Como aprimorar o perfil do seu restaurante no Tripadvisor

O Tripadvisor é muito mais do que o maior site de viagens do mundo. É também um dos maiores sites de restaurantes do planeta. Otimize seu perfil no Tripadvisor para se conectar a milhões de pessoas e sair na frente da concorrência.

1. Verifique e atualize os detalhes do estabelecimento

Confira se todos os dados do perfil estão corretos. Para fazer alterações, você precisa se cadastrar como proprietário, caso ainda não tenha feito isso. O processo é rápido e gratuito.

Depois de se cadastrar, verifique o nome, o endereço e o telefone do restaurante, bem como os links para o seu site e o e-mail. Se quiser fazer alterações, clique em Nome e descrição na guia Gerenciar perfil do Portal do Administrador. Você poderá atualizar e incluir informações. Como você é representante oficial do estabelecimento, essas edições substituirão o conteúdo existente.

Depois, verifique as informações da seção Horário de funcionamento, na guia Gerenciar perfil. É possível definir horários para cada dia em que o restaurante funciona, bem como informar quando o local está fechado.

Na seção Culinária e serviços, inclua os tipos de cozinha, refeições servidas, faixa de preços e outros recursos ou comodidades oferecidos. Informações precisas e detalhadas ajudam as pessoas a decidir por fazer a reserva, além de oferecer uma ideia melhor do seu restaurante e do que ele oferece. Clique aqui para conferir um guia completo de como atualizar todos os detalhes do restaurante.


2.  Carregue fotos 

As pessoas compram com os olhos. Na verdade, uma pesquisa recente mostrou que restaurantes que têm entre 11 e 20 fotos atraem o dobro de interação com clientes do que estabelecimentos sem fotos. Quanto mais, melhor. 

Como proprietário, você pode carregar um número ilimitado de imagens. Compartilhe fotos de pratos de dar água na boca ou do ambiente para mostrar se o local é romântico, voltado para a família ou um ponto de encontro badalado.

Selecione também uma foto principal atraente para ajudar a causar uma ótima primeira impressão. Troque essa imagem com frequência para que o perfil esteja sempre atualizado e continue atraindo novos clientes ao longo do tempo. Você pode gerenciar as fotos do restaurante no Portal do Administrador. Para obter mais informações, consulte este guia.


3. Marque o estabelecimento no mapa 

Os mapas ajudam as pessoas a localizar seu restaurante na região que estão visitando e a planejarem melhor a viagem. Se o estabelecimento não estiver no mapa ou for exibido no lugar errado, siga estas etapas:

  • Entre no Portal do Administrador.
  • Na guia Gerenciar perfil, selecione Localização.
  • Atualize o endereço e o CEP e clique em Enviar. Se o campo Cidade e estado estiver incorreto, siga estas instruções.
  • Depois, clique em Verificar localização no mapa e arraste o marcador para o local correto. Sugerimos usar a entrada principal ou o estacionamento. 
  • Clique em Confirmar. A localização será atualizada no site em até 24 horas.

4. Inclua o cardápio

Incluir o link do cardápio no perfil é uma maneira fácil de mostrar os pratos do restaurante. Há duas maneiras de fazer isso. A primeira é colocando um link para o cardápio do seu site. Na guia Gerenciar perfil, selecione Cardápio. Depois, digite ou copie e cole a URL.

A segunda é por meio das parcerias do Tripadvisor com a SinglePlatform, Yext ou Locu.Se você tiver um contrato com alguma dessas empresas, o link do cardápio aparecerá automaticamente no seu perfil do Tripadvisor. Depois de se cadastrar em um desses sites parceiros, aguarde de 10 a 14 dias para que o link apareça. Será preciso entrar em contato diretamente com a SinglePlatform, a Yext ou a Locu para editar o cardápio.


