Histórias de sucesso

Restaurantes do mundo todo compartilham boas práticas e dicas de como obter sucesso com o Tripadvisor.

Histórias de sucesso

Dicas de como administrar um restaurante dadas por mais de 6 mil proprietários

Dicas de como administrar um restaurante dadas por mais de 6 mil proprietáriosFizemos uma pesquisa com mais de 6 mil donos de restaurantes em nove mercados para reunir dicas para outros colegas do ramo. Se estiver pensando em abrir um restaurante, veja o que você precisa saber.

O começo é a parte mais difícil

Em todos os mercados, os proprietários concordam que o mais difícil é dar o primeiro passo. São tantos detalhes para acertar que vão além da excelente culinária, como alvarás, licenças governamentais, disposição das mesas e decoração. Mas, para obter sucesso, paciência e determinação são essenciais:

“Prepare-se para mergulhar de cabeça no estabelecimento. É um estilo de vida, e não um trabalho.”“Só abra o restaurante quando estiver absolutamente tudo pronto. Não apresse as coisas.”“No começo, tudo é difícil. Mas o mais importante é criar vínculos com os clientes.”{{tak...

Como a Marriott International gerencia centenas de restaurantes com o Tripadvisor

Como a Marriott International gerencia centenas de restaurantes com o TripadvisorA Marriott International é uma das principais gestoras de restaurantes e bares da África e do Oriente Médio. Com mais de 900 restaurantes e bares em sua rede de hotéis, a empresa se concentra na hospitalidade em grande escala. Veja como o grupo usa os Anúncios do Tripadvisor e o Tripadvisor Premium para aumentar os negócios, ampliando também os acessos aos perfis em 87%.

Boas-vindas à Marriott International, África e Oriente Médio

A Marriott International é uma marca conhecida entre viajantes.Com tantos hóspedes, é essencial ter uma estratégia sólida de comida e bebidas para criar a melhor experiência de viagem possível. “Com restaurantes conhecidos, cafés de bairro e bares movimentados, nosso objetivo é oferecer experiências personalizadas para cada região”, explica Moeko Caroline Le Bourhis, gerente sênior de marketing de alimentos e bebidas.

Como a África e o Oriente Médio representam uma região grande e diversificada, a Marriott não atende um tipo específico de viajante. Em vez disso, concentra-se na experiência geral. Moeko Caroline compartilha: “As pessoas adoram visitar destinos que oferecem comidas excelentes. Por isso, é extremamente importante criar conceitos regionais, atraentes e adaptáveis para que os clientes nos conheçam e recomendem.”

O desafio: oferecer experiências consistentes e excelentes em todos os locais

Mesmo com a influência da Marriott International, a concorrência é forte. Por isso, a empresa usa os Anúncios do Tripadvisor para promover a presença dos restaurantes. “É uma região muito concorrida, com diversos bares e restaurantes”, afirma Moeko Caroline. “É importante estar sempre um passo a frente e entender as preferências e necessidades dos clientes, que estão sempre mudando.”

Garantir o sucesso de cada restaurante é uma grande missão, e é aí que o Tripadvisor ajuda. “O Tripadvisor é uma plataforma mundialmente famosa e bastante conhecida nos mercados em que atuamos, tanto entre os viajantes quanto entre os moradores. É um canal extremamente confiável e, muitas vezes, é o portal que diversas pessoas acessam para planejar uma viagem”, explica Moeko Caroline.

Resultados: mais acessos e reservas

Quando a equipe aperfeiçoa um conceito em um determinado local, a Marriott International usa os Anúncios do Tripadvisor para atrair mais clientes. “O primeiro passo é garantir que os estabelecimentos tenham uma identidade própria e entender o que os diferencia de outros bares e restaurantes”, compartilha Moeko Caroline. “O marketing online desempenha um papel fundamental na posição de mercado e reconhecimento de marca dos nossos bares e restaurantes.”

Com os Anúncios do Tripadvisor, os sites da Marriott International receberam até 87% mais acessos. Além disso, os novos visitantes da página estão mais interessados no que a empresa oferece. Os Anúncios do Tripadvisor resultaram em um aumento de 52% na interação com os perfis da Marriott.

Ao mesmo tempo em que cada restaurante é diferente, todos têm uma história própria para contar. Com o Tripadvisor Premium, a Marriott International garante que todos os restaurantes tenham a identidade da marca. “O Tripadvisor Premium ajuda a otimizar o conteúdo e a diferenciar nossos restaurantes, o que é ótimo para os clientes que buscam avaliações e informações específicas sobre determinado local”, conta Moeko Caroline. “A influência online do Tripadvisor é significativa. Por isso, é importante que nossos restaurantes e bares tenham o melhor conteúdo possível nessa plataforma.”

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Como este café treina seus funcionários para garantir uma equipe excelente

Como este café treina seus funcionários para garantir uma equipe excelenteInvestir no treinamento e capacitação dos seus funcionários pode ajudar sua empresa de mais de uma maneira. Veja como o Starfish Cafe no Mississippi treina seus funcionários para garantir uma equipe excelente.

Treinar funcionários e criar uma cultura que os capacite a dar o melhor de si não é bom apenas para o seu restaurante. É bom para os seus resultados. A rotatividade de pessoal média dos restaurantes nos EUA foi de até 75% em 2018. Com isso, você perde dinheiro. De acordo com uma pesquisa recente da Escola de administração de hotéis da Universidade Cornell, perder e substituir um funcionário horista pode custar US$ 5.864. Com uma taxa de rotatividade de 75%, isso significa perder até US$ 428.072 por ano!

Boas-vindas ao Starfish Cafe, no Mississippi

Ao viajar para o Mississippi, é bem provável que você visite o Starfish Cafe, um local excelente e bastante conhecido no sul dos Estados Unidos. Com onze mesas, o que faz esse café ser incrível não é apenas a comida excelente. O local tem um programa de treinamento que oferece a pessoas em situações complicadas lições de vida e culinária, para que tenham um futuro brilhante no setor de hospitalidade.

Diana Fillhart, a proprietária, entrou no ramo de restaurantes aos quatorze anos e nunca mais saiu. Com a abertura do Starfish Cafe, passar aos alunos o conhecimento adquirido nesses anos se tornou a maneira dela de viver sua paixão.

O método do Starfish

Uma das coisas mais importantes, afirma ela, é desenvolver uma noção geral sobre todas as operações do restaurante. Diana explica: “Fazemos treinamentos cruzados para que todos conheçam e respeitem as áreas comuns e de acesso restrito.” Isso ensina à equipe como o restaurante funciona em conjunto, independentemente da tarefa de cada um em determinado dia.

Depois, Diana aproveita as avaliações para reforçar as habilidades de observação, hospitalidade e proatividade. Ela compartilha: “Analisar problemas do ponto de vista do cliente e pensar em como responder aos comentários deixados oferece uma oportunidade de treinamento para a nossa equipe. Isso nos ajuda a mostrar que ficar de olho em tudo vai sempre nos livrar de apuros, além de outras boas práticas sobre atenção constante e agilidade.”

As avaliações são uma ótima maneira de receber o feedback dos clientes, que pode ser usado para treinar e motivar a equipe. Há muitas maneiras de incentivar os clientes a deixar avaliações, mas uma das mais eficazes é instruir a equipe a solicitar feedback após a refeição. Ensinar o pessoal a fazer isso também é uma ótima maneira de incentivar a interação e conexão com os clientes.

Para Diana, o segredo do programa é a experiência prática. “Nossa abordagem é: Observe. Faça. Ensine”, explica ela. “Depois que os funcionários observam como você quer que algo seja feito e começam a fazer igual, o próximo passo é dar a eles a oportunidade de ensinar. Quando você consegue ensinar, você já domina aquilo, é seu.”

Para treinar seus funcionários e garantir uma equipe excelente, Diana recomenda: “Sempre aja com proatividade, pois tudo que os clientes querem é receber atenção e se sentir importantes.” Aos proprietários, ela recomenda criar procedimentos para garantir o sucesso da equipe: “Quando você sabe que todos podem ser bem-sucedidos, você também pode ser bem-sucedido.”

Última atualização: 16 de agosto de 2019

Como as avaliações do Tripadvisor ajudaram a restabelecer este restaurante

Como as avaliações do Tripadvisor ajudaram a restabelecer este restauranteO ramo de restaurantes é imprevisível. Mas, quando um grande evento climático ocorre, é preciso uma comunidade inteira para reconstruir o local. Veja como o Tripadvisor ajudou este estabelecimento especializado em carnes em Florida Keys a se restabelecer após um grande furacão.

