um smartphone e algumas técnicas fotográficas, você pode conseguir imagens excelentes. Depois de solicitar seu perfil gratuito, carregue quantas fotos quiser para mostrar seu restaurante de todos os ângulos possíveis.

No carrossel, as imagens são exibidas por data de carregamento junto às fotos dos viajantes, na parte superior do seu perfil e nos resultados de buscas por restaurantes como o seu. Você pode definir qual foto principal aparece primeiro. Os assinantes do Tripadvisor Premium podem escolher a ordem de exibição das imagens no carrossel e nos resultados de busca.

Mostre mais do que a culinária

Comece com o que você domina: sua culinária! Esse é o principal motivo que leva as pessoas ao seu restaurante. É uma boa ideia mostrar o que tem no cardápio, mesmo que ele mude periodicamente. Confira estas dicas para tirar fotos excelentes da sua comida.

É importante mostrar as especialidades do seu cardápio, mas as pessoas também querem saber qual é a experiência completa de comer no seu restaurante. Pense em outras coisas que tornam seu estabelecimento especial: simpatia no atendimento, música ao vivo ou localização badalada.

Mesmo que sejam muito boas, as fotos não mostram a experiência completa de visitar o restaurante. Tire algumas fotos de pessoas durante a refeição, especialmente dos fregueses mais leais. Depois, treine seus funcionários para pedir aos clientes que incluam fotos nas avaliações.

Cause uma ótima primeira impressão com a foto principal

A foto principal é a primeira imagem que aparece no seu perfil. É também o ícone exibido nas buscas por restaurantes como o seu no Tripadvisor. O tema mais comum é comida. Utilizadas por cerca de 55% dos restaurantes, as fotos principais que exibem comida apresentam uma taxa de cliques média de 5,27% nas buscas.*

Mas, para atrair mais clientes, aposte em imagens da parte externa do restaurante, que têm uma taxa de cliques de 5,59%.* Destaque seu estabelecimento mostrando a entrada, a varanda ou a área ao ar livre. Veja aqui como escolher uma boa foto principal.

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Como confirmar sua identidade no Tripadvisor

Como confirmar sua identidade no TripadvisorDepois de solicitar o perfil do seu restaurante no Tripadvisor, você precisará confirmar a sua identidade. Essa etapa adicional de segurança protege você e outros proprietários de estabelecimentos contra fraudes. O processo é simples, confira.

Confirme sua identidade por telefone

O número cadastrado no perfil do estabelecimento receberá uma ligação ou mensagem de texto com um código de verificação de quatro dígitos, dependendo da preferência especificada ao solicitar o perfil. Digite os quatro dígitos na caixa fornecida e clique em Enviar código.

Confirme sua identidade com um cartão de crédito

Esse é o método mais rápido e fácil. Basta fornecer um cartão com o seu nome. Ele será usado apenas para fins de autorização. Será retido o valor de US$ 1 para confirmar a validade do cartão e a sua identidade, mas não haverá cobranças efetivas.

Na verificação por cartão de crédito, você precisa informar outros detalhes, como país, tipo de cartão, número do cartão de crédito, nome do titular, data de validade, código de segurança do cartão e outras informações de cobrança, como nome, endereço, CEP e telefone. Esses detalhes não são salvos nem armazenados na sua conta, e são usados somente no processo de verificação.

Assim que o cartão de crédito for confirmado, você acessará a página inicial do Portal do Administrador.

Confirme por e-mail

Se o seu estabelecimento fizer parte de um grande grupo ou rede de restaurantes, talvez seja possível confirmar sua identidade por e-mail. Se for o caso, você verá essa opção ao solicitar o seu perfil. Caso contrário, use um dos métodos especificados acima.

Última atualização: 6 de julho de 2019

How to Know If You’re Receiving Calls From Tripadvisor Users

How to Know If You’re Receiving Calls From Tripadvisor Users

How to Know If You’re Receiving Calls From TripAdvisor UsersYou may hear: “Hello, a TripAdvisor user is calling you,” the next time you pick up your restaurant’s phone. Here’s what it means for your business.It can be really difficult to tell where phone calls to your...

