Exmo senhores,
Venho por este meio explanar uma situação deplorável que aconteceu no dia 28 de Fevereiro em um voo de Palma de Maiorca para Sevilha (FR5894).
No dia 20 de Fevereiro de 2025 embarquei num voo de Sevilha para Palma de Maiorca com um grupo de 18 pessoas. Por ter tensão alta (doença crónica) e apneia do sono preciso, por indicação médica (abaixo anexo do laudo médico) de levar uma máquina respiratória, utilizada todas as noites por mim. Embarquei e levei comigo uma mochila das medidas autorizadas pela vossa companhia e uma pequena maleta com o aparelho. Neste voo não tive problema algum com a bagagem, nenhum funcionário me advertiu ou informou de algum trâmite necessário para embarcar com o aparelho. Entretanto, no voo de volta para casa, de Palma de Maiorca (28/02/2025) para Sevilha foi um total constrangimento. Assim que cheguei ao aeroporto fiz o check in para despachar as duas malas de 20kg (minha e da minha esposa) pelas quais paguei a parte como estipulado pela empresa. Ao chegar na fila de embarque estava uma funcionária a fazer vistoria de todas as bagagens de mão dos passageiros. Eu lavava comigo uma mochila, dentro dos padrões exigidos e uma pequena maleta com o equipamento de respiração, ao avistar o aparelho não poupou ignorância e falta de respeito para dirigir-se a mim e disse- me que não poderia levar aquela maleta então que teria que fazer o pagamento de 50€ pelo excesso de bagagem, tentei explicar o que levava ali, pois, até então, nenhuma companhia aérea poderia proibir um paciente de levar consigo os seus auxiliadores essenciais de saúde. Completei ao dizer que há 7 dias atrás tinha feito o mesmo trajeto e ninguém havia dito qualquer informação ou alerta acerca do aparelho, mesmo assim, sem deixar terminar de falar, direcionou me de forma odiosa para o balcão para então fazer o pagamento. Ao questionar sobre a sua identidade a funcionária alegou não ter que se identificar e cobria o cartão de identificação com a mão, porém, acredito que uma empresa como a vossa tenha total controle de seus funcionário e saibam quem estaria ali a trabalhar no exato momento. No balcão um jovem nos atendeu, minimamente educado, identificou se, a meu pedido, com o número 347098 (descrito no cartão de identificação da empresa) e disse que não poderia cobrar pela maleta do aparelho, então teria que cobrar pela mochila que, repito novamente, que já estava paga e dentro dos padrões exigido por vós. No momento até colocou a etiqueta amarela na maleta, porém logo retirou e colocou na mochila (abaixo tem fotos das bagagens, da mochila e maleta do aparelho respiratório), a situação piorou e a funcionária eu primeiro havia falado comigo, foi no mínimo, sem educação, fazia comentários sarcásticos e expôs a mim, hipertenso, a uma situação de estresse vexame e humilhante, perante todo o meu grupo e restante de passageiros. Para acabar com a situação horrenda, paguei o valor exigido com cartão, mas não recebi nenhum comprovativo de pagamento da mesma, a não ser a etiqueta amarela colada na mochila e uma outra etiqueta, ambas sem nenhuma informação de valores, contribuinte, nome ou item pago. Os outros funcionários foram também tão afetados que, ao embarcar, ninguém confirmou o meu cartão de embarque.
Obviamente, foi a pior experiência que eu tive na vossa companhia aérea, viajo bastante e sei bem de todas as regras, ainda assim, fui exposto a uma situação, no mínimo, de chacota, e como hipertenso uma situação como esta poderia ter um fim mais trágico.
O que hoje venho aqui revogar é o meu direito de respeito, não é sobre um valor monetário, mas de valor humano. Na minha perspectiva enquanto cliente que usufrui dos vossos serviço há anos é que a funcionária deve ser, no mínimo, advertida de forma severa, para defender não só a mim, mas todos, que assim como eu, precisam de algum tipo de auxiliar de saúde. Mesmo que devolvam o valor pago pela mochila inexistente, postura minimamente esperada da vossa parte, nada pode reparar os danos morais sofridos.
Não pouparei esforços para explanar a situação ou defender a minha causa. Todas as 18 pessoas do meu grupo estão totalmente dispostos a testemunhar a meu favor.
Espero, ansiosamente, por um posicionamento e resposta da vossa parte.
Marcelo Amorim