Pesquisas e tendências do ramo de restaurantes

Acompanhe as novidades do setor, confira dicas para gerenciar sua empresa e leia histórias de sucesso de proprietários de restaurantes como você.

8 maneiras criativas de fazer seu restaurante sobreviver à pandemia de COVID-19

8 maneiras criativas de fazer seu restaurante sobreviver à pandemia de COVID-19Mesmo que o estabelecimento esteja fechado, você ainda pode ganhar dinheiro. Confira algumas soluções criativas adotadas por restaurantes ao redor do mundo para sobreviver à pandemia de COVID-19.

Ofereça vales-presente

Os vales-presente são uma maneira simples de pedir ajuda aos clientes. Com isso, você recebe dinheiro agora, como se fosse um pequeno adiantamento, e garante visitas ao restaurante no futuro. Para incluir o recurso no seu perfil do Tripadvisor, visite a seção Gerenciar perfil no Portal do Administrador. Leia o guia completo aqui.

Venda produtos da sua marca

Se você já oferece canecas, camisetas ou outros artigos com a marca do seu restaurante, comece a vender no seu site e a divulgar os produtos por e-mail. Outra ideia é permitir a inclusão de tais itens nos pedidos para viagem e entrega. Caso seu site ainda não tenha esse recurso, alguns serviços de comércio eletrônico, como o Shopify, estão oferecendo testes gratuitos prolongados durante a pandemia de COVID-19.

Venda as especialidades da casa

O restaurante tem um molho secreto? Uma sobremesa perfeita? Seja um delicioso ketchup de goiaba, amendoins confeitados ou uma mistura de temperos especial, inclua esses itens no cardápio para viagem. Mesmo que você não tenha uma cozinha comercial completa nem ofereça embalagens sofisticadas, disponibilizar algumas das especialidades do restaurante pode fortalecer a sua marca, além de gerar uma renda extra.

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Dicas de como administrar um restaurante dadas por mais de 6 mil proprietários

Dicas de como administrar um restaurante dadas por mais de 6 mil proprietáriosFizemos uma pesquisa com mais de 6 mil donos de restaurantes em nove mercados para reunir dicas para outros colegas do ramo. Se estiver pensando em abrir um restaurante, veja o que você precisa saber.

O começo é a parte mais difícil

Em todos os mercados, os proprietários concordam que o mais difícil é dar o primeiro passo. São tantos detalhes para acertar que vão além da excelente culinária, como alvarás, licenças governamentais, disposição das mesas e decoração. Mas, para obter sucesso, paciência e determinação são essenciais:

“Prepare-se para mergulhar de cabeça no estabelecimento. É um estilo de vida, e não um trabalho.”“Só abra o restaurante quando estiver absolutamente tudo pronto. Não apresse as coisas.”“No começo, tudo é difícil. Mas o mais importante é criar vínculos com os clientes.”{{tak...

14 comunicados eficazes feitos por restaurantes em meio à crise causada pela COVID-19

14 comunicados eficazes feitos por restaurantes em meio à crise causada pela COVID-19Pode ser difícil saber o que dizer em relação ao impacto do coronavírus (COVID-19) para seus negócios. Confira exemplos eficazes de outros restaurantes.Não existe uma só maneira de mostrar como sua equipe está reagindo a uma crise. Reunimos 14 exemplos de restaurantes que usaram as redes sociais para mostrar a você como apoiar melhor sua equipe, clientela e comunidade durante a crise causada pela COVID-19.

Veja como 14 restaurantes estão reagindo ao coronavírus

Informe aos clientes como você está lidando com a situação

Cada país, cidade e empresa lida com a crise de uma maneira diferente. Use seus canais de comunicação para divulgar como a situação afetou seu estabelecimento e como as pessoas podem ajudar.

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O que os restaurantes podem fazer em resposta à COVID-19

O que os restaurantes podem fazer em resposta à COVID-19Nos vinte anos do Tripadvisor, vimos o setor se restabelecer de desafios como este diversas vezes. Veja as medidas que você pode adotar em resposta à COVID-19 (ou coronavírus).

Como lidar com o coronavírus

Continuaremos monitorando a situação e trabalhando para ser o melhor parceiro possível para você e para o setor.

Reunimos algumas medidas que você pode tomar em meio à crise na sua comunidade. Para consultar mais recursos e ver o que outros restaurantes estão fazendo, clique aqui.

Desenvolva um plano de ação

A primeira etapa é analisar suas operações e sua região. Siga as instruções das autoridades sanitárias e governo local e continue acompanhando a situação:

Como apoiar sua equipe

Nestes momentos, é importante colocar os funcionários em primeiro lugar. Se alguém apresentar algum sintoma ou tiver viajado para uma área de risco, oriente a pessoa a ficar em casa. Se houver funcionários que podem trabalhar remotamente, como os responsáveis por pagamentos, tarefas de marketing e outras atividades administrativas, permita.

A Toast compilou diversas recomendações de como auxiliar sua equipe, desde oferecer licença médica remunerada a soluções tecnológicas diferentes que ajudam a aumentar a higiene.

Como informar seu plano de ação aos clientes

Por e-mail ou nas redes sociais, comunique as ações tomadas para lidar com a situação atual e as mudanças nas suas operações, como medidas de limpeza mais rigorosas, licença médica remunerada para os funcionários ou fechamento do restaurante.

Primeiro, informe com clareza o que está diferente do normal:

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Guia definitivo para responder a avaliações sobre restaurantes

Guia definitivo para responder a avaliações sobre restaurantesNão importa se você tem apenas uma ou já recebeu centenas, as avaliações têm um papel importante para seu estabelecimento e influenciam sua posição no ranking no Tripadvisor. Baixe este e-book gratuito com tudo o que você precisa saber para responder a avaliações no Tripadvisor.

Saiba o que fazer e o que evitar ao responder a avaliações sobre restaurantes

Você sabia que, quando as pessoas vão decidir onde comer, as avaliações têm um papel muito importante? E que as respostas do administrador podem mudar a percepção de alguém sobre um restaurante? Entrevistamos inúmeros proprietários e reunimos algumas de nossas boas práticas favoritas, além de exemplos reais de respostas a avaliações positivas, negativas e muito mais.

Responder às avaliações de maneira eficaz é essencial para gerar confiança, criar vínculos com os clientes e ganhar a fidelidade deles. Também é uma ótima ferramenta para demonstrar sua hospitalidade.