Boas-vindas ao Porky’s Bayside Restaurant and Marina, em Marathon, Flórida

O Porky’s Bayside Restaurant and Marina, um dos estabelecimentos mais antigos de Florida Keys, se tornou conhecido pelos pratos clássicos com carnes e pelo ambiente ao ar livre em estilo tiki.

Para Magdalena Jedrzejewska e Robert Shawn Johnson, proprietários do restaurante, o desafio é manter a imagem que a marca do Porky tem há 69 anos. Seja chuva, sol ou furacão, este restaurante já viu de tudo e permanece firme para contar sua história.

Reconstrução de Florida Keys

As temporadas influenciam os melhores destinos turísticos do mundo, e muitos restaurantes encontram suas próprias maneiras de lidar com elas. Em Florida Keys, assim como na maioria das áreas do Caribe, a estação dos furacões pode destruir tudo em um piscar de olhos.

Para muitos estabelecimentos, incluindo o Porky’s Restaurant, a reconstrução exige que muitos moradores deixem o setor de serviços e trabalhem nas obras. Segundo Magdalena, além da falta de moradia, encontrar uma equipe está se tornando quase impossível.

Como o restaurante usa o Tripadvisor

Com as avaliações do Tripadvisor, podemos analisar o que acontece no estabelecimento e fazer melhorias conforme o necessário.{{takey:insights_r8122_restaurants_runningagreatrestaurant...

Como promover a marca do seu restaurante, segundo este adorado restaurante no sul dos EUA

Como promover a marca do seu restaurante, segundo este adorado restaurante no sul dos EUAPara consolidar sua marca, é crucial valorizar o atendimento ao cliente e saber muito bem o que caracteriza o seu restaurante. Robynne Connell, diretora de marketing do Applewood Farmhouse Grill, compartilha como criou uma marca sólida para seu restaurante com a ajuda do Tripadvisor.

Boas-vindas ao Applewood Farmhouse Grill, no Tennessee

Os sabores típicos do sul dos EUA e aquela comida de vó nunca tiveram um cheiro tão gostoso. De bolinhos de maçã saborosos a frango frito de dar água na boca, o Applewood Farmhouse Grill se orgulha de servir uma comida caseira deliciosa. Mas, para Robynne, o que importa é ter uma marca sólida que representa o Applewood Farmhouse.

Robynne revela: “A comida é a parte principal da nossa marca. Tudo que fazemos e oferecemos está relacionado com a comida e com garantir que ela seja deliciosa.” Para Robynne, isso significa oferecer a atmosfera típica do sul dos EUA que a marca promove antes mesmo que os clientes entrem no estabelecimento.

O desafio: definir a voz da marca

Encontrar a voz perfeita para a marca foi essencial para o Applewood Farmhouse. Ela expressa a sensação que define a sua marca. Representa como seria se fosse uma pessoa de verdade falando com você. A voz da marca ideal transmite uma sensação consistente. “A voz da nossa marca se inspira em uma avó. Falamos como se fossemos sua avó preparando uma clássica refeição caseira. Trabalhamos duro para isso”, conta Robynne.

Com isso, o restaurante descobriu que usar palavras que evocam sensações associadas à comida funciona muito bem. “Em nosso site e no Tripadvisor, sempre tentamos usar termos específicos relacionados à nossa marca. Por isso, usamos muito a palavra ‘crocante’. A intenção é fazer o cliente que está em casa ou usando o celular se sentir no restaurante experimentando nossos sabores, mesmo que esteja em um lugar distante”, explica Robynne.

Como o restaurante usa o Tripadvisor

Como o restaurante usa os Anúncios do Tripadvisor

Para Robynne, uma ótima maneira de aumentar os acessos são os anúncios. “Usamos os Anúncios do Tripadvisor o tempo todo. Sem dúvidas, o recurso ajudou muito nosso estabelecimento.” Com os Anúncios do Tripadvisor, Robynne ajuda a destacar Applewood Farmhouse Grill da concorrência e direciona pessoas ao perfil do restaurante.

Como o restaurante usa o Tripadvisor Premium

Combinado com os Anúncios do Tripadvisor, o Storyboard do Tripadvisor Premium ajuda a dar vida à marca. Afinal, tem jeito melhor de apresentar a marca do que usando imagens? “O Storyboard permite divulgar nossa comida da melhor maneira para os clientes. Escolhemos algumas imagens que acreditamos que as pessoas querem ver quando visitam o restaurante pela primeira vez.”

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Como a propaganda boca a boca gera acessos para este restaurante

Como a propaganda boca a boca gera acessos para este restaurante

Santorini by Georgios, em Miami Beach, na Flórida, sabe bem como agradar os clientes. Para o proprietário Georgios Vogiatzis e a gerente Claudia Angurell, faz parte da rotina equilibrar os custos e criar uma experiência inesquecível. Veja como eles usam o Tripadvisor para divulgar o restaurante, gerenciar a reputação online e manter a casa cheia.

Boas-vindas a Santorini by Georgios, em Miami, Flórida

Em uma praia ensolarada de Miami, na Flórida, encontra-se um pedacinho das ilhas gregas. Oferecer frutos do mar com sabores gregos tradicionais é uma especialidade do Santorini by Georgios, um local adorado por moradores e viajantes.

Para Santorini by Georgios, tudo se resume à satisfação do cliente. O restaurante descobriu que priorizar a experiência individual dos clientes tende a gerar mais acessos.

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Como mostra o exemplo do Aesop’s, a reputação é tudo

Como mostra o exemplo do Aesop’s, a reputação é tudoGerenciar a reputação online pode ser desafiador, especialmente para quem está começando. Confira como John Gamvros, proprietário do Aesop’s em Bangcoc, na Tailândia, usa canais online para mostrar seus pontos preferidos no restaurante da família.

Boas-vindas ao Aesop’s Bangkok, na Tailândia

Para John Gamvros, o Aesop’s é mais do que um restaurante, é uma tradição familiar. “Há trinta anos, meu pai abriu um restaurante em Sydney, na Austrália. O espaço ficou muito conhecido por ser um lugar para comemorações.”

Em 2017, John assumiu o negócio da família na Tailândia. “Abri o restaurante e, basicamente, aproveitei o conceito do meu pai, modernizando o ambiente e o design, mas sem perder o coração e a alma do que ele criou nos anos 1990”, explica John.

Foi um sucesso impressionante. Com danças gregas, quebra de pratos e música retrô, pessoas de todo o mundo adoram o local.

O desafio: a concorrência implacável

Restaurantes ao redor do mundo enfrentam uma concorrência implacável todos os dias, e o Aesop’s não é exceção. “No Tripadvisor, há 12 mil restaurantes em Bangcoc. É muita coisa, e a cada cinco minutos surgem novos conceitos. Do ponto de vista do marketing, o maior desafio de Bangcoc é a concorrência”, afirma John.

Reputação é tudo

Como John faz para manter o Aesop’s cheio com tantas outras experiências culinárias disponíveis? Gerenciando a reputação do restaurante de maneira eficaz. O Aesop’s é conhecido como um restaurante divertido e com opções de entretenimento que se preocupa com a experiência de cada cliente.

É aí que o Tripadvisor Premium faz a diferença.

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Como este restaurante de 115 anos sobrevive ao teste do tempo

Como este restaurante de 115 anos sobrevive ao teste do tempoBodega Vasconia, um bar de tapas de 115 anos em Barcelona, na Espanha, sabe bem como funciona a propaganda boca a boca. Veja como o estabelecimento usa técnicas de marketing modernas, como o Tripadvisor, para continuar aumentando os negócios.

Boas-vindas à Bodega Vasconia, na Espanha

A Bodega Vasconia, a poucos passos dos encantadores jardins de Montjuïc em Barcelona, serve comida tradicional espanhola com um toque especial. A Bodega Vasconia funciona há gerações, tendo sido adquirida recentemente pelo gerente Jordi Arnedo e seu grupo de restaurantes. Com 115 anos de história, o grupo sabia que era preciso manter a magia viva. Como isso foi feito? “Estudamos as receitas servidas desde sempre, modernizando algumas coisas e mantendo o ambiente familiar”, explica Jordi.

Não é fácil tomar conta de um estabelecimento aberto há algumas gerações . Mas, com sete funcionários administrando dez mesas de quatro pessoas e taxas de rotação de 1,8 à noite e 1,2 no almoço, o movimento os mantém sempre ocupados. Com ótima comida e ótimo serviço, não é surpresa que o local tenha recebido o Certificado de Excelência em 2019.