Como criar a descrição do seu restaurante

Como criar a descrição do seu restauranteSua descrição, exibida na seção Detalhes do perfil, é um ótimo espaço para contar a história do seu restaurante. Veja como criar uma descrição que motivará mais pessoas a conhecer seu estabelecimento.

O que é a descrição do restaurante

A descrição dá uma visão geral de como é comer no restaurante. Assim como a seção “Sobre” de um site, é um ótimo lugar para incluir a declaração de princípios e valores da empresa. Nesse espaço, você pode falar o que quiser, mas recomendamos começar pela experiência de comer no restaurante, as influências culinárias ou as especialidades da casa.

A descrição do restaurante não deve ser longa. Com até 700 caracteres, você precisa mostrar o que torna seu restaurante diferente ou especial. Não sabe o que incluir? Confira nosso guia de gestão da marca para restaurantes ou pense na sua declaração de princípios para se inspirar e criar algo a partir daí.

A descrição do restaurante também é importante para ajudar seu perfil nos mecanismos de busca.Inclua termos ou palavras-chave que você deseja associar ao restaurante, como “para toda a família”, “ingredientes locais” ou “culinária moderna”. Isso aumenta as chances de alguém que busca um local como o seu encontrar seu restaurante.

Descrições de restaurantes ao redor do mundo

Há ótimas descrições de restaurantes no Tripadvisor. Confira alguns de nossos exemplos favoritos para ajudar a criar uma para seu estabelecimento:

Um pub rural excelente para relaxar, administrado por proprietários ganhadores de prêmios, no belo vilarejo de Peasemore, em Berkshire, que fica a uma curta viagem de carro saindo da estrada A34 e cruzamentos 13 e 14 da rodovia M4. O edifício e a decoração são charmosos e rústicos, com toques modernos e elegantes. Relaxe perto da aconchegante lareira, ideal para as noites de inverno. Nos meses de verão, aproveite o espaço ao ar livre com vista para campos abertos ou sente-se em um pátio bonito cheio de flores. O cardápio do dia oferece peixe fresco, tortas, carnes e especiais do chef, sendo que os pratos principais custam de £ 11,50 a £ 19,50. Como toda a comida é fresca e preparada na cozinha do pub, é possível oferecer alternativas para a maioria das restrições alimentares. Grande parte dos molhos e sopas, por exemplo, não tem glúten.Aos domingos, The Fox também oferece pães e Yorkshire pudding sem glúten.{{takey:insights_r8010_restaurants_peas...

How to Create a Contactless Menu with Tripadvisor

How to Create a Contactless Menu with TripadvisorStep-by-step instructions on how to create a Contactless Menu for your restaurantCleanliness and safety are top priorities for diners as they look to eat out at restaurants again. In fact, more than a third of consumers (35%) say they will put an emphasis on dining at restaurants that keep customers safe.1 These additional safety precautions can include providing hand sanitizer to customers, disinfecting tables and chairs between guests, frequently sanitizing high contact areas and more. Learn how to add your safety measures to your Tripadvisor listing here.

Menus are one of the most handled items in a restaurant. To help keep your staff and customers safe, Tripadvisor has launched a new way to create Contactless Menus directly from your Management Center. This new feature is free to any restaurant that has added a menu link to its Tripadvisor listing. After logging into the Management Center, follow these simple steps to create your Contactless Menus:

  1. Create your QR code: Hover over "Manage Listing" in the top navigation bar and click "Menu" to upload a link to your online menu. If you’ve previously added your menu, make sure your link is up to date. Once you’ve added your menu link, your QR code will be generated.
  2. Print your QR code: Choose to either print the code yourself or save the image to get stickers or other assets made at your local print shop. Don’t worry, the code is specific to your business and won’t change — even if you update your menu.
  3. Display your QR code: Place your QR code throughout your restaurant so guests can easily scan it with their mobile phone cameras. Make sure to post your code in highly visible areas such as tables, counters, host stands, and windows to allow diners to view your menu at any time.