Neste e-book completo, você verá:

  • Como responder a avaliações de maneira eficiente
  • Como criar respostas do administrador que mostram que você se importa com as opiniões dos clientes
  • Como conquistar uma ótima reputação online
Leia a biografia.Última atualização: 6 de março de 2020

Why Every Restaurant Should Manage Their Menu Online

Why Every Restaurant Should Manage Their Menu Online

Why Every Restaurant Should Manage Their Menu OnlineWhen a hungry customer is searching for a restaurant online, they’re looking for what they crave: “pizza,” “salad,” “Thai food” or whatever it is will satisfy their hunger. Below we highlight some quick wins with...

O que os proprietários de restaurantes precisam saber em 2020 [Relatório]

O que os proprietários de restaurantes precisam saber em 2020 [Relatório]Consultamos mais de 6 mil proprietários de restaurantes em 9 mercados para descobrir tudo o que você precisa saber para administrar seu restaurante em 2020. Veja o que descobrimos.

A experiência do cliente é muito importante

Dentre as principais motivações dos proprietários de restaurantes, os clientes ficaram em primeiro. A experiência dos clientes se revelou o fator mais importante, até mesmo mais do que o cardápio, os lucros ou a empresa. A hospitalidade oferecida é o mais importante.

Com o começo da nova década, o principal objetivo é propiciar experiências fantásticas. Em uma pergunta sobre as principais prioridades, 42% dos participantes mencionaram a experiência dos clientes.

Esse fator ficou acima da lucratividade da empresa, que apareceu em segundo lugar, apesar de ser reconhecida como o elemento comercial mais importante para a gestão de um restaurante. Essa também é uma prioridade para 2020, visto que 35% dos participantes mencionaram os lucros e a receita, enquanto 31% indicaram o crescimento dos negócios. Por mais que seja chato admitir, todo proprietário sabe que, quando o restaurante não é lucrativo, não há clientes para impressionar. E é aí que podemos ajudar.

Classifique em ordem decrescente os itens que mais motivam você em relação aos seus negócios:
  1. Oferecer sempre uma experiência excelente aos clientes
  2. Manter os negócios rentáveis
  3. Minha culinária e cardápio
  4. Treinar meus funcionários
  5. Promover o restaurante
  6. Logística de operação dos negócios (empatado)
  7. Contabilidade (empatado)

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How to Harness Digital Word of Mouth [Podcast]

How to Harness Digital Word of Mouth [Podcast]

How to Harness Digital Word of Mouth [Podcast] Word of mouth has gone digital with social influence and local restaurant reviews. The Power of Reviews as Digital Word of MouthWord of mouth remains one of the most powerful marketing channels in any restaurant...

Why This London Restaurant is Top-Rated on Tripadvisor

Why This London Restaurant is Top-Rated on Tripadvisor Amrutha Lounge, a vegan restaurant with a pay-as-you-go model, beat out longstanding Michelin-starred favorites to take London's top spot on Tripadvisor.

Amrutha Lounge Claims Top Spot on Tripadvisor

Amrutha Lounge, a vegan restaurant with a pay-as-you-go model in Earlsfield, opened just last February. But it has quickly risen to the top of London's restaurants with flavorful food, unique dishes, and a friendly staff.

"We've had a lot more bookings since then," Arvin Suntaramoophy, one of the co-owners, told the London Evening Standard. "This week we're nearly booked up."

Última atualização: 10 de janeiro de 2018

5 Ways to Embrace “New” Hospitality

5 Ways to Embrace “New” Hospitality

5 Ways to Build Your Restaurant BrandBuilding your brand means extending your hospitality online. Here's our take on how hospitality is changing — and how it impacts your restaurant.Hospitality (n.): the friendly and generous reception and entertainment of guests,...

Guia definitivo para responder a avaliações sobre restaurantes

Guia definitivo para responder a avaliações sobre restaurantesNão importa se você tem apenas uma ou já recebeu centenas, as avaliações têm um papel importante para seu estabelecimento e influenciam sua posição no ranking no Tripadvisor. Baixe este e-book gratuito com tudo o que você precisa saber para responder a avaliações no Tripadvisor.

Saiba o que fazer e o que evitar ao responder a avaliações sobre restaurantes

Você sabia que, quando as pessoas vão decidir onde comer, as avaliações têm um papel muito importante? E que as respostas do administrador podem mudar a percepção de alguém sobre um restaurante? Entrevistamos inúmeros proprietários e reunimos algumas de nossas boas práticas favoritas, além de exemplos reais de respostas a avaliações positivas, negativas e muito mais.

Responder às avaliações de maneira eficaz é essencial para gerar confiança, criar vínculos com os clientes e ganhar a fidelidade deles. Também é uma ótima ferramenta para demonstrar sua hospitalidade.

Neste e-book completo, você verá:

  • Como responder a avaliações de maneira eficiente
  • Como criar respostas do administrador que mostram que você se importa com as opiniões dos clientes
  • Como conquistar uma ótima reputação online
Leia a biografia.Última atualização: 6 de março de 2020

O que os proprietários de restaurantes precisam saber em 2020 [Relatório]

O que os proprietários de restaurantes precisam saber em 2020 [Relatório]Consultamos mais de 6 mil proprietários de restaurantes em 9 mercados para descobrir tudo o que você precisa saber para administrar seu restaurante em 2020. Veja o que descobrimos.

A experiência do cliente é muito importante

Dentre as principais motivações dos proprietários de restaurantes, os clientes ficaram em primeiro. A experiência dos clientes se revelou o fator mais importante, até mesmo mais do que o cardápio, os lucros ou a empresa. A hospitalidade oferecida é o mais importante.

Com o começo da nova década, o principal objetivo é propiciar experiências fantásticas. Em uma pergunta sobre as principais prioridades, 42% dos participantes mencionaram a experiência dos clientes.

Esse fator ficou acima da lucratividade da empresa, que apareceu em segundo lugar, apesar de ser reconhecida como o elemento comercial mais importante para a gestão de um restaurante. Essa também é uma prioridade para 2020, visto que 35% dos participantes mencionaram os lucros e a receita, enquanto 31% indicaram o crescimento dos negócios. Por mais que seja chato admitir, todo proprietário sabe que, quando o restaurante não é lucrativo, não há clientes para impressionar. E é aí que podemos ajudar.