Como o restaurante usa o Tripadvisor

Parte da popularidade do restaurante se deve às avaliações do Tripadvisor. Muitas vezes, receber mais feedback requer apenas se conectar com os clientes. Como a Bodega Vasconia recebe avaliações? Jordi explica: “O Tripadvisor é nossa principal ferramenta de marketing.”

“A equipe solicita avaliações, usamos os murais expostos no estabelecimento e os atendentes entregam cartões de lembrete”, revela. Esses cartões são uma ótima maneira de incentivar os clientes a deixar avaliações após uma visita. O restaurante também usa a avaliação favorita do Tripadvisor Premium para destacar um dos diversos feedbacks excelentes de cinco círculos deixados por clientes satisfeitos.

Ao receber essas avaliações, Jordi se certifica de que sejam respondidas. Isso leva tempo, mas sempre vale a pena. “Como dica para outros restaurantes, eu diria que é preciso ter paciência para responder a avaliações”, aconselha Jordi. “Quanto às avaliações negativas, aprenda com elas, mas não tenha medo de responder com autoridade ao falar sobre seu restaurante.”

Confira uma resposta comum a uma avaliação de cinco círculos, que agradece o comentário e fala um pouco mais sobre a marca:

“Muito obrigado pela avaliação e por nos recomendar aos seus amigos e familiares quando eles estiverem em Barcelona! Somos um restaurante pequeno aberto há mais de 115 anos, servindo tapas, paellas, vinhos e cervejas por cinco gerações, e somos bastante conhecidos em Barcelona. Esperamos ver você de novo!”

Este é um exemplo da hospitalidade oferecida ao receber uma avaliação de uma ou duas bolhas, com um agradecimento pela avaliação, um pedido de desculpas pelo que deu errado e um esforço para fazer a coisa certa:

“Obrigado pela avaliação. Levaremos em conta o seu feedback e tomaremos as medidas adequadas. Lamentamos que o serviço tenha sido lento e que você não tenha gostado das batatas bravas. Nesta Páscoa, recebemos um fluxo enorme de clientes e um dos cozinheiros estava doente, por isso não foi possível servir com a velocidade usual. Notei que você não é daqui. Se algum dia voltar, não deixe de entrar em contato pessoalmente para que possamos compensar você.”

Os resultados

Com o Tripadvisor, alcançamos mais clientes e tivemos um crescimento de 35%.{{takey:insights_r6512_resta...

Como este restaurante atrai 80% dos novos clientes

Como este restaurante atrai 80% dos novos clientesAlmar Tenerife usa o Tripadvisor desde que abriu, há alguns anos. Com o poder dos anúncios e da assinatura Premium, é possível contar a história do restaurante e atrair novos clientes.

No Almar Tenerife, você observa o sol descer lentamente no horizonte da primeira fila. Combine as vistas com lagostas, ostras e mexilhões deliciosos, preparados com ingredientes locais fresquinhos. Com apenas seis funcionários servindo 45 clientes por noite, o Almar Tenerife oferece o equilíbrio perfeito entre beleza, sabor e experiência do cliente, o que se reflete na pontuação média de 4,5 círculos e no Certificado de Excelência 2019.

“O Almar nasceu da amizade”, afirma Angeles Ramirez, gerente de marketing. “Pessoas do mundo todo vêm para Tenerife, e lidamos com diversos idiomas, sabores e culturas.”

O desafio: oferecer a melhor experiência do cliente

O desafio? Garantir que o Almar Tenerife tenha o melhor sabor, serviço e ambiente da região. “Um dos nossos desafios é sempre garantir que os clientes tenham a melhor experiência possível”, conta Angeles. “Queremos que eles saiam mais felizes do que chegaram.” A estratégia de marketing é direcionada para esse desafio. “Comunicamos experiências”, revela Angeles. “Não se trata apenas de comer bem, mas de se divertir.”

Como o restaurante usa o Tripadvisor Premium

É aí que o Tripadvisor faz a diferença. O Almar Tenerife usa o Tripadvisor desde que abriu. “É no Tripadvisor que contamos a nossa história”, revela Angeles. “Nosso perfil oferece uma prévia da experiência que queremos que as pessoas tenham no restaurante.”

Para Angeles, isso significa caprichar nas fotos do restaurante. “Sempre carregamos imagens de alta qualidade mostrando pratos atraentes, vistas deslumbrantes do pôr do sol e nossas mesas e decoração, que são os pontos pelos quais o restaurante é conhecido”, explica Angeles. O Tripadvisor Premium ajuda a preparar a página para que as pessoas saibam exatamente o que a marca oferece. “As pessoas encontram avaliações, fotos, o Storyboard e todas as informações necessárias para fazer uma reserva”, conta Angeles.

Como o restaurante usa os Anúncios do Tripadvisor

Dos novos clientes, 80% chegam até nós por meio do Tripadvisor.{{takey:insights...

Como este excelente restaurante demonstra sua hospitalidade com o Tripadvisor

Como este excelente restaurante demonstra sua hospitalidade com o TripadvisorQuando abriu seu negócio, Abe Dau tinha apenas um sonho e quatorze garrafas de rum. Hoje, tem um dos melhores restaurantes de Cartagena, na Colômbia. Veja como Abe usa o Tripadvisor para fazer com que os clientes se sintam em casa e para ajudar o estabelecimento a crescer.

Boas-vindas ao El Arsenal, na Colômbia

No El Arsenal, você não chega à sua mesa sem receber um abraço, e isso é apenas o começo do que torna o estabelecimento especial. Servindo rum, um dos melhores produtos do país, este bar e restaurante é conhecido por sua hospitalidade incrível. Ao entrar no estabelecimento, você se sentirá parte da família com um abraço, rum com chocolate e o lanche do dia de cortesia.

“Queríamos proporcionar uma experiência diferente. Não poderia ser igual ao que todos oferecem”, explica Abe Dau, o proprietário. “Começamos pelas necessidades dos clientes. O Tripadvisor é uma ótima forma de identificar isso.”

Com o Tripadvisor, Abe transformou o El Arsenal em um dos melhores restaurantes, conquistando o Certificado de Excelência de 2018 e uma pontuação média de cinco círculos. E isso é só o começo.

O desafio: permanecer entre os melhores

“É preciso manter um determinado desempenho”, explica Abe. “Não dá para se acomodar. É preciso oferecer o seu melhor.” Para Abe, isso significa priorizar o cliente acima de tudo, além de investir em proporcionar a melhor experiência possível. Por exemplo, ele pode deixar de ocupar algumas mesas perto de um grupo barulhento, pois sabe que isso não será uma experiência agradável para os outros clientes.

“É aí que o Tripadvisor ajuda”, revela ele. “Ao receber três reclamações sobre um mesmo tópico, sabemos que é preciso fazer algo imediatamente.” Foi o que aconteceu com os acompanhamentos do El Arsenal. Depois que três pessoas se queixaram, ele trabalhou com a equipe da cozinha para reestruturar o cardápio.

“Era um problema que não sabíamos que existia antes de usar o Tripadvisor. Para nós, estava tudo bem”, conta Abe. “Saber o que se passa nas cabeças dos clientes é uma grande vantagem.”

Como o El Arsenal estende a hospitalidade para os canais online

A estrutura básica das respostas é chamar o cliente pelo nome, agradecer o comentário, mencionar algum ponto levantado na avaliação, reforçar o agradecimento e, por fim, convidar a pessoa a voltar....

Como este restaurante se conecta com os clientes

Como este restaurante se conecta com os clientesO C’est What?, restaurante badalado que serve cerveja artesanal e petiscos gostosos em Toronto, Ontário, valoriza o conceito de comunidade. Veja como o estabelecimento usa o Tripadvisor WiFi Plus para se conectar com as pessoas e expandir a clientela.

Boas-vindas ao C’est What?, no Canadá

Desde 1988, o C’est What? serve diversos petiscos clássicos, como poutine, tagine e costelinha, em um ambiente descontraído e badalado entre os moradores. Se quiser experimentar uma das melhores cervejas artesanais do Canadá, você encontrou o lugar certo. O C’est What?, no centro da encantadora cidade de Toronto, é o lugar ideal para relaxar tomando uma boa cerveja em boa companhia. “Queremos que as pessoas se sintam em casa: um ambiente relaxante e casual”, revela George Milbrandt, o proprietário.

O desafio: conectar-se com os clientes

“No centro da cidade, há turistas, trabalhadores, pessoas indo a eventos e moradores da região”, explica George. “Às vezes, é difícil se conectar com os clientes.” Como fica no coração de Toronto, o restaurante pode ficar bem movimentado. “Não dá para cumprimentar a todos”, conta ele. “E, às vezes, os clientes não querem ser abordados, já que estão ocupados se divertindo com os amigos.”