1. Tripadvisor Consumer Sentiment Survey Wave 3, Qualtrics; 2,190 respondents, U.S., U.K., Australia, Italy, Japan, Singapore; 4/22-4/27

Última atualização: 6 de outubro de 2020

Cartazes gratuitos para divulgar os serviços de entrega e retirada de pedidos

Cartazes gratuitos para divulgar os serviços de entrega e retirada de pedidosInforme aos clientes que seu restaurante está aberto para entregas ou pedidos para viagem durante a pandemia de COVID-19 com cartazes gratuitos disponíveis para impressão.

Informe aos clientes que seu restaurante está aberto para entregas e pedidos para viagem

Caso seu restaurante esteja aberto para entregas e pedidos para viagem, não deixe de divulgar isso em todos os lugares possíveis, como por e-mail, nas redes sociais e na entrada do estabelecimento.

Há três cartazes disponíveis:

  • Aberto para pedidos para viagem
  • Aberto para entregas
  • Aberto para entregas e pedidos para viagem

Os materiais para impressão estão disponíveis gratuitamente no Portal do Administrador. Para baixar um cartaz:

  1. Clique aqui para acessar os materiais para impressão.
  2. Clique no cartaz que você deseja imprimir. Na janela pop-up, clique para fazer download do anexo.

Pronto! Imprima o PDF, posicione na entrada do estabelecimento, compartilhe nas redes sociais ou encontre outras maneiras de usar o cartaz.

Indique a disponibilidade do restaurante no Tripadvisor

Lembre-se também de informar sua disponibilidade na página do Tripadvisor. Faça o seguinte:

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Como incluir vales-presente no seu perfil do Tripadvisor

Como incluir vales-presente no seu perfil do TripadvisorAo oferecer vales-presente para complementar sua receita durante a crise causada pela COVID-19, inclua um aviso no seu perfil do Tripadvisor. Veja como.

Inclua vales-presente no seu perfil do Tripadvisor

Caso seu restaurante ofereça vales-presente, informe isso no seu perfil do Tripadvisor. Depois de entrar no Portal do Administrador, siga estas etapas simples:

  1. Selecione Gerenciar perfil na barra de navegação superior e clique em Nome e descrição.
  2. Ative o botão no topo da página para indicar que o restaurante oferece vales-presente.
  3. Copie e cole um link para a página de compra de vales-presente.
  4. Clique em Enviar na parte inferior da página.

Se você não oferecer vales-presente online, os clientes serão orientados a ligar para o restaurante usando o telefone na parte superior da sua página no Tripadvisor. Clique aqui para ver como atualizar seus dados de contato.

Pronto! Um aviso de que o restaurante oferece vales-presente será exibido no seu perfil dentro de 24 horas. É assim:

Também será possível encontrar seu restaurante nas buscas com o filtro de vales-presente.

Por que os vales-presente são exibidos no meu perfil?

Para ajudar o maior número de restaurantes, o Tripadvisor indica automaticamente os restaurantes que oferecem vales-presente online ou por meio de nossos parceiros. Se quiser retirar o aviso ou atualizar o link, clique em Gerenciar perfil, selecione Nome e descrição e desative o botão.

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Como indicar no Tripadvisor que seu restaurante está oferecendo somente entrega e pedidos para viagem

Como indicar no Tripadvisor que seu restaurante está oferecendo somente entrega e pedidos para viagemCaso seu restaurante esteja oferecendo somente entrega e pedidos para viagem devido à pandemia de COVID-19, saiba como incluir um aviso no seu perfil do Tripadvisor.

Se o restaurante estiver oferecendo somente pedidos para viagem, informe os clientes no seu perfil do Tripadvisor. Para fazer isso, entre no Portal do Administrador e siga estas três etapas simples:

  1. Selecione Gerenciar perfil na barra de navegação superior e clique em Horário de funcionamento.
  2. Ative o botão no topo da página para indicar que o restaurante oferece somente entrega e pedidos para viagem.
  3. Se souber, insira as datas em que o restaurante oferecerá esses serviços.

Pronto! Um aviso será adicionado ao seu perfil no Tripadvisor dentro de 24 horas.