Classifique em ordem decrescente os itens que mais motivam você em relação aos seus negócios:
  1. Oferecer sempre uma experiência excelente aos clientes
  2. Manter os negócios rentáveis
  3. Minha culinária e cardápio
  4. Treinar meus funcionários
  5. Promover o restaurante
  6. Logística de operação dos negócios (empatado)
  7. Contabilidade (empatado)

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How Restaurants Succeed Online [Infographic]

How Restaurants Succeed Online [Infographic]A study by Strategy&, a division of PwC, shows that there are five key actions a restaurant can take to succeed online. We put together their top takeaways from the study into one handy infographic.

How Businesses Thrive Online From Planning to Booking

In 2018, Tripadvisor and TheFork influenced nearly $8 billion in global diner spending, representing 320+ million additional meals in restaurants.*

It’s easy to make the most of this opportunity for your business. Click on the infographic below to learn how:

Engaging with your guests online can help take your business to the next level. It’s free and easy to get started with Tripadvisor.

*Methodology: The 2019 Restaurants Economic Impact study analyzed data from 2018, including sector sales and number of restaurant locations at the global level, and in 6 major markets where TheFork and Tripadvisor do business (i.e., US, UK, France, Italy, Spain and the Netherlands). The study also analyzed internal and historical data on Tripadvisor and TheFork partner restaurants, including number of restaurants, rates, number of bookings, level of discounts, number of persons under bookings and number of reviews, photos, management responses, etc. Finally, PwC surveyed restaurant clients in the 6 markets included in the scope of the study, which generated 2,127 respondents total and allowed, together with the industry data collected, to compute the incremental revenue impact of Tripadvisor and TheFork on the restaurant market.

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The Global Restaurant Market: What You Need to Know

The Global Restaurant Market: What You Need to KnowIn 2018, Tripadvisor and TheFork influenced nearly $8 billion in global diner spending, representing 320+ million additional meals in restaurants.* Here’s what you need to know about the global restaurant market, according to Strategy&, a division of PwC.

The Global Restaurant Market Will Grow From 2.9% to 4.7%

The global restaurant industry represents $1.6 trillion in opportunity and is only growing, according to Strategy&, a division of PwC.

Click the infographic below to learn more about the restaurant industry and how it will change in the years to come:

How can your restaurant take action on these findings? By engaging with your guests online before they make their dining decision. Millions of diners turn to Tripadvisor and TheFork to find the perfect place to eat — managing your online presence can drive more traffic to your restaurant and increase your revenue.

*Methodology: The 2019 Restaurants Economic Impact study analyzed data from 2018, including sector sales and number of restaurant locations at the global level, and in 6 major markets where TheFork and Tripadvisor do business (i.e., US, UK, France, Italy, Spain and the Netherlands). The study also analyzed internal and historical data on Tripadvisor and TheFork partner restaurants, including number of restaurants, rates, number of bookings, level of discounts, number of persons under bookings and number of reviews, photos, management responses, etc. Finally, PwC surveyed restaurant clients in the 6 markets included in the scope of the study, which generated 2,127 respondents total and allowed, together with the industry data collected, to compute the incremental revenue impact of Tripadvisor and TheFork on the restaurant market.

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Como as avaliações no Tripadvisor influenciam as decisões dos clientes

Como as avaliações no Tripadvisor influenciam as decisões dos clientesO Tripadvisor se uniu ao Ipsos MORI para fazer uma pesquisa com mais de 20 mil usuários do site em 12 mercados para descobrir a resposta para uma pergunta: qual é a importância das avaliações do Tripadvisor?

Os clientes se importam com as avaliações

As avaliações são um componente fundamental para a reputação online. Depois de recomendações de amigos, as avaliações são as fontes de informação mais confiáveis na hora de escolher um lugar para comer, para se hospedar ou uma experiência.

Canais confiáveis de dicas de hotéis, restaurantes e experiências

Recomendações de amigos

Sites de avaliações

Guias de viagem

Blogueiros e influenciadores

Quando se trata de escolher um restaurante, mais do que preço e localização, as avaliações são o fator mais importante. Dentre os participantes, 91% afirmaram que ler avaliações foi importante na hora de escolher um restaurante, e 77% disseram que usam o Tripadvisor sempre ou com frequência ao tomar decisões sobre onde comer.

Importância da leitura de avaliações do Tripadvisor

Muito/consideravelmente importante

Pouco/nada importante

Acomodações

Restaurantes

Experiências

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The 2019 Tripadvisor and TheFork Economic Impact Study

The 2019 Tripadvisor and TheFork Economic Impact StudyA study by Strategy&, a division of PwC, shows that Tripadvisor and TheFork, a Tripadvisor company, influenced nearly $8 billion in diner spend globally in the restaurant industry. What does that mean for your restaurant?

The Global Restaurant Industry Is $1.6 Trillion and Growing

The Restaurant Market in Covered Countries, Sales in $Bn in 2018

What We Learned

The study found that the global restaurant market reached $1.6 trillion USD in 2018, and its annual growth is expected to accelerate from 2.9% (2010-2018) to 4.7% (2018-2022).*

The study covered six countries — United States, United Kingdom, France, Italy, Spain, and the Netherlands.

Restaurant Market in Covered Countries, CAGR 2010-2018 and 2018-2022 in %

Breaking it down by country, the restaurant market is projected to grow across all countries covered, with Spain achieving the greatest projected growth. Spain is bouncing back with the help of increased tourism, a change in consumption, and innovative cuisine. Based on their analysis, PwC predicts that the Spanish restaurant market will bloom between 2018 and 2022.

“The size and acceleration of the global dining industry is very encouraging for restaurateurs in the U.S. and beyond. It’s also clear that Tripadvisor and TheFork have a substantial, positive economic impact on this industry in a number of ways, from driving incremental revenue for dining businesses to supporting local jobs.”{{takey:insights_...

Dicas de como administrar um restaurante dadas por mais de 6 mil proprietários

Dicas de como administrar um restaurante dadas por mais de 6 mil proprietáriosFizemos uma pesquisa com mais de 6 mil donos de restaurantes em nove mercados para reunir dicas para outros colegas do ramo. Se estiver pensando em abrir um restaurante, veja o que você precisa saber.

O começo é a parte mais difícil

Em todos os mercados, os proprietários concordam que o mais difícil é dar o primeiro passo. São tantos detalhes para acertar que vão além da excelente culinária, como alvarás, licenças governamentais, disposição das mesas e decoração. Mas, para obter sucesso, paciência e determinação são essenciais:

“Prepare-se para mergulhar de cabeça no estabelecimento. É um estilo de vida, e não um trabalho.”“Só abra o restaurante quando estiver absolutamente tudo pronto. Não apresse as coisas.”“No começo, tudo é difícil. Mas o mais importante é criar vínculos com os clientes.”{{tak...