É aí que o Tripadvisor WiFi Plus faz a diferença.

Para incentivar o retorno dos clientes, George e a equipe costumavam pedir os e-mails das pessoas e montar listas manualmente. Agora, eles usam o Tripadvisor WiFi Plus, que permite que os clientes se conectem ao Wi-Fi usando apenas um e-mail ou conta de rede social. “É uma ótima maneira de entrar em contato com os clientes depois que eles saem do restaurante”, conta George. “Com sorte, eles deixam algum feedback e voltam aqui.”

Como o restaurante usa o Tripadvisor WiFi Plus

Como resultado, recebemos feedbacks mais completos, e isso se reflete na nossa classificação no Tripadvisor. Com mais avaliações, passamos da 110ª para a 40ª posição.

“Configurar o Tripadvisor WiFi Plus foi muito fácil. Em comparação com outros produtos, parece que os pontos de acesso se configuram sozinhos. Além disso, a equipe de suporte técnico foi muito solícita”, conta George.

O Tripadvisor WiFi Plus envia solicitações de avaliações automaticamente para os novos e-mails coletados. George revela: “Como resultado, recebemos feedbacks mais completos, e isso se reflete na nossa classificação no Tripadvisor. Com mais avaliações, passamos da 110ª para a 40ª posição.”

Com o Tripadvisor WiFi Plus, George tem uma ideia melhor do funcionamento do estabelecimento, já que ele não consegue estar em todos os lugares ao mesmo tempo durante o serviço. “Ao verificar padrões, você entende que existe um problema que não tinha sido identificado antes”, explica ele.

Assim, o C’est What? pode se concentrar no que importa: a experiência do cliente. “A melhor coisa que você pode fazer é manter os clientes satisfeitos”, afirma George. “Depois, vem o efeito da propaganda boca a boca”. E isso se reflete no Tripadvisor.

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Como este restaurante japonês usa o Tripadvisor para atrair viajantes do mundo todo

Como este restaurante japonês usa o Tripadvisor para atrair viajantes do mundo todoRabu Higashi Ginza é um restaurante que oferece uma nova cara para o shabu-shabu e a culinária japonesa. Saiba como a empresa usa o Tripadvisor para atrair novos clientes.

Boas-vindas ao Rabu Higashi Ginza, no Japão

Localizado no badalado bairro de Ginza, o Rabu Higashi Ginza é especialista em shabu-shabu feito com carne de porco preto de Kirishima. “O que torna nosso shabu-shabu especial é que o porco preto é servido com um molho de alho-poró e o caldo da carne. O prato tem um sabor suave e é muito pedido por todos”, conta Shohei Chino, gerente do estabelecimento. “Além disso, por causa da localização do restaurante, recebemos muitos grupos corporativos. Temos diferentes tipos de mesas, de salas privadas a espaços com tatame.”

O desafio: desenvolver um novo canal de vendas

Além do shabu-shabu, que é a especialidade da casa, o local oferece diversos pratos e carne Wagyu. Ainda assim, recebe cada vez menos grupos corporativos. Shohei explica: “Como o restaurante está sujeito às flutuações sazonais, o recente declínio nos eventos corporativos tornou necessário desenvolver novos canais de vendas.”

É aí que o Tripadvisor entra. O principal objetivo de Shohei é alcançar turistas que não tenham ouvido falar do Rabu Higashi Ginza ou que até mesmo não saibam o que é shabu-shabu. “Primeiro, priorizamos a exposição para tornar o restaurante mais conhecido. As avaliações são fundamentais para isso. Por causa delas, começamos a usar o Tripadvisor”, revela Shohei.

Como o restaurante usa o Tripadvisor

“Desde que começamos a anunciar no Tripadvisor, consegui alcançar um novo público. A média de visualizações mensais da página do restaurante aumentou em 960%. Já a média de clientes por mês subiu 890%.”

Para atrair mais pessoas, o Rabu Higashi Ginza atualizou os detalhes do restaurante e começou a usar os Anúncios do Tripadvisor.

Shohei conta: “Desde que começamos a anunciar no Tripadvisor, consegui alcançar um novo público. A média de visualizações mensais da página do restaurante aumentou em 960%. Já a média de clientes por mês subiu 890%.”

O uso do recurso também incidiu sobre o site oficial, atraindo novos clientes do mundo todo. Shohei complementa: “os Anúncios do Tripadvisor são fáceis de usar, já que permitem visualizar como será o anúncio. Além disso, é ótimo poder conferir detalhes dos resultados no painel.”

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Como este restaurante histórico usa o Tripadvisor para se destacar da concorrência

Como este restaurante histórico usa o Tripadvisor para se destacar da concorrênciaHá mais de 83 anos, o Fenicci’s é um dos restaurantes favoritos em Hershey, PA. O estabelecimento usa o Tripadvisor para se destacar e garantir que a equipe nunca se acomode, especialmente com o aumento da concorrência.

Boas-vindas ao Fenicci’s, o restaurante independente mais antigo de Hershey, PA

Com o Hershey's Chocolate World, talvez a cidade de Hershey seja mais conhecida pelos doces do que por delícias salgadas. Mas basta atravessar a rua para voltar no tempo até 1935, quando o próprio Milton Hershey começou a construir a cidade. No Fenicci’s, os clientes desfrutam da história ítalo-americana com clássicos famosos, como lasanha, frango à parmegiana e espaguete com almôndegas.

“Temos uma grande clientela local porque as pessoas frequentam o restaurante há gerações”, conta Phil Guarno, proprietário do restaurante desde 2005. “Somos um estabelecimento histórico e experimental no coração da Chocolate Avenue.”

O desafio: acompanhar a concorrência

Não é surpresa que tantos doces atraiam diversos turistas para Hershey. Com o aumento dos visitantes, Phil precisa garantir que o Fenicci’s se destaque da multidão. “Quando comprei o restaurante, quase 5 milhões de turistas visitavam a cidade e não havia concorrência. Era um cenário muito bom”, explica ele. “Há 13 anos, eu colocava mais de 1.500 cadeiras ao ar livre espalhadas por dois quarteirões. Nos últimos seis meses, ofereci 600 assentos do outro lado da rua.”

Com tantos restaurantes novos, é mais importante do que nunca criar a melhor experiência gastronômica possível, e não apenas servir uma boa comida. Phil revela: “O maior desafio é garantir que nunca fiquemos acomodados, além de sempre manter campanhas de publicidade e marketing, nossa simpatia e a qualidade da comida.”

Como mostrar a experiência gastronômica com o Tripadvisor Premium

O proprietário usa o Tripadvisor Premium para mostrar toda a experiência no restaurante em um piscar de olhos. “Quero que saibam que o local é adequado para crianças, bom para grupos grandes e que nossa cozinha fica aberta até a meia-noite. Temos só dez segundos para chamar a atenção do cliente”, revela ele. “Com o Storyboard, a avaliação favorita e os 3 principais motivos, o investimento vale muito a pena.”

Por que responder a avaliações ajuda a obter destaque

O Tripadvisor é, de longe, minha ferramenta mais eficaz.{{takey:ins...

Como este restaurante criou um dos melhores hambúrgueres da França

Como este restaurante criou um dos melhores hambúrgueres da França Oferecendo hambúrgueres gourmet com ingredientes frescos e locais, o King Marcel cresceu de uma pequena loja em Lyon e se tornou uma rede pronta para abalar o cenário de lanchonetes na França.

Bem-vindo ao King Marcel, França

Existem poucos desafios culinários que os franceses não conseguem aperfeiçoar. Hambúrguer não é exceção. Isso é exatamente o que o CEO Chrisophe San Miguel, do King Marcel Group Group, está prestes a fazer. A partir de uma humilde lanchonete em Lyon, em 2013, o King Marcel já cresceu e pode ser encontrado em vários locais com mais de 70 funcionários em todo o país.

Mas o crecimento não diminuiu a qualidade. O King Marcel da Rue de Montmartre, em Paris, recebeu mais de 850 avaliações, com uma pontuação média de 4,5 de 5,0 e recebeu um Certificado de Excelência em 2017. O Tripadvisor também nomeou o King Marcel o 4º melhor hambúrguer da França em 2018.

O desafio: Atraindo uma clientela fiel

Com um crescimento tão impressionante, é importante manter uma alta qualidade consistente.Diz San Miguel: "nosso objetivo é simples, mas ambicioso: garantir a mesma qualidade de serviço e um produto perfeito do primeiro ao último cliente, todos os dias, 7 dias por semana, 365 dias por ano".