Outros pontos a serem observados:

  • Você pode atualizar ou remover o aviso a qualquer momento.
  • Quando o local estiver pronto para ser reaberto com as operações completas, volte a essa página e desative o botão.
  • A menos que seja editada, a notificação será removida do seu perfil na data de término selecionada.

Se decidir fechar o restaurante por um tempo, confira aqui como informar os clientes.

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Como começar a oferecer entrega e pedidos para viagem

Como começar a oferecer entrega e pedidos para viagemOferecer entrega e pedidos para viagem pode ser difícil em qualquer cenário. Caso seu restaurante esteja oferecendo somente esses serviços devido à pandemia de COVID-19, veja o que você deve considerar.

Defina um local para os pedidos para viagem

Se você não ainda oferece esse serviço, é provável que não haja um local preparado para isso. Separe uma parte da cozinha para organizar os pedidos para entrega ou retirada. O seu software/sistema também deve estar nesse local, para que você possa acompanhar os novos pedidos.

Nas áreas comuns, separe um balcão ou delimite uma área do estacionamento para que os clientes saibam onde pegar os pedidos. Esse espaço deve ser bem sinalizado e de fácil acesso, especialmente quando o pagamento é feito online. Pode ser dentro do restaurante ou em uma mesa do lado de fora. Confira um ótimo exemplo:

Se não houver espaço suficiente no restaurante, utilize parte do bar ou recepção e treine a equipe para lidar com os pedidos para viagem.

Adapte o cardápio

A sopa de abóbora e o caldinho de feijão podem ser seus itens favoritos, mas esses pratos não são ideais para trajetos longos. Dê uma olhada no cardápio e pense quais itens vão chegar bem e manter a temperatura certa ou crie um cardápio completamente novo e adequado para entregas.

Essa é uma ótima oportunidade de perguntar aos clientes, especialmente aos que pedem comida para viagem, o que eles gostariam de ver no cardápio e qual é a distância da casa deles até o restaurante. Encontre um equilíbrio entre as especialidades da casa e pratos práticos para sua logística.

Quer incluir seu cardápio na sua página do Tripadvisor? Clique aqui.

Decida se quer usar um serviço de entrega terceirizado

Algumas das principais empresas não estão cobrando as taxas de entrega. Esta é uma ótima oportunidade de estar no maior número de canais possível. Cadastre-se em todos os serviços da sua região para alcançar o maior número de clientes e mantenha um registro das contas ativas para monitorar os pagamentos.

Se optar por um sistema de entregas próprio, considere realocar um dos funcionários do salão para trabalhar como entregador, enquanto o restaurante estiver fechado.

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Como marcar seu restaurante como fechado temporariamente no Tripadvisor

Como marcar seu restaurante como fechado temporariamente no TripadvisorSe precisar fechar o restaurante para a temporada ou por alguns dias para treinar a equipe, realizar eventos privados ou devido a circunstâncias imprevistas, veja como incluir uma notificação no seu perfil do Tripadvisor.

Sabemos que pode ser preciso fechar um restaurante por um tempo devido à época do ano, reformas ou outras circunstâncias específicas.

Como marcar seu restaurante como fechado temporariamente

Entre no Portal do Administrador e siga estas três etapas simples:

  1. Selecione Gerenciar perfil na barra de navegação superior e clique em Horário de funcionamento.
  2. Na parte superior da página, ative o botão para marcar seu estabelecimento como fechado temporariamente.
  3. Se souber, insira as datas em que o restaurante estará fechado.

Pronto! Um aviso de fechamento temporário contendo a data de reabertura será adicionado ao seu perfil no Tripadvisor dentro de 4-6 horas.

Outros pontos a serem observados:

  1. Você pode atualizar ou remover o aviso a qualquer momento.
  2. Quando o local estiver pronto para ser reaberto, volte a essa página e desative o botão.
  3. A menos que seja editada, a notificação será removida do seu perfil na data de término selecionada.

Para ver um guia completo de como atualizar seu perfil, clique aqui.

Última atualização: 16 de março de 2020

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