Como a Marriott International gerencia centenas de restaurantes com o Tripadvisor

Como a Marriott International gerencia centenas de restaurantes com o TripadvisorA Marriott International é uma das principais gestoras de restaurantes e bares da África e do Oriente Médio. Com mais de 900 restaurantes e bares em sua rede de hotéis, a empresa se concentra na hospitalidade em grande escala. Veja como o grupo usa os Anúncios do Tripadvisor e o Tripadvisor Premium para aumentar os negócios, ampliando também os acessos aos perfis em 87%.

Boas-vindas à Marriott International, África e Oriente Médio

A Marriott International é uma marca conhecida entre viajantes.Com tantos hóspedes, é essencial ter uma estratégia sólida de comida e bebidas para criar a melhor experiência de viagem possível. “Com restaurantes conhecidos, cafés de bairro e bares movimentados, nosso objetivo é oferecer experiências personalizadas para cada região”, explica Moeko Caroline Le Bourhis, gerente sênior de marketing de alimentos e bebidas.

Como a África e o Oriente Médio representam uma região grande e diversificada, a Marriott não atende um tipo específico de viajante. Em vez disso, concentra-se na experiência geral. Moeko Caroline compartilha: “As pessoas adoram visitar destinos que oferecem comidas excelentes. Por isso, é extremamente importante criar conceitos regionais, atraentes e adaptáveis para que os clientes nos conheçam e recomendem.”

O desafio: oferecer experiências consistentes e excelentes em todos os locais

Mesmo com a influência da Marriott International, a concorrência é forte. Por isso, a empresa usa os Anúncios do Tripadvisor para promover a presença dos restaurantes. “É uma região muito concorrida, com diversos bares e restaurantes”, afirma Moeko Caroline. “É importante estar sempre um passo a frente e entender as preferências e necessidades dos clientes, que estão sempre mudando.”

Garantir o sucesso de cada restaurante é uma grande missão, e é aí que o Tripadvisor ajuda. “O Tripadvisor é uma plataforma mundialmente famosa e bastante conhecida nos mercados em que atuamos, tanto entre os viajantes quanto entre os moradores. É um canal extremamente confiável e, muitas vezes, é o portal que diversas pessoas acessam para planejar uma viagem”, explica Moeko Caroline.

Resultados: mais acessos e reservas

Quando a equipe aperfeiçoa um conceito em um determinado local, a Marriott International usa os Anúncios do Tripadvisor para atrair mais clientes. “O primeiro passo é garantir que os estabelecimentos tenham uma identidade própria e entender o que os diferencia de outros bares e restaurantes”, compartilha Moeko Caroline. “O marketing online desempenha um papel fundamental na posição de mercado e reconhecimento de marca dos nossos bares e restaurantes.”

Com os Anúncios do Tripadvisor, os sites da Marriott International receberam até 87% mais acessos. Além disso, os novos visitantes da página estão mais interessados no que a empresa oferece. Os Anúncios do Tripadvisor resultaram em um aumento de 52% na interação com os perfis da Marriott.

Ao mesmo tempo em que cada restaurante é diferente, todos têm uma história própria para contar. Com o Tripadvisor Premium, a Marriott International garante que todos os restaurantes tenham a identidade da marca. “O Tripadvisor Premium ajuda a otimizar o conteúdo e a diferenciar nossos restaurantes, o que é ótimo para os clientes que buscam avaliações e informações específicas sobre determinado local”, conta Moeko Caroline. “A influência online do Tripadvisor é significativa. Por isso, é importante que nossos restaurantes e bares tenham o melhor conteúdo possível nessa plataforma.”

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Como este café treina seus funcionários para garantir uma equipe excelente

Como este café treina seus funcionários para garantir uma equipe excelenteInvestir no treinamento e capacitação dos seus funcionários pode ajudar sua empresa de mais de uma maneira. Veja como o Starfish Cafe no Mississippi treina seus funcionários para garantir uma equipe excelente.

Treinar funcionários e criar uma cultura que os capacite a dar o melhor de si não é bom apenas para o seu restaurante. É bom para os seus resultados. A rotatividade de pessoal média dos restaurantes nos EUA foi de até 75% em 2018. Com isso, você perde dinheiro. De acordo com uma pesquisa recente da Escola de administração de hotéis da Universidade Cornell, perder e substituir um funcionário horista pode custar US$ 5.864. Com uma taxa de rotatividade de 75%, isso significa perder até US$ 428.072 por ano!

Boas-vindas ao Starfish Cafe, no Mississippi

Ao viajar para o Mississippi, é bem provável que você visite o Starfish Cafe, um local excelente e bastante conhecido no sul dos Estados Unidos. Com onze mesas, o que faz esse café ser incrível não é apenas a comida excelente. O local tem um programa de treinamento que oferece a pessoas em situações complicadas lições de vida e culinária, para que tenham um futuro brilhante no setor de hospitalidade.

Diana Fillhart, a proprietária, entrou no ramo de restaurantes aos quatorze anos e nunca mais saiu. Com a abertura do Starfish Cafe, passar aos alunos o conhecimento adquirido nesses anos se tornou a maneira dela de viver sua paixão.

O método do Starfish

Uma das coisas mais importantes, afirma ela, é desenvolver uma noção geral sobre todas as operações do restaurante. Diana explica: “Fazemos treinamentos cruzados para que todos conheçam e respeitem as áreas comuns e de acesso restrito.” Isso ensina à equipe como o restaurante funciona em conjunto, independentemente da tarefa de cada um em determinado dia.

Depois, Diana aproveita as avaliações para reforçar as habilidades de observação, hospitalidade e proatividade. Ela compartilha: “Analisar problemas do ponto de vista do cliente e pensar em como responder aos comentários deixados oferece uma oportunidade de treinamento para a nossa equipe. Isso nos ajuda a mostrar que ficar de olho em tudo vai sempre nos livrar de apuros, além de outras boas práticas sobre atenção constante e agilidade.”

As avaliações são uma ótima maneira de receber o feedback dos clientes, que pode ser usado para treinar e motivar a equipe. Há muitas maneiras de incentivar os clientes a deixar avaliações, mas uma das mais eficazes é instruir a equipe a solicitar feedback após a refeição. Ensinar o pessoal a fazer isso também é uma ótima maneira de incentivar a interação e conexão com os clientes.