5. Inclua um botão de reserva

Cadastre-se no TheFork ou no OpenTable (disponível apenas nos Estados Unidos) para permitir que as pessoas façam reservas sem sair do seu perfil do Tripadvisor. Cadastre-se em um desses sites parceiros para incluir automaticamente o botão Reservar no seu perfil do Tripadvisor e começar a transformar visitantes da página em clientes.

6. Ofereça serviço de entrega

Ofereça a conveniência do serviço de entrega aos clientes que visitam o perfil do seu restaurante, onde quer que eles estejam. Cadastre-se no Deliveroo ou no Grubhub (disponível apenas nos Estados Unidos) para incluir o botão Pedir online no seu perfil. Os clientes poderão fazer pedidos de qualquer lugar com rapidez e facilidade diretamente no seu perfil.


7. Incentive os clientes a fazer avaliações

Quanto mais feedback o restaurante receber, maiores as chances de ter avaliações de quatro e cinco círculos, que ajudam a subir nos rankings do Tripadvisor. Na guia Avaliações do Portal do Administrador, confira diversas ferramentas gratuitas para incentivar os viajantes a deixar feedback. Isso inclui os widgets, a plataforma de e-mail das Avaliações expressas, cartões personalizados e folhetos.

8. Divulgue o seu perfil no Tripadvisor

Quer que os clientes e pedestres saibam que você está no Tripadvisor? Peça um adesivo do Tripadvisor e coloque-o em um local de destaque. Assim, você mostra aos clientes que valoriza a opinião deles e também os incentiva a avaliar o estabelecimento. Se seu restaurante tiver recebido o prêmio Travellers’ Choice ou o Certificado de Excelência, solicite adesivos ou placas especiais no Portal do Administrador para promover sua vitória. Confira aqui todas as ferramentas gratuitas para coletar mais avaliações. 

9. Coloque um widget no seu site

Uma ótima maneira de divulgar o seu perfil é colocar um widget do Tripadvisor no seu site. Ele exibe as suas avaliações e incentiva os clientes a fazer outras. Para encontrar os widgets, acesse www.tripadvisor.com.br/Widgets e digite o nome do restaurante. Confira informações sobre instalação neste guia.

10. Responda a avaliações

Em uma pesquisa recente, até 94% dos participantes em alguns mercados disseram já ter lido uma resposta do administrador a uma avaliação do Tripadvisor. Ao responder a avaliações regularmente, você destaca o seu estabelecimento da concorrência. Não importa se o feedback é positivo ou negativo, deixar uma resposta mostra que você leva o atendimento ao cliente a sério e permite que você conte sua versão da história. Se precisar de ajuda para começar, consulte este guia.


11. Direcione acessos ao seu perfil com os Anúncios do Tripadvisor

Com essa solução de marketing, você promove seu restaurante em posicionamentos patrocinados exclusivos. Os anúncios são direcionados a um público específico: pessoas que pesquisam um lugar para comer na sua região. Configurar uma campanha é fácil e leva apenas alguns minutos. Visite www.tripadvisor.com.br/Restaurant_Ads para saber mais.

12. Faça o upgrade para o Tripadvisor Premium

Aprimore a sua página e transforme os visitantes online em clientes fazendo upgrade para o Tripadvisor Premium para restaurantes. Com o Tripadvisor Premium, você tem acesso a ferramentas exclusivas para divulgar o que seu restaurante tem de melhor. Elas incluem: Storyboard, um vídeo atraente que mostra exatamente o que o restaurante oferece; os 3 principais motivos para comer aqui, que permitem destacar os comentários dos clientes para convencer as pessoas a escolher seu restaurante; e a avaliação favorita, recurso que permite escolher e fixar um feedback no topo da seção Avaliações do seu perfil. Saiba mais sobre o Tripadvisor Premium para restaurantes e veja como se inscrever aqui.

Aprimore o perfil do seu restaurante no Tripadvisor


  • 1. comScore Media Metrics para o site do Tripadvisor, dados mundiais, maio de 2016 e registros do Tripadvisor, 2º trimestre de 2016

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Última atualização: 16 de outubro de 2018

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