Essa não é uma tarefa fácil.Para garantir que o produto esteja sempre no padrão, os funcionários do King Marcel monitoram cuidadosamente a reputação online. É algo especialmente importante, já que os hambúrgueres se tornaram mais populares na França.

"Nosso objetivo é continuar sendo uma marca amada e [popular] para todos os nossos clientes", diz San Miguel. "Para isso, devemos nos reinventar constantemente e continuar a trazê-los de volta."

Como eles usam o Tripadvisor

É aí que o Tripadvisor entra. Para manter a consistência e atrair os visitantes a retornarem, o King Marcel usa as avaliações para ouvir o feedback dos clientes, fazer alterações e oferecer um contato online para que se sintam bem recebidos.

Nosso objetivo é continuar sendo uma marca amada e [popular] para todos os nossos clientes. "Para isso, devemos nos reinventar constantemente e continuar a trazê-los de volta."...

Como este bar de vinhos espanhol consegue atrair tanto viajantes quanto moradores

Como este bar de vinhos espanhol consegue atrair tanto viajantes quanto moradores Este bar, que recebeu um Certificado de Excelência, é um dos melhores bares de vinho de Madri. Veja como os gerentes atraem moradores e turistas para o restaurante.

Bem-vindo ao Moratín Vinoteca Bistrot, na Espanha

Idealizado pelos irmãos Marcos e Alejandro Gil em 2012, o Moratín Vinoteca Bistrot é um local encantador e romântico, perfeito para uma noite no Barrio de Las Letras de Madrid. Embora seja conhecido pela deliciosa culinária sazonal e local, a estrela do show é a carta de vinhos. "Tentamos oferecer uma grande variedade dividida tanto por região quanto por diferentes tipos de uva”, diz o coproprietário, Marcos Gil. "Nosso objetivo é personalizar a visita de cada pessoa, conhecer os gostos e, assim, conseguir o vinho perfeito”.

Com mais de 900 avaliações no Tripadvisor e uma pontuação média de 4,5, de um total de 5,0, o Moratín Vinoteca Bistrot recebeu o primeiro Certificado de Excelência em 2016. Devido à sua popularidade, reservar uma mesa não é fácil, mas vale a pena.

O desafio: Mantendo o ritmo

Em uma cidade movimentada como Madri, não é fácil se destacar na multidão, mesmo para um restaurante movimentado e conhecido. Como um proprietário experiente de restaurante, Marcos sabe que a popularidade nem sempre significa que o restaurante é lucrativo. É preciso "criar uma visão global sobre as realidades e necessidades dos clientes e do estabelecimento", explica Marcos. O mais importante é saber de que lugar do mundo os seus clientes estão vindo e qual canal de marketing os levou até lá para continuar atraindo mais.

"Nossa clientela é dividida entre os frequentadores locais e viajantes de outras áreas da Espanha e do exterior", afirma Marcos. Marcos e sua equipe usam o Tripadvisor para manter o ritmo e atrair o maior número possível de clientes, já que o Tripadvisor não é apenas para viajantes: 32% de todos os acessos de restaurantes do Tripadvisor na Espanha são dos moradores da cidade.

Como o Tripadvisor é usado

Quase 75% dos nossos visitantes vêm graças a plataformas como o Tripadvisor.

A equipe permanece totalmente focada na satisfação dos clientes, e é por isso que as avaliações continuam sendo uma parte essencial das operações comerciais. É pelas avaliações que são feitas alterações que tornam o restaurante ainda melhor. "Isso nos ajuda a continuar com o nosso trabalho", explica Marcos. "Compartilhamos as avaliações com os funcionários para reforçar os nossos pontos fortes e os que precisamos melhorar."

"Quase 75% dos visitantes vêm graças a plataformas como o Tripadvisor", afirma Marcos. "Eles nos encontram e nos escolhem por causa das avaliações e confiam em nós quando veem que recebemos o Certificado de Excelência."

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Como este vencedor do Travellers’ Choice aumentou as vendas em 20%

Como este vencedor do Travellers’ Choice aumentou as vendas em 20%

O Makars Gourmet Mash Bar, que ganhou o prêmio de melhor restaurante casual no Travellers’ Choice 2018, aumentou as vendas em 20% ao subir de posição no ranking do Tripadvisor. Veja como eles deram prioridade para a experiência e o feedback dos clientes para aproveitar o Tripadvisor ao máximo.

Boas-vindas ao Makars Gourmet Mash Bar, na Escócia

Nos últimos quatro anos, John Stamp desenvolveu um negócio de sucesso no Makars Gourmet Mash Bar, em Edimburgo, servindo comida tradicional escocesa em estilo familiar e caseiro. “Depois de administrar uma empresa de software por 26 anos, eu buscava um novo desafio”, diz John. “Eu nunca tinha trabalhado no setor de hospitalidade antes, mas vi um belo restaurante à venda perto do famoso Mound e decidi investir. A partir daí, surgiu o primeiro Makars Gourmet Mash Bar.”

É justo dizer que ele foi bem-sucedido como dono de restaurante. John abriu um segundo restaurante no West End em 2018. Em dezembro do mesmo ano, o Makars Gourmet Mash Bar foi nomeado o melhor restaurante casual do Reino Unido pelo prêmio Travellers’ Choice do Tripadvisor.

O desafio: começar do zero

Não foi tão fácil no começo. “Eu era realmente um novato”, diz John. “Olhando para trás, os dois primeiros anos foram muito difíceis. Mas, aos poucos, criei uma equipe e um produto fortes.” O restaurante começou, literalmente, de baixo: eles ocupavam a 495ª posição no ranking da cidade.

Edimburgo é uma cidade agitada e repleta de novos restaurantes, o que torna o mercado altamente competitivo para qualquer administrador. É difícil se destacar na multidão, especialmente nas proximidades do Mound, que abriga muitas atrações turísticas.

É aí que o Tripadvisor entra. “O Tripadvisor desempenhou um papel fundamental para atrair clientes”, diz John. “Nossa página no Tripadvisor é um recurso essencial para ajudar a nos destacar da concorrência e garantir reservas o ano todo.”

Como eles usam o Tripadvisor

Para subir no ranking, John e sua equipe começaram a usar o Tripadvisor a seu favor. “Começamos a fazer um esforço consciente para interagir no Tripadvisor, colocando cartazes ao redor do restaurante e lembrando às pessoas de fazer uma avaliação ao pagar a conta”, diz John.

Para subir no ranking, precisávamos ouvir todos os feedbacks dos clientes. Para John, “o Tripadvisor é uma dessas ferramentas que não esconde erros, comida medíocre ou serviço ruim. É verdade que ler avaliações negativas é muito doloroso. Leva muito tempo para aprender a aceitá-las e entender que nem todas as suas ideias para o restaurante funcionam do jeito esperado.”

John se comprometeu a parar uma vez por semana para responder às avaliações recebidas, além de incorporar o feedback em seu trabalho diário. “As ferramentas estão lá para respondermos de forma justa”, diz John, “somos um restaurante independente e o nosso diferencial é que podemos analisar o feedback e mudar rapidamente.”

Investir tempo no Tripadvisor valeu a pena. “Assinamos o Tripadvisor Premium para restaurantes no final de 2016 e achamos as ferramentas oferecidas muito valiosas”, diz John. Eles adoram usar o recurso avaliação favorita, que permite que os proprietários de restaurantes exponham a avaliação que mais gostam no topo da seção. “Usamos não só para destacar uma ótima experiência de um cliente, mas também como forma de fazer com que o colaborador se sinta especial com uma posição privilegiada na nossa página.”

Resultados

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Como este pub em um vilarejo se tornou um restaurante badalado

Como este pub em um vilarejo se tornou um restaurante badalado O The Fox at Peasemore, um pub nos arredores da cidade mercante de Newbury, na Inglaterra, está sempre lotado. Descubra como esse estabelecimento usou a própria reputação online para fazer os negócios crescerem.

Sejam todos bem-vindos ao The Fox at Peasemore, no Reino Unido

Quando Lauren Davison e o marido Philip abriram o The Fox at Peasemore, em 2013, eles não faziam ideia de que em pouco tempo o local se tornaria um dos melhores pubs do condado de Berkshire.Ao assumir o The Fox, eles fizeram uma grande renovação e transformaram o espaço em um bom ponto de encontro para moradores da região e turistas.

“Temos uma lareira aconchegante, que é perfeita para as noites de inverno e, para as tardes e noites de verão, mesas ao ar livre com vista para a paisagem deslumbrante do campo”, conta Lauren.

O desafio: ser um destino badalado

Geralmente, Newbury, na Inglaterra, não faz parte do roteiro dos viajantes. “Temos muitos clientes fiéis entre os moradores, mas o Tripadvisor também tem sido bastante útil”, explica Lauren. “Estamos em um local um pouco isolado e difícil de encontrar, a menos que você passe de carro pela região. Portanto, nossa página no Tripadvisor é essencial.”

Como o restaurante usa o Tripadvisor

Para o The Fox, o Tripadvisor é como um outdoor online que transformou o pub em um destino. Lauren revela: “Quando as pessoas escolhem uma área e procuram lugares para comer, elas nos encontram por causa do nosso perfil no Tripadvisor.”

Com o Tripadvisor Premium, é possível aprimorar ao máximo a presença online para as pessoas que já encontraram o perfil do pub. O estabelecimento usa o Storyboard para mostrar os pontos fortes da culinária e do ambiente, além de destacar os principais aspectos da experiência gastronômica com o recurso 3 principais motivos para comer aqui.

E isso está chamando a atenção das pessoas. Lauren conta: “Na semana passada, uma senhora entrou para jantar e, na hora de pagar, ela mencionou o nosso Certificado de Excelência.É ótimo quando alguém presta atenção nisso porque estamos muito orgulhosos.”

Os resultados

“Quando assinamos o Tripadvisor Premium para restaurantes, começamos a receber muito mais pessoas no The Fox. A plataforma nos ajudou a receber um fluxo contínuo de clientes.”...

Como esta rede de restaurantes aumentou o interesse em reservas com o Tripadvisor

Como esta rede de restaurantes aumentou o interesse em reservas com o Tripadvisor Bodean’s, uma pequena rede de churrascarias em Londres, usa o Tripadvisor como parte essencial de sua presença online. Saiba como o Tripadvisor ajuda a aumentar as reservas.

Sejam todos bem-vindos ao Bodean’s BBQ, em Londres

Ao pensar em costeletas, carne de porco desfiada e asinhas de frango, provavelmente Londres não é o primeiro lugar que vem à cabeça. Mas o Bodean’s BBQ encontrou um nicho próprio entre os britânicos em busca dos sabores texanos.

Com sete filiais espalhadas pela cidade, há muitas oportunidades para beber uma cervejinha ou duas. No Bodean’s, você pode relaxar e desfrutar de uma ótima comida e boa companhia em uma atmosfera animada. A rede de restaurantes tem milhares de avaliações e pontuação média de 4 de 5 círculos, dependendo da filial.

O desafio: otimizar a presença online

Com sete filiais, é um verdadeiro desafio coordenar as operações e manter a consistência, especialmente quando se trata de marketing. Em um mercado competitivo como o londrino, o Bodean’s tem como prioridade aprimorar todos os aspectos da presença online, desde o site adaptado para dispositivos móveis aos sites de avaliações, como o Tripadvisor.

Paloma Baraja, gerente de marketing da rede, explica: “Comecei a gerenciar nossa página no Tripadvisor para mostrar as opções do cardápio e o ambiente geral das filiais.”

Isso é fácil de fazer com o Tripadvisor Premium.

Como o restaurante usa o Tripadvisor

“O Tripadvisor Premium nos permitiu criar um perfil muito mais atraente”, conta Paloma.

A equipe do Bodean’s começou com o Storyboard, que permite chamar a atenção logo de cara com um conteúdo dinâmico na página. “Grande parte dos nossos visitantes agora vê as imagens que escolhemos no Storyboard, e atualizamos as fotos de acordo com a época do ano. Com isso, divulgamos ainda mais nossos eventos e promoções”, revela Paloma.

Além disso, Paloma personaliza os 3 principais motivos de todas as filiais para mostrar o que torna cada restaurante especial. Paloma declara: “Esse recurso é outra maneira excelente de destacar os detalhes específicos de cada local, bem como as características da rede como um todo, para atrair o nosso público-alvo.”

Os resultados

“O Tripadvisor se mostrou parte essencial da nossa presença online. Com os recursos disponíveis, podemos mostrar o que temos de melhor.”...

Como este restaurante com ótima pontuação usa o Tripadvisor para ampliar os negócios

Como este restaurante com ótima pontuação usa o Tripadvisor para ampliar os negócios O Tripadvisor é parte essencial da estratégia de marketing de La Pergola, um restaurante italiano com gestão familiar em Cambridgeshire, na Inglaterra. Sempre entre os melhores estabelecimentos da região, agora o local percebe que cada vez mais os acessos são provenientes do Tripadvisor.

Sejam todos bem-vindos ao La Pergola, em Cambridgeshire

Aqueles que buscam o litoral ensolarado da Riviera Italiana não precisam viajar para tão longe. Situado a menos de 10 quilômetros a oeste de Cambridge, na Inglaterra, o La Pergola at the Wheatsheaf serve comida italiana autêntica, incluindo pizza à lenha, massas caseiras e sobremesas clássicas, como figos com mascarpone.

“Somos um restaurante independente com gestão familiar”, conta a proprietária Rosa de Simone. “Funcionamos há mais de 10 anos.”

Durante todo esse tempo, o La Pergola se tornou um destino na região. As pessoas dirigem da cidade até o restaurante só para ter um gostinho da “dolce vita” na Inglaterra. O restaurante tem mais de 500 avaliações, uma pontuação média de 4,5 de 5 círculos e um Certificado de Excelência do Tripadvisor.

O desafio: notar os resultados das campanhas de marketing

A verdadeira culinária italiana fala por si só, mas foi difícil chamar a atenção fora da cidade. “Nos primeiros anos, a divulgação era feita em guias gastronômicos, jornais e revistas locais”, relevou Rosa. “Era muito raro ouvir um cliente dizer que nos encontrou em uma dessas publicações, o que nos fez questionar tal estratégia de marketing.”

Para garantir o retorno sobre o investimento, Rosa buscou canais online. “Comecei a perceber um aumento nas avaliações recebidas no Tripadvisor. Além disso, os clientes começaram a mencionar que tinham descoberto o estabelecimento por conta do site”, disse ela.

Como o restaurante usa o Tripadvisor

“Comecei a perceber um aumento nas avaliações recebidas no Tripadvisor. Além disso, os clientes começaram a mencionar que tinham descoberto o estabelecimento por conta do site.”

O La Pergola agora é um dos restaurantes com melhor pontuação na plataforma. Para isso, Rosa investiu tempo e energia em um esforço para carregar fotos da gerência, atualizar as informações do estabelecimento e monitorar as avaliações. Rosa explica: “Para incorporar o Tripadvisor à minha estratégia de marketing online, incluí um link para o perfil do Tripadvisor no nosso site e algumas avaliações excelentes na página do Facebook.”

Tudo isso é gratuito e fácil de fazer. Depois de solicitar o perfil do seu estabelecimento, escolha entre vários widgets e botões que podem ser usados no seu site para divulgar sua página no Tripadvisor e coletar avaliações diretamente com o aplicativo do Tripadvisor para o Facebook, disponível para download.

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Por que este restaurante espanhol sempre solicita avaliações

Por que este restaurante espanhol sempre solicita avaliações Dos Cielos, um restaurante localizado em Madrid de los Austrias, está em busca da próxima estrela Michelin para os famosos irmãos Torres. Descubra o papel fundamental das avaliações do Tripadvisor na trajetória para se tornar o melhor restaurante da cidade.

Boas-vindas ao Dos Cielos, em Madri

Já com duas estrelas do Guia Michelin, os famosos irmãos Torres escolheram um antigo estábulo do século XIX como ambiente do Dos Cielos Madrid. No coração de Madrid de Los Austrias, a parte mais antiga da cidade, o restaurante está situado no pátio histórico do hotel de luxo Gran Meliá Palacio de los Duques.

Os irmãos Torres encontram inspiração na história de Madri e oferecem um menu degustação que aperfeiçoa a arte da culinária local espanhola. Com qualidade já reconhecida, o restaurante ganhou um Certificado de Excelência do Tripadvisor e tem uma pontuação média de 4 de 5 círculos. O estabelecimento atende mais de mil viajantes e moradores todos os meses – com apenas 12 funcionários.

O desafio: alcançar a excelência

“Trabalhamos todos os dias para satisfazer os clientes com um bom produto e serviço impecável”, explica Enrique Expósito Hernández, gerente financeiro associado do hotel Gran Meliá Palacio de los Duques. “Nosso principal objetivo é virar um restaurante no nível do Guia Michelin.”

Uma das maneiras de conseguir isso? Garantir que a reputação online reflita a experiência oferecida pelo restaurante. “As pessoas falam sobre a satisfação delas nas redes sociais”, afirma Hernández. “Contamos com o melhor embaixador de todos: o cliente. As avaliações online são as contribuições mais úteis que podemos receber.”

Como criar um fluxo de feedback positivo com as avaliações online

O Dos Cielos usa o Tripadvisor para gerar um fluxo de avaliações para o restaurante. “Os clientes falam sobre suas experiências positivas nas redes sociais, e essas avaliações geram uma boa reputação”, conta Hernández. Usando o feedback recebido, os irmãos Torres podem trabalhar com a equipe para garantir que todas as mesas recebam o melhor serviço possível. E, se algo não funciona, é preciso saber disso imediatamente para resolver a situação. “É por isso que sempre pedimos que os clientes façam avaliações no Tripadvisor, tanto para o hotel quanto para nossos restaurantes.”

Com isso, é possível oferecer nosso serviço e hospitalidade também nos canais online. “Sempre usamos as respostas do administrador”, revela Hernández. “Deixamos respostas personalizadas e levamos isso muito a sério.”

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Veja por que esse restaurante em Yorkshire ganhou o prêmio Travellers’ Choice em 2017

Veja por que esse restaurante em Yorkshire ganhou o prêmio Travellers’ Choice em 2017 O Black Swan at Oldstead foi o primeiro estabelecimento britânico a chegar ao topo da lista mundial do Travellers’ Choice para restaurantes do Tripadvisor. O que é necessário para administrar uma empresa vencedora do Travellers’ Choice?

Sejam todos bem-vindos ao Black Swan at Oldstead

O Black Swan at Oldstead ocupa um pequeno chalé de pedra em uma rua arborizada de Yorkshire. Com uma combinação da culinária tradicional de Yorkshire e toques de criatividade e excentricidade, esse restaurante prestigiado com estrelas do Guia Michelin preza pela hospitalidade à moda antiga. Todos são tratados como membros da família.

“Somos um estabelecimento de gestão familiar e acreditamos que nossa abordagem atenciosa e acolhedora é o que realmente agrada os nossos clientes”, conta Banks. “Nosso objetivo é servir os melhores e mais interessantes pratos, sempre mantendo uma atmosfera calorosa e descontraída para todos.”

Paixão por ingredientes locais

No Black Swan, a comida é a estrela do espetáculo. “Nosso objetivo é oferecer uma comida fantástica preparada com ingredientes locais”, explica Banks. “Nós mesmos plantamos em nossa fazenda muitos dos vegetais que usamos no restaurante. E é isso que determina quais pratos farão parte do cardápio de sabores sempre inovadores.”

Mas os ingredientes excelentes são apenas a base de tudo. “Com esses ingredientes em mãos, o processo criativo para inventar pratos novos é bastante colaborativo. As ideias podem vir de qualquer lugar. Depois, trabalhamos juntos como uma equipe para aperfeiçoar essas ideias e transformá-las no melhor prato possível.”

A melhor qualidade da equipe é a hospitalidade

No entanto, a experiência proporcionada pelo Black Swan vai muito além da comida. O mais importante de tudo é a hospitalidade. No que diz respeito a manter a consistência o ano inteiro, Banks é direto. “Temos uma equipe fantástica, mas a consistência se deve à paixão pelo trabalho no dia a dia. Muitas vezes, trabalhar no setor de hospitalidade é considerado algo temporário. No Black Swan, todos são profissionais e buscam trilhar uma carreira no setor. Isso faz toda a diferença.”

Para Banks, isso significa que parte da equipe também é da família. “Administrar um estabelecimento familiar é maravilhoso”, conta ele. “Tenho o apoio dos outros membros da família, e isso elimina boa parte do estresse resultante das responsabilidades do dia a dia.”

Ótimas experiências resultam em avaliações excelentes

Para ganhar o prêmio Travellers’ Choice, o maior reconhecimento concedido pelo Tripadvisor, os restaurantes precisam receber avaliações e pontuações excelentes de clientes reais durante o ano todo. Para Banks, criar uma experiência excelente inicia um ciclo virtuoso de receber avaliações cada vez melhores, ajudando a divulgar ainda mais o restaurante. Banks revela: “Os clientes são a parte mais importante de qualquer negócio e, sem dúvidas, eles fazem o melhor trabalho de relações públicas que podemos ter.”

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Como este elegante restaurante italiano consegue mais clientes

Como este elegante restaurante italiano consegue mais clientes Localizado nos arredores de Sorrento, na Itália, o Ristorante Don Alfonso 1890 é um estabelecimento sofisticado, com estrelas do Guia Michelin, que sempre se esforça para ser o melhor possível. No entanto, não fica em um local muito visitado. Veja como o restaurante usa o Tripadvisor para expandir sua rede de propaganda boca a boca e motivar novos negócios.

Boas-vindas ao Ristorante Don Alfonso 1890, em Sorrento

Imagine a melhor experiência de alta gastronomia que a Itália oferece: você provavelmente pensará no Don Alfonso 1890. Com duas estrelas Michelin, esse estebelecimento oferece refeições e atendimento impecáveis desde 1973.

Localizado no vilarejo de Massa Lubrense, o restaurante com gestão familiar oferece a moradores e viajantes o melhor da culinária italiana tradicional, para se viver “la dolce vita” na colorida Sorrento.

Além de ter mais de mil avaliações e uma pontuação perfeita de cinco círculos no Tripadvisor, o restaurante recebeu o prêmio Traveller’s Choice em 2016 e 2017, e é ainda o primeiro colocado na sua região. Com 45 funcionários, o local serve mais de 70 mesas diariamente entre março e novembro, período em que o estabelecimento está aberto.

O desafio: alcançar novos clientes

O chef Ernesto Iaccarino faz um esforço constante para ser o melhor entre os melhores. “Priorizamos muito o produto”, explica ele. “Todas as nossas energias são voltadas para fazer pratos de qualidade e oferecer um serviço excelente.”

Os prêmios e o reconhecimento do nosso esforço ajudam muito, mas nem sempre fazem os clientes subirem os degraus e colinas íngremes para chegar aqui, apesar da vista incrível. Como o restaurante não fica em um local muito visitado, ele se tornou um destino em si.

O que realmente funciona é a propaganda boca a boca.

“Na era das redes sociais, como o Tripadvisor, os clientes se tornam nossos embaixadores”, afirma Iaccarino. “Antes de reservar um restaurante, as pessoas dão uma olhada no Tripadvisor.”

Os resultados

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Como Miramar recebe mais de 150 clientes por noite com o Tripadvisor

Como Miramar recebe mais de 150 clientes por noite com o Tripadvisor Localizado na orla de Maiorca, na Espanha, o Restaurant Miramar atende mais de 150 clientes por noite durante o verão. Confira como os Anúncios do Tripadvisor e o Tripadvisor Premium são usados para fortalecer a marca e atrair movimento durante o ano inteiro.

Boas-vindas ao Restaurant Miramar, em Maiorca

Localizado sob palmeiras à beira-mar, o estabelecimento oferece mais do que uma comida excelente. Ao jantar no Restaurant Miramar, você pode degustar um vinho enquanto observa o sol se pondo lentamente no Port d'Alcudia.

Localizado no Paseo Marítimo, o Restaurant Miramar serve uma culinária mediterrânea deliciosa e autêntica a moradores da região e viajantes do mundo todo. Com gestão familiar, o local está aberto desde 1871.

O restaurante tem mais de 600 avaliações, uma pontuação média de 4,5 de 5 círculos e um Certificado de Excelência do Tripadvisor. Na alta temporada, a empresa conta com 30 funcionários que oferecem um serviço impecável a mais de 150 clientes todas as noites. Durante o resto do ano, o restaurante se concentra no almoço e nos fins semana.

O desafio: destacar-se da concorrência

Maiorca é um dos destinos de verão mais badalados na Europa, não só para pessoas de outros países, mas também para turistas espanhóis. “Nosso maior desafio é fazer as pessoas conhecerem o restaurante e saberem o que nos diferencia dos outros estabelecimentos da região”, explica Jaime Solé, gerente geral do Miramar. “Queremos obter destaque em Alcúdia por meio de uma comida de alta qualidade e o melhor serviço aos clientes.”

No entanto, com centenas de opções de restaurantes, como fazer isso?

Miramar se concentra em fortalecer a marca para se diferenciar da concorrência. “Para alcançar essa meta, temos o compromisso de usar o Tripadvisor e o TheFork diariamente. Já usamos esses dois portais há três anos.”

Como o restaurante usa o Tripadvisor

“O esforço que fizemos para divulgar nosso restaurante foi importante”, conta Solé. “Ativamos as reservas online e destacamos as avaliações que achamos mais interessante. Com as ferramentas do Tripadvisor Premium e as campanhas de anúncios, é fácil fazer isso.

O Tripadvisor Premium ajuda o Miramar a gerenciar a marca e apresentar o estabelecimento da melhor forma possível. Com o Storyboard, é possível causar uma ótima primeira impressão nas pessoas que acessam a página do restaurante no Tripadvisor. “O carrossel de imagens é muito interessante e chamativo”, explica diz Jaime Solé. “Poder destacar nossa avaliação favorita é uma ferramenta que nos ajuda a divulgar o ótimo feedback dos clientes. Podemos escolher um comentário que realmente reflete nosso cardápio e serviço.”

Os Anúncios do Tripadvisor são um ótimo complemento ao perfil do estabelecimento, permitindo que Miramar atraia pessoas do mundo todo. “Os Anúncios do Tripadvisor nos permitem estar em uma posição de destaque”, afirma Solé. “Como resultado do uso desse recurso, conseguimos alcançar pessoas em novos mercados, que anteriormente poderiam nunca encontrar nosso restaurante.”

Os resultados

“Essas duas ferramentas para melhorar nossa divulgação online aumentaram as visitas ao restaurante. Para nós, esse é o melhor benefício.”...

Como este restaurante em Seattle aumentou sua receita em 30% com o Tripadvisor

Como este restaurante em Seattle aumentou sua receita em 30% com o Tripadvisor Nue, um restaurante em Seattle, alcançou recentemente a primeira posição no ranking de popularidade do Tripadvisor. Descubra como e confira o papel do Tripadvisor em aumentar os acessos que geram reservas e lucros em 30%.

Boas-vindas a Nue, em Seattle

Passar pelas portas de Nue levará você imediatamente para outro continente. Para qual? Depende do cardápio do dia.

Unidos pela paixão por viagens e culinária, os coproprietários Uyen Nguyen e Chris Cvetkowich servem pratos únicos e fascinantes que dificilmente encontraremos em outro lugar dos Estados Unidos.

“Um dos pontos principais da nossa paixão é que, sempre que viajamos, vemos muita diversidade gastronômica. Aqui, no entanto, sempre vemos o mesmo prato”, explica Nguyen. “A analogia que eu faria é que, nos Estados Unidos, encontramos “lobster roll” ao viajar para a Nova Inglaterra e sopa de moluscos em São Francisco. No entanto, quando procuramos a culinária típica desse país no exterior, encontramos somente hambúrgueres e batatas fritas. Por que outros pratos não são servidos? Queremos apresentar as pessoas a novas comidas.”

Com essa abordagem, eles apresentam pratos tradicionais do mundo todo aos moradores de Seattle, como “Bunny Chow”, típico da África do Sul, e “Mămăligă”, da Romênia. O objetivo? Atrair pessoas curiosas por gastronomia como eles próprios, além de moradores das comunidades de imigrantes da região com saudade dos sabores de casa. “Quando servimos “Mămăligă”, conhecemos a comunidade romena de Seattle”, contou Nguyen. “Um cliente trouxe a mãe de Vancouver para experimentar esse prato, porque se sentiram honrados por servirmos a culinária típica do país deles.”

É aí que entra o Tripadvisor. “É a minha primeira escolha de plataforma de avaliações porque me permite valorizar os clientes que estão em busca de conhecer culturas diferentes”, explica Nguyen. “Quando viajo para outros países, uso o Tripadvisor. Escolhi me concentrar nessa plataforma porque queria atrair os viajantes, visto que todo o nosso conceito foi criado pensando neles.”

O desafio: abrir um restaurante do zero

Abrir um restaurante é sempre um desafio, e não foi diferente para esse casal. “No início, tivemos que nos esforçar para conquistar cada cliente que entrou pela porta”, declarou Nguyen.

Parte desse esforço foi destinado a gerenciar a reputação online de Nue, como carregar fotos da gerência, responder a avaliações e atualizar o horário de funcionamento. “Quando começamos a responder a tudo que o Tripadvisor nos pedia para preencher, notamos um grande aumento na interação de nossos clientes por meio de cliques na nossa página”, contou Nguyen.

Gerenciar o perfil do restaurante também ajudou a motivar mais avaliações dos clientes. Nguyen declarou: “Percebi que, ao carregar fotos melhores, começamos a receber muito mais avaliações.”

Resultados

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Como este food truck em Nova York usa o feedback dos clientes para superar a concorrência

Como este food truck em Nova York usa o feedback dos clientes para superar a concorrência Conheça a história de uma empresa de food truck que faz sucesso no mercado ultracompetitivo de restaurantes em Nova York. Com uma das melhores pontuações no Tripadvisor, ela está acima de mais de 10 mil estabelecimentos tradicionais.

Boas-vindas ao Wafels & Dinges, em Nova York

Entre 1% dos melhores restaurantes de Nova York no Tripadvisor, o Wafels & Dinges é uma empresa de food truck que vende waffles belgas feitos na hora com uma variedade de ingredientes adicionais, conhecidos como “dinges”. Conquistar isso não é nada fácil, principalmente para uma empresa que não tinha um estabelecimento tradicional até meados de 2013. De acordo com o proprietário Thomas DeGeest, “os food trucks são muito populares porque oferecem algo único aos clientes: refeições acessíveis e de alta qualidade. Temos uma especialidade: fazer waffles. E somos muito bons nisso. A especialização é a chave para o sucesso do nosso negócio. É essencial escolher algo que você saiba fazer melhor do que os outros.”

Começar como food truck ofereceu a DeGeest a oportunidade de desenvolver melhor o conceito antes de se comprometer a ter um estabelecimento tradicional. “Observamos uma tendência cada vez maior de experimentar um conceito primeiro em um food truck e depois evoluir para um restaurante convencional”, afirma DeGeest. “Você testa o conceito na rua, vê se dá certo e depois abre um restaurante fast-food. Temos os food trucks de waffle há seis anos, mas só abrimos o nosso primeiro café em 2013. Para estabelecer o negócio, usamos as caminhonetes, que eram são uma solução viável e que possibilitava o crescimento.”

O desafio: um mercado competitivo

Em um lugar como Nova York, centenas de food trucks e milhares de restaurantes disputam clientes. DeGeest declara: “Nosso maior desafio é a supersaturação: estamos começando a ver esse problema em várias ruas de Nova York. Às vezes, um mercado começa a ter um baixo desempenho, e precisamos encontrar outro local para a caminhonete. Isso é difícil porque os clientes frequentes contam com nossa presença em regiões e horários específicos.”

Além disso, há regulamentos complicados para os food trucks em comparação a locais fixos. “A legislação da cidade para esse tipo de atividade nem sempre é clara ou favorece os negócios”, explica DeGeest. Com leis numerosas e complicadas sobre estacionamento, escala de funcionários e gestão de resíduos, é um milagre que os food trucks tenham se tornado tão populares.

Como usar as redes sociais para obter destaque

Fundado em 2007, o Wafels & Dinges foi uma das primeiras empresas a usar as mídias sociais para informar a localização de suas caminhonetes. Hoje em dia, a empresa tem forte presença online, com mais de 50 mil seguidores no Twitter e 12 mil no Instagram. Todos os dias, @wafelsanddinges usa os canais sociais para informar localizações, fortalecer a marca com sua voz única e atrair clientes novos e antigos com fotos dos waffles de dar água na boca.

Como o mercado está saturado, DeGeest usa as redes sociais e perfis de sites como o Tripadvisor para se destacar da concorrência. “Aprendemos muito com as mídias sociais e temos um membro da equipe dedicado a isso”, conta DeGeest. “Nossa empresa adota um senso de humor e tom próprios que são divertidos, acessíveis, abertos e pouco convencionais. Isso nos diferencia dos concorrentes.”

No entanto, as redes sociais não servem apenas para gerir a marca. São também uma ferramenta de comunicação essencial para os negócios. DeGeest explica: “Há muitas variáveis no ramo de food trucks, e também usamos as redes sociais para atualizar os clientes. Por exemplo, quando temos um problema mecânico, avisamos pelo Twitter. O fato de termos começado a usar essas mídias logo no início contribuiu para nosso sucesso.”

Como usar o feedback dos clientes para superar a concorrência

Para nós, o fundamental é solicitar avaliações diretamente aos clientes, incorporar o feedback e observar a demanda do mercado resultante dessas alterações....

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