Para Diana, o segredo do programa é a experiência prática. “Nossa abordagem é: Observe. Faça. Ensine”, explica ela. “Depois que os funcionários observam como você quer que algo seja feito e começam a fazer igual, o próximo passo é dar a eles a oportunidade de ensinar. Quando você consegue ensinar, você já domina aquilo, é seu.”

Para treinar seus funcionários e garantir uma equipe excelente, Diana recomenda: “Sempre aja com proatividade, pois tudo que os clientes querem é receber atenção e se sentir importantes.” Aos proprietários, ela recomenda criar procedimentos para garantir o sucesso da equipe: “Quando você sabe que todos podem ser bem-sucedidos, você também pode ser bem-sucedido.”

Última atualização: 16 de agosto de 2019

Como as avaliações do Tripadvisor ajudaram a restabelecer este restaurante

Como as avaliações do Tripadvisor ajudaram a restabelecer este restauranteO ramo de restaurantes é imprevisível. Mas, quando um grande evento climático ocorre, é preciso uma comunidade inteira para reconstruir o local. Veja como o Tripadvisor ajudou este estabelecimento especializado em carnes em Florida Keys a se restabelecer após um grande furacão.

Boas-vindas ao Porky’s Bayside Restaurant and Marina, em Marathon, Flórida

O Porky’s Bayside Restaurant and Marina, um dos estabelecimentos mais antigos de Florida Keys, se tornou conhecido pelos pratos clássicos com carnes e pelo ambiente ao ar livre em estilo tiki.

Para Magdalena Jedrzejewska e Robert Shawn Johnson, proprietários do restaurante, o desafio é manter a imagem que a marca do Porky tem há 69 anos. Seja chuva, sol ou furacão, este restaurante já viu de tudo e permanece firme para contar sua história.

Reconstrução de Florida Keys

As temporadas influenciam os melhores destinos turísticos do mundo, e muitos restaurantes encontram suas próprias maneiras de lidar com elas. Em Florida Keys, assim como na maioria das áreas do Caribe, a estação dos furacões pode destruir tudo em um piscar de olhos.

Para muitos estabelecimentos, incluindo o Porky’s Restaurant, a reconstrução exige que muitos moradores deixem o setor de serviços e trabalhem nas obras. Segundo Magdalena, além da falta de moradia, encontrar uma equipe está se tornando quase impossível.

Como o restaurante usa o Tripadvisor

Com as avaliações do Tripadvisor, podemos analisar o que acontece no estabelecimento e fazer melhorias conforme o necessário.{{takey:insights_r8122_restaurants_runningagreatrestaurant...

Como promover a marca do seu restaurante, segundo este adorado restaurante no sul dos EUA

Como promover a marca do seu restaurante, segundo este adorado restaurante no sul dos EUAPara consolidar sua marca, é crucial valorizar o atendimento ao cliente e saber muito bem o que caracteriza o seu restaurante. Robynne Connell, diretora de marketing do Applewood Farmhouse Grill, compartilha como criou uma marca sólida para seu restaurante com a ajuda do Tripadvisor.

Boas-vindas ao Applewood Farmhouse Grill, no Tennessee

Os sabores típicos do sul dos EUA e aquela comida de vó nunca tiveram um cheiro tão gostoso. De bolinhos de maçã saborosos a frango frito de dar água na boca, o Applewood Farmhouse Grill se orgulha de servir uma comida caseira deliciosa. Mas, para Robynne, o que importa é ter uma marca sólida que representa o Applewood Farmhouse.

Robynne revela: “A comida é a parte principal da nossa marca. Tudo que fazemos e oferecemos está relacionado com a comida e com garantir que ela seja deliciosa.” Para Robynne, isso significa oferecer a atmosfera típica do sul dos EUA que a marca promove antes mesmo que os clientes entrem no estabelecimento.

O desafio: definir a voz da marca

Encontrar a voz perfeita para a marca foi essencial para o Applewood Farmhouse. Ela expressa a sensação que define a sua marca. Representa como seria se fosse uma pessoa de verdade falando com você. A voz da marca ideal transmite uma sensação consistente. “A voz da nossa marca se inspira em uma avó. Falamos como se fossemos sua avó preparando uma clássica refeição caseira. Trabalhamos duro para isso”, conta Robynne.

Com isso, o restaurante descobriu que usar palavras que evocam sensações associadas à comida funciona muito bem. “Em nosso site e no Tripadvisor, sempre tentamos usar termos específicos relacionados à nossa marca. Por isso, usamos muito a palavra ‘crocante’. A intenção é fazer o cliente que está em casa ou usando o celular se sentir no restaurante experimentando nossos sabores, mesmo que esteja em um lugar distante”, explica Robynne.

Como o restaurante usa o Tripadvisor

Como o restaurante usa os Anúncios do Tripadvisor

Para Robynne, uma ótima maneira de aumentar os acessos são os anúncios. “Usamos os Anúncios do Tripadvisor o tempo todo. Sem dúvidas, o recurso ajudou muito nosso estabelecimento.” Com os Anúncios do Tripadvisor, Robynne ajuda a destacar Applewood Farmhouse Grill da concorrência e direciona pessoas ao perfil do restaurante.

Como o restaurante usa o Tripadvisor Premium

Combinado com os Anúncios do Tripadvisor, o Storyboard do Tripadvisor Premium ajuda a dar vida à marca. Afinal, tem jeito melhor de apresentar a marca do que usando imagens? “O Storyboard permite divulgar nossa comida da melhor maneira para os clientes. Escolhemos algumas imagens que acreditamos que as pessoas querem ver quando visitam o restaurante pela primeira vez.”

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Como a propaganda boca a boca gera acessos para este restaurante

Como a propaganda boca a boca gera acessos para este restaurante

Santorini by Georgios, em Miami Beach, na Flórida, sabe bem como agradar os clientes. Para o proprietário Georgios Vogiatzis e a gerente Claudia Angurell, faz parte da rotina equilibrar os custos e criar uma experiência inesquecível. Veja como eles usam o Tripadvisor para divulgar o restaurante, gerenciar a reputação online e manter a casa cheia.

Boas-vindas a Santorini by Georgios, em Miami, Flórida

Em uma praia ensolarada de Miami, na Flórida, encontra-se um pedacinho das ilhas gregas. Oferecer frutos do mar com sabores gregos tradicionais é uma especialidade do Santorini by Georgios, um local adorado por moradores e viajantes.

Para Santorini by Georgios, tudo se resume à satisfação do cliente. O restaurante descobriu que priorizar a experiência individual dos clientes tende a gerar mais acessos.

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Como mostra o exemplo do Aesop’s, a reputação é tudo

Como mostra o exemplo do Aesop’s, a reputação é tudoGerenciar a reputação online pode ser desafiador, especialmente para quem está começando. Confira como John Gamvros, proprietário do Aesop’s em Bangcoc, na Tailândia, usa canais online para mostrar seus pontos preferidos no restaurante da família.

Boas-vindas ao Aesop’s Bangkok, na Tailândia

Para John Gamvros, o Aesop’s é mais do que um restaurante, é uma tradição familiar. “Há trinta anos, meu pai abriu um restaurante em Sydney, na Austrália. O espaço ficou muito conhecido por ser um lugar para comemorações.”

Em 2017, John assumiu o negócio da família na Tailândia. “Abri o restaurante e, basicamente, aproveitei o conceito do meu pai, modernizando o ambiente e o design, mas sem perder o coração e a alma do que ele criou nos anos 1990”, explica John.

Foi um sucesso impressionante. Com danças gregas, quebra de pratos e música retrô, pessoas de todo o mundo adoram o local.

O desafio: a concorrência implacável

Restaurantes ao redor do mundo enfrentam uma concorrência implacável todos os dias, e o Aesop’s não é exceção. “No Tripadvisor, há 12 mil restaurantes em Bangcoc. É muita coisa, e a cada cinco minutos surgem novos conceitos. Do ponto de vista do marketing, o maior desafio de Bangcoc é a concorrência”, afirma John.

Reputação é tudo

Como John faz para manter o Aesop’s cheio com tantas outras experiências culinárias disponíveis? Gerenciando a reputação do restaurante de maneira eficaz. O Aesop’s é conhecido como um restaurante divertido e com opções de entretenimento que se preocupa com a experiência de cada cliente.

É aí que o Tripadvisor Premium faz a diferença.

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Como este restaurante de 115 anos sobrevive ao teste do tempo

Como este restaurante de 115 anos sobrevive ao teste do tempoBodega Vasconia, um bar de tapas de 115 anos em Barcelona, na Espanha, sabe bem como funciona a propaganda boca a boca. Veja como o estabelecimento usa técnicas de marketing modernas, como o Tripadvisor, para continuar aumentando os negócios.

Boas-vindas à Bodega Vasconia, na Espanha

A Bodega Vasconia, a poucos passos dos encantadores jardins de Montjuïc em Barcelona, serve comida tradicional espanhola com um toque especial. A Bodega Vasconia funciona há gerações, tendo sido adquirida recentemente pelo gerente Jordi Arnedo e seu grupo de restaurantes. Com 115 anos de história, o grupo sabia que era preciso manter a magia viva. Como isso foi feito? “Estudamos as receitas servidas desde sempre, modernizando algumas coisas e mantendo o ambiente familiar”, explica Jordi.

Não é fácil tomar conta de um estabelecimento aberto há algumas gerações . Mas, com sete funcionários administrando dez mesas de quatro pessoas e taxas de rotação de 1,8 à noite e 1,2 no almoço, o movimento os mantém sempre ocupados. Com ótima comida e ótimo serviço, não é surpresa que o local tenha recebido o Certificado de Excelência em 2019.

Como o restaurante usa o Tripadvisor

Parte da popularidade do restaurante se deve às avaliações do Tripadvisor. Muitas vezes, receber mais feedback requer apenas se conectar com os clientes. Como a Bodega Vasconia recebe avaliações? Jordi explica: “O Tripadvisor é nossa principal ferramenta de marketing.”

“A equipe solicita avaliações, usamos os murais expostos no estabelecimento e os atendentes entregam cartões de lembrete”, revela. Esses cartões são uma ótima maneira de incentivar os clientes a deixar avaliações após uma visita. O restaurante também usa a avaliação favorita do Tripadvisor Premium para destacar um dos diversos feedbacks excelentes de cinco círculos deixados por clientes satisfeitos.

Ao receber essas avaliações, Jordi se certifica de que sejam respondidas. Isso leva tempo, mas sempre vale a pena. “Como dica para outros restaurantes, eu diria que é preciso ter paciência para responder a avaliações”, aconselha Jordi. “Quanto às avaliações negativas, aprenda com elas, mas não tenha medo de responder com autoridade ao falar sobre seu restaurante.”

Confira uma resposta comum a uma avaliação de cinco círculos, que agradece o comentário e fala um pouco mais sobre a marca:

“Muito obrigado pela avaliação e por nos recomendar aos seus amigos e familiares quando eles estiverem em Barcelona! Somos um restaurante pequeno aberto há mais de 115 anos, servindo tapas, paellas, vinhos e cervejas por cinco gerações, e somos bastante conhecidos em Barcelona. Esperamos ver você de novo!”

Este é um exemplo da hospitalidade oferecida ao receber uma avaliação de uma ou duas bolhas, com um agradecimento pela avaliação, um pedido de desculpas pelo que deu errado e um esforço para fazer a coisa certa:

“Obrigado pela avaliação. Levaremos em conta o seu feedback e tomaremos as medidas adequadas. Lamentamos que o serviço tenha sido lento e que você não tenha gostado das batatas bravas. Nesta Páscoa, recebemos um fluxo enorme de clientes e um dos cozinheiros estava doente, por isso não foi possível servir com a velocidade usual. Notei que você não é daqui. Se algum dia voltar, não deixe de entrar em contato pessoalmente para que possamos compensar você.”

Os resultados

Com o Tripadvisor, alcançamos mais clientes e tivemos um crescimento de 35%.{{takey:insights_r6512_resta...

Como este restaurante atrai 80% dos novos clientes

Como este restaurante atrai 80% dos novos clientesAlmar Tenerife usa o Tripadvisor desde que abriu, há alguns anos. Com o poder dos anúncios e da assinatura Premium, é possível contar a história do restaurante e atrair novos clientes.

No Almar Tenerife, você observa o sol descer lentamente no horizonte da primeira fila. Combine as vistas com lagostas, ostras e mexilhões deliciosos, preparados com ingredientes locais fresquinhos. Com apenas seis funcionários servindo 45 clientes por noite, o Almar Tenerife oferece o equilíbrio perfeito entre beleza, sabor e experiência do cliente, o que se reflete na pontuação média de 4,5 círculos e no Certificado de Excelência 2019.

“O Almar nasceu da amizade”, afirma Angeles Ramirez, gerente de marketing. “Pessoas do mundo todo vêm para Tenerife, e lidamos com diversos idiomas, sabores e culturas.”

O desafio: oferecer a melhor experiência do cliente

O desafio? Garantir que o Almar Tenerife tenha o melhor sabor, serviço e ambiente da região. “Um dos nossos desafios é sempre garantir que os clientes tenham a melhor experiência possível”, conta Angeles. “Queremos que eles saiam mais felizes do que chegaram.” A estratégia de marketing é direcionada para esse desafio. “Comunicamos experiências”, revela Angeles. “Não se trata apenas de comer bem, mas de se divertir.”

Como o restaurante usa o Tripadvisor Premium

É aí que o Tripadvisor faz a diferença. O Almar Tenerife usa o Tripadvisor desde que abriu. “É no Tripadvisor que contamos a nossa história”, revela Angeles. “Nosso perfil oferece uma prévia da experiência que queremos que as pessoas tenham no restaurante.”

Para Angeles, isso significa caprichar nas fotos do restaurante. “Sempre carregamos imagens de alta qualidade mostrando pratos atraentes, vistas deslumbrantes do pôr do sol e nossas mesas e decoração, que são os pontos pelos quais o restaurante é conhecido”, explica Angeles. O Tripadvisor Premium ajuda a preparar a página para que as pessoas saibam exatamente o que a marca oferece. “As pessoas encontram avaliações, fotos, o Storyboard e todas as informações necessárias para fazer uma reserva”, conta Angeles.

Como o restaurante usa os Anúncios do Tripadvisor

Dos novos clientes, 80% chegam até nós por meio do Tripadvisor.{{takey:insights...

Como este excelente restaurante demonstra sua hospitalidade com o Tripadvisor

Como este excelente restaurante demonstra sua hospitalidade com o TripadvisorQuando abriu seu negócio, Abe Dau tinha apenas um sonho e quatorze garrafas de rum. Hoje, tem um dos melhores restaurantes de Cartagena, na Colômbia. Veja como Abe usa o Tripadvisor para fazer com que os clientes se sintam em casa e para ajudar o estabelecimento a crescer.

Boas-vindas ao El Arsenal, na Colômbia

No El Arsenal, você não chega à sua mesa sem receber um abraço, e isso é apenas o começo do que torna o estabelecimento especial. Servindo rum, um dos melhores produtos do país, este bar e restaurante é conhecido por sua hospitalidade incrível. Ao entrar no estabelecimento, você se sentirá parte da família com um abraço, rum com chocolate e o lanche do dia de cortesia.

“Queríamos proporcionar uma experiência diferente. Não poderia ser igual ao que todos oferecem”, explica Abe Dau, o proprietário. “Começamos pelas necessidades dos clientes. O Tripadvisor é uma ótima forma de identificar isso.”

Com o Tripadvisor, Abe transformou o El Arsenal em um dos melhores restaurantes, conquistando o Certificado de Excelência de 2018 e uma pontuação média de cinco círculos. E isso é só o começo.

O desafio: permanecer entre os melhores

“É preciso manter um determinado desempenho”, explica Abe. “Não dá para se acomodar. É preciso oferecer o seu melhor.” Para Abe, isso significa priorizar o cliente acima de tudo, além de investir em proporcionar a melhor experiência possível. Por exemplo, ele pode deixar de ocupar algumas mesas perto de um grupo barulhento, pois sabe que isso não será uma experiência agradável para os outros clientes.

“É aí que o Tripadvisor ajuda”, revela ele. “Ao receber três reclamações sobre um mesmo tópico, sabemos que é preciso fazer algo imediatamente.” Foi o que aconteceu com os acompanhamentos do El Arsenal. Depois que três pessoas se queixaram, ele trabalhou com a equipe da cozinha para reestruturar o cardápio.

“Era um problema que não sabíamos que existia antes de usar o Tripadvisor. Para nós, estava tudo bem”, conta Abe. “Saber o que se passa nas cabeças dos clientes é uma grande vantagem.”

Como o El Arsenal estende a hospitalidade para os canais online

A estrutura básica das respostas é chamar o cliente pelo nome, agradecer o comentário, mencionar algum ponto levantado na avaliação, reforçar o agradecimento e, por fim, convidar a pessoa a voltar....

Como este restaurante se conecta com os clientes

Como este restaurante se conecta com os clientesO C’est What?, restaurante badalado que serve cerveja artesanal e petiscos gostosos em Toronto, Ontário, valoriza o conceito de comunidade. Veja como o estabelecimento usa o Tripadvisor WiFi Plus para se conectar com as pessoas e expandir a clientela.

Boas-vindas ao C’est What?, no Canadá

Desde 1988, o C’est What? serve diversos petiscos clássicos, como poutine, tagine e costelinha, em um ambiente descontraído e badalado entre os moradores. Se quiser experimentar uma das melhores cervejas artesanais do Canadá, você encontrou o lugar certo. O C’est What?, no centro da encantadora cidade de Toronto, é o lugar ideal para relaxar tomando uma boa cerveja em boa companhia. “Queremos que as pessoas se sintam em casa: um ambiente relaxante e casual”, revela George Milbrandt, o proprietário.

O desafio: conectar-se com os clientes

“No centro da cidade, há turistas, trabalhadores, pessoas indo a eventos e moradores da região”, explica George. “Às vezes, é difícil se conectar com os clientes.” Como fica no coração de Toronto, o restaurante pode ficar bem movimentado. “Não dá para cumprimentar a todos”, conta ele. “E, às vezes, os clientes não querem ser abordados, já que estão ocupados se divertindo com os amigos.”

É aí que o Tripadvisor WiFi Plus faz a diferença.

Para incentivar o retorno dos clientes, George e a equipe costumavam pedir os e-mails das pessoas e montar listas manualmente. Agora, eles usam o Tripadvisor WiFi Plus, que permite que os clientes se conectem ao Wi-Fi usando apenas um e-mail ou conta de rede social. “É uma ótima maneira de entrar em contato com os clientes depois que eles saem do restaurante”, conta George. “Com sorte, eles deixam algum feedback e voltam aqui.”

Como o restaurante usa o Tripadvisor WiFi Plus

Como resultado, recebemos feedbacks mais completos, e isso se reflete na nossa classificação no Tripadvisor. Com mais avaliações, passamos da 110ª para a 40ª posição.

“Configurar o Tripadvisor WiFi Plus foi muito fácil. Em comparação com outros produtos, parece que os pontos de acesso se configuram sozinhos. Além disso, a equipe de suporte técnico foi muito solícita”, conta George.

O Tripadvisor WiFi Plus envia solicitações de avaliações automaticamente para os novos e-mails coletados. George revela: “Como resultado, recebemos feedbacks mais completos, e isso se reflete na nossa classificação no Tripadvisor. Com mais avaliações, passamos da 110ª para a 40ª posição.”

Com o Tripadvisor WiFi Plus, George tem uma ideia melhor do funcionamento do estabelecimento, já que ele não consegue estar em todos os lugares ao mesmo tempo durante o serviço. “Ao verificar padrões, você entende que existe um problema que não tinha sido identificado antes”, explica ele.

Assim, o C’est What? pode se concentrar no que importa: a experiência do cliente. “A melhor coisa que você pode fazer é manter os clientes satisfeitos”, afirma George. “Depois, vem o efeito da propaganda boca a boca”. E isso se reflete no Tripadvisor.

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Como este restaurante japonês usa o Tripadvisor para atrair viajantes do mundo todo

Como este restaurante japonês usa o Tripadvisor para atrair viajantes do mundo todoRabu Higashi Ginza é um restaurante que oferece uma nova cara para o shabu-shabu e a culinária japonesa. Saiba como a empresa usa o Tripadvisor para atrair novos clientes.

Boas-vindas ao Rabu Higashi Ginza, no Japão

Localizado no badalado bairro de Ginza, o Rabu Higashi Ginza é especialista em shabu-shabu feito com carne de porco preto de Kirishima. “O que torna nosso shabu-shabu especial é que o porco preto é servido com um molho de alho-poró e o caldo da carne. O prato tem um sabor suave e é muito pedido por todos”, conta Shohei Chino, gerente do estabelecimento. “Além disso, por causa da localização do restaurante, recebemos muitos grupos corporativos. Temos diferentes tipos de mesas, de salas privadas a espaços com tatame.”

O desafio: desenvolver um novo canal de vendas

Além do shabu-shabu, que é a especialidade da casa, o local oferece diversos pratos e carne Wagyu. Ainda assim, recebe cada vez menos grupos corporativos. Shohei explica: “Como o restaurante está sujeito às flutuações sazonais, o recente declínio nos eventos corporativos tornou necessário desenvolver novos canais de vendas.”

É aí que o Tripadvisor entra. O principal objetivo de Shohei é alcançar turistas que não tenham ouvido falar do Rabu Higashi Ginza ou que até mesmo não saibam o que é shabu-shabu. “Primeiro, priorizamos a exposição para tornar o restaurante mais conhecido. As avaliações são fundamentais para isso. Por causa delas, começamos a usar o Tripadvisor”, revela Shohei.

Como o restaurante usa o Tripadvisor

“Desde que começamos a anunciar no Tripadvisor, consegui alcançar um novo público. A média de visualizações mensais da página do restaurante aumentou em 960%. Já a média de clientes por mês subiu 890%.”

Para atrair mais pessoas, o Rabu Higashi Ginza atualizou os detalhes do restaurante e começou a usar os Anúncios do Tripadvisor.

Shohei conta: “Desde que começamos a anunciar no Tripadvisor, consegui alcançar um novo público. A média de visualizações mensais da página do restaurante aumentou em 960%. Já a média de clientes por mês subiu 890%.”

O uso do recurso também incidiu sobre o site oficial, atraindo novos clientes do mundo todo. Shohei complementa: “os Anúncios do Tripadvisor são fáceis de usar, já que permitem visualizar como será o anúncio. Além disso, é ótimo poder conferir detalhes dos resultados no painel.”

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Como este restaurante histórico usa o Tripadvisor para se destacar da concorrência

Como este restaurante histórico usa o Tripadvisor para se destacar da concorrênciaHá mais de 83 anos, o Fenicci’s é um dos restaurantes favoritos em Hershey, PA. O estabelecimento usa o Tripadvisor para se destacar e garantir que a equipe nunca se acomode, especialmente com o aumento da concorrência.

Boas-vindas ao Fenicci’s, o restaurante independente mais antigo de Hershey, PA

Com o Hershey's Chocolate World, talvez a cidade de Hershey seja mais conhecida pelos doces do que por delícias salgadas. Mas basta atravessar a rua para voltar no tempo até 1935, quando o próprio Milton Hershey começou a construir a cidade. No Fenicci’s, os clientes desfrutam da história ítalo-americana com clássicos famosos, como lasanha, frango à parmegiana e espaguete com almôndegas.

“Temos uma grande clientela local porque as pessoas frequentam o restaurante há gerações”, conta Phil Guarno, proprietário do restaurante desde 2005. “Somos um estabelecimento histórico e experimental no coração da Chocolate Avenue.”

O desafio: acompanhar a concorrência

Não é surpresa que tantos doces atraiam diversos turistas para Hershey. Com o aumento dos visitantes, Phil precisa garantir que o Fenicci’s se destaque da multidão. “Quando comprei o restaurante, quase 5 milhões de turistas visitavam a cidade e não havia concorrência. Era um cenário muito bom”, explica ele. “Há 13 anos, eu colocava mais de 1.500 cadeiras ao ar livre espalhadas por dois quarteirões. Nos últimos seis meses, ofereci 600 assentos do outro lado da rua.”

Com tantos restaurantes novos, é mais importante do que nunca criar a melhor experiência gastronômica possível, e não apenas servir uma boa comida. Phil revela: “O maior desafio é garantir que nunca fiquemos acomodados, além de sempre manter campanhas de publicidade e marketing, nossa simpatia e a qualidade da comida.”

Como mostrar a experiência gastronômica com o Tripadvisor Premium

O proprietário usa o Tripadvisor Premium para mostrar toda a experiência no restaurante em um piscar de olhos. “Quero que saibam que o local é adequado para crianças, bom para grupos grandes e que nossa cozinha fica aberta até a meia-noite. Temos só dez segundos para chamar a atenção do cliente”, revela ele. “Com o Storyboard, a avaliação favorita e os 3 principais motivos, o investimento vale muito a pena.”

Por que responder a avaliações ajuda a obter destaque

O Tripadvisor é, de longe, minha ferramenta mais eficaz.{{takey:ins